Capa do livro: ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO: <br>olhares sensíveis sobre corpo, formação docente e educação estética<br><br> Coleção Arte e Estética na Educação: Volume 2

ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO:
olhares sensíveis sobre corpo, formação docente e educação estética

Coleção Arte e Estética na Educação: Volume 2

Autores: Carla Carvalho - Marco Aurelio da Cruz Souza (Orgs.)

Esse livro foi gestado nos últimos dois anos no Grupo de Pesquisa “Arte e Estética na Educação”, num projeto de coleção que agora alça o segundo voo. O primeiro livro da coleção tem como tema o corpo e neste segundo volume continuamos com a temática corpo sensível e político e, adentramos noutras discussões como a formação docente e a educação estética. Estes temas caracterizam as pesquisas do GP composto por pessoas das Artes Visuais, da Dança, Teatro, Música, Pedagogia, Letras, Design e da Psicologia. Nosso ponto de encontro: Arte e estética em diálogo com a educação. É um coletivo de professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação e das licenciaturas e bacharelados da Universidade Regional de Blumenau (FURB), além de pessoas que se sentem à vontade de vir pesquisar e estudar conosco. Este livro é composto por textos de pesquisadores do GP, bem como outros parceiros convidados a partilhar suas pesquisas.
É uma obra que acena a diversidade, e tem como tema central a arte e a educação estética, que mobilizam processos de mediação cultural e artística que é de fato, nosso grande lugar de debate. Queremos um lugar de partilha sensível e estética, pois nosso desejo é um processo democrático de viver com arte e fazer dela e com ela sentidos sensíveis, críticos e resistentes de vida.

Impresso
de R$ 91,08 por
R$ 78,00
Digital
de R$ 91,08 por
R$ 63,76

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1788-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-1784-3
DOI: 10.24824/978652511788.1
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO: <br>olhares sensíveis sobre corpo, formação docente e educação estética<br><br> Coleção Arte e Estética na Educação: Volume 2
ADAIR DE AGUIAR NEITZEL
Pós-Doutora pela Universidade Paris VI – Diderot com pesquisas em colaboração com Anne Kupiec no Laboratoire de Changement Social et Politique (LCSP), Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no Programa de Pós-Graduação em Educação. É escritora e pesquisadora. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.

ALEX BAUER ANTONIO MOREIRA
Mestrando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor de Artes da rede pública municipal de Indaial. Pesquisador do Grupo Arte e estética na educação – FURB.

ALISSON ARAUJO
Doutor em Esthétique, Sciences et Technologie des Arts (spécialité Théâtre et Danse – Ethnoscénologie), pela Université Paris 8 com cotutela na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Artes pela Universidade de Brasília – UnB – Graduado em Educação Artística – Licenciatura em Artes Cênicas pela mesma instituição pela UnB. Possui formação no Laboratoire d’Études du Mouvement- LEM, na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq. Diretor, dramaturgo, professor, dançarino e ator, suas principais áreas de atuação e interesse são: humor, máscara, direção e interpretação teatral, dramaturgia, teatro, dança e educação.

ANA PAULA MARCELLINO
Mestranda em Artes Visuais, na linha de Teoria e História da Arte pelo PPGAV UDESC; graduada em Licenciatura Plena em Artes Visuais, FURB; Produtora Cultural na área de Artes Visuais e Cinema, na cidade de Blumenau.

ANDERSON DEVEGILI
É licenciado em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), e integrante do grupo de pesquisa “Arte e Estética na Educação”.

ANDRIO ROBERT LECHETA
Formado em Produção Cênica (UFPR), realizou intercâmbio em Cinema na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa (2013/2014), mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPR, com pesquisas acerca das relações entre as masculinidades e o teatro. Criador, diretor e produtor do grupo de teatro, performance e vídeo Na Lona e integrante do grupo de pesquisa ELiTe (Laboratório de Estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades – UFPR/CNPq).

CARLA CARVALHO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), professora licenciada em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. Líder do GP Arte e Estética na Educação. Artista visual.

CARLA CLAUBER DA SILVIA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); Graduada em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (ACE). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE/UNIVILLE); Atualmente é professora aposentada da Prefeitura de Joinville, atuando nos seguintes temas: formação de professores, currículo e infâncias.

CAROLINE CARVALHO
Bacharel e Licenciada em Teatro/FURB, Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atriz e escritora. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora do GP Arte e Estética na Educação/FURB. Integrante da Linha LiCores/UFPR e pesquisadora do grupo LABELIT/UFPR, professora no Departamento de Arte da FURB.

CLÁUDIA SUELI WEISS
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); especialista em Metadisciplinaridade em Língua Portuguesa e Inglês pela Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas pela CELER/FACISA, Graduada em Letras Português e Espanhol pelo Centro universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Atua como diretora de escola no Grupo Eleva Educação, liderando a Educação Básica.

DANIELA CRISTINA VIANA
Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE); Especialista em Educação Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); graduada em Tecnologia em Sistemas de Informação e Comunicação pela Universodade Federal de Santa Catarina (UFSC); Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE/Univille); Atualmente é técnica Administrativa em Educação do IFSC.

DOUGLAS LEONI
Bacharel em Interpretação Teatral pela UniversidadeRegional de Blumenau (FURB), Pós-Graduado em Arteterapia/Faculdade São Luiz, Graduado em Licenciatura em Teatro/FURB, do Centro das Ciências da Educação, Artes e Letras – CEAL da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Pesquisador do Grupo “Arte e estética na educação”.

