Autores: Jáima Pinheiro de Oliveira - Tania Moron Saes Braga
Estudiosos do desenvolvimento infantil têm utilizado muitos recursos para analisar a produção escrita de crianças com dificuldades em relação a essa habilidade. Nessas análises, as maiores preocupações relacionam-se ao campo do ensino, já que as dificuldades para ler e para escrever são as mais evidentes manifestações de escolares com atraso no processo de alfabetização. Essas análises têm incentivado a elaboração de recursos que favoreçam as habilidades de leitura e de escrita. Esse é o contexto do PRONARRAR, um programa que visa favorecer o desenvolvimento da leitura e da produção de textos. Esse programa trabalha, ao mesmo tempo, as habilidades de leitura e de escrita e tem como foco as crianças com atraso no processo de alfabetização. O programa usa o gênero narrativo ou de histórias e tem como base o princípio da metatextualidade, isto é, ele possibilita que o escolar analise os aspectos que compõem o texto. Portanto, ao analisar a sua elaboração textual, o escolar tende a melhorar a estrutura dela, à medida que essa produção acontece. Optamos pelo uso do gênero narrativo porque ele parece ser o que mais possibilita a formação de um leitor reflexivo. De acordo com alguns autores, a familiaridade com a habilidade de narrar eventos coloca a criança em contato com um gênero textual que lhe será apresentado posteriormente, sem que ela saiba. À medida que é desenvolvida a capacidade de narrar fatos e eventos, essa habilidade se aprimora a tal ponto que a criança passa não somente a relatar experiências vivenciadas, mas também a recontar histórias e utilizar-se dessa capacidade para criar novos cenários e personagens. Por isso, a sua autoria começa a ser desenvolvida. Em função dessa estreita relação da criança com o gênero textual narrativo, muito antes de sua entrada na escola, optamos por trabalhar com histórias, no PRONARRAR.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-522-2
DOI: 10.24824/978858042522.2
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 70
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Ana Flávia Hansel
Licenciada em Pedagogia; Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná.
Fabiana Sayuri Sameshima
Bacharel em Fonoaudiologia; Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP; Docente do Departamento de Pedagogia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UNISALESIANO), Lins, SP.
Maria Fernanda Bagarollo
Bacharel em Fonoaudiologia; Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná.
Renata Chrystina Bianchi de Barros
Bacharel em Fonoaudiologia; Doutora em Linguística pelo Instituo de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná.
Rony Farto Pereira
Licenciado em Letras; Doutor em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCL) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, SP; Docente Aposentado; Atuou até o ano de 2010 no Departamento de Linguística desta mesma Faculdade.
Jáima Pinheiro de Oliveira
Fonoaudióloga; Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná; Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP; Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP; Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa); Contato: jaimafono@gmail.com
Tania Moron Saes Braga
Psicóloga e Pedagoga; Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP; Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP. Cont