Capa do livro: LETRAMENTOS NA ESCOLA:<br> diálogos entre a teoria e a prática

LETRAMENTOS NA ESCOLA:
diálogos entre a teoria e a prática

Autores: Larissa Naiara Souza de Almeida - Ana Maria Furtado Néo - Elaine Vieira de Almeida (Orgs.)

Este livro apresenta com clareza a compreensão de seus autores e autoras acerca da pluridimensionalidade do processo e do conceito de letramento, ainda que a discussão seja focada na escola, como sugere o título: Letramentos na escola: diálogos entre a teoria e a prática. Isso se justifica, provavelmente, porque é para a escola que converge a maior parte das expectativas sociais em relação ao desenvolvimento de habilidades que possibilitem uma adequada e eficiente maneira de lidar com as atividades de leitura e escrita, nas mais diversas situações de comunicação. Posto isso, são discutidos na obra práticas de alfabetização e letramento, relação entre o letramento e a saúde, letramento literário, multiletramentos, dificuldades de aprendizagem, leitura e escrita na Educação Infantil, letramento digital, oralidade no processo de alfabetização e letramento e ensino da leitura e da escrita no contexto do ensino remoto.

Prof. Dr. Messias Dieb – UFC.
(Prefaciador)

Impresso
de R$ 62,40 por
R$ 54,00
Digital
de R$ 62,40 por
R$ 43,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1707-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-1706-5
DOI: 10.24824/978652511707.2
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

LETRAMENTOS NA ESCOLA:<br> diálogos entre a teoria e a prática
ADRIANA LEITE LIMAVERDE GOMES
Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Pesquisadora nas áreas de alfabetização, deficiência intelectual, educação especial e inclusiva.

ALANA CRISTINA MACIEL MATOS
Formada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Plus. Especialista em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional pela Faculdade do Vale do Jaguaribe. É professora efetiva da Prefeitura Municipal de Caucaia.

ALESSANDRA GONDIM RIBEIRO
Mestra em Educação pelo PPG/UFC, na linha Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança, eixo Educação Infantil: práticas pedagógicas e formação de professores. Graduada em Pedagogia (UFC). Coordenadora dos anos iniciais do ensino fundamental na rede privada.

ANA MARIA FURTADO NÉO
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Letras pela mesma instituição. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Estado do Ceará. Autora de Literatura Infantil e Juvenil. É membro do laboratório de estudos da escrita (GRAFÍ/UFC).

AURILENE OLIVEIRA FURTADO
Possui Graduação em Pedagogia pela UECE (1996); Pós-Graduação Lato Sensu: em Gestão Educacional, pela USM-RS (2011); em Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos, pela UnB (2003); em Língua Portuguesa, pela UECE (1999). É Professora da Educação Básica/Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza (desde 2001).

CARMOSINA SIBÉLIA SILVA ALENCAR
Professora da Rede Municipal de Fortaleza. Mestranda em Linguística Aplicada (PosLA) pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e integrante do Grupo de Pesquisa Literatura: estudo, ensino e (re)leitura do mundo (GPLEER).

DANIELE DE SOUSA LIMA
Pós-graduanda em Alfabetização de Crianças e Multiletramentos pela PROPGPq/UECE. Graduada em Pedagogia (UFC). Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede privada.

ELAINE VIEIRA DE ALMEIDA
Possui graduação em Pedagogia, mestrado e atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), compõe a Célula de Formação de Professores (CEFOP). É membro integrante do Laboratório de Estudos da Escrita (GRAFÍ-UFC).

FRANCISCA GENY LUSTOSA
Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-FACED/UFC). Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe). É Coordenadora do Grupo A pesquisadora conta com recursos da Fundação Cearense de Pesquisa – FUNCAP – Edital: 03/2019 – Auxílio para Despesas Excepcionais de Pequeno Valor (DEP-0164-00190.01.00/19 SPU Nº: 1910584883).

JEANE PEREIRA DANTAS
Possui Graduação em Pedagogia pela UECE (1993); Pós-Graduação Lato Sensu: em Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos, pela UnB (2003); em MBA Educação Empreendedora, pela UFF (2011) e Mestranda em Educação PPGE/UECE. É Supervisora Escolar da Educação Básica/Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza (desde 1995).

JULIANA SILVA SANTANA
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC) – Bolsista CAPES. Membro-colaboradora do Grupo Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores (www.proinclusao.ufc.br) e do Grupo de pesquisas e estudos em educação, movimentos sociais, políticas públicas e diversidade (GPEEMPODERAR – UEVA).

KAMILA CARNEIRO ALVES
Graduada em Pedagogia pela Universidade estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação do município de Fortaleza. Mestranda em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

LARISSA NAIARA SOUZA DE ALMEIDA
É doutoranda e tem mestrado pela linha de pesquisa, linguagens e práticas educativas (LIPED), no eixo, estudos da linguagem: oralidade, leitura e escrita, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. É formada em Pedagogia também pela UFC. É membro do laboratório de estudos da escrita (GRAFÍ/UFC).

