Capa do livro: FREIREANDO HÁ 100 ANOS:<br> o encontro com a educação física escolar<br> Volume 46

FREIREANDO HÁ 100 ANOS:
o encontro com a educação física escolar
Volume 46

Autores: Bruno Freitas Meireles - Daniel Teixeira Maldonado - Elaine Prodócimo - Elisabete dos Santos Freire - Fabiano Bossle - Uirá de Siqueira Farias - Valdilene Aline Nogueira

livro impresso
de R$ 53,88 por
livro digital
de R$ 53,88 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)
 
Consultar frete e prazo de entrega

Sinopse

A obra “Freireando há 100 anos: o encontro com a Educação Física Escolar” foi produzida por um grupo de educadores e educadoras que se encontraram para comemorar o centenário de Paulo Freire, dialogando com a comunidade da área sobre o pensamento freireano e a função social do componente curricular na Educação Básica. O livro foi dividido em três círculos de cultura (Abertura, Conscientização e Inédito Viável). Em cada um desses momentos, foi possível esperançar pela construção de um mundo mais humano, igualitário e com justiça social. Além disso, experiências transformadoras, que buscaram incansavelmente o ser-mais das crianças e adolescentes durante as aulas de Educação Física, na perspectiva de que elas leiam o mundo sobre os saberes produzidos pela humanidade que atravessam as práticas corporais, sempre de forma dialogada, foram apresentadas, discutidas e debatidas. Ao finalizar a leitura dos capítulos, esperamos que todos os leitores e todas as leitoras vivam a utopia de transformar a realidade, na luta em conjunto com as classes populares e os grupos oprimidos, a partir de sonhos coletivos. Portanto, reconhecendo as situações-limites do momento societário que vivemos, o nosso inédito-viável foi trazer as contribuições epistemológicas do patrono da educação brasileira para a área de Educação Física Escolar.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1831-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-1832-1
DOI: 10.24824/978652511831.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FREIREANDO HÁ 100 ANOS:<br> o encontro com a educação física escolar<br> Volume 46

Autores

ARNALDO SIFUENTES PINHEIRO LEITÃO
Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente nos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sul de Minas Gerais, Câmpus-Muzambinho (IFSULDEMINAS). Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Educação Física. Cocoordenador do Grupos de Estudos de Professores e Professoras de Educação Física (GEPROFEF-IFSULDEMINAS). Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (EscolaR) na FEF/Unicamp.

BRUNO FREITAS MEIRELES
Graduado em Educação Física (2007) pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Recreação e Lazer (2009) pela FEFISA, em Pedagogia do Esporte (2016) e em Educação Física Escolar (2017) pelo Instituto AVM. Mestre (2015) e doutorando (2021) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Foi Avaliador e Professor Formador de Programas e projetos vinculados ao Ministério da Educação, Ministério do Esporte e Universidade Federal do Rio grande do Sul. Atuou como Coordenador Pedagógico na Secretaria de Educação de Diadema e Coordenador de Projetos na Secretaria de Educação de Santo André. Atuou, também, como Professor Adjunto na Universidade Anhanguera de São Paulo em cursos de graduação e como Consultor Técnico em Educação e Educação Física. Atualmente é Professor de Educação Física efetivo da rede municipal de Santo André, formador de professores de redes públicas de ensino e membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas “Diálogo: Educação Física, Escola e Currículo” e “FOCUS – Formação Docente em Educação Física Escolar” ambos vinculados à USJT e “ESCOLAR” vinculado à UNICAMP.

CARLOS RODRIGUES BRANDÃO
Licenciado em psicologia e Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965); mestre em antropologia pela Universidade de Brasília (1974). doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1980); livre docente em antropologia do simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela. Possui experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação, com foco na educação popular.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Se posiciona a favor da democracia e do estado democrático de direito. Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

ELAINE PRODÓCIMO
Professora Livre Docente da Faculdade de Educação Física – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Pós-doutorado na Universidade de Murcia – Espanha. Possui doutorado em Educação Física pela Unicamp (2002) e mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1994). É Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, escola, violência e jogo. Coordena o EscolaR (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar) da FEF/UNICAMP com ênfase no referencial freireano.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Elisabete dos Santos Freire, pós-doutoranda do Programa Mudança Social e Participação Política na EACH-USP, doutora em Educação Física pela Universidade São Judas e mestre em Educação Física pela USP. É pedagoga e licenciada em Educação Física, pesquisadora do Instituto Ânima Sociesc de Inovação, Pesquisa e Cultura e líder do Grupo de Pesquisa Diálogo: Educação Física, Escola e Currículo. É vice-coordenadora e professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas, bem como professora nos cursos de Educação Física e Pedagogia. Investiga a construção do currículo na Educação Física Escolar e os modos de pesquisar construídos por professores e professoras.

