Capa do livro: ESCREVIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO: <br>teorias, práticas e políticas em debate

ESCREVIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO:
teorias, práticas e políticas em debate

Autores: Wendel Melo Andrade - Gilmar Pereira Costa - Getuliana Sousa Colares (Orgs.)

A inspiração para o título e desenho conceitual da presente obra é a ideia de “escrevivência”, cunhada pela escritora brasileira, negra, Conceição Evaristo. Por meio de seus livros, a autora nos prestigia com a escrita de suas vivências de forma crítica, potente, problematizadora, inquieta. Nesta tônica, o livro Escrevivências em Educação: teorias, práticas e políticas em debate também é composto por escrevivências de profissionais da Educação situados em práticas e teorias diferenciadas, calcadas nas instâncias da escola e da Universidade, bem como em outros espaços sociais. São quatorze capítulos que discorrem sobre questões teóricas e/ou dados empíricos, frutos de estudos e pesquisas respaldadas por grupos de pesquisa, instituições e sujeitos comprometidos com a ciência e a divulgação dos seus achados. A obra é organizada em duas partes distintas, nas quais foram alocados os capítulos de acordo com a proximidade temática, por eixos. Assim, temos a Parte I – Escrevivências sobre questões teóricas, com textos que trazem reflexões com base em revisões sistemáticas de literatura, e a Parte II – Escrevivências sobre políticas e práticas educacionais, com trabalhos que trazem resultados de investigações empíricas. Acreditamos que o conteúdo deste livro pode ser importante para sujeitos envolvidos com a esfera da Educação.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1815-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-1816-1
DOI: 10.24824/978652511815.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESCREVIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO: <br>teorias, práticas e políticas em debate
ANA ORLÉIA DE LIMA CUNHA
Especialista em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Planejamento e Avaliação pela Faculdade Evangélica de Salvador (Facesa) e em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (Inta). Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Pedagogia também pela UVA. Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental e, atualmente, Coordenadora Pedagógica na Escola Professor Henrique, em Uruoca (CE).

ANA PAULA ARAÚJO MOTA
Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Atualmente, é professora substituta da Uece, no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns, em Tauá (CE).

ANALÉIA DOMINGUES
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciada em Pedagogia pela UEM. Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar – Campus de Campo Mourão-PR).

ANDRÉIA CRISTINA FREITAS BARRETO
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pedagoga pela Faculdade de Educação Montenegro (Faem). Professora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no Campus XVIII, em Brumado (BA).

ANTONIA VERA LÚCIA DA SILVA
Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Língua Portuguesa e Arte e Educação pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Habilitada em Língua Portuguesa e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora Efetiva da Rede Estadual de Ensino do Ceará, ocupando atualmente o cargo de Articuladora de Gestão na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 15).

BRUNO MARQUES ALBUQUERQUE
Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais pela Uece e em Direito e Processo Eleitoral pela Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Membro do Instituto Latino-Americano de Estudos sobre Direito, Política e Democracia (ILAEDPD). Advogado (OAB/CE).

CARLOS ANDRÉ DA SILVA
Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Kurios (FAK) e em Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor da Educação Básica.

DIVA LIMA
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Psicomotricidade pela Uece e em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduada em Pedagogia pela Uece. Habilitada em Língua Portuguesa e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora Efetiva da Rede Estadual de Ensino do Ceará, ocupando atualmente o cargo de Orientadora da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Cedea), na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 15), em Tau-CE.

ELISÂNGELA DOS SANTOS CARLOS BARBOSA
Especialista em Letras-Português e em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Pedagogia também pela UVA. É professora efetiva da Rede Municipal de Beberibe (CE).

ELIETE DE CASTRO CORDEIRO
Mestra em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em História e Sociologia, pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)/Centro Universitário de Juazeiro do Norte (Unijuazeiro). Graduada em História, pela Urca. Professora efetiva de História da Rede Estadual de Ensino do Ceará, estando atualmente atuando como Coordenadora Pedagógica na EEMTI Figueiredo Correia, em Juazeiro do Norte (CE).

