Capa do livro: POLÍTICAS EDUCACIONAIS (PRO)POSTAS PARA A AMAZÔNIA PARAENSE

POLÍTICAS EDUCACIONAIS (PRO)POSTAS PARA A AMAZÔNIA PARAENSE

Autores: Cassio Vale - Gilmar Pereira da Silva (Orgs.)

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Sinopse

As políticas educacionais na Amazônia paraense são resultantes de forças de poder próprias das sociedades capitalistas cujos embates são necessários para que grupos defensores da Pedagogia mercantil não se sobressaiam às necessidades locais desse território diverso. Tais políticas aos desavisados soam como consequências de diálogos democráticos mas que na sua essência ainda são autoritários e impositivos porque a política educacional no estado do Pará por meio de seus programas e projetos geralmente impõe e não propõe cuja imposição é para responder aos índices educacionais que há anos se consolidam como referência de qualidade educacional na lógica mercadológica.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1743-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-1744-7
DOI: 10.24824/978652511743.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLÍTICAS EDUCACIONAIS (PRO)POSTAS PARA A AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

ABELCIO NAZARENO SANTOS RIBEIRO
Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação (UFPA). Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA), na linha de Políticas Públicas Educacionais. Docente da Rede Estadual de Educação do Pará. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UFPA).

ADRIELY CORDEIRO LIMA VIANA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Professora da rede básica de educação do município de Ananindeua/PA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPPOGE)

ALBENE LIZ CARVALHO MONTEIRO BOTH
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA – Associação em rede, campus da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAGRO), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE).

ALBERTO DAMASCENO
Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Líder do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM).

CASSIO VALE
Doutorando na área de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe).

CRISTIANE LOPES DE SOUSA
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA – Associação em rede, campus da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE).

DALVA VALENTE GUIMARÃES GUTIERRES
Professora da Universidade Federal do Pará atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPPOGE)

DINAIR LEAL DA HORA
Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus de Abaetetuba e professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA) e do Doutorado Acadêmico em Rede em Educação na Amazônia. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Política e Gestão de Sistemas e Organizações Educacionais. Atuou como Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia.

ÉMINA MÁRCIA NERY DOS SANTOS
Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEEDH).

FRANCISCO WILLAMS CAMPOS LIMA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professor da Universidade do Estado do Pará atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEPA).

GILMAR PEREIRA DA SILVA
Professor da Universidade Federal do Pará. Atualmente exerce o cargo de vice-reitor da UFPA.

LUZIANE SAID COMETTI LÉLIS
Doutoranda em Educação na Amazônia (EDUCANORTE/UFPA). Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) e professora da Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Política e Gestão de Sistemas e Organizações Educacionais.

MARIA EDILENE DA SILVA RIBEIRO
Professora da Universidade Federal do Pará atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UFPA).

RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor titular da Universidade Federal do Pará vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

TEREZINHA FÁTIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS
Professora Titular da Universidade Federal do Pará atuando na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe).

VICTOR FERNANDO RAMOS DE OLIVEIRA
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre e Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA), na linha de Políticas Públicas Educacionais. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UFPA).