Capa do livro: Paulo Freire:<br> filosofia, linguagem, educação e sociedade

Paulo Freire:
filosofia, linguagem, educação e sociedade

Autores: Valdir Borges - Peri Mesquida (Orgs.)

Esta obra, organizada pelos professores Valdir Borges e Peri Mesquida foi gestada em plena pandemia de Covid-19, na última semana do ano de 2020, entre o natal e o ano novo. Os quinze capítulos que a conformam, escritos por dezesseis autores se entrecruzam entre filosofia, linguagem, educação e sociedade, no sentido amplo dos termos. É assim que apresentaremos o filósofo Paulo Freire, tesouro do Brasil, educador do mundo, andarilho da esperança e artífice do diálogo com os diversos filósofos que o influenciaram. Não temos a pretensão de esgotar nesta obra todas as influências e os fundamentos filosóficos de Paulo Freire, pois ao analisar o conjunto de sua obra percebemos a marca registrada de três filosofias: existencialismo, fenomenologia e o marxismo. Além disso, a concepção teológica cristã e o movimento personalista do filósofo francês Emmanuel Mounier são importantes na reflexão freireana. As bases filosóficas freireanas e a sua gênese ideológica são bastante amplas para serem esgotadas em uma única obra. Consideramos estre livro, um manual de filosofia da pedagogia freireana e será o nosso grande presente à coletividade humana no centenário de nascimento do filósofo e educador Paulo Freire, em 19 de setembro de 2021.

Professores, Doutores: Valdir Borges e Peri Mesquida.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1470-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-1471-2
DOI: 10.24824/978652511470.5
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 374
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Paulo Freire:<br> filosofia, linguagem, educação e sociedade
ABEL RIBEIRO DOS SANTOS
Doutorando em Filosofia Africana pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Filosofia pela Universidade São Franscisco de São Paulo (USF/SP). Especialista em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Especialista em Gestão de Políticas Públicas e Cidadania pela faculdade Bagozzi. Atualmente é professor assistente do Eixo humanístico da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), e da Rede Estadual de Ensino do Paraná. É pesquisador nas temáticas: educação, relações étnico-raciais, pensamento decolonial e filosofia africana.

ELDON HENRIQUE MÜHL
Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1976), Mestre (1985) e Doutor (1999) pela Universidade Estadual de Campinas-SP, pós-doutor pela Universidade do Minho-Braga-PT. Foi diretor da Faculdade de Educação por duas gestões: (1986-1990 e 2001-2006), coordenador do PPGEDU-UPF (2010-2012). Professor da Faculdade de Educação e do PPGEdu, desenvolve pesquisas em fundamentos da educação, teorias educacionais, pensamento pedagógico contemporâneo e educação e direitos humanos. Dentre suas produções destaca-se a obra “Habermas e a educação: ação pedagógica como agir comunicativo” (CRV, 2020).

GRÉGORI DE SOUZA
Bacharel em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019). Especialista em Ética e Direitos Humanos pela Faculdade Vicentina (2021). Em atual pesquisa de mestrado na linha de ética e filosofia política na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), voltada para temas da filosofia contemporânea, com ênfase na relação entre ontologia e ética em Hans Jonas. Membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq. Membro do GT Filosofia da Tecnologia e da Técnica da ANPOF. Coordenador do Grupo de Pesquisa Ética e Direitos Humanos da Faculdade Vicentina.

JELSON OLIVEIRA
Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Exeter (Reino Unido, 2016). É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, é membro e ex-coordenador do GT Hans Jonas; membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica e do GT Genealogia e crítica da ANPOF. É membro da “The Posthuman Latin-American Network” e diretor-fundador da Cátedra Hans Jonas da PUCPR.

JULIANA BATTISTUS MATEUS FERREIRA
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Pucpr/BR) e Doutora em Éducation, Carriérologie et Éthique pela Université Catholique de l’Ouest (Uco/FR). Pedagoga e professora da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e professora colaborada da Pucpr. Pesquisadora nas temáticas: pensamento educacional de Paulo Freire, filosofia da educação, políticas públicas e teoria e prática da educação.

JULIANO PEROZA
Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (2001), mestrado (2009) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em filosofia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Paulo Freire, pensamento utópico, neoliberalismo e formação de professores.

