Capa do livro: DAS MARCAS DA INTEGRAÇÃO, AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

DAS MARCAS DA INTEGRAÇÃO, AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores: Vanderlei Balbino da Costa (Org.)

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Sinopse

O século XXI nasce diante de muitas utopias. Utopias essas que para muitos são sonhos. Para nós que acreditamos em uma "educação libertadora, humana e humanizante", isso é plenamente possível.
Ao pensar essa obra, tivemos uma certeza: lutar por uma educação que promova a inclusão, respeito as diferenças, valorização da diversidade na pluralidade.
A presente obra, ora apresentada aos professores, estudantes, simpatizantes da inclusão, defensores dessa nobre causa, é resultado da participação de professores das diferentes etapas do ensino comum.
Composta por oito capítulos, treze autores, a obra convida os simpatizantes dessa causa a mergulharem em temas como: Inclusão Escolar, Formação Docente, Integração x Inclusão, Institucionalização da Deficiência, Comunicação e Poder, Inclusão e Diferenças, Conceito de Deficiência, Ensino das Ciências Geográficas, Construção das Identidades.
O manuscrito não se encerra aqui. Ao contrário ele é sempre um (Re)começo que nos permite perceber que lutar pela inclusão dos diferentes sujeitos é uma questão de direito à cidadania.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1130-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-1283-1
DOI: 10.24824/978652511130.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 108
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DAS MARCAS DA INTEGRAÇÃO, AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

SOBRE O ORGANIZADOR
VANDERLEI BALBINO DA COSTA
Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2020). Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (2012). Mestrado em Educação pela UFSCAR (2009). Especialista em Administração Escolar pela Universidade Federal do Mato Groso – UFMT (1996). Licenciado em História pela UFMT (1992). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Atua nos temas: formação de professores, educação especial e inclusiva, deficiência visual, educação indígena, diversidade e diferenças. Professor associado à faculdade de educação UFJ.

SOBRE OS AUTORES
CAMILA DE OLIVEIRA RESENDE
Mestre em Educação na Universidade Federal de Goiás-UFG/ Regional Jataí; Docente no Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES; Especialista em Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior pelo Centro Universitário de Mineiros-GO; Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá-PR.

CLÁUDIA DA SILVA DO PRADO NOGUEIRA
Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE pela Universidade Federal do Ceará. Licenciada pela Universidade Federal de Goiás em 2009. Professora efetiva no município de Jataí-Goiás desde 2009. Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) desde 2007. Atuo como professora de Sala de Recursos Multifuncional e Coordenadora Pedagógica na escola Municipal Professor João Justino de Oliveira (CAIC).

CRISTIANE VIÊIRA DA SILVA SILVESTRE
Licenciatura Plena em Pedagogia - Universidade de Rio Verde (GO) (2000) e Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (2018). Servidora pública Estadual e Municipal, intérprete de LIBRAS, professora e coordenadora do Curso de Formação Continuada “Educar para a Diversidade” da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Helena de Goiás-GO (2018-atual).

EULER RUI BARBOSA TAVARES
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Especialista em História Cultural com Perspectiva Regional pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Inclusão pela Faculdade Sul da América – FASAM-GO. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo Instituto Julio Cezar Sanchez – INSTITUTO JCS-TO. Bacharel e Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Luterano do Brasil – CEULP/ULBRA-TO. Vinculado ao grupo de pesquisa Formação de Professores: Fundamentos e Metodologias de Ensino. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Tocantins – IFTO. Professor da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, na cidade de Palmas-TO. Advogado inscrito na OAB SECCIONAL Tocantins. Vice Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas Com Deficiência da OAB/TO. Presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Tocantins – ADVETO.

IRLANE SANTOS CAVALCANTE OLIVEIRA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (2015). Na formação recebeu fortes influência da Saúde Coletiva, clínica tradicional (terapia familiar) e