Capa do livro: COTIDIANO ESCOLAR: <br>os diferentes saberes nas práticas pedagógicas<br><br> Coleção Cotidiano Escolar - Volume 2

COTIDIANO ESCOLAR:
os diferentes saberes nas práticas pedagógicas

Coleção Cotidiano Escolar - Volume 2

Autores: Jussara Cassiano Nascimento (Org.)

Este livro nos convida a viajar por espaços diversos do cotidiano escolar nas visões específicas de cada professor, dentro das especificidades das distintas áreas do saber, sobre o melhor fazer pedagógico que propicie ao nosso estudante ser o protagonista de todo o processo educativo. Aqui temos a oportunidade da ampliação do diálogo dos diversos campos do saber e, portanto, do estabelecimento da interdisciplinaridade e, em especial, da troca de experiências pessoais e interpessoais, da potencialização coletiva dos afetos, das reflexões sobre caminhos sempre carecidos de serem repensados e constantemente transformados. A viagem a que nos referimos, através deste livro, por espaços do cotidiano escolar se dá por meio de narrativas de professores sobre experiências vividas junto a seus estudantes, experiências que precisam ser compartilhadas para além das salas de aula, para além das escolas. Esse compartilhamento deve ser visto como ponto de partida de uma longa caminhada em direção à educação que valoriza o nosso estudante e, para tanto, que propicia seu encantamento pela escola, pelos estudos, pelo seu crescimento como ser mais criativo, mais autônomo e mais humano. 

Impresso
de R$ 76,80 por
R$ 66,00
Digital
de R$ 76,80 por
R$ 53,76

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1800-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-1796-6
DOI: 10.24824/978652511800.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

COTIDIANO ESCOLAR: <br>os diferentes saberes nas práticas pedagógicas<br><br> Coleção Cotidiano Escolar - Volume 2
ANA CLAUDIA ALMADO PI
Natural do Rio de Janeiro. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Letras. Professora do Ensino Básico Técnico Tecnológico (EBTT). Atua como docente dos Anos Iniciais no Colégio Brigadeiro Newton Braga desde 2005. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes do CBNB.

ANDRÉ GOMES DA CONCEIÇÃO
Nascido na cidade do Rio de Janeiro. Mestre e doutorando pelo programa Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Ministério da Defesa, lotado no Colégio Brigadeiro Newton Braga, onde é Coordenador de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e membro dos grupos Estudos Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD) e Formação Continuada de Professores. Professor I da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, lotado na Escola Municipal Dr. Cocio Barcellos.

ANTONIO FÁBIO MALCHER FIGUEIREDO
Natural da cidade de Belém no estado do Pará. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, Pós-Graduado em Instrumentação para o ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Militar da Marinha do Brasil designado, para o Comando da FAB, atuando como Professor de Matemática no Ensino Fundamental do Colégio Tenente Rêgo Barros – CTRB e na preparação dos alunos do 4º e 5º anos para a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Nível A.

BIANCA DE FATIMA FONSECA JARDIM PANTOJA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Pós-graduada em Administração Escolar – UFRJ, Esp. em Docência na Educação Infantil – UFRJ, Esp. em Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Universidade da Amazônia – UNAMA, Esp. em Psicopedagogia Institucional e em Educação Especial pela Faculdade de Vitória, está cursando Neuropsicopedagogia pela Unileya, Mestranda em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará – UFPA atualmente é Oficial da Força Aérea Brasileira onde atuou professora regente dos Anos iniciais do Fundamental I, foi professora mediadora de uma aluno com TEA; Orientadora Pedagógica/SOED I e Pedagoga Chefe da STPA do Colégio Tenente Rêgo Barros – CTRB.

DANIELA FERREIRA DE JESUS
Natural da Cidade de Belém. Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário do Pará – CESUPA. Pedagoga formada pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Cursando Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Unyleya, Cursando Pós-Graduação em Metodologias Ativas de Aprendizagem pela Faculdade Unyleya. Atua na área de ensino desde 2002, experiência na docência na Educação Básica de 13 anos, experiência na Coordenação Pedagógica de 6 anos, Educador Inovador Microsoft. Atualmente sou Militar da Ativa da Força Aérea Brasileira, atuando como chefe da Subdivisão de Orientação e Acompanhamento Pedagógico – SOAP, na Divisão de Ensino, do Colégio Tenente Rêgo Barros.

