Capa do livro: FEMINISMOS E EDUCAÇÃO

FEMINISMOS E EDUCAÇÃO

Autores: Jonas Alves da Silva Junior - Liliana Rodrigues - Marcélia Amorim Cardoso (Orgs.)

Feminismos e Educação se articulam não só como movimentos potentes de transformação, mas também como construção teórico-metodológico que atravessa representações e identidades. Nesse sentido, de um lado, a escola como peça-chave na luta por diminuir as abissais desigualdades sociais que corroem o país e, na mesma medida, instância social capaz de ressignificar estruturas sociais sexistas, tonificando práticas e representações patriarcais. Por outro lado, os movimentos feministas atuam na denúncia ao cisheteropatriarcado, ao aventar que essa mesma escola se torne agente na desconstrução das estruturas sexistas, racistas e LGBTIfóbicas que assolam mulheres e homens em todos os seus matizes identitários, em maior ou menor intensidade.

Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1730-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-1727-0
DOI: 10.24824/978652511730.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FEMINISMOS E EDUCAÇÃO
JONAS ALVES DA SILVA JUNIOR
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É líder do grupo de pesquisa LEGESEX - Laboratórios de Estudo de Gênero, Educação e Sexualidades.

LILIANA RODRIGUES
Doutora em Psicologia pela Universidade do Porto e Mestre em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Pesquisadora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e lecciona disciplinas relacionadas com a área da diversidade, género e transexualidades no Mestrado em Psicologia e no Doutorado em Sexualidade Humana da mesma universidade.

MARCÉLIA AMORIM CARDOSO
Doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora do Ensino Médio Modalidade Normal SEDUC/RJ. Pesquisadora do FRECON - Grupo de Pesquisa Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo.

LÍVIA MACHADO OLIVEIRA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Professora da educação básica na Escola SESI de Nova Iguaçu; integra o Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (LEGESEX). O enfoque de suas pesquisas versa sobre a construção social e práticas docentes de homens que atuam na Educação Infantil.

LEANDRO RODRIGUES NASCIMENTO DA SILVA
Graduando em Letras – Português/Literaturas pela UFRRJ; Colunista e membro do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades; Membro do LEGESEX; Professor de artes clássicas na Escola Popular de Artes da Baixada.

CRISTIANE BARBALHO
Doutoranda em Letras Vernáculas – Língua Portuguesa – pela faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II (CP II), professora orientadora de iniciação científica júnior no CPII. Integrante do grupo de pesquisa GPLINT (Grupo de pesquisa em Linguística de Texto) da UFRJ, orientado pela professora doutora Leonor Werneck dos Santos, e integrante do grupo Fórum das Minas do CP II – Unidade Engenho Novo.

DANIELI CHAGAS
Doutoranda em Letras Vernáculas – Língua Portuguesa – pela faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC) e mediadora online no curso de Pedagogia a distância oferecido, em parceria, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Consórcio CEDERJ.

RAFAELA CRUZ DE MOURA
Mestre em Educação pela UFRRJ.

ROSANGELA HILARIO
Doutora com Pós-Doutorado em Educação pela FEUSP/Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Ciências da Educação e do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/PPGE-UNIR e Vice-líder do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Gestão Territorial na Amazônia/UNIR.

TIAGO DIONÍSIO DA SILVA
Doutorando em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA/UFRRJ) e professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ.

JOÃO GOMES JUNIOR
Professor, historiador, poeta e ativista LGBTI+. Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (PPGH/UFF), mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ), pós-graduando em Estudos Linguísticos e Literários pelo IFRJ-Nilópolis e licenciado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisador do Laboratório de Estudos de Gêneros, Educação e Sexualidades (LEGESEX/UFRRJ), do Laboratório Cidade e Poder (LCP/UFF) e do Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (NESEG-PPGSA/UFRJ). Membro do Conselho Estadual LGBT do Rio de Janeiro.

NATÁLIA ARAÚJO DE MENEZES
Graduada em Geografia pela PUC-Rio, Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Doutoranda em Geografia pela PUC-Rio. Professora de Geografia e Diretora Escolar da Rede Estadual do Rio de Janeiro.

ROSINERE EVARISTO
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (UFRRJ), bolsista da CAPES; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade – GEPADES – UFRRJ.

ALINE FONSECA BARROS
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEDUC/UFRRJ), licenciada em Educação Física, especialista em docência na Educação Infantil, professora da Educação Básica da rede pública Rio de Janeiro/RJ e da rede privada de Duque de Caxias/RJ.

SANDRA REGINA DE OLIVEIRA FAUSTINO
Doutoranda do PPGEDUC/UFRRJ, Mestre em Educação Agrícola/UFRRJ, Especialista em Sexualidade Humana, Licenciada em Pedagogia, professora da Educação Básica da rede pública de Duque de Caxias/RJ.

HUGO SANTOS
Doutor em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP), Hugo Santos ganhou o prémio SPCE / De Facto Editores 2018 com a sua tese de doutorado sobre bullying homofóbico, direitos LGBTQ e educação sexual. É atualmente membro colaborador do Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE) e desenvolve atividades de pesquisa sobre masculinidades, direitos LGBTQ, educação sexual e jogos sérios.

WELLEN CRISTINA DE OLIVEIRA BHERING
Mestranda em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – GEPEJA/UFRRJ, atua como pedagoga e professora da Rede Municipal de Angra dos Reis, com trabalhos voltados para as temáticas de gênero e violência.

SANDRA REGINA SALES
Doutora em Educação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do GEPEJA/UFRRJ e professora do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ.

THAIZA SILVA DE OLIVEIRA VETERINARIO
Mestranda do PPGEduc (UFRRJ).

FERNANDA MARIA DA SILVA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professora de Filosofia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).