FABRÍCIO LOPES DE SOUZA
Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)/Centro Universitário de Juazeiro do Norte (Unijuazeiro) e em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Graduado em História pela Urca. Professor da rede privada e efetivo das redes Estadual do Ceará e Municipal de Juazeiro do Norte (CE).

GETULIANA SOUSA COLARES (ORG.)
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade Farias Brito (FFB), em Gestão Escolar pela Faculdade Kurios (FAK), em Educação do Campo – Saberes da Terra pela UFC, em Educação de Jovens e Adultos, também pela UFC e em Direito e Processo Penal pela Faculdade de Tecnologia de Palmas (FTP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bacharela em Direito pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Canindé (CE). Advogada atuante na área do Direito do Trabalho e Previdenciário.

GILMAR PEREIRA COSTA (ORG.)
Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Língua Portuguesa e Arte e Educação, pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduado em Pedagogia, pela Uece, e em Artes Visuais, pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Professor de Arte da Rede Estadual de Ensino do Ceará.

JACIARA DE OLIVEIRA SANT’ANNA SANTOS
Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Pedagoga pela Faculdade de Educação Montenegro (Faem) e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, na Uneb, Campus XX, em Brumado (BA).

MÁRCIO NASCIMENTO DA SILVA
Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Matemática pela UFC. Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordenador do Laboratório de Vídeos Didáticos (Lavid) da UVA.

MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUSA
Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Estudos Sociais. É professora do município de Uruoca (CE). Atualmente está na função de Agente Pedagógica da EMTIEF Naiza Lira Rocha, em Uruoca (CE).

MARIA CIBELLE MOREIRA DE ARAÚJO
Mestra em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Gestão de Organizações Sociais, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), e em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar, pela Faculdade Rio Sono. Graduada em Ciências Sociais, pela UVA, e em Serviço Social, pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Professora efetiva de Sociologia da Rede Estadual de Ensino do Ceará.

MARIA EDUARDA DOS SANTOS ARAUJO
Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar – Campus de Campo Mourão-PR) e do Curso de Serviço Social da Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (UniFatecie – Campus de Campo Mourão-PR).

MARIA ERENICE DOS SANTOS BARROS
Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Gestão da Educação Pública pela UFJF e em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Graduada em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 16), em Iguatu (CE).

MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora Associada no Centro de Artes e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais, credenciado pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

MIRLEY TEODORO DO NASCIMENTO
Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, pela Faculdade 7 de Setembro (FA7). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora da Educação Básica, com experiência em Coordenação Administrativa, em Supervisão Pedagógica dos Anos Iniciais e Formação de Professores. Atualmente, trabalha com turmas dos Anos Iniciais e exerce a função de Tutora Externa.

NILTON JOSÉ NEVES CORDEIRO
Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), é Professor do Curso de Licenciatura em Matemática e Coordenador do Grupo de Estudos de Educação Financeira (GEEF) e do Grupo de Estudos de Desenho Animado e Histórias em Quadrinhos para o Ensino (GEDAHQE).

OSMAR MARTINS DE SOUZA
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Filosofia pela UFC. Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar – Campus de Campo Mourão – PR).

PAULO RICARDO SOUZA DA SILVA
Especialista em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Planejamento e Avaliação pela Faculdade do Complexo de Santo André. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor polivalente no município de Uruoca (CE). Atualmente está na função de Gestor Escolar no CEI Manoel Cardozo dos Santos, em Uruoca (CE).

RAYLLA LOPES VITAL
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Atua como Técnica em Enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde, em Tauá (CE).

ROZANE DA SILVEIRA ALVES
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Matemática pela UFPel. Professora vinculada ao Departamento de Educação Matemática da mesma universidade, onde também é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e coordena o Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Educação Matemática e Tecnologias.

WENDEL MELO ANDRADE (ORG.)
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela UFC. Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Tecnologias da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em Mídias na Educação pela UFC. Graduado em Ciências, com habilitação plena em Matemática, pela UVA. Atua como professor de Matemática na Rede Estadual de Ensino do Ceará e ministra formações na área de Educação Matemática.