Capa do livro: EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA:<br> como aprendi, como ensinei

EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA:
como aprendi, como ensinei

Autores: Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim - Dijane Maria Rocha Víctor - Francisco Ari de Andrade - Júlia de Fátima Santos da Silva (Orgs.)

A finalidade dessa coletânea é refletir as práticas docentes utilizadas nesse período em que a humanidade, quase na sua totalidade, foi recolhida para dentro das suas casas por recomendação das autoridades sanitárias, científicas e políticas. Nesta situação, os trabalhadores da educação tiveram que se reinventar a lidar com as novas tecnologias da educação e da informação e garantir aulas remotas, síncronas ou assíncronas, com a convicção de garantir o direito de educação dos nossos (as) discentes.

A comunidade tem em mãos um livro que contempla olhares sistemáticos sobre campos disciplinares que se cruzam no cenário educacional brasileiro. Numa prospecção interdisciplinar, dialogam sem apegos idiossincráticos, apartados de qualquer vaidade nobiliárquica, diversos olhares da pesquisa educacional, partindo do seguinte mote: como aprendi e como ensino em tempos de pandemia da Covid-19.

Impresso
de R$ 88,68 por
R$ 76,68
Digital
de R$ 88,68 por
R$ 62,08

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1766-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-1765-2
DOI: 10.24824/978652511766.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 326
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA:<br> como aprendi, como ensinei
ADRIANA ISABEL RODRIGUES MARCOS
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Arte Educação pela FCE/SP. Pesquisadora em Cultura, Visualidades e Materialidades Artísticas, Literacia e Educação. Professora alfabetizadora da Rede Municipal de Fortaleza.

ADRIANA REGINA DE JESUS
Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul do Estado do Paraná. Líder do grupo de pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente.

ALEKSANDRA NOGUEIRA DE OLIVEIRA FERNANDES
Formada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Atualmente, é professora de Didática do IFRN.

ALINE TERESINHA BASSO
Doutora em Belas-Artes - Desenho pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco; especialista em Artes Visuais - Cultura e Criação pelo SENAC-EAD. Professora efetiva do curso de Design-Moda da UFC desde 2013.

ANA CAROLINE SALES ANDRADE
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Fortaleza. Mestranda em Educação na UFC.

ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR
Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professora Adjunta IV da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró/RN.

ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM
Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Uni7. Pedagoga pela UFC. Professora da Faculdade Cearense (FaC). Analista Pedagógica do SENAC. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE).

ARAGUACY PAIXÃO ALMEIDA FILGUEIRAS
Doutora em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho-PT, Mestra em Economia Rural, Especialista em Engenharia Têxtil e Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Curso de Design-Moda, Vice-Diretora e Coordenadora de Programas Acadêmicos do ICA/UFC.

ARNALDO DIAS FERREIRA
Graduado em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Ateneu, Professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa G-Tercoa. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/ IFCE).

CATIANE RAQUEL SOUSA FERNANDES
Enfermeira, mestre em saúde e comunidade pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e docente da Faculdade IESM (Timon-Maranhão) e do SENAC Piauí.

CHARLES LAMARTINE DE SOUSA FREITAS
Graduado em Pedagogia, Teologia plena e Serviço Social. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma/Itália). Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Filosofia e História da Educação. Diretor Geral da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN), Mossoró/RN.

CLÁUDIA DE CASTRO CORREIA
Bacharel em Estilismo e Moda e Especialista em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Com 11 anos de atuação docente nas áreas de Linguagem Visual e de Modelagem do Vestuário, sendo esta última no âmbito do ensino profissional.

CRISTIANO DE ASSIS SILVA
Graduado em licenciatura em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Educação online, Ensino Híbrido e Educação a distância.

CYNTIA TAVARES MARQUES DE QUEIROZ
Graduada em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UNIFOR. Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho-PT, e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora e Coordenadora do curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará.

DANIELA MONTEIRO DA SILVA
Tradutora e Intérprete de Libras do Instituto Federal do Ceará – Campus Limoeiro do Norte. Graduada em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

DAYANE CALADO SARAIVA
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pela UFC em parceria com a Secretaria Municipal de Sobral. Pós-Graduanda em Ensino Híbrido e Inovações Tecnológicas pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente atua como Bolsista remunerada pelo CNPQ por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e Bolsista Voluntária do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

DIJANE MARIA ROCHA VÍCTOR
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFC-PPGE-FACED/UFC. Professora Assessora do Programa de Formação de Professores da UFC (PAAP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS/CNPq).

