Capa do livro: PROJETOS DE INTERVENÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA: <br>experiências educativas e formativas

PROJETOS DE INTERVENÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA:
experiências educativas e formativas

Autores: Tiago Zanquêta de Souza - Gercina Santana Novais (Orgs.)

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Sinopse

Os artigos que compõem esta obra são resultado da sistematização de experiências formativas e educativas docentes e discentes vinculadas às atividades de extensão universitária popular e de pesquisa, com centralidade na formação dos/as professores/as da educação Básica da Rede Pública Municipal de Ensino do município de Uberaba-MG; na formação dos/as discentes do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, da Universidade de Uberaba, por meio da disciplina curricular “Projetos de Intervenção na Educação Básica”; e na formação de pesquisadores/as vinculados ao Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas – FORDAPP/CNPq. Cabe destacar que a metodologia de trabalho nesses espaços formativos contempla: narrativas, registro, problematização, aprofundamento e análise das experiências dos/as alunos/as e de professores/as das redes públicas de educação. Assim, tais experiências evidenciam concepções sobre a Educação Básica, a elaboração de projetos de intervenção e o fomento à Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica – RECEPE.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1833-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-1828-4
DOI: 10.24824/978652511833.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PROJETOS DE INTERVENÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA: <br>experiências educativas e formativas

Autores

TIAGO ZANQUÊTA DE SOUZA (ORG.)
Graduado em Ciências Biológicas. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão Ambiental. Mestre em Educação, pela Universidade de Uberaba - Uniube. Doutor em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da Universidade de Uberaba. Líder do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi-PPGE/Uberaba). Segundo líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP-PPGEB/Uberlândia). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE-PPGE/UFSCar). Vice coordenador da REDECENTRO – Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. Membro da coordenação da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas escolas de Educação Básica – RECEPE. Tem pesquisas na área de Educação, atuando nos seguintes temas: processos educativos em práticas sociais, educação ambiental, educação popular, extensão popular e formação de educadoras/es.

GERCINA SANTANA NOVAIS (ORG.)
Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1982), graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituiutaba (1976), especialista em Filosofia e Pesquisa em Educação, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Foi diretora da extensão da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, no período de 2001 a 2008. Foi professora da Educação Básica - 1987 a 2009; professora de cursos de graduação 2011 a 2017. Foi professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Foi secretária de Educação do Município de Uberlândia (2013-2016). Atualmente é professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica da Universidade de Uberaba – Uniube. É líder do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas- FORDAPP. Membro da coordenação da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas escolas de Educação Básica – RECEPE. Tem experiência nas áreas de Educação, Psicologia e Políticas públicas, com ênfase em Psicologia e educação escolar, educação e inclusão social, Gestão e produção de resultados educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo e educação; Formação docente e Práticas pedagógicas; Metodologias participativas de trabalho pedagógico; Dificuldades de Aprendizagem; Resultados educacionais, qualidade social da educação e inclusão escolar e social; Educação Popular; gênero e educação; gênero e violência intrafamiliar.

ADILSON CAETANO DA SILVA
Graduado com licenciatura em História pela Universidade Federal de Uberlândia e bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba. Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Professor de História na Rede Pública Municipal de Uberlândia, onde foi gestor por dez anos. Participa de dois grupos de pesquisa no CNPq: Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (Fordapp) e Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (CEPF), “Centenário Freireano Circulante” cadastrado no SIEX/UFU, sob o número de registro: 23160 da Universidade Federal de Uberlândia.

ADRIANA REGIANE GONÇALVES
Graduada em Pedagogia com Habilitação em Gestão Escolar. Graduada em Pedagogia com Habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Magistério da Educação Infantil. Pós-Graduação Lato sensu em Inspeção Escolar, Supervisão Escolar, Gestão Escolar: supervisão, orientação e inspeção. Pós-graduação em Arteterapia e Educação. Professora concursada no Município de Uberlândia/MG efetivada em 2004 e depois no segundo cargo em 2014. Atua como Gestora da Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho. Discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica da UNIUBE. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Direito de Aprender (FORDAPP).