ELAINE CRISTINA FERREIRA DE SANTANA ASSIS
Natural da Cidade do Rio de Janeiro. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Matenense dos Vales Gerais (INTERVALE). Especialista em Psicomotricidade pela Faculdade Matenense dos Vales Gerais (INTERVALE). Pedagoga formada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atualmente é Pedagoga na Força Aérea Brasileira (FAB). Atuando como professora dos Anos Iniciais, no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Membro do Núcleo de Formação do CBNB e do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e saberes docentes (GEPSAD), do Colégio Brigadeiro Newton Braga.

ELAINE REGINA MAURÍCIO CARREIRA
Natural da cidade do Rio de Janeiro, especialista em Administração e Planejamento da Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuação como Analista Educacional na TV Escola/Salto para o Futuro, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. Atualmente leciona nos Anos Iniciais do Colégio Brigadeiro Newton Braga e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes do CBNB.

ELISÂNGELA DE SOUZA NOGUEIRA DA COSTA
Natural da Cidade de Nova Iguaçu – RJ. Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (UNIG), com especialização em Orientação Educacional. Atuou como docente nos Anos Iniciais, como Orientadora Educacional no Ensino Fundamental II e atualmente Chefe da Subdivisão de Orientação e Acompanhamento Pedagógico, no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes do CBNB.

FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA
Natural da Cidade do Rio de Janeiro. Doutora em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília. Pós-Graduação em Computação Gráfica pela PUC/Rio. Arquiteta e Urbanista formada pela FAU/UFRJ. Atualmente desenvolve projetos de extensão em educação urbana nos Anos Iniciais, no Colégio Brigadeiro Newton Braga e CIEP 175 José Lins do Rego, na Cidade do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa LabEspaço (Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço), na Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Grupo de Pesquisa Semearte no Colégio Brigadeiro Newton Braga.

FABIO REITH WERNECK
Natural de Petrópolis, RJ, formado pela Academia da Força Aérea além dos cursos de carreira possui o curso de padronização de instrutores e o curso de gerenciamento de ensino, ambos ministrados pela Universidade da Força Aérea. Atualmente é Pós-graduando em Matemática pela UCAMPROMINAS e exerce a função de Chefe da divisão de ensino do Colégio Brigadeiro Newton Braga, coordenando as atividades de planejamento e avaliação pedagógica.

FABÍOLA BRITO FERREIRA
Natural de Belém do Pará, Graduada em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Ceará, tendo12 anos de experiência na área de educação. Pós-Graduada em Gestão Educacional e Docência no Ensino Básico e Superior pela Faculdade da Amazônia (FAAM) Pará, Acadêmica do 8º semestre do curso de Direito e Professora de Geografia no Ensino Fundamental do Colégio Tenente Rêgo Barros – CTRB.

FELIPE NOVAES CANTÃO
Natural da cidade de Belém do Pará. Mestre em Artes pela UFPA. Especialista em Ensino da Música pelo IECG. Licenciado em Música pela UEPA. Técnico em Piano pela Emufpa. Atualmente é professor de Música do Colégio Tenente Rêgo Barros e membro do grupo de pesquisas Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços, da UERGS. Em 2020, obteve as certificações Apple Teacher, Microsoft Innovative Educator Master Trainer e Microsoft Educator Innovative Expert, por suas contribuições para uma educação inovadora e transformadora, tendo capacitado mais de 500 educadores no Brasil para o uso de novas tecnologias.

GISELLE CHRISTINA SILVA FIGUEIRÊDO PINTO
Natural do Rio de Janeiro. Militar da FAB. Pedagoga formada pelo Centro Universitário Plinio Leite. Especialização em Pedagogia Empresarial pela UCM. Especialização em Psicopedagogia pelo CUPL. Especialização em Neurociência Aplicada e Aprendizagem pelo IPUB/UFRJ. Possui vários cursos de formação complementar todos pela Fundação Municipal de Educação de Niterói. Atua no magistério desde 2000, entre instituições públicas e privadas. Atualmente é professora do 1º ano do EF e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e saberes docentes (GEPSAD) do Colégio Brigadeiro Newton Braga.

