Capa do livro: ENCONTROS FICCIONAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO E EM OUTRAS DIMENSÕES DA PÓS-EXPERIÊNCIA TERRENA

ENCONTROS FICCIONAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO E EM OUTRAS DIMENSÕES DA PÓS-EXPERIÊNCIA TERRENA

Autores: Edmerson dos Santos Reis - Anna Wannessa Nunes Ferreira (Orgs.)

Que  bom que vamos avançando no pensar acadêmico, apesar de tanto obscurantismo que ainda reina na cabeça dos que gerenciam as políticas educacionais, preocupando-se apenas com contas e quadros cheios de texto, visão que apenas reproduz o óbvio. Consideramos ser esse um dos grandes problemas dos sistemas educacionais, pobres de imaginação, "impossíveis" de promover a criatividade, pois, quando muito, elaboram a cópia traduzida de outras palavras, mas seguindo os mesmos formatos, não se permitindo quebrar a forma, que mais deforma do que forma.
Assim, depois de estudarmos os pensamentos de Karl Marx, Engels, Friedrich Nietzsche, Boaventura de Souza Santos e as suas contribuições para compreendermos a Educação, passamos a estudar e a refletir sobre as contribuições de pensadores e estudiosos da Educação Contextualizada, como o mestre Paulo Freire, Luzineide Dourado Carvalho, Adelaide Pereira da Silva, Lucineide Martins de Araújo (em memória), Ana Célia da Silva Menezes, Iracema Lima, José de Souza Silva, Edmerson dos Santos Reis, Josemar da Silva Martins (Pinzoh) e experiências inovadoras que trabalham na busca de fazer uma educação mais próxima da realidade do mundo em que vivemos e dos seus desafios, com sentido e significado para os sujeitos do processo educativo e para o mundo em que tecem as suas vidas.

Impresso
de R$ 40,68 por
R$ 34,68
Digital
de R$ 40,68 por
R$ 28,48

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1687-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-1688-4
DOI: 10.24824/978652511687.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 98
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ENCONTROS FICCIONAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO E EM OUTRAS DIMENSÕES DA PÓS-EXPERIÊNCIA TERRENA
ANA EMÍDIA SOUSA ROCHA
Artista Visual e Pedagoga, especialista em Ensino de Artes, professora da Secretaria de Educação da Bahia, aluna do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA/UNEB. Membro do grupo de pesquisa Estudo dos Modos Contemporâneos de Existência em Educação, Cultura, Sustentabilidade e Subjetividade e do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade.

ANNA WANNESSA NUNES FERREIRA
Licenciada em História com Especialização em Programação do Ensino de História (Universidade de Pernambuco – UPE), Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB). Discente do Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola (Universidade de Pernambuco – UPE). Assistente de Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE.

EBBE HUMBERTA FERNANDES LIMA
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e mestranda pelo Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas – Campus III da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Juazeiro- BA. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e participante do grupo de pesquisa Educação, Sociedade e Desenvolvimento: Políticas Públicas, Gestão educacional e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia.

EDMERSON DOS SANTOS REIS
Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação, Professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, atuando nos Cursos de Graduação em Pedagogia e de Pós-graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas – Campus III, em Juazeiro BA. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE.

GERALDO CORREIA PONTES
Pedagogia pela UNEB, Psicopedagogia pela UNOPAR, Licenciatura em Dança pela UFBA e Dança Educacional e Artes Cênicas, CENSUPEG. Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas – Campus III, em Juazeiro, BA.

GETRO REIS
Pedagogo, Especialista em Libras, Tradutor/Intérprete de Libras – LP da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, Coordenador Pedagógico do curso de Letras Libras da Faculdade de Ensino Superior de Pernambuco. E

IÊDA ALMEIDA RIBEIRO BACELAR
Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas – Campus III/UNEB, Especialista em Gestão e Docência em EaD pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, membro dos Grupos de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE e NEPEC/CONVIVERDE.

INGRID TORRES BARBOSA
Professora Substituta do curso de Licenciatura em Música do IF-Sertão PE/CP. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas – Campus III, em Juazeiro/BA (UNEB). Pós-Graduanda em Musicoterapia (CENSUPEG). Licenciada em Música pelo IF-Sertão PE/CP. E-mail: ingrid.itb6@gmail.com.

INGRYD HAYARA DOS SANTOS
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (PPGESA/UNEB), do Departamento de Ciências Humanas – DCH III, Juazeiro-BA. Especialidade em andamento em Comunicação e Mídias Digitais, Faculdade São Francisco de Juazeiro. Graduada em Jornalismo em Multimeios (UNEB – DCH III). Bolsista da Fundação de Pesquisa e Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB).

ISAEL DE SOUSA PEREIRA
Jornalista (Faculdade R.Sá – Picos), Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas – Campus III, em Juazeiro BA e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Picos-PI.

LUANA MAYARA DE SOUZA BRANDÃO
Graduada em Direito, Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos- PPGESA da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

MACILEIDE FERREIRA PASSOS ALVES
Pedagoga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, especialista em Mídias na Educação e Psicopedagogia. É analista universitária, na função de pedagoga da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – DTCS.

MARIA EDNEIDE TORRES COELHO
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (PPGESA – UNEB). Especialista em Dança Educacional e Artes Cênicas pela Faculdade São Fidélis. Licenciada em Educação Artística (Hab. em Artes Plásticas) pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro dos Grupos de Pesquisa ECuSS Cultural – Educação, Cultura, Subjetividade e Sustentabilidade e GRIMA – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente. É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE).

NAYRLA VIEIRA LEOPOLDO DE BARROS
Pedagoga, Especialista em Neuropsicopedagogia, Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA do Departamento de Ciências Humanas – Campus III/UNEB, em Juazeiro – BA.

PATRICIA DA SILVA BARBOSA
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo em Multimeios, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DCH III). Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

RAONI MACEDO BORIES
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – DCH Campus III, Juazeiro-BA. Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP. Pesquisador no Corpoética, Grupo de estudos interdisciplinares sobre o corpo/saúde/meio ambiente com abordagem interdisciplinar entre comunicação social, sociologia e a antropologia.

THAYNARA OLIVEIRA DA SILVA
Pedagoga, Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA do departamento de Ciências Humanas – Campus III, em Juazeiro – Bahia.