ADRIENE CRISTINA PONTES ALVES SILVA
Graduada em Letras: Português e Inglês pela UNIUBE. Graduada em Pedagogia pela UNIUBE.
Especialista em Linguística: leitura e produção de textos pela UNUBE. Coordenadora Pedagógica do 9° ano e do Ensino Médio no Colégio Marista Diocesano em Uberaba/MG. Membro da Inspeção Escolar da Secretaria de Educação do município de Uberaba. Assessora Técnico-Pedagógica da Secretaria de Educação do município de Uberaba. Experiência como professora-formadora, por mais de uma década, em cursos de formação continuada pelo CEFOR (Centro de Formação de Professores) e pela CAED (Casa do Educador Professora Dedê Prais).

ANA PAULA DA SILVA SANTOS
Mestre em Educação Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação/Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, campus Uberaba. A pesquisa concluída configurou-se nos parâmetros da linha "Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia - Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica". Especializou-se em Crítica Literária e Ensino de Literatura, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. É graduada em Letras - Português/Inglês - pelas Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU (2008). No final de 2010, assumiu o cargo de Analista de Gestão Educacional na Secretaria de Educação (SEMED) da Prefeitura Municipal de Uberaba.

ANDRÉIA HELOISA ARANTES
Graduada em Pedagogia pela UNITRI com habilitação em licenciatura na educação infantil e séries iniciais, gestão escolar e educação especial. Em fase de conclusão do Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Uberaba-UNIUBE. Professora e atualmente Diretora da Escola Municipal Domingas Camin, na zona rural do Município de Uberlândia, Minas Gerais. Participa de dois grupos de pesquisa no CNPq: Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (Fordapp) e Círculo de Estudos e Pesquisas Frreireanos (CEPF), “Centenário Freireano Circulante” cadastrado no SIEX/UFU, sob o número de registro: 23160 da Universidade Federal de Uberlândia.

ÂNGELA APARECIDA DE ALMEIDA
É mestranda em Educação pela UFTM (Uberaba-MG). É especialista em Tecnologias Integradas à Educação pela FAZU (2008) e em Supervisão, Gestão e Inspeção Escolar pela UNIUBE (2020) Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pelo CESUBE (2004), graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFTM (2010), Licenciatura em Pedagogia pela Unifran (2019). Tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

CALVINO VIEIRA JÚNIOR
Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo (2000). Possui especialização em Direito Civil pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Mestrado Profissional pela UNIUBE. Mestre em Eduação. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Direito Autoral, Direito Agrário, Direitos Difusos e Coletivos, Direito Internacional, Direito da Propriedade Industrial, Direito Digital e Ética Geral e Profissional. É professor desde 2001 nos cursos de Direito, Administração, Turismo, Publicidade, Cinema, Gestão em Agronegócios e Engenharia. Ministra aulas em curso de pós-graduação. Atualmente é professor na UNIUBE - Universidade de Uberaba, no Campus da cidade de Uberlândia-MG. Produtor artístico nas áreas de música, audio visual (animação em 2D, 3D e manipulação de imagens). Fotógrafo. Músico compositor, intérprete e executante.

CLÁUDIA APARECIDA CAETANO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (2017) e Graduada em Pedagogia (2010) pela mesma instituição. Possui especialização Latu Sensu em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá e Neuropedagogia e Psicanálise / Educação Especial pelo Instituto Saber (2011). Atuou como professora supervisora do subprojeto Pedagogia EaD PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade de Uberaba (2014-2018). Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos (GEPICE), e pesquisadora no grupo de pesquisa: A Teoria Histórico-Cultural para o Ensino e Aprendizagem, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Participou, como colaboradora, do projeto de pesquisa: A formação Autora da Criança no Processo de Apropriação da Escrita - coordenado pela Professora Dra. Ana Maria Esteves Bortolanza, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. Experiência comprovada na área de Educação, com ênfase na Educação Especial (Atendimento Educacional Especializado, Profissional de Apoio, Atendimento Hospitalar e Domiciliar) e na Educação Infantil. Atualmente é Assessora Pedagógica do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) e Professora de Educação Básica na Rede Municipal de Educação, no município de Uberaba, exercendo sua função no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