JOELMA CARVALHO DA CONCEIÇÃO MOLINARO
Natural do Rio de Janeiro. MBA em Educação Corporativa – Especialista no Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações pela Universidade Veiga de Almeida. Especialista em Gestão de Projetos pelo PMI – Project Management Institute. Pedagoga pela Universidade Estácio de Sá. Magistério nos Anos Iniciais no Instituto Padre Leonardo Carrescia. Trabalhou por mais de 10 anos na gestão de Obras Sociais e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e na Educação, como diretora de uma escola Montessoriana, como supervisora de Creches comunitárias pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, como professora dos Anos Iniciais durante 8 anos e como orientadora Pedagógica do Projeto Tirando Dúvidas e Sanando Dívidas para alunos com dificuldades na aprendizagem e baixa autoestima do Colégio Brigadeiro Newton Braga.

JOSÉ CARLOS PISTILLI
Natural da cidade do Rio de Janeiro, Doutor em Planejamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Engenheiro pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação pela UNESA, Especialista em Didática do Ensino Superior pela SOMLEY/RJ, Especialista em Administração de Marketing pela SOMLEY/RJ, professor de Ciências e Matemática pela FEUC/RJ. Atualmente, sou regente de turmas do Ensino Fundamental e do Ensino médio, e coordeno Projetos Multidisciplinares, no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB).

JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO
Natural da Cidade do Rio de Janeiro. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis; Mestre em Educação pela UNIRIO; Psicopedagoga e Supervisora Escolar. Especialista em Educação Infantil PUC/RJ. Pedagoga formada pela UERJ. Atua na rede pública de ensino desde 1977. Atualmente é Assessora Pedagógica na Divisão de Ensino, Coordenadora do Núcleo de Formação do CBNB e do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e saberes docentes (GEPSAD), no Colégio Brigadeiro Newton Braga.

KARINE SILVA NASCIMENTO AZEVEDO
Mestranda em Educação pela Faculdade Lusófona de Portugal; Pedagoga, pela UFM. Especialista em Educação do Campo pela UEM. Especialista em Psicologia da Educação pela UEM. Atua na área de Educação desde o ano de 2005, como Professora. Designer Educacional na Universidade Estadual do Maranhão e Núcleo de Tecnologia Para Educação UEMA-Net (2013 a 2015) e na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco- UNDB. Atualmente é Militar da Força Aérea Brasileira, Coordenadora Pedagógica Anos Iniciais, Chefe da Biblioteca e Reprografia e professora do Ensino Fundamental nos anos iniciais na Escola Caminho das Estrelas.

KÉSIA COSENDEY SINDRA MESCOLIN DOS SANTOS
Natural do Rio de Janeiro. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na Linha de Pesquisa “Ética, Inclusão e Interculturalidade”. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Educação Especial Inclusiva e em Psicologia Organizacional pela UCAM. Especialista em Gestão Estratégica de Investimentos da Educação Básica pela ENSP/Fiocruz. Tem experiência em docência e supervisão pedagógica. Atualmente é Pedagoga na Força Aérea Brasileira (FAB) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD), no Colégio Brigadeiro Newton Braga.

LUCIANA BENEVIDES MÜLLER SABA
Doutoranda pela Universidad Columbia del Paraguay, Mestra em Educação pela Universidade Americana de Assunção (UA) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá e especialização em Administração e Supervisão escolar, Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atualmente trabalha no Colégio Brigadeiro Newton Braga no setor de Avaliação Institucional (AI). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Informática Educacional, Avaliação, Práticas Educativas e Transtornos de Aprendizagem, se dedicando atualmente aos estudos sobre ensino híbrido.

MARCELO MARQUES DE ARAÚJO
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2001), Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2004). É doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/UEA/UFPA). Foi coordenador do Curso de Pedagogia de Marabá de 2006 a 2008 e Diretor da Faculdade de Educação do Campus Universitário de Marabá de 2008 a 2010. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA).

MARIA DO AMPARO TORRES PINHEIRO
Natural de São Luís-Maranhão, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Cândido Mendes. Pós-graduada em Letramento e Alfabetização pela Uniasselvi. Coordenadora dos Anos Iniciais no período de 2018 a 2020. Servidora Pública Federal. Professora da Carreira EBTT. Atualmente exerce a função de professora dos Anos Iniciais na Escola Caminho das Estrelas, no Maranhão.

MARIA JULIA NUNES
Nascida na cidade de São Vicente Ferrer – MA. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Portugal. Especialista em Gestão Educacional-Faculdade Integrada Potencial – SP e Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes-RJ. Graduação: Licenciatura Plena em Pedagogia – Universidade Estadual do Maranhão. Diretora de Ensino da Escola Caminho das Estrelas 2017-2018. Coordenadora Pedagógica da Escola Caminho das Estrelas nos anos 2013-2016 e 2007-2009. Servidor Público, Professora da Carreira EBTT, atualmente docente na Escola Caminho das Estrelas, atuando no Ensino Fundamental Anos Iniciais.

