Capa do livro: TODOS PELA INCLUSÃO ESCOLAR – DOS FUNDAMENTOS ÀS PRÁTICAS

TODOS PELA INCLUSÃO ESCOLAR – DOS FUNDAMENTOS ÀS PRÁTICAS

Autores: Maria Teresa Eglér Mantoan - José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti (Orgs.)

Este livro comemorativo reúne textos de pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) sobre suas experiências acadêmicas voltadas a uma educação para todos - inclusão escolar.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1229-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-1230-5
DOI: 10.24824/978652511229.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TODOS PELA INCLUSÃO ESCOLAR – DOS FUNDAMENTOS ÀS PRÁTICAS
BÁRBARA CEOTTO SOUZA
Mestranda em Educação pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pedagoga pela mesma Universidade. Professora da rede pública municipal de Campinas.

BEATRIZ SALES DA SILVA
Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2017, 2010). Formada em Pedagogia pela PUC - Poços de Caldas. (2001). Analista Educacional Pedagoga na Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas desde 2002. Membro do Conselho Municipal de Educação de Poços de Caldas (2018 2020, 2020 2022). Membro da Comissão Estadual da Educação Escolar Indígena de Minas Gerais.

CLAUDIA PEREIRA DUTRA
Mestre em História pela PUC-RS, é professora do Quadro próprio do Magistério da Secretaria de Município da Educação de Santa Maria - RS; foi Secretária da Secretaria de Educação Especial - SEESP/MEC e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetizazação, Diversidade e Inclusão- SECADI/MEC, de 2003 a 2013.

DANIEL DE RAEFFRAY BLANCO NASCIMENTO
Pedagogo. Mestre (2017) e Doutorando em Educação pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED). Poeta, e professor, e fotógrafo, e artesão de artigos de couro. Atua na garantia de direitos de pessoas em situação de deficiência desde 2012. Supervisor em serviços do SUS e SUAS voltados às PcDs. Membro do Comitê de Educação da FBASD.

ELIANE DE SOUZA RAMOS
Professora, fonoaudióloga, mestra e doutora em Educação pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI-UFMS) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP-UNICAMP). Assessora da Secretaria Municipal de Educação de Amparo/SP.

ELIZABETE CRISTINA COSTA-RENDERS
Pedagoga e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e líder do grupo de pesquisa ACESSI. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED).

GUSTAVO TOMAZI
Pedagogo, Mestre e doutorando em Educação pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

ISABELLA CLARO TEGON
Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

JANAINA SPEGLICH DE AMORIM CARRICO
Doutora e mestre em Educação pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenças/LEPED da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Professora do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: NEI-CAp/UFRN.

JOSÉ EDUARDO DE OLIVEIRA EVANGELISTA LANUTI
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Três Lagoas) e presidente da Comissão Multidisciplinar Permanente de Acessibilidade da mesma instituição. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI / UFMS) e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde concluiu o Doutorado em Educação em 2019.

JÉSSICA MARIA BARBOSA
Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e auxiliar de classe na Educação Infantil.

LILIA MARIA SOUZA BARRETO
Mestra e Doutoranda em Educação pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), da Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI) - UFMS Três Lagoas. Atualmente é professora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) - Colégio Pedro II - Campus Tijuca I.

MARIA ISABEL SAMPAIO DIAS BAPTISTA
Pedagoga e cantora. É mestre e doutora em educação pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED); Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI) - UFMS Três Lagoas. Atualmente coordena grupos de estudos em inclusão com professores de São Sebastião do Paraíso/MG e Antonina/PR.

MARIA SANDRA DE OLIVEIRA
Pedagoga. Filósofa. Musicista. Mestra em Educação pela UNISAL/SP. Doutoranda em Educação pela FE/UNICAMP. Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED/UNICAMP). Especialista em Gestão Educacional, em Psicopedagogia e Orientação Educacional. Gestora Pública com experiência em coordenação pedagógica, orientação e direção de escolas. Atua com formação de professores no CEFEMS-Centro de formação de educadores do município de Sumaré.

MARIA TERESA EGLÉR MANTOAN
Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED / UNICAMP). Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educacional - reconhecimento a contribuição à Educação brasileira.

MARIA TEREZINHA DA CONSOLAÇÃO TEIXEIRA DOS SANTOS
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Filosofia e História da Educação pela PUC-SP. Está exercendo o cargo de Secretária Municipal de Educação em Três Corações – MG pela quarta vez.

MARTINHA CLARETE DUTRA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Educação Especial pelo Centro Universitário Filadélfia. Diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação de 2008 a 2016. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED / UNICAMP).

NORMA SILVIA TRINDADE DE LIMA
Doutora em Educação, Capoeirista, Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Ensino e Práticas Culturais – DEPRAC, Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais – PHALA.

MEIRE CAVALCANTE
Graduada em Comunicação Social (jornalismo) pela Faculdade Cásper Líbero (São Paulo/SP); mestra e doutoranda pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (Leped) da Faculdade de Educação da Unicamp (Campinas/SP); e graduanda em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Foi repórter e editora de diversas revistas da área de educação. Atuou como consultora do Ministério da Educação -- por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), na área da Educação Inclusiva. É pesquisadora, formadora de educadores e consultora para a implementação de políticas de educação inclusiva. Coordena regionalmente o Fórum Nacional de Educação Inclusiva no Sudeste.

RENÊ JOSÉ TRENTIN SILVEIRA.
Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Moji Mirim (1983) e Licenciatura em Filosofia pela Pontífica Universidade Católica de Campinas (1984). Concluiu o Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 1991, e o Doutorado em Educação (1998) pela mesma instituição. Realizou estágio de pós-doutoramento junto à Fondazione Istituto Gramsci, de Roma (2009-2010) e junto à Universitá degli Studi di Torino, em Turin (2011-2012). É professor Livre-Docente do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, da qual atualmente é diretor.

ROBERTA ROCHA BORGES
Doutora em Educação, na área de Desenvolvimento Humano e Educação e pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Realizou parte do seu doutorado na Universidade do Minho no Instituto da Criança em Braga – Portugal e na Université de Genève, nos Archives de Piaget em Genebra – Suíça. Realizou estágios como parte das atividades do seu doutorado nas Creches e pré-escolas públicas de Reggio Emilia na Itália e nas creches públicas de Barcelona na Espanha. Integra a equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP coordenando o Programa de Estudos em Políticas Públicas para a Educação Infantil. Integra e o LEPED como professora colaboradora. Docente e autora do curso de extensão: Pesquisa na escola: da pergunta inicial à documentação pedagógica. É professora do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP.  Organizadora dos Fóruns: Internacional de Educação Infantil e de Educação Infantil como Política Pública do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP.

ROSANGELA MACHADO
Pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Especialista em Educação pela Universidade de Gunma/Japão. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença – LEPED/UNICAMP. Gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis no período 2013 a 2016. Coordenadora-geral da Política de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação no período de 2008 a 2009. Fez parte da equipe de coordenação pedagógica do curso de formação de professores em Atendimento Educacional Especializado – AEE destinado a professores das cinco regiões brasileiras promovido pelo Ministério da Educação e Universidade Federal do Ceará.

SEIZO VINICIUS SOARES
Administrador de empresas, Mestre em Educação pela PUCC, e Doutorando pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED). Artista escultor, joalheiro, roteirista e professor. Atualmente pesquisa sobre experiência, formação e vida artista em educação.