DOMINGOS ANTONIO CLEMENTE MARIA SILVIO MORANO
Professor Adjunto IV, Decano de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Anatomia Humana pela UFC, Mestrado em Ciências Morfofuncionais na linha de Ensino pela Universidade Federal do Ceará e atualmente é Doutorando em Ciências Morfofuncionais na linha de Ensino e Metodologias Ativas pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Anatomia Humana com Ensino e Aprendizagem centrada no aluno. Metodologias Ativas e Gamificação.

ELAINE DE FARIAS GIFFONI DE CARVALHO
Mestranda em Educação (PPGE/UFC) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA). Foco de pesquisa em Formação Inicial do pedagogo para o ensino de matemática.

EMANUELLE KELLY RIBEIRO DA SILVA
Graduada em Estilismo e Moda, Mestre em Sociologia e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora e co-tutora do Programa de Educação Tutorial – PETModa do curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). É líder do Grupo de Pesquisas Naïf, cadastrado no diretório de grupos do CNPq.

FRANCISCA CAMILA CIRIACO DA COSTA
Pedagoga da Faculdade Cearense e Pós-Graduanda em Avaliação Educacional pela Faculdade Unyleya.

FRANCISCA R. NOGUEIRA MENDES
Graduada em História (FAFIDAM/UECE). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará/UFC, onde também concluiu o Doutorado. Professora do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, também é tutora do Programa PET Moda UFC.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Professor Associado do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará - GEPHEC.

GILBERTO SANTOS CERQUEIRA
Possui graduação em Farmácia e Licenciatura em Ciências Biológicas, Formação em Farmácia Clínica pela Universidad de Chile. Especialista em Hematologia Clínica (UFC) e Especialista em Análises Clínicas (FIJ), Título de Proficiência em Anatomia Macroscópica Humana pela Sociedade Brasileira de Anatomia - SBA. Mestrado em Farmacologia Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Possui treinamento em Metodologia Ativas: Problem-based learning (PBL) pela University of New Mexico School of Medicine, USA. Possui Aprimoramento em Plastinação pela University of Toledo, Ohio, Estados Unidos. Atualmente vem trabalhando com Formação de professores e aluno em espaços não formais, tecnologia Educacionais, educação em Ciências Morfofuncionais, impressão 3D, tecnologia de educação a distância, ambientes virtuais de aprendizagem e tecnologias digitais.

GISELLE PRISCILA BRANDÃO VIEIRA
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência – PAIP da Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFC), atuando como monitora na disciplina História da Educação e da Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará- GEPHEC.

JAQUELINE DELGADO PASCHOAL
Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Infância, Educação Infantil e Formação de Professores.

JESLANE TAYS SILVA OLIVEIRA DOS REIS
Especialista em Gestão Pedagógica e graduada em Pedagoga pela Faculdade Cearense (FAC). Coordenadora Geral do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ).

JÉSSICA PEREIRA DA SILVA FARIAS
Pedagoga da Faculdade Cearense e Pós-Graduanda em Gestão Escolar na Faculdade das Américas.

JOELMA DAMASCENO DE MATOS
Bacharel em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Design-Moda pela Faculdade Católica do Ceará. Atuando há 17 anos no Magistério Superior em Linguagem Visual. Professora efetiva do curso de Design-Moda da UFC, desde 2013.

JOSY KELLY ABREU BEZERRA MOURA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Ceará. Diretora da Divisão de Orientação e Acompanhamento Discente da Pró- Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará.

JÚLIA DE FÁTIMA SANTOS DA SILVA
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará (GEPHEC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

JULIANA ALVES DE SOUZA
Mestra em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas tecnologias na Universidade Norte do Paraná. Atua como Coordenadora Pedagógica nos Anos Iniciais pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina. Membro do Projeto de Pesquisa Currículo, Formação e Trabalho Docente Universidade Estadual de Londrina.

