Capa do livro: EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL:<br> experiências sul-americanas

EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL:
experiências sul-americanas

Autores: Paula Daniela Fernández Hellmund - Bianca Petermann Stoeckl (Orgs.)

O livro Educação e Integração Regional: experiências sul-americanas, publicado com apoio do Programa Agenda Tríplice, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), reúne artigos sobre a integração regional e a internacionalização e mercantilização da educação superior nos países que integram o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Os mesmos foram escritos por docentes e estudantes de graduação e pós-graduação da UNILA que se dedicaram às pesquisas sobre educação superior e integração regional do cone sul a partir de perspectivas críticas e com olhares que fogem das projeções hegemônicas.

“...é imprescindível que nossa região e nossos países se comprometam – categórica e claramente – a desenvolver marcos regulatórios que incluam a obrigação de contar com autorizações ou licenças para oferta de cursos de Educação Superior transnacionais ministrados em seus territórios e aprofundar a implementação de procedimentos de avaliação e acreditação dos programas e das instituições educativas. Nesse sentido, os capítulos que se seguem constituem um importante aporte porque problematizam sobre a mercantilização e internacionalização da educação superior em nossa região, tema transversal em toda a obra”.
(Prefácio, Panambí Abadie)

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1709-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-1708-9
DOI: 10.24824/978652511709.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL:<br> experiências sul-americanas
PAULA DANIELA FERNÁNDEZ HELLMUND (ORGANIZADORA)
Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) e doutorado em Ciências Antropológicas pela Universidad de Buenos Aires. É docente e pesquisadora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), lidera o Observatório Social da América Central e o Caribe e cocoordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Capitais Transnacionais, Estados e Classes Dominantes (GIEPTALC) e é membro do Colectivo de Estudios e Investigaciones sociales (CEISO-Argentina). Atua como coordenadora de projetos de pesquisa e de extensão. É autora e coautora de livros e de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

BIANCA PETERMANN STOECKL (ORGANIZADORA)
É especialista em Gestão Pública e servidora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), atuando como Coordenadora de Extensão.  É mestranda em Relações Internacionais na UNILA e integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Capitais Transnacionais, Estados e Classes Dominantes (GIEPTALC). Participou do projeto de pesquisa sobre reconhecimento de diplomas e exercício profissional do Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del MERCOSUR (NEIES) e é membro do projeto “Integración educativa en el MERCOSUR: el caso de la revalidación y el reconocimiento de títulos universitarios” (PIC 1699-2018). Seus temas de pesquisa são relacionados à internacionalização da educação superior, mobilidade acadêmica internacional e integração regional e sobre gestão pública e extensão universitária.

FERNANDO GABRIEL ROMERO
Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidad Nacional del Sur (UNS), mestrado em Desarrollo Local y Gestión Territorial (UNS) e doutorado em História pela Universidad de Buenos Aires. É professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e diretor do Colectivo de Estudios e Investigaciones sociales (CEISO-Argentina). Também é pesquisador externo do Centro Interdisciplinario de Estudios Agrarios (CIEA/UBA), membro do colégio de pós-graduação da Facultad de Agronomia da Universidad de la Republica (Uruguai), líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Capitais Transnacionais (GIEPTALC), assessor do Centro de Estudos sobre as Américas da Nanjing Agricultural University (República Popular China) e integrante do Conselho Coordenador de Pesquisadores sobre Movimento Estudantil (Argentina). É coordenador e membro de projetos de pesquisa e de extensão e autor e coautor de livros e de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

JOSE MANUEL H. PRETELL
É estudante de graduação do curso de Relações Internacionais e Integração (UNILA) e foi bolsista de Iniciação Cientifica (IC) do projeto “Trasnacionalización educativa en la región trinacional de Argentina, Brasil y Paraguay: acreditación, reconocimiento y revalidación de la carrera y los diplomas de medicina”. Atualmente, é membro do projeto de pesquisa “Integración educativa en el MERCOSUR: el caso de la revalidación y el reconocimiento de títulos universitarios” (PIC 1699-2018).

MARÍA MERCEDES ÁVALOS ROMERO
É estudante de graduação do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Foi bolsista do projeto de extensão “Núcleo de orientación sobre revalidación y reconocimiento de diplomas de enseñanza media y enseñanza superior” e participa do projeto de pesquisa “Integración educativa en el MERCOSUR: el caso de la revalidación y el reconocimiento de títulos universitarios” (PIC 1699-2018).

MELANYS YESSENIA RODRÍGUEZ GIRÓN
É estudante de graduação do curso de Administração Pública e Políticas Públicas, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Foi bolsista do projeto “Integración educativa en el MERCOSUR: el caso de la revalidación y el reconocimiento de títulos universitarios” e participou do projeto de extensão “Núcleo de orientación sobre revalidación y reconocimiento de diplomas de enseñanza media y enseñanza superior”.

PANAMBÍ ABADIE (PREFÁCIO)
Panambi Abadie é advogada (Universidad de la República, Uruguay, 1986), Mestre em Educação Superior (University of Minnesota, EUA, 1996) e Doutora em Administração e Políticas de Educação Superior (University of Southampton, Inglaterra, 2009). Desde 1987, trabalha como assistente do Decano da Faculdade de Agronomia da Universidad de la República e sua área de pesquisa envolve temas de administração universitária tendo como foco atual a avaliação e reconhecimento acadêmico e profissional dos diplomas universitários.

VANIA ALVARADO SALDIVIA
Formada em Relações Internacionais e Integração (2015) e em História-Licenciatura (2019) pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Atualmente é mestranda do Programa de Integração Contemporânea América Latina-ICAL na linha de pesquisa de “Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais” na mesma instituição. Também está cursando duas especializações no Conselho Latino-americano de Ciencias Sociais (CLACSO): “Memorias, direitos humanos e resistências” e “Epistemologías do Sul”. Atua principalmente na área de História com ênfase em História Americana. Enfoca-se principalmente nos seguintes temas: História e memória, batalhas pela memória e revisionismo histórico, usos políticos do passado, ditadura civil-militar, história recente do Chile, Movimentos sociais, entre outros.