JÚLIO ANTONIO BONATTI SANTOS
Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR. Pesquisador em nível de doutorado na área de Ciências Sociais na Universitat de València (Espanha). Foi pesquisador visitante na School of Languages and Applied Linguistics, Open University (Reino Unido), como bolsista CAPES (PRINT: Programa Institucional de Internacionalização). É mestre e graduado em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista, UNESP. É membro pesquisador do Grupo de Investigación en Teoría Crítica (Universitat de València), do Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais (UFSCar/CNPq), assim como da International Association for Discourse Studies (Discourse Net). Atuou como professor de diversas disciplinas da área de Ciências Humanas e Sociais na Universidade de Franca (UNIFRAN – Grupo Cruzeiro do Sul Educacional) e no Governo do Estado de São Paulo. Dedica-se ao estudo de temas e à publicação de trabalhos que abrangem a história dos intelectuais, a análise do discurso e a sociologia crítica. É autor do livro “Labirintos da Linguagem”.

LÉO PERUZZO JÚNIOR
Pós-Doutorado pela Università Ca’ Foscari, Venezia (Visiting Scholar). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), do Centro Universitário Franciscano do Paraná (UNIFAE/PR) e da Faculdade Vicentina (FAVI). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Editor-Chefe da Aurora Journal of Philosophy (Qualis A2). Além do Brasil, realizou conferências na Espanha, Portugal, Itália, Coréia do Sul, México, Peru e Argentina. É membro da British Wittgenstein Society e da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica. Também é Membro dos Grupos de Pesquisa Mente, Linguagem e Sociedade (Cnpq) e Soluções de Conflito (Direito, CNPq). Pesquisa os seguintes temas: a) Epistemologia / Filosofia da Ciência / Filosofia da Linguagem: Representação Mental do Conteúdo Moral; Modelos de Realismo Científico; Linguagem, Realidade e Cognição; b) Filosofia do Direito: linguagem, regras e textura aberta do Direito no positivismo jurídico.

LINDOMAR WESSLER BONETI
Doutor em Sociologia pela Université Laval (Ulaval/CA) e pós-doutor no Departamento de Ciências da Educação da Université de Fribourg (Unifr/CH). Sociólogo, escritor e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Pucpr/BR) no Curso de Ciências Sociais, no Doutorado e Mestrado de Educação e no Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Pesquisador associado da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, no Comitê de Pesquisa “Identidade, Desigualdades e Laços Sociais”, professor visitante da Université Catholique de l’Ouest (Uco/FR) e professor convidado da Universidade Católica de Moçambique (Ucm/MZ). Pesquisador nas temáticas: teoria sociológica, políticas públicas, direitos humanos, cidadania, exclusão e inclusão social.

MÁRCIO ANTÔNIO CARDOSO LIMA
Mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha no curso de Pedagogia – Campus Universitário de Miracema/UFT – como Professor Associado IV. Autor dos seguintes livros: “A pesquisa-ação e o ensino de filosofia (2013)”, “O ensino de filosofia e a pesquisa-ação (2016)”, “Considerações sobre o ensino de filosofia em teses e dissertações (!988-2001) (2018)”, “O ensino de filosofia num contexto de reestruturação capitalista: ainda é possível um processo ensino-aprendizagem crítico-participativo? (2019)” e “Memorial e trabalho docente: começo do fim ou fim do começo? (2020)” pela Editora CRV.

MARCIO D’OLNE CAMPOS
Doutor em Física de Sólidos (1972, FR). Na UNICAMP atuou no Inst. de Física e no Dep. de Antropologia (1972-93-98). Prof. visitante em antropologia: UERJ, UFF, UENF, UNIRIO. Temas de educação e pesquisa incluem etnografia das relações sociedades-humanos-natureza, saberes locais, relações céu–terra, ritmos e temporalidades e antropologia da comida. Interlocutores principais: Kayapó, caiçaras e descendentes italianos (ES e MG). Criou o termo e a Proposta SULear (vs NORTEar. 1991).

