Capa do livro: INSTITUIÇÕES ESCOLARES:<br> memórias e narrativas <br><br>Coleção Instituições Escolares - Volume 2

INSTITUIÇÕES ESCOLARES:
memórias e narrativas

Coleção Instituições Escolares - Volume 2

Autores: Jussara Cassiano Nascimento - Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho (Orgs.)

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Sinopse

O livro “Instituições escolares: memórias e narrativas”, no seu segundo volume, emerge como uma experiência rara: abarcar numa coletânea objetos de pesquisa que estão situados em tempos históricos distintos e manter o foco no fio condutor que é a compreensão das experiências do outro e de si, cujos testemunhos se fazem presentes nos diferentes capítulos. As experiências do outro preenchem de maneira consistente as memórias que não foram vividas por autoras/es, mas que se tornaram uma narrativa de leitura obrigatória pela qualidade da “operação historiográfica” construída (CERTEAU, 2006, p. 65). Por outra via, as memórias e narrativas autobiográficas se fazem presentes no momento em que autoras/es mergulharam em arquivos das suas instituições de atuação num exercício de busca da sua própria história e, para além, num processo no qual “[...] passaram a procurar não apenas rastros das ações e ideias de seus personagens, mas também a forma pela qual eles constituíram a si mesmos [...]” como num jogo de espelhos, pois ver o outro é um tanto de perspectiva que se revela na possibilidade de enxergar-se (GOMES; SCHMIDT, 2009, p. 11).

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1806-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-1803-1
DOI: 10.24824/978652511806.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

INSTITUIÇÕES ESCOLARES:<br> memórias e narrativas <br><br>Coleção Instituições Escolares - Volume 2

Autores

ADILMA PORTELA DA FONSECA TORRES
Natural de Jordania, Minas Gerais. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarulhos. Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação em Contextos Amazônicos – EDUCA/UEA.

ADRIANO FERNANDES DA SILVA JUNIOR
Natural da cidade de São João de Meriti/RJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), na linha Instituições, Práticas Educativas e História, sob orientação da Professora Doutora Lia Faria – coordenadora do Laboratório de Educação e República (LER), do qual é membro. Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (SME/PMDC).

ANDRÉ GOMES DA CONCEIÇÃO
Doutorando e mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalha no magistério desde 1994. Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Ministério da Defesa e coordenador de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Colégio Brigadeiro Newton Braga e; Professor I da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, lotado na Escola Municipal Dr. Cocio Barcellos. Membro do grupo de pesquisa Práticas e saberes docentes e do grupo Formação continuada de professores.

AUREA MARIA BEZERRA MACHADO
Natural da Cidade de Pedreiras, Maranhão. Doutoranda em Educação pela UERJ, Mestre em Letras e Ciências humanas (UNIGRANRIO), possui pós-graduação “Lato Sensu” em Língua portuguesa (FEUDUC) e licenciatura em Língua portuguesa e Literatura brasileira (UERJ). Atualmente é Professora de Língua portuguesa e Literatura brasileira no Colégio Estadual Santo Antônio, Duque de Caxias – RJ e na Escola Municipal Célia Rabelo, em Xerém, 4º Distrito de Duque de Caxias. É membro do Grupo de Pesquisa LER (Laboratório de Educação e República), na UERJ.

CAREN VICTORINO REGIS
Natural do Rio de Janeiro. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Membro do Laboratório Educação e República – LER/UERJ. Pedagoga da UERJ.

CILENE DE MIRANDA PONTES
Natural de Manaus-AM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro PROPED/UERJ. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Amazonas – UA. Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Membro do Laboratório Educação e República – LER/UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação em Contextos Amazônicos- EDUCA/UEA. Linha de Pesquisa: Formação de Professores, pluralidade Cultural e Práticas Pedagógicas na UEA/CEST.