MIGUEL FERNANDES GOMES
Nascido na cidade do Rio de Janeiro, graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduando em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Realizou estágio de prática docente no Colégio Brigadeiro Newton Braga em 2017. Tem experiência com Pré-Vestibular Social. Foi membro do Laboratório de Cartografia Geocart/UFRJ e do Grupo de Estudos Espaço e População GEPOP/UFRJ. Foi bolsista na UFRJ onde trabalhou com as disciplinas Cartografia Temática; Geografia da População; e Geografia Política. Participou dos seguintes projetos de pesquisa na UFRJ: 1) Identificação de áreas suscetíveis à expansão urbana na área de gênese do município de Petrópolis/RJ; 2) Análise espaço-temporal dos topônimos da mesorregião do Norte Fluminense/RJ; e 3) Estudo toponímico e histórico-cartográfico com o auxílio de banco de dados de nomes geográficos.

MÔNICA VILLAS BÔAS
Natural da Cidade do Rio de Janeiro. Especialista em Administração Pública pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas e Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro. Aprimoramento em Psicomotricidade pela Faculdade Estácio de Sá. Aprimoramento em Didática do Ensino Superior pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade do Rio de Janeiro. Professora e Coordenadora de Educação Física da rede municipal de ensino até 1992. Por 34 anos, professora do Colégio Brigadeiro Newton Braga, com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

POTILIA DO SOCORRO ROSÁRIO DE SARGES
Nascida em Ananindeua no estado do Pará, Brasileira, casada, 44 anos Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú, Especialista em Docência da Educação Infantil pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Especialista em Gestão e Responsabilidade Social pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atuei como professora regente durante oito anos no ano de 2001 a 2008, Coordenadora no ano de 2008, Vice-diretora no ano de 2009 na Escola de Ensino Fundamental Santa Rita. No ano de 2009 a 2018 atuei como gestora na EMEI Creche Menino Deus. Atualmente sou Militar da Ativa da Força Aérea Brasileira do Quadro de Convocados com ingresso no ano de 2019, atuando como professora de Ciências do Ensino Fundamental do Colégio Tenente Rêgo Barros – CTRB – Belém-PA.

ROUSIANE DAMASCENO EVANGELISTA
Nascida na cidade de São Luís – MA. Especialista em Gestão Educacional Integradora, Graduada em Normal Superior habilitação em Educação Infantil e Licenciatura plena em Pedagogia; Exerceu as funções de Diretora de Ensino da ECE, biênio 2013-2014 e de Diretora Interina em 2019; e Coordenadora Pedagógica, biênios 2011-2012 e 2017-2018; atualmente atua como docente na Educação Básica, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Caminho das Estrelas – ECE, em Alcântara-MA.

SARA CRISTINA SANTOS PINHEIRO OLIVEIRA
Natural de São Gonçalo/ RJ. Psicopedagoga pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Pedagoga formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com curso de extensão Ensino Religioso – preparação para o magistério, pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano e Social. Atuou como professora dos Anos Finais e Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro na cidade de São Gonçalo, no Instituto de Educação Clélia Nanci e no Colégio Estadual Armando Gonçalves. Compõe o quadro efetivo de docentes do Colégio Brigadeiro Newton Braga, atuando nos Anos Iniciais, fazendo parte do Grupo de Pesquisa Práticas e saberes docentes.

SUZANA DO NASCIMENTO SANTOS
Natural da Cidade do Rio de Janeiro. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pela PROPGPEC do Colégio Pedro II. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela UCAM e em Planejamento, Educação e Gestão da EAD pela UFF. Graduada e licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ. Professora EBTT de Língua Inglesa no Colégio Brigadeiro Newton Braga e professora PI de Língua Inglesa na Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro – Escola Municipal Francis Hime.

VALDILENE DE JESUS OLIVEIRA SANTOS
Natural da cidade de São Luís-MA. Mestranda do Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Pedagoga formada pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência em Educação a Distância pela Uemanet (Núcleo da Universidade Estadual do Maranhão) e na Universidade Federal no Maranhão. Experiência como Pesquisadora (ONU). Membro do Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TED) da Universidade Federal do Maranhão. Desde, 2010 é Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) na Escola Caminho das Estrelas.