KARYTIA NAYARA GONÇALVES DA SILVEIRA
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência – PID da Pró Reitora de Graduação (PROGRA/UFC), atuando como monitora na disciplina História da Educação e da Pedagogia. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica – PIBIC pela UFC-FUNCAP, de agosto de 2020 a maio de 2021. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará- GEPHEC.

KELMA DE FREITAS FELIPE
Assistente Social do Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

LARA RONISE DE NEGREIROS PINTO SCIPIÃO
Mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFC-PPGE-FACED/UFC. Professora- formadora dos anos iniciais da rede municipal de Fortaleza.

LAYANE RODRIGUES DOS SANTOS
Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestranda em Linguística. Especialista em Docência do Ensino Superior. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMa).

LUIZ TORRES RAPOSO NETO
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialização em Fisiologia e Biomecânica dos movimentos (FIC); Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Doutorando em Ciências Morfofuncionais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de Ensino. Avaliador “Ad hoc” do INEP/MEC e professor do Instituto Federal do Ceará - Campus Tianguá.

LUZIA MÁRJORIE FERREIRA DA SILVA
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC e PID da UFC, desenvolvendo pesquisa sobre História e Memória da Educação. Atualmente é bolsista CAPES e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará - GEPHEC da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

MAGNÓLIA MARIA OLIVEIRA COSTA
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-(POSEDUC/UERN). Especialista em Educação de Jovens e Adultos – EJA (UERN). Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA). Professora da Rede Estadual de Mossoró/RN.

MARIA DO SOCORRO DE ARAÚJO MIRANDA
Professora Assistente no Curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC). Bacharel e Licenciada em Economia Doméstica pela UFC, Especialista e Mestre em Design e Marketing do Vestuário pela Universidade do Minho – Portugal.

MARIA EUZIMAR NUNES RODRIGUES
Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Professora da Faculdade PLUS. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

MARIA GORETE PINHEIRO DANTAS DE OLIVEIRA
Mestre em Ciências da Educação na linha de pesquisa em Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira (UMA), Portugal. Especialista em Planejamento e Avaliação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Araraquara (UNIARA) em São Paulo. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Servidora Pública Municipal na Secretaria de Educação da Prefeitura de Fortaleza- CE, no exercício da função de Orientadora Educacional da Educação Básica.

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Doutora em Educação (Conceito CAPES 5) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora e orientadora nos programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFC) e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

MARIO MOLARI
Mestre em Educação e Doutor pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) na área de concentração em desempenho humano e atividade física. Professor na escola rural Enes Barbosa na cidade Tamarana.

MARTA REGINA FURLAN DE OLIVEIRA
Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC).

MARTA SILENE FERREIRA BARROS
Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Pesquisa: FOCO - Formação, Práxis e Emancipação na Educação Escolar: Implicações da Teoria Histórico Cultural.

MYLTON FRANKLYN DA SILVA REIS
Graduando no Curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Mossoró/RN.

PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, atuando no curso de História, no Mestrado Profissional em Formação de Professores e no Mestrado de Serviço Social. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História prática pedagógica e Formação de Professor. É Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indigena Neabí – UEPB.

REJANE LUZIA OLIVEIRA DE SOUZA
Especialista em Gestão Pedagógica pela Faculdade Cearense (FAC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Diretora Pedagógica da Escola Luís de França.

ROBERTA LÚCIA SANTOS DE OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da educação básica de Maracanaú, lotada na Secretaria de Educação, exercendo a função de Chefe do Setor de Estatística.

ROSILENE DA COSTA BEZERRA RAMOS
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Educação pela UERN. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atua na rede pública e privada dos municípios de Mossoró e Baraúna/RN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPEMABI da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SIDNEY GUERRA REGINALDO
Professor da Faculdade de Direito na Universidade Federal do Ceará do Departamento de Direito Privado e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza; Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará; Mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza; Pós-Graduação em Docência pela Universidade de Fortaleza; Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Ceará; Bacharelado em Filosofia; Bacharelado em Teologia e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará.

STENIO DE BRITO FERNANDES
Graduado em Geografia, Especialista e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, é professor permanente, nível IV, da Secretaria da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

WALQUIRIA BATISTA DE ANDRADE
Doutoranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Exercício Físico na Promoção da Saúde pela Universidade Norte do Paraná. Especialista em Educação Física na Educação Básica pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Educação Básica do Município de Cambé-PR.