FABIANO BOSSLE
Professor de Graduação e de Pós-Graduação ESEFID/UFRGS. Coordenador do Grupo de Pesquisas DIMEEF/UFRGS. Pesquisador de Educação Física Escolar e da Educação Libertadora de Paulo Freire.

GABRIEL DA COSTA SPOLAOR
Mestre e licenciado em Educação Física pela FEF/UNICAMP. Atualmente é professor de Educação Física na Educação Básica e coordena o EscolaR (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar) da FEF/UNICAMP. É membro do GRUBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos), subgrupo do GEPEC situado na FE/UNICAMP. Desenvolve pesquisas com os temas: Educação Física escolar, Brincar, Prática pedagógica e Constituição docente.

JULIA PICHI CIBIM
Professora de Educação Física graduada em Licenciatura e Bacharelado pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/Unicamp). Graduanda em Pedagogia (para licenciados) pela Faculdade Cruzeiro do Sul Virtual. Pesquisadora do Grupo de EscolaR FEF/Unicamp. Atualmente trabalha como professora de Educação Física escolar na rede privada.

MÁRCIO CARDOSO COELHO
Doutorando em Ciências do Movimento Humano PPGCMH/UFRGS, Mestre em Ciências do Movimento Humano PPGCMH/UFRGS (2017), especialista em Cinesiologia UFRGS (2008), especialista em Fisiologia do Exercício UVA(2005), graduado em Educação Física – licenciatura plena Unisinos (2003), pesquisador do grupo de pesquisa Didática e Metodologia do Ensino de Educação Física DIMEEF/UFRGS. Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Participante do coletivo de Educação Antirracista do RS.

MARÍLIA CAMARGO ARAÚJO
Mestranda em Educação Física pela FEF/UNICAMP, Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho, Graduada em Educação Física (UNIMEP) e em Pedagogia (FALC). Atualmente é coordenadora pedagógica da rede municipal na cidade de Santa Bárbara d’Oeste – SP, professora de Educação Física escolar da rede estadual e também na cidade de Santa Bárbara d’Oeste. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Física Escolar (EscolaR) – FEF/ Unicamp e administradora da página do Instagram “Dança na Escola” (@danca_naescola).

PRISCILA ERRERIAS BONFIETTI
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2020), graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2015), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019). Atualmente é Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Jarinu, mestranda em Educação Física pela FEF/UNICAMP e pesquisadora do Grupo EscolaR.

SAMARA MOURA BARRETO DE ABREU
Licenciada em Educação Física. Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro dos Grupos de Pesquisa: Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE); Educação, História e Saúde Coletiva (UECE) e Pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos (UFC). Membro do Grupo de Estudos Escolar (UNICAMP). Editora da Revista de Educação Física, Saúde e Esporte – REFISE (IFCE).

UIRÁ DE SIQUEIRA FARIAS
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2017). Graduado em Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009) e em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho – SP (2011). Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2015). Atua a Dez anos na área da Educação Física Escolar, atendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II e Médio, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente é professor concursado nas redes Municipais de São Paulo (capital) e de Santo André – SP. É doutorando em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu.

VALDILENE ALINE NOGUEIRA
Bacharel e licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e Pedagoga pela Universidade de Uberaba (2015). Especialista em Educação, com ênfase nas questões de Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Mestra em Educação Física pela Universidade São Judas (2017). Doutora em Educação Física também pela Universidade São Judas. Tem sua trajetória profissional e acadêmica dedicada aos estudos pedagógicos da Educação Física escolar. Atua na Educação Básica desde 2009, com experiência nas redes particulares e públicas de ensino, e na formação profissional, em cursos de Graduação e Pós-graduação desde 2013. Atualmente é professora efetiva da Rede Municipal de Educação de São Paulo e do curso de Educação Física da Universidade Guarulhos.