ELIZABETH OROFINO LUCIO
Natural da cidade do RJ-RJ. Formada em Letras, Hab.: Port/Lit pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Especialista em Informática Aplicada a Educação (UCB-2003), Gramática Gerativa e Cognição (UFRJ-2003), Mestrado (UFRJ-2010) e Doutorado (UFRJ-2016) em Educação na linha Currículo, Linguagens e Formação de Professores pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2014, realizou como bolsista da Capes/PSDE, estudos de Doutorado Sanduíche no Exterior no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, atua no Instituto de Educação Matemática e Científica na Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, na cadeira de Teoria e Prática da Alfabetização (Edital n 277, de 18 de agosto de 2016, Diário oficial da união 25 de janeiro de 2017) e docente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior PPGCIMES.

FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA
Natural da Cidade do Rio de Janeiro. Doutora em Urbanismo pelo Programa de Pos-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília. Tem curso de Extensão em Computação Gráfica pela PUC/Rio. Arquiteta e Urbanista formada pela FAU/UFRJ. Membro do Grupo de Pesquisa LabEspaço (Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço), na Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Grupo de Pesquisa Semearte e do Grupo de Estudos Práticas e Saberes Docentes, ambos no Colégio Brigadeiro Newton Braga.

FABIO FUJIYAMA DA FONTOURA
Natural da cidade de Belém – PA. Formado em Pedagogia, com especialização em Anos Iniciais e MBA em Gestão de Escolas Públicas. Atuação docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e turmas de Alfabetização na Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI. Atualmente é professor da Educação Básica na Escola Bicho da Seda, no Município de Santa Bárbara do Pará e na Escola Irmã Marlene Fonseca, no Município de Santa Izabel do Pará. É Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Sertão das Águas: Alfabetização, Leitura, Escrita, Literatura, Cibercultura, Formação e Trabalho Docente – GEPASEA, do Laboratório Sertão da Águas – LASEA, da Universidade Federal do Pará – UFPA. Desenvolve pesquisas em alfabetização, leitura, escrita, manuais escolares, literatura infantil e juvenil, políticas de formação inicial e continuada de professores, política pública e cibercultura.

HELAINE CRISTINE SILVA DAVID
Natural do Rio de Janeiro. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Membro do Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade – LIES/UFRJ. Membro do Projeto de Reconstrução do Acervo de Currículo dos Cursos de Graduação da UERJ. Bolsista CNPq.

HELOISA HELENA MEIRELLES DOS SANTOS
Nascida na cidade do Rio de Janeiro. Pós-doutora em Educação, Doutora e Mestre em Educação, Graduada em História e Licenciada em Pedagogia (UERJ). Criou o Centro de Memória Institucional do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Atualmente é Pesquisadora da linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História, na área de Memória e Cultura.

JEFTE PINHEIRO JR.
Jefte Pinheiro Jr. é pesquisador das áreas de currículo e avaliação, além de professor de história do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB). É um dos fundadores do Instituto Caminhantes (ICA) e coordenador pedagógico do Pré-Vestibular Comunitário Marielle Franco. Natural do Rio de Janeiro, graduou-se em História na Universidade Federal Fluminense (UFF), possuindo mestrado em História também na UFF e doutorado em Educação na mesma Universidade. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

JOSÉ CARLOS PISTILLI
Natural da cidade do Rio de Janeiro, Doutor em Planejamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Engenheiro pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação pela UNESA, Especialista em Didática do Ensino Superior pela SOMLEY/RJ, Especialista em Administração de Marketing pela SOMLEY/RJ, professor de Ciências e Matemática pela FEUC/RJ. Atualmente, sou regente de turmas do Ensino Fundamental e do Ensino médio, e coordeno Projetos Multidisciplinares, no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB). Coordeno o projeto SEMEARTE, parte do Programa de Extensão UFRJ/CBNB que envolve: Projeto Guarani, trabalho que aborda questões do Meio Ambiente, fazendo uso das linguagens tecnológicas e musico-teatral; Programa Educação para o Trânsito nas Escolas, em parceria com DETRAN/RJ; Projeto Astronomia CBNB, com parceria institucional entre o Museu de Astronomia/RJ (MAST) e o Colégio Brigadeiro Newton Braga, tendo como meta a construção do Planetário CBNB.

JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO
Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Psicopedagoga e Supervisora Escolar. Especialista em Educação Infantil e Docência no Ensino superior pela PUC/RJ. Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua na rede pública de ensino desde 1977. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LER, na UERJ e do GRUFOP na Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente é Assessora Pedagógica na Divisão de Ensino e Coordenadora do Núcleo de Formação do CBNB e do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e saberes docentes (GEPSAD), do Colégio Brigadeiro Newton Braga.

LIA CIOMAR MACEDO DE FARIA
Professora Titular da Faculdade de Educação da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação PROPED/UERJ. Mestre e doutora em Educação com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa e em Ciência Política pelo IUPERJ. Graduada em História e Jornalismo. Procientista (UERJ/FAPERJ). Coordena o Laboratório Educação e República (LER). Atua na área de educação, com ênfase em história da educação, gestão dos sistemas educacionais e memória fluminense. É autora dos livros Chaguismo e Brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense; Ideologia e Utopia nos anos 60: um olhar feminino e CIEP: a utopia possível, dentre outros.

MARCIO MARTINS COSTA BRIGEIRO
Carioca e pai do Bento. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Bacharel e professor licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como docente no Ensino Fundamental (Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro) e Médio (Estado do Rio de Janeiro) e no Ensino Superior a Distância, como mediador presencial do Curso de Pedagogia da UNIRIO/Consórcio CEDERJ. Desde 2005 está professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), do Ministério da Defesa, lotado no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB/FAB), onde atua na docência do Ensino Básico e na Assessoria Pedagógica da Divisão de Ensino.

MARIA ANGÉLICA DA GAMA CABRAL COUTINHO
Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), dedicando-se aos cursos de História e Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pelo ProPEd/UERJ, e graduação em História/UERJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneas e Demandas Populares e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional – ProfHistória ambos da UFRRJ e, atualmente como coordenadora. Vice-Coordenadora do Laboratório de História da Educação Latino-Americana (LHELA).

MAURO FERNANDES
Doutorando em História da Educação pelo ProPed – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis­ UCP­ Especialização em Gênero e Sexualidade IMS/UERJ. Pós-graduação em Gênero e Diversidade pela UERJ. Pós­graduando MBA em Gestão Educacional­UFF/SESI. Licenciatura Plena em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995\1992). Graduado em Pedagogia­CEDERJ. Certificado de Professor Estrela 2012 pela SEEDUC – Regional Centro Sul. Superintendente Estadual de Educação. Diretor do CIEP 155 Mª Joaquina de Oliveira, desde 2015. Coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa da ONG Ceap. CENSO­IBGE. Professor nas disciplinas de Sociologia e Filosofia.

PRISCILA DE ARAUJO GARCEZ
Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) na Linha Instituições, Práticas Educativas e História. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Pedagógica e em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Bacharel e licenciada em Pedagogia pela UERJ. Possui experiência em docência na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro) e em curso de Formação de Professores (nível médio na modalidade Normal/Proinfantil). Atuou em equipe de gestão escolar, na Prefeitura de Niterói (coordenação pedagógica) e no Colégio de Aplicação da UFRJ como orientadora educacional. Possui experiência no Ensino Superior a Distância, como mediadora presencial do curso de Pedagogia da UERJ/Consórcio CEDERJ. Atualmente, é pedagoga do Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UERJ.

ROSEMARIA JOSEFA VIEIRA DA SILVA
Pedagoga, doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) na Linha Instituições, Práticas Educativas e História. Atua como mediadora a distância do curso de Pedagogia da UERJ/Consórcio CEDERJ e professora de Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

WASHINGTON DENER DOS SANTOS CUNHA
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo – USP – 2005. Diretor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – EDU/UERJ. Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – DCSE/EDU/UERJ. Foi Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – DCSE/EDU/UERJ (2016-2020). Pesquisador Colaborador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UERJ). Pesquisador Associado do Laboratório de Pesquisa e Pratica de Ensino (LPPE-IFCH-UERJ). Pesquisador do Diretório de Grupo de Pesquisa Intelectuais e Poder no Mundo Ibero-Americano.