DANILO FARIA DE MOURA
Bacharel em Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional (UNIMINAS); licenciado em Pedagogia (FACIBRA); Especialista em Gestão Pública (UFU); Especialista em Supervisão Escolar (FACIBRA), Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Professor nas disciplinas de Administração e Gestão de Pessoas nos cursos de MBA em Faculdades do Triângulo Mineiro e interior de Goiás, professor nos cursos de Pedagogia, Administração, Gestão de Hospitalar e Medicina no Centro Universitário Imepac, onde também atua como membro do e-LABORE (Núcleo de Inovação e Aperfeiçoamento Docente). Formação internacional em Liderança, Meditação e Master Coach pela instituição chilena Condor Blanco, incluindo estágio na reserva ecológica em Pucón-Chile.

DENISE CRISTINA FERREIRA
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Especialista em Educação Matemática pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), licenciada em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), licenciada em Ciências e Matemática pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); atua como Professora de Matemática e como Professora Formadora na Casa do Educador Prof.ª Dedê Prais, na Secretaria de Educação do Município de Uberaba-MG.

GIOVANA CAIXETA WARKEN
Advogada. Graduada em Direito pela ESAMC-Uberlândia (2019). Especializada em Direito Notarial e Registral, pela IBMEC (2021). Especializada em Direito de Família e Sucessões, pela IBMEC (2021). É mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, da Universidade de Uberaba.

FÁTIMA GARCIA CHAVES
Mestre em Educação - Formação de Professores pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); especialista em Planejamento Educacional e em Educação Infantil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); especialista em Educação Escolar - Letras pela Faculdade Politécnica de Uberlândia – MG; especialista em Educação a Distância – EAD e em Metodologia Ludocriativa pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); graduada em Licenciatura Plena Letras- Português/ Inglês e em Pedagogia.

GUILHERME SOUSA MACHADO
Graduando de Psicologia pela Universidade de Uberaba. Aluno de Iniciação Científica com bolsa Uniube.

IÁSKARA SARAH FELÍCIO
Graduação em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos, 2012. Atuou como tutora presencial do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos. Atuou como auxiliar administrativo do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos. Experiência em Administração com ênfase em Administração Financeira. Discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, da UNIUBE. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP).

MARTA HELENA DE OLIVEIRA
Graduada em Direito, Pós-graduada em Direito Processual Civil - Lato Sensu - pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissioal em Educação: formação docente para a Educação Básica, da Universidade de Uberaba - UNIUBE. Servidora Pública da Universidade Federal de Uberlândia, trabalhando como Gerente do Setor de apoio a bolsista de extensão da Pró Reitoria de Extensão.

NEIRE MÁRCIA DA CUNHA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Campus de Marília (UNESP - 2019). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE - 2014). Especialista em Psicopedagogia Institucional (2005). Graduada em Geografia (2000-2003) e Pedagogia (2015-2016). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância e Contextos Educativos: abordagens teórico-metodológicas, multidisciplinares e práticas pedagógicas (GEPICE). Atua no Departamento de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba com a formação de professores e, é docente na Universidade de Uberaba - UNIUBE, atuando no curso de Pedagogia presencial e na modalidade EAD.

PATRÍCIA RIBEIRO CANUTO
Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Triângulo; é especialista em Banco de Dados; em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância; em Gestão pública e mestranda em Educação, no Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, da Universidade de Uberaba. Já atuou como professora no ensino superior e cursos técnicos, além de ter exercido a tutoria presencial e a coordenação da tutoria. Atualmente é Analista de Sistemas na Prefeitura de Araguari e Membro Equipe Multidisciplinar do Centro Universitário Imepac.