ELIANA STAMM
Especialista em Prática Social da Arte pela ECA/USP; graduada em Jornalismo pela UFPR; Professora e coordenadora, aposentada no curso de licenciatura em Artes Visuais na Univille; Artista ceramista; Professora e sócia-fundadora do Jardim-Escola Aldeia do Sol, em Joinville; Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE/Univille); Área de atuação: Arte, Arte/Educação, Cerâmica e Infâncias.

FRANSUÊ RIBEIRO
É mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Licenciada em Artes Visuais pela mesma instituição. Fotógrafa profissional desde 2009. Faz parte do grupo de pesquisa Arte e Estética na Educação, vinculado ao mestrado e doutorado em Educação na FURB desde 2019/1. Com ênfase em fotografia, atua principalmente nos seguintes temas: Fotografia, fenomenologia e a educação estética.

GABRIELA DI DONATO SALVADOR SANTINHO
Dançarina e Professora Adjunta do curso de Dança, de Teatro e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Danças Populares Brasileiras Renda que Roda - CNPq.

GARBARETH EDIANNE DE MATTOS
Mestra em Educação pelao Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Licenciada em Música pela FURB. Professor de Música e musicista.

JAISON HINKEL
Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Psicologia da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pesquisador do Grupo “Arte e estética na educação” FURB.

JEAN CARLOS GONÇALVES
Bacharel e licenciado em Teatro – FURB, mestre em Educação – FURB e doutor em Educação – UFPR. Realizou estágios de pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem – PUC-SP (CNPq) e em Educação – UNIVALI (CAPES). Professor da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR) e é líder, com Michelle Bocchi Gonçalves, do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq). Publicou Teatro e Universidade: Cena. Pedagogia. [Dialogismo], pela Hucitec Editora. Dirige, com Beth Brait, também na Hucitec Editora, a coleção LICORES – Linguagem, Corpo, Estética.

JÔ LEONI
Artista visual, escritora e Curadora, vem expondo seus trabalhos na cena municipal, estadual e nacional desde 2018. Graduando em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde também é pesquisadora e membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação com pesquisas acerca de Mediação Cultural e Educação Estética em Espaços Formais e não Formais de Ensino. Ativista nas questões de gênero, é membro do Coletivo Livre de Armários LGBTQIA+.

JOSÉ INACIO SPERBER
É mestrando em Educação pelo PPGE FURB. Graduado em Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Professor de Artes e Artista Visual. Atuou como secretário da XIII ANPEd Sul (2020/2021); Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE).

KÁTIA MAHEIRIE
Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

LUCIANA DE BEM PACHECO
Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Social, Atriz, Dançarina e pesquisadora integrante do Núcleo de Pesquisa em Danças Populares Brasileiras Renda que Roda- CNPq.

MARCO AURELIO DA CRUZ SOUZA
Doutor em Motricidade Humana na especialidade Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa Portugal. Professor e coordenador do curso de licenciatura em Dança da FURB. Vice-líder e pesquisador do grupo de pesquisa “Arte e Estética na Educação – FURB”. Membro do conselho científico e fiscal da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA – 2018/21) e do conselho editorial (2021-2023). Vice-presidente da APRODANÇA (2019-2021 e 2021-2023).

PATRÍCIA GONÇALVES JORGE
É mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau e graduada em Letras – Português/Inglês pela mesma universidade. Atualmente, pesquisa na área da arte e da estética, com enfoque na aproximação do leitor com a literatura por meio da mediação cultural.

PEDRO GOTTARDI
É mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela FURB (2018). Artista Plástico. Performer. Professor de Performance na Universidade Regional de Blumenau. Integrante do Grupo de Pesquisa em Artes e Estética na Educação. Conselheiro de Cultura em Blumenau/SC, gestão (2019-2021). Desde 2017 vem expondo seus projetos artísticos em galerias de arte no cenário local, estadual e nacional.

RITA BUZZI RAUSCH
Pedagoga, Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutora em Educação na UNICAMP, Especialista em Alfabetização pela UNIVALI, Mestrado em Educação na FURB. professores. Atua como professora no Programa de Pós-Graduaçao da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Líder do Grupo de Pesquisa “Formação de professores e práticas educativas – GPFORPE.

SILVIA SELL DUARTE PILLOTTO
Pós-Doutora pelo Instituto Estudos da Criança (IEC) da Uminho (Braga, Portugal), Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Graduada em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação – Universidade doa Região de Joinville (UNIVILLE); Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE-Univille). Áreas de atuação: Arte, Infâncias e Estética.

TAIZA MARA RAUEN MORAES
Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora titular da Universidade da Região de Joinville no curso de licenciatura/bacharelado em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade - PRPPG. Coordena o Comitê PROLER Joinville e o Programa Institucional de Incentivo à Leitura – PROEX /PROLER/ UNIVILLE. Líder do Grupo de Pesquisa Imbricamentos de Linguagens (CNPq) – http://imbricamentos.blogspot.com.br, atuante desde 29/03/2012. Pesquisadora da rede iiLer – Cátedra da Unesco/PUC/Rio.

THAÍS CASTILHO
Professora Colaboradora do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutoranda e Mestra em Educação pelo PPGE-UFPR. Pedagoga, especialista em Metodologia do Ensino de Artes e especialista em Educação Física Escolar: Práticas de Ensino pela UNINTER. Licenciada e Bacharel em Dança pela UNESPAR. Membra do grupo ELiTe (UFPR/CNPq) – grupo de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades.