Capa do livro: ENSINO DE JORNALISMO:<br> dilemas da prática pedagógica

ENSINO DE JORNALISMO:
dilemas da prática pedagógica

Autores: Jociene Carla Bianchini - Silvana Malusá - Igor Pedrini - Adriana Omena dos Santos

A Obra, ENSINO de JORNALISMO – dilemas da prática pedagógica, apresenta e discute a necessária formação pedagógica para SER PROFESSOR-JORNALISTA. O trabalho aborda a profissão do Docente no Ensino Superior nos cursos de Jornalismo de Universidades Públicas, Federais e Estaduais, compreendendo o seu desenvolvimento, suas práticas e sua composição frente aos elementos pedagógicos que as norteiam. Defende a importância desse profissional em trabalhar questões básicas que envolvem a Docência Universitária enquanto profissão, entendendo e priorizando seus significados frente a sua prática docente, não apenas na teoria, mas no cotidiano das IES - Instituições de Ensino Superior. Estuda, analisa e identifica o grau de importância que os professores, atuantes em cursos de Jornalismo – com habilitação específica em Jornalismo – atribuem às categorias: concepções de docência universitária, formação profissional e saberes docentes, compreendendo os elementos norteadores de suas práticas pedagógicas. Envolve 184 Docentes-Jornalistas de 49 instituições que oferecem o curso de Jornalismo no país. Em síntese, os resultados revelam que, apesar de uma formação pedagógica profissional ainda deficitária, os professores participantes demonstram conhecer e são adeptos às tendências pedagógicas interacionistas de Educação. Apresentam, no entanto, resquícios de práticas e conceitos tradicionais. Contudo, mostram aceitar desafios, entendendo estarem abertos às novas perspectivas para suas práticas docentes. Investigar a Docência Universitária com foco no Docente - Jornalista torna-se um desafio frente a pouca bibliografia encontrada sobre o assunto.

Jociene Carla Bianchini
Silvana Malusá
Igor Pedrini
Adriana Omena dos Santos   

Impresso
de R$ 64,68 por
R$ 55,08
Digital
de R$ 64,68 por
R$ 45,28

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1603-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-1604-4
DOI: 10.24824/978652511603.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO DE JORNALISMO:<br> dilemas da prática pedagógica
JOCIENE CARLA BIANCHINI
Possui Graduações em Jornalismo pelo Centro Universitário de Rio Preto (2005) e Letras pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2008), Mestrado em Comunicação Social pela UNIMAR – Universidade de Marília (2008) e Doutorado em Educação pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é professora do programa de pós-graduação strictu sensu Comunicação e Poder da UFMT/Cuiabá e do curso de Jornalismo da UFMT/Araguaia nas disciplinas de planejamento gráfico, criação visual, jornalismo ambiental, assessoria de imprensa e processos e técnicas de Relações Públicas. Tem experiência na área de Jornalismo e Formação Docente de professores universitários, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação regional e local, ensino do jornalismo, formação docente e práticas pedagógicas, docência universitária.

SILVANA MALUSÁ
Possui Graduação em Pedagogia, com habilitações em Educação Infantil e Administração Escolar (1990), Mestrado em Filosofia da Educação (1994) e Doutorado em Educação (2000) pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores, pela UCP -Universidade Católica de Petrópolis (2011). Professora Associada II da Universidade Federal de Uberlândia – UFU/MG, atuante na Faculdade de Educação – FACED, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional). Atua também no curso de Graduação em Pedagogia e nos de Licenciaturas da UFU. Coordenadora Pedagógica do DINTER/UFU/UNIFAP e Vice Diretora da FACED. Líder do Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento Profissional e Docência Universitária: saberes e práticas educativas, cadastrado no CNPq e certificado pela UFU. Possui experiência na área de Educação com ênfase e publicações nos seguintes temas: Formação Docente, Docência Universitária, Metodologias e Prática no Ensino Superior, Formação Continuada e Educação Permanente.

IGOR PEDRINI
Pesquisador associado da UFMT campus Araguaia. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Ciência da Informação pela Unesp/Marília e bacharel em Publicidade e Propaganda pela UniFAI. Estuda temas sobre docência universitária, comunicação e meio ambiente e marketing digital.

ADRIANA OMENA DOS SANTOS
Doutora em Ciências da Comunicação (Comunicação e Tecnologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP (2006). Atualmente é professora na graduação e pós-graduação, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação) e Tutora PET-Conexões Educomunicação na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), além de responder pelo grupo de pesquisa em Interfaces da Comunicação na mesma instituição. É consultora ad hoc avaliadora junto ao INEP/MEC para avaliação em cursos de graduação e foi membro da Comissão Nacional de Avaliação dos grupos do Programa de Educação Tutorial – PET junto ao MEC/SESu. Tem experiência em extensão universitária, ensino e pesquisa na área de Comunicação, com ênfase em Políticas Públicas, Comunicação Política, Tecnologias e Comunicação, Cultura e Saberes Populares, principalmente nos seguintes temas: opinião pública, sociedade civil, políticas de comunicação, políticas públicas, tecnologias de informação e comunicação, inclusão digital, comunicação e cultura, TV digital, convergência, TV interativa, sociedade da informação, mídia e política, meios de comunicação e processos políticos, campanhas publicitárias e mídia. Tendo em vista sua experiência, possui publicações nacionais e internacionais.