Capa do livro: EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO:<br> olhares desde o Sul

EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO:
olhares desde o Sul

Autores: Ana Lúcia Suárez Maciel - Mónica de la Fare (Orgs.)

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Sinopse

A educação superior e os processos de formação que a ela se vinculam apresentam complexas configurações no âmbito da realidade latino-americana e, logo, brasileira, que historicamente se traduzem nas persistentes desigualdades que se expressam nas condições de acesso e permanência dos cidadãos, assim como nos desafios no âmbito do ensino e da pesquisa nos níveis da graduação e da pós-graduação. Lançar luzes para essas questões, a partir de olhares que vem do sul, contando com as reflexões de pesquisadores da área da Educação e do Serviço Social traduz a essência deste livro que objetiva ampliar esses olhares, a partir do compartilhamento de pesquisas e reflexões empreendidas por um coletivo de autores oriundos de distintas universidades latino-americanas, mas alinhados – politicamente – com um projeto de universidade e de educação superior que, realmente, represente os interesses dos cidadãos que aqui vivem.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1749-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-1750-8
DOI: 10.24824/978652511749.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO:<br> olhares desde o Sul

Autores

ANA CAROLINA VAZ DO SANTOS
Bacharela em Serviço Social, formada pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Especialista em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Mestranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PPGSS/PUCRS, Integrante do grupo de estudos e pesquisa sobre Gestão Social e Formação em Serviço Social/CNPq – FORMASS/PUCRS e Bolsista CNPq.

ANA LILIANA DELGADO GRANDA
Estudiante avanzada del Doctorado en Ciencias de la Educación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata. Magister en Educación Parvularia. Licenciada en Ciencias de la Educación. Profesora de la Universidad de Cuenca, Ecuador.

ANA LÚCIA SUÁREZ MACIEL
Assistente Social, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, especialista em Administração de Recursos Humanos, Mestre e Doutora em Social pela PUCRS, Professora e pesquisadora do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da PUCRS, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão Social e Formação em Serviço Social – FORMASS. Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq nível 2.

ANDRÉA RIBEIRO GONÇALVES
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação – PUCRS, mestre em Educação Universidade La Salle (2017), especialista em Gestão Ambiental (UNIPAR), graduação em Administração pela Universidade Federal de Roraima (1997). Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Porto Alegre (RS) desde 2008.

CARLA OLIVEIRA JACQUES
Assistente Social, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Mestranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, membro do Grupo de Pesquisas em Gestão Social e Formação em Serviço Social – FORMASS.

CILENE SEBASTIANA DA CONCEIÇÃO BRAGA
Assistente Social, formada pela Universidade da Amazônia – UNAMA, especialista em Política Social pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Mestre e Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília, Pós-doutorado pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE e Professora da graduação e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará – UFPA, membro do Grupo de Estudos Trabalho, Direitos Humanos e Seguridade Social – TRADHUSS.

CRISTIANE SCHNEIDER
Pedagoga formada pela UNISINOS, com MBA em Gestão de Pessoas (UNISINOS), Pós-Graduação em Educação Moderna (PUC/RS). Mestranda em Educação pela PUC/RS, realizando pesquisas sobre trajetórias educacionais de mulheres, violência e relações de gênero. Atua há 20 anos na área da Educação, sendo destes,15 anos como Coordenadora Pedagógica de Projetos, Educação Profissional e Educação Básica, destacando atuação na Rede Marista e SENAC. Atualmente atua como Consultora Educacional, realizando consultorias a diferentes espaços educacionais e empresariais na construção de projetos multidisciplinares, formação de professores e gestores educacionais. O Mestrado está vinculado à Linha de Pesquisa Teorias e Culturas na Educação, da Escola de Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/RS. Também faz parte do Grupo de Pesquisa Adultos, Jovens e Educação no Contemporâneo, registrado no CNPq, coordenado pela professora Dra. Mónica de la Fare.

DANIELA ATAIRO
Doctora en Ciencias Sociales y Magister en Ciencias Sociales con Orientación en Educación, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Sede-Argentina); Profesora en Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata, Profesora e Investigadora del Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS-UNLPCONICET). Especialista en temas de política universitaria, gobierno universitario y trayectoria de estudiantes universitarios.

ELSA MAYORIE CHIMBO CÁCERES
Estudiante avanzada del Doctorado en Ciencias de la Educación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata. Magister en Tecnología de la Información y Multimedia educativa. Magister en Educación Bilingüe. Licenciada en Ciencias de la Educación. Profesora de la Universidad Técnica de Ambato, Ecuador.

JULIANA VARGAS
Estudante do Curso Serviço Social de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq.

KARINA CAMILLE MARQUES CEZAR
Assistente Social, formada pela Universidade Federal do Pará – UFPA, especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas pela Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ, está como discente de mestrado do Programa de Pós-graduação em Serviço Social – PPGSS/ICSA/UFPA. Membro Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensa?o em Servic?o Social e Poli?tica Social na Amazo?nia – GEPSS.

LAERGE THADEU CERQUEIRA DA SILVA
Assistente Social, formado pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, especialista em Educação Permanente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul por meio do Educa Saúde, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB na Linha de Políticas Sociais, Doutorando em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Membro do Grupo de Estudos sobre Gestão Social e Formação em Serviço Social-FORMASS/PUCRS.

