Capa do livro: PROTÓTIPO PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESCOLAR COMO REFERENCIAL PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL

PROTÓTIPO PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESCOLAR COMO REFERENCIAL PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores: Marnice Araújo Mí­glio

Este trabalho propôs a criação, aplicação e a avaliação de um Protótipo para Avaliação Diagnóstica Escolar voltada para o Ensino de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. Configura-se como uma pesquisa de natureza aplicada, que gerou conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos no contexto do Projeto Observatório da Educação na Escola Estadual Arthur Araújo. O Protótipo é constituído de 04 questionários contextuais para os alunos, professores, gestor e pedagogo, composto por categorias de análise que visam diagnosticar concepções e práticas avaliativas, o que se ensina e o que se aprende, tratamento pedagógico dado aos resultados das avaliações interna e externa, formas de acompanhamento ao processo ensino-aprendizagem, dentre outros aspectos. Se constitui numa ferramenta diagnóstica de coleta de dados por meio de questionários informatizados, a serem acessados online, via Portal Avaliamazonas e que buscou otimizar o processo de pesquisa, em que o sistema de informação utilizado gerou automaticamente os resultados demonstrado quantitativamente por meio de gráficos percentuais.  O protótipo proposto não tem a pretensão de substituir os instrumentos de avaliação desenvolvidos pelo MEC/INEP, ao contrário, pretende agir de forma complementar a tais instrumentos, considerando que àqueles têm modelo estandardizados com foco muito mais nos aspectos administrativos do que propriamente no processo de ensino, e que muitas vezes não refletem a realidade específica de cada escola. Outra situação é que os resultados destas avaliações demoram muito a chegar à escola retardando muitas vezes a tomada de decisão e quando chegam, geralmente, estes dados não condizem mais com a dinamicidade da realidade.

Impresso
de R$ 61,22 por
R$ 47,09
Digital
de R$ 56,29 por
R$ 35,32

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-533-8
DOI: 10.24824/978858042533.8
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PROTÓTIPO PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESCOLAR COMO REFERENCIAL PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Marnice Araújo Míglio

Mestre em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2011). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2004), Psicopedagogia (2002) e Gestão Escolar (2009) Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Atualmente é pedagoga da Universidade Federal do Amazonas atuando com assessoria técnica na elaboração e implementação de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, de Licenciatura e Bacharelado. É professora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus, lotada no Conselho Municipal de Educação, atuando na assessoria técnica, na análise de processos de Credenciamento e Autorização de Instituições de Educação Infantil. Atua também com formação continuada de professores e tem experiência na área de Educação, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Avaliação e Planejamento Educacional, Didática, Currículo, Ensino de Ciências, Literatura Infanto-Juvenil e Legislação Educacional.