Capa do livro: A PESQUISA ETNOGRÁFICA EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA:<br> a experiência do GPEALE

A PESQUISA ETNOGRÁFICA EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA:
a experiência do GPEALE

Autores: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (Org.)

Neste livro apresentamos resultados de estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade (GPEALE nos últimos cinco anos nos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Analisamos práticas de alfabetização, leitura e escrita construídas principalmente na Educação Básica, mas também na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Universidade. Todas as pesquisas baseiam-se numa perspectiva epistemológica que inclui o diálogo, prioritariamente, com os Novos Estudos do Letramento (NEL), a Pedagogia de Paulo Freire e as reflexões de Mikhail Bakhtin sobre a linguagem. As pesquisas aqui relatadas partem do pressuposto de que a escola, a sala de aula e a universidade são espaços produtores de cultura, situados historicamente. Os processos educativos produzidos nesses espaços são mediados pelos(as) professores(as) e marcados por relações de poder e ideologia.


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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1697-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-1698-3
DOI: 10.24824/978652511697.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A PESQUISA ETNOGRÁFICA EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA:<br> a experiência do GPEALE
ANA CAROLINE DE ALMEIDA
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ − campus Pinheiral).

CLECIO BUNZEN
Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (PPGLA/UNICAMP). Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho. Professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (DMTE/CE/UFPE), do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL/UFPE) e do Mestrado Profissional em Letras − unidade Universidade Federal de Pernambuco (PROFLETRAS/UFPE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Literária da Universidade Federal de Pernambuco (GPEL/UFPE) e membro do Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade da Universidade Federal de São João del-Rei e da Universidade Federal de Pernambuco (GPEALE/UFSJ/UFPE) e do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (NUPEDE/FAE/UFMG).

DANIELA QUINTANA
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGE/UFSJ). Professora da Rede Estadual de Minas Gerais.

ÉRICA FEIJÓ DE SOUZA LIMA
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Paulista/PE e Técnica Pedagógica na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE).

GABRIEL MAX DE OLIVEIRA DIAS
Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGeg/UFSJ). Professor da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

IZABELA PEREIRA DE FRAGA
Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Revisora de textos.

JANAINA PEDROSA
Mestra pelo Mestrado Profissional em Letras − unidade Universidade Federal de Pernambuco (PROFLETRAS/UFPE). Professora da Rede Municipal do Recife/PE e da Unidade de Tecnologia na Educação para a Cidadania (UTEC − Recife/PE).

KRISHNA KELLY BASTOS FERREIRA
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGE/UFSJ). Professora na Rede Estadual de Minas Gerais.

LUCAS ROCHA DE BRITO RODRIGUES
Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/UFMG). Coordenador Pedagógico e Professor de Redes Municipais de Minas Gerais.

MAGDA DEZOTTI
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Professora do Departamento de Educação, Linguística e Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais (DELL/UEMG) e coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG − unidade Carangola).

MARIA LÚCIA FERREIRA DE FIGUEIRÊDO BARBOSA
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Professora Associada 4 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/CE/UFPE).

NATHALY CRISTHINE RAMOS DA SILVA
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes e da Rede Estadual de Pernambuco.

PAULA APARECIDA DINIZ GOMIDES
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGE/UFSJ) e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/UFMG).

RAYRA FARIAS DE ARAÚJO
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Professora de Linguagens da Rede Particular do Recife.

ROSANA MEIRA LIMA DE SOUZA
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (CODAI/UFRPE).

ROSEANE PEREIRA DA SILVA
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Analista Educacional da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE).