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FORMALISMO E FUNCIONALISMO:
teorias linguísticas (sempre) em confronto?

Autores: Marcos de França (Org.)

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Sinopse

Os textos que compõem este livro surgiram como trabalhos de conclusão da disciplina Fundamentos dos Estudos em Teorias Linguísticas, do mestrado em Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Regional do Cariri (URCA). Os resultados foram bastante promissores e surpreendentes! Os estudantes foram além do solicitado, pois ousaram ir além do mero confronto, como dois polos opostos e inconciliáveis, como é de praxe na literatura linguística, e fizeram uma abordagem sobre o tema proposto que necessariamente não focou somente os contrapontos e convergências, mas conseguiram discutir com propriedade que Formalismo e Funcionalismo podem caminhar, guardadas as suas diferenças e particularidades teóricas, em harmonia, pois a língua/linguagem é forma/estrutura e também funcionalidade/funcionamento. Ora, sob esse prisma é que os textos se apresentaram promissores e despertaram o interesse de publicá-los para que um público-leitor maior tivesse acesso a eles, além do professor da disciplina. Assim, os ensaios iniciais, revistos e ajustados, se tornaram capítulos deste livro. 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1486-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-1483-5
DOI: 10.24824/978652511486.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMALISMO E FUNCIONALISMO:<br> teorias linguísticas (sempre) em confronto?

Autores

MARCOS DE FRANÇA (ORG.)
Graduado em Letras-Português Licenciatura Plena (UFS), especialista em Língua Portuguesa (UNIVERSO) e Didática e Metodologia do Ensino Superior (FSLF), mestre em Letras (UFPB), doutor em Linguística (UFPB) e pós-doutor na área de Linguística Aplicada (UFC); professor assistente de Língua Portuguesa do Departamento de Línguas e Literaturas (DLL) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Regional do Cariri (URCA); membro e vice-líder do Grupo de Estudos em Discurso, Cultura e Identidades (DISCULTI/CNPq), membro e vice-líder do Grupo de Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (GERLIT/CNPq); editor-adjunto da Miguilim - Revista Eletrônica do NETLLI.

CRISTIANA MARIA FERREIRA DA SILVA LIMA
Professora de Língua Portuguesa da educação básica. Atualmente, é discente do Mestrado Acadêmico em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-URCA). Possui especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa e Graduação em Letras-Português, ambas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Na graduação, foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), administrado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Participa do Grupo de Estudos em Discurso, Cultura e Identidades (DISCULTI-URCA) e do Grupo de Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (GERLIT-UFC).

ELIABE BEZERRA DE OLIVEIRA SILVA
Graduado em Gestão e Desenvolvimento do Turismo pela FGF, Licenciado em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAK, mestre em Ciências da Educação pela ACU (Flórida, EUA) e mestrando em Letras pela URCA. Atualmente é professor da Rede Pública Estadual de Educação.

FLÁVIA NICAELE SOUSA SILVA
Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança - FAFIBE. Atualmente é mestranda em Letras, área de concentração Linguagem e Cultura, pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Faz parte do Grupo de Estudos Linguísticos e Discurso Autobiográfico (GELDA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na graduação foi bolsista no programa de iniciação científica voluntária – ICV/CNPq, bolsista do programa de Residência Pedagógica RP/CAPES. Atualmente, é professora aprendiz do Programa Aprender pra Valer da Coordenação de Protagonismo Estudantil – COPES e a Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC/CE na função de Educadora Social nas CREDES 6 e 14.

FLÁVIO DE ALENCAR MATOS JÚNIOR
Graduado em Letras - Língua Portuguesa (2015) e Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Língua Portuguesa (2017) pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor substituto da Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus Campos Sales-CE. Mestrando em Letras (PPGL-URCA), na área de concentração Linguagem e Cultura - linha de pesquisa Língua, Discurso e Identidades. Atualmente, desenvolve pesquisa no âmbito da Análise Dialógica do Discurso (ADD), vinculada ao Projeto de Pesquisa: Linguística do discurso.

FRANCISCO GOMES DE FREITAS LEITE
Doutor em Linguística (PROLING/UFPB-2014), mestre em Linguística (PROLING/UFPB-2009), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (URCA-1999) e graduado em Letras (URCA-1998). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PPGL-UFC (2015) na linha de pesquisa de Linguística Aplicada. Atualmente é professor adjunto J do Curso de Letras da Universidade Regional do Cariri-URCA e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (nível: mestrado) da mesma IES, pesquisador do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária - NETLLI, editor-geral da Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli (Qualis/Capes B2) e editor-adjunto da Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli (Qualis/Capes B2).

GERMÁ MARTINS DOS SANTOS
Graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA) em 2009; especialização em Psicopedagogia em 2009 pela FIP e Gestão Escolar em 2010 pela FIP; atualmente é mestrando em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (URCA). Iniciou a carreira no magistério em 2001 na rede municipal de Tarrafas; exerceu o cargo de Secretário da Cultura de Tarrafas em 2013; na rede estadual de ensino atuou como professor temporário entre 2009 a 2013 e assumiu o cargo de professor efetivo em 2021, mas desde 2020 exerce a função de coordenador escolar na EEEP “Antonia Nedina Onofre de Paiva”.

JOÃO YURE SANTOS SILVA
Graduado em Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e atualmente é aluno mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da nessa mesma instituição.

MARIA ELIAS SOARES
Professora titular da Universidade Federal do Ceará, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Foi diretora do Centro de Humanidades da UFC; diretora da Editora da UFC; coordenadora de Assuntos Internacionais; coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Profletras; participou da Comissão do MEC que colaborou com a implantação da Universidade de Cabo Verde e da Comissão de Implantação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), da qual foi vice-reitora. Também implantou e dirigiu o Campus da UFC em Crateús-CE. Foi presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), associações científicas, das quais também é conselheira. Fundou e editou, por 6 anos, a Revista do GELNE (1999-2005), edita a Revista de Letras da Universidade Federal do Ceará, fundou e participa do Conselho Editorial da Revista da ABRALIN e de vários outros periódicos. Coordena, atualmente, o projeto Variação e Processamento da Fala e do Discurso: Análise e Aplicações (PROFALA). Publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados e em anais de congressos, no Brasil e no exterior, principalmente nas áreas de teoria e análise do texto e do discurso, variação e política linguística, polidez, aquisição e processamento da linguagem, letramento e ensino da leitura e da escrita.

MARIA SABRINA FERREIRA TORRES
Possui Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (2019), é especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Metropolitana (2020) e mestranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Suas pesquisas são na área da Linguística com foco nas análises de discurso francesa e crítica. Costuma pesquisar sobre a vivência de mulheres negras marginalizadas.

RUAN KELVIN DA SILVA SANTOS
Graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (2017) e mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, na mesma IES. Atualmente, é professor de língua portuguesa e suas literaturas no Ensino Médio da educação básica, tanto na rede pública estadual quanto na rede privada de ensino. Desenvolve pesquisas em Linguística, com especial interesse pela Teoria Dialógica do Discurso e pela Linguística Textual de base sociocognitiva-interacional.

SANDRA MAIA FARIAS VASCONCELOS
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, com doutorado em Sciences de L’Education pela Universidade de Nantes e pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora associada do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, professora colaboradora da Universidade Estadual do Ceará, professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional do Cariri (URCA) e orientadora de mestrado. É membro do Conselho de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP e líder do grupo de pesquisa GELDA - Grupo de Estudos Linguísticos em Discurso Autobiográfico, certificado no Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq.

SARA NICKAELLY APARECIDA DE SOUSA
Graduada em Licenciatura Plena em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Professor “Barros Araújo”, é especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Metropolitana de Teresina, é mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (URCA). Dedica-se ao estudo de língua e linguagem, principalmente aos estudos sociolinguísticos. Atualmente, sua dissertação está centrada na área de Etnolinguística.

VERINHA ALDERINA LEITE
Graduada em Letras e mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (PPGL/URCA). Especialista em Prática Docente do Ensino Superior/Educação, Planejamento e Políticas Públicas pelas Faculdades Integradas de Patos-PB; em Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri; e em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará.