Capa do livro: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM AÇÃO: <br>práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM AÇÃO:
práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores: Helen Silveira Jardim de Oliveira (Org.)

Refletir sobre Educação Matemática é analisar como os educandos podem desenvolver melhor as habilidades de compreender e de fazer Matemática. Agir em Educação Matemática é assumir o papel de constante observador/pesquisador diante das respostas e, principalmente, das perguntas dos alunos acerca do que está sendo estudado e aprendido. E fazer Educação Matemática é adotar, em sala de aula, práticas centradas no aluno, em Teorias de Aprendizagem e baseadas na resolução de problemas como principal estratégia de ensino. [...]
Caso a leitura desta obra seja o primeiro contato do leitor com o modo de trabalhar pautado nos princípios e fundamentos da Educação Matemática, seria interessante que esse a fizesse colocando-se no lugar do aluno, e não do professor. Desse modo, poderá perceber como a aprendizagem pode acontecer de uma forma mais divertida, atraente e desafiadora.

Elizabeth Maria França Borges


Agora, por meio desta obra, professoras dos Anos Iniciais têm, mais uma vez, a oportunidade de difundir algumas de suas práticas. Práticas planejadas, refletidas e tecidas por elas e outros, no interior de diferentes salas de aula, a partir de um projeto coletivo de escola e de ensino-aprendizagem de Matemática, especificamente, e de uma experiência docente de construções próprias de saberes. [...]
Vale ressaltar, no entanto, que todo esse processo criativo fundamenta-se em princípios e pressupostos teóricos dos quais as autoras têm perfeita clareza e nos quais acreditam, pois, sem a relação Teoria/Prática, “[...] a teoria pode ir virando blá-blá-blá e a prática, ativismo” (FREIRE, 2020, p. 24).

Márcia Maria Granja França

Impresso
de R$ 81,90 por
R$ 63,00
Digital
de R$ 73,00 por
R$ 47,25

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-265-3
ISBN DIGITAL:978-65-5868-264-6
DOI: 10.24824/978655868265.3
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM AÇÃO: <br>práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental
CHRISTIANE MORAES DOS SANTOS
Mestre em Práticas da Educação Básica pelo Colégio Pedro II (RJ). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Departamento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II (RJ). Coordenadora Pedagógica de Matemática no Campus Engenho Novo I (desde 2014). Membro do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED).

CRISTINA SPOLIDORO FREUND
Doutora e Mestre em Ciências Humanas − Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Psicopedagogia Diferencial pela PUC-Rio. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (RJ). Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental − Campus São Cristóvão I. Vice-líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas de Alfabetização do Colégio Pedro II (GEPPAlfa).

CLARA CORRÊA DA COSTA
Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialista em Ensino de Língua Inglesa e uso de novas tecnologias e em Tradução de Inglês pela Universidade Gama Filho (UGF). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (RJ) − Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental − Campus São Cristóvão I. Vice-líder do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Matemática nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II (LEPPEMAI CPII). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo (GEPAC/UFRRJ).

LUCÍOLA CASTILHO OLIVEIRA
Mestre em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT-UFRJ). Especialista em Aprendizagem em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (CPII – RJ). Departamento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Campus Tijuca I. Coordenadora Pedagógica de Matemática – Campus Tijuca I (desde 2018). Vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional RJ – SBEM-RJ (2019-2021).

RITA ALVES DA SILVA LIMA
Mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (USU). Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Aposentada do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (RJ) − Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental − Campus São Cristóvão I. Coordenadora de Matemática do Colégio Pedro II − Campus São Cristóvão I (1987-1989, 1997-2000, 2006-2007). Chefe de Departamento do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II (2014-2016).

EDITE RESENDE VIEIRA
Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP). Professora Titular do Colégio Pedro II (RJ), atuando no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica. Professora Pesquisadora do Grupo Matemática nos Anos Iniciais – Projeto Fundão – Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

ROSEMARY BARBEITO PAIS
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Dificuldades de Aprendizagem: Prevenção e Reeducação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (RJ) − Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental − Campus São Cristóvão I. Orientadora Pedagógica do 5o ano do Colégio Pedro II (2015-2017). Coordenadora Pedagógica de Matemática (2017-2018). Líder do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Práticas em Aprendizagens Matemáticas nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II (LEPAMAI CPII).

LUCIANA DE BARROS GUIMARÃES
Aluna do Programa de Mestrado Profissional Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB-CPII). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (RJ) − Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Campus São Cristóvão I. Integrante do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Matemática nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II (LEPPEMAI CPII).

SANDRA MARIA PINHEIRO TARANTO
Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (RJ) − Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental − Campus Engenho Novo I. Coordenadora Pedagógica de Matemática (2000-2012) e Diretora-Geral (desde 2013) − Campus Engenho Novo I.

HELEN SILVEIRA JARDIM DE OLIVEIRA
Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Música pela UFRJ. Especialista em Educação Matemática pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (RJ) − Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental − Campus São Cristóvão I. Coordenadora Pedagógica de Matemática (2008-2016) − Campus São Cristóvão I. Líder do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Matemática nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II (LEPPEMAI CPII).