PAULO SÉRGIO SOUZA SILVA
Licenciado em Filosofia. Especialista em: Ética e filosofia política; Gestão de Recursos Humanos, Gestão do trabalho pedagógico: Orientação, supervisão e inspeção; Ciências sociais da religião; Gestão escolar. É inspetor escolar efetivo na Prefeitura de Uberlândia e professor de filosofia efetivo na SEE/MG. Discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica da UNIUBE. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Direito de Aprender (FORDAPP). Bacharelando em Teologia: doutrina católica na UNINTER.

REJANE CRISTINA RUBIO RODRIGUES DA CUNHA
Graduada em Pedagogia (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araguari - FAFI), Pós-Graduada em Supervisão Escolar, Administração Escolar e em Pesquisa em Educação (Universidade Federal de Uberlândia - UFU). Possui experiência como professora da Educação Básica e Ensino Superior, Diretora de Escola Municipal, Diretora da UNIPAC Tupaciguara, Supervisora de Ensino, Diretora de Departamento da Secretaria Municipal de Educação de Araguari (SME). Atualmente é Coordenadora Pedagógica (IMEPAC Araguari), Coordenadora do Núcleo de Inovação e Aperfeiçoamento Docente e-LABORE (IMEPAC Araguari), Coordenadora Executiva do Projeto de Educação Social (IMEPAC Araguari), Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (IMEPAC Araguari) e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Araguari (CME).

SAVIO GONÇALVES DOS SANTOS
Pós-doutorando e Pesquisador Colaborador Pleno do Programa de Pós-graduação em Metafísica da Universidade de Brasília | UnB. Doutor em Bioética pelo Programa de Pós-graduação da Cátedra de Bioética da Unesco | UnB. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia | UFU. Especialista em Educação Superior pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro | UFTM. Bacharel em Filosofia pela Faculdade Católica de Uberlândia | PUC/MG. Co-coordenador do Observatório Aura. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos (CEP), pesquisador, coordenador e orientador de PIBIC's, docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, da pós-graduação lato sensu (Bioética, Filosofia Ambiental, Filosofia da Educação e Metodologia da Pesquisa), da graduação e EAD da Universidade de Uberaba | UNIUBE.

SELMA APARECIDA FERREIRA DA COSTA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, campus Marília, S.P.; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (2014). É Graduada em Letras Português/Espanhol pela instituição FAZU- Faculdades Associadas de Uberaba. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Orientação, Supervisão e Gestão escolar, pela UNIUBE. Atua como docente formadora no Departamento de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba (SEMED). Realiza estudos e pesquisas sobre os temas: Educação Infantil; anos iniciais do Ensino Fundamental; Linguagens; relação Ensino e Aprendizagem; Alfabetização; Literatura Infantil; Leitura e Escrita; Desenvolvimento da criança. Membro Atuante dos grupos de estudo e pesquisa: 1. Grupo de Estudos e Pesquisas em Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI); 2. Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos: abordagens teórico-metodológicas, multidisciplinares e práticas pedagógicas (GEPICE) da UNIUBE - Universidade de Uberaba. Desenvolve pesquisa científica com foco no Processo de Apropriação da Cultura Escrita pela criança na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em linguagem, leitura, escrita e alfabetização, com foco na relação ensino e aprendizagem.

SORAIA ABUD IBRAHIM
Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Especialista em Educação a Distância (UNIUBE) e Novas Tecnologias No Ensino de Matemática (UFF). Licenciada em Matemática pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e em Pedagogia (UNIFRAN). Professora Titular da Universidade de Uberaba nos cursos de Engenharia e Tecnologia na Modalidade Presencial e no curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria dos Números, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Educação Matemática e em Processos de Ensino-Aprendizagem. Professora de matemática na rede municipal de educação de Uberaba/MG e professora de matemática na rede estadual de Minas Gerais.