OSWALDO GIACOIA JÚNIOR
Professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Aposentado) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. Doutor em Filosofia pela Freie Universität Berlin e pós-doutorado em Filosofia em Berlin (Freie Universität), Viena (Universität Wien) e Lecce (Università del Salento). Pesquisador 1B do CNPq. Assessor da Capes, CNPq. e Fapesp. Autor, entre outros, dos seguintes livros: Agamben. Por uma Ética da Vergonha e do Resto (N-1, 2018); Nietzsche: O Humano entre a Memória e a Promessa (Vozes, 2013); Heidegger Urgente. Introdução a um Novo Pensar (Três Estrelas, 2014); Freud. Além do Princípio do Prazer: Um Dualismo Incontornável (Civilização Brasileira, 2008).

PERI MESQUIDA
Doutor e pós-doutor em Ciências da Educação pela Université de Genève (Unige/CH) e pós-doutor em Ciências da Educação pela Université de Fribourg (Unifr/CH). Filósofo e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Pucpr/BR), professor convidado das Universidades de Fribourg e Genève. Pesquisador nas temáticas: educação, pensamento educacional brasileiro, hegemonia, filosofia e história da educação.

REGINALDO POLESI
Mestre em filosofia ética pela Universidade Gama Filho/RJ. Possui 06 pós-graduações na área de educação: Metodologia do Ensino Superior pela Faculdades Integradas Espírita, interdisciplinaridade na Escola pela Faculdades Integradas Espírita, Tutoria em EAD, pela FACINTER, Mídias na Educação pela UNICENTRO, Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade São Braz, Educação Especial Inclusiva pela Faculdade São Braz. Pedagogia pela Faculdade São Braz. Filosofia, pela PUC/PR. Atualmente é professor da Rede Pública Estadual do Paraná.

TAINÁ ALMEIDA ALVES MARTINS
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia em 2020, com pesquisa desenvolvida na área de Ensino Crítico de Língua Inglesa pela perspectiva freireana. Revisora de tradução da Revista de Estudos em Educação e Diversidade (REED – ISSN 2675-6889). Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Norte do Paraná em maio de 2021. Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em 2019. Mestra em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual da Bahia (UESB) em 2015. Bacharela em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em 2011, com estágios de vivência linguística e empresarial realizados em La Rochelle, França, durante um semestre letivo cursado na Université de La Rochelle em 2010. Integrou o Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação (GPLEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), liderado pela Prof.ª Dr.ª Ester Maria de Figueiredo Souza, nos anos de 2013 e 2014, e participou do Projeto de Pesquisa “O professor de línguas: saberes, práticas e pesquisa no contexto da escola pública”, em 2014, coordenado pelo Prof. Dr. Diógenes Cândido de Lima. Possui experiência profissional nas áreas de ensino de Línguas (Português, Inglês, Francês e Espanhol), de Tradução de artigos e resumos de trabalhos acadêmicos, de Revisão Textual de textos em língua materna e estrangeiras e de Comércio Exterior.

VALDIR BORGES
Nascido em Criciúma, Estado de Santa Catarina, em 1964. Graduado em Filosofia em 1985 e, Matemática em 1990, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR. Em 1998 graduou-se em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, na cidade de Santiago, destacando-se com o prêmio Matrícula de Honor, por ser o melhor aluno do curso de Teologia no ano de 1996. Em 2006 obteve o título de Mestre em Filosofia e, em 2010, o grau de Doutor em Educação, ambos pela PUCPR, onde se desempenha como Professor do Curso de Filosofia da Escola de Educação e Humanidades desde 2008. É autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia, Educação, Ética, Teologia e Direitos Humanos. Participa efetivamente, desde 2017, do grupo de pesquisa sobre a Formação continuada dos gestores das instituições de educação do Estado do Paraná. O referido grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: mestrado e doutorado da PUCPR. O Professor Valdir Borges conjuga harmonicamente, o magistério didático-pedagógico com o ministério pastoral, um amplia e ressignifica o outro. Seus trabalhos estão nucleados pela Ética, a partir de um dos maiores filósofos do século XX, o vienense Ludwig Wittgenstein e, pelo insigne educador brasileiro de renome mundial, Paulo Freire, nas mutuas implicações entre Ética e Educação. Acabou de publicar a segunda edição do livro: A reconstrução de uma ética pedagógica libertadora à luz de Paulo Freire pela Editora CRV-Curitiba em abril de 2021, com divulgação e sucesso de buscas e vendas em todo o território nacional.