LIA RAQUEL PINTO FERNANDES IBIAPINA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, especialista em Alfabetização e Linguística pela Universidade do Vale do Acaraú- UVA e em alfabetização e letramento pela Faculdade Plus; Professora da rede municipal de Fortaleza em turmas de 1º ano dos anos iniciais.

LILIANNE MOREIRA DANTAS
Pedagoga, Doutora e Mestra em Educação Brasileira no eixo Escola e Educação Inclusiva pela Faculdade de Educação da UFC. Técnica Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Horizonte, CE. Pesquisadora na área de educação especial, práticas pedagógicas inclusivas e deficiência intelectual.

MANUELLE ARAÚJO DA SILVA
Graduada em História (UFC), Graduada em Pedagogia (UECE/UAB), Especialista em Ensino de História (UCAM), Mestra em História Social (UFC), Doutoranda em Educação (UFPB). Atualmente integra o Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba – HISTEDBR/PB e o Grupo de Estudos e Pesquisas História e Documento GEPHD/CE.

MARIA ALDA DE LAVOR FREIRE
Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2004). Especialização em Psicomotricidade Clínica e institucional pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2010). Especialização em Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2020) e atualmente é mestranda da UNILAB mestrado Interdisciplinar em Humanidades. Participa do Grupo de Pesquisa Grafí Laboratório de Estudos da Escrita.

MARIA LIVIANE TEIXEIRA FERREIRA DE SOUSA
Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Atualmente professora de Educação Infantil do CEI Madre Teresa de Calcutá. (D.E. IV). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialização em Educação Infantil pela UNINTER- Centro Universitário Internacional.

MATEUS RODRIGUES COSTA RAMALHO DE OLIVEIRA
Professor da Rede Municipal de Fortaleza. Mestrando em Linguística Aplicada (PosLA) pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e integrante do Grupo de Pesquisa Literatura: estudo, ensino e (re)leitura do mundo (GPLEER).

MICHELE ABREU ANDRADE
Graduada em Pedagogia pela Universidade estadual Vale do Acaraú. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação do município de Fortaleza. Mestranda em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

MIRELLE ARAÚJO DA SILVA
Graduada em Pedagogia (UECE), Mestra em Educação Brasileira (UFC). Atualmente é professora efetiva do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

NARA MEURELY MORAES FERREIRA
Possui graduação em Pedagogia (2007) pela Faculdade de Educação de Crateús (FAEC-UECE), especialista em Psicomotricidade Relacional (2013) pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL) e Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR) e atualmente é cursista na Especialização em Educação Matemática (2021) pela UECE e pelo Programa de Especialização Docente (PED). Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), compõe a Célula de Formação de Professores (CEFOP).

NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA
Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pedagoga pela UFC, Pesquisadora nas áreas de alfabetização e deficiência intelectual, Professora da rede municipal de ensino de Fortaleza, CE.

PEDRO NETO OLIVEIRA DE AQUINO
Graduado em Pedagogia (Faced/UFC) e mestre em Educação Brasileira (PPGE/UFC). Professor da Educação Infantil (São Gonçalo do Amarante, CE). Trabalha com assessoria pedagógica em creche e pré-escola e tem a Pedagogia da Infância como campo de estudo.

RENATA NOJOZA DOS SANTOS
Graduada em Letras pela UECE. Atuou como docente e coordenadora pedagógica. Desde 2009 desempenha a função de Formadora de Professores do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, no Ciclo de Alfabetização, em diversos municípios cearenses e nos Anos Iniciais na Secretaria Municipal de Fortaleza.

RICARDO ÍTALO MACIEL FORTE CHAVE
Professor de Língua Portuguesa e Inglesa formado pela UFC. Docente há quinze anos, concomitantemente, é laboratorista de redações e revisor de materiais pedagógicos. Por fim, formador pedagógico dos Anos Finais e técnico da Secretaria Municipal de Fortaleza.

ROSE RUBIA LUCIO DE QUEIROZ
Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Atualmente professora de Educação Infantil do CEI Madre Teresa de Calcutá. (D.E. IV). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Especia lista em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro (FTDR).

SEBASTIÃO SOARES DE SOUSA JÚNIOR
Graduado em Letras – Português (UFPI), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UCAM) e Mestre em Letras – Literatura Comparada (UFC). É professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará – SEDUC/CE.

VIVIANE AIRES ARAÚJO
Mestranda em Linguística Aplicada (PosLA) pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Bolsista (CAPES) e integrante do Grupo de Pesquisa Literatura: estudo, ensino e (re)leitura do mundo (GPLEER).

WILSON JÚNIOR ARAÚJO DE CARVALHO
Professor Associado do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).