LAURA ROVELLI
Doctora en Ciencias Sociales y licenciada en Ciencia Política por la Universidad de Buenos Aires (2011 y 2000), Magíster en Ciencias Sociales con Orientación en Educación (2009) por la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, sede Argentina. Se especializa en el análisis de políticas educativas y científicas, con énfasis en la investigación y evaluación académica. Es profesora adjunta concursada en la asignatura Historia, Política y Gestión del Sistema Educativo en la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata (FaHCE, UNLP), Argentina y en el posgrado de dicha institución. Se desempeña como investigadora Adjunta del CONICET, con sede en el Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS) y coordina el Foro Latinoamericano de Evaluación Científica (FOLEC) de CLACSO. Ha publicado distintos artículos en revistas académicas internacionales y nacionales y en co-autoría el libro Tendencias en las políticas científicas de acceso abierto y ciencia abierta en Iberoamérica, Fundación Carolina, CLACSO, 2020.

LOURDES NAYELI QUEVEDO HUERTA
Profesora investigadora, Departamento de Políticas Públicas CUCEA. Coordinadora del Doctorado en Gestión de la Educación Superior, Coordinación de posgrados. Universidad de Guadalajara, Centro Universitario de Ciencias Económico Administrativas, CUCEA.

MARÍA ALEU
Licenciada en Ciencias de la Educación por la Universidad de Buenos Aires, Magíster en Educación con orientación en Gestión Educativa por la Universidad de San Andrés y Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad de Buenos Aires – UBA. Profesora Adjunta. Departamento de Ciencias de la Educación. Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires, Argentina.

MICHAEL DA COSTA LAMPERT
Assistente Social formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGSS-PUCRS), membro do grupo de estudos e pesquisa sobre Gestão Social e Formação em Serviço Social (FORMASS) e Bolsista CNPq.

MÓNICA DE LA FARE
Licenciada en Trabajo Social por la Universidad de Buenos Aires (1990). Mestre em Serviço Social (1997), Doutora em Serviço Social (2003), com Pós-doutorado em Educação (2010) pela PUCRS. Foi, até 2013, professora adjunta concursada da disciplina Pesquisa em Educação I da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade Nacional de La Plata (Argentina). Atualmente é professora adjunta da PUCRS, atuando no curso de Pedagogia e nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Serviço Social. Nessa instituição é membro da Comissão Científica da Escola de Humanidades e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ambiente, Cultura e Sociedade (NEAS). Publica e pesquisa sobre temas de Educação de Jovens e Adultos, Políticas Educativas, Ética em Pesquisa e Educação Superior.

SANDRA CARBAJAL
Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad Nacional de La Plata (2021). Magister en Psicología y Educación en la Facultad de Psicología de la Universidad de la República (UdelaR)(2011). Psicóloga uruguaya, egresada de Facultad de Psicología de la UdelaR (1985). Es docente de esa casa de estudios donde se ha desempeñado como Directora de la Maestría en Psicología y Educación y como directora del Instituto de Psicología, Educación y Desarrollo Humano (IPEDH) al cual pertenece. Es profesora adjunta efectiva y cumple tareas de enseñanza de grado y posgrado, así como de extensión e investigación en el ámbito de la Educación superior en relación a la permanencia estudiantil y a la responsabilidad institucional en promover el Derecho a la Educación superior. Ha publicado artículos científicos en revistas arbitradas y en libros colectivos. En 2019 publicó en co autoría el libro Educación y Psicología en el siglo XXI Vol 3. Ed. Biblioteca Plural CSIC.

SIMONE VALDETE DOS SANTOS
Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação na modalidade sanduíche pela Universidade Federal Fluminense (2000). Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: educação de jovens e adultos, educação profissional, educação do campo, formação de professores, educação profissional integrada à EJA, educação ambiental e história da educação. Foi Diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação de 2011 a 2012. Cumpriu mandato como Diretora da Faculdade de Educação da UFRGS de 2012 a 2016. Desenvolveu estágio de pesquisa em nível de estudos de pós-doutorado junto ao Centre Interdisciplinaire de recherche normand en éducation et en formation (CINERF) da Université de Rouen / França de abril a julho de 2018, sob orientação da professora Doutora Stéphanie Gasse.

SYLVIA LENZ
Licenciada en Trabajo Social (UBA). Especialista en Políticas Educativas (FLACSO Argentina). Docente de la carrera de Trabajo Social, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires y del Ciclo introductorio de nivelación y orientación (CINO), Universidad Nacional de las Artes.

VANESSA SANTOS AZEVEDO
Bacharela em Serviço Social, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição – GHC, Mestra em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Integrante do grupo de estudos e pesquisa sobre Gestão Social e Formação em Serviço Social/CNPq – FORMASS/PUCRS. Bolsista CAPES.

WILMA ELIZABETH SUÁREZ MOSQUERA
Estudiante avanzada del Doctorado en Ciencias de la Educación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata. Magister en Educación Bilingüe. Licenciada en Ciencias de la Educación. Profesora de la Universidad Técnica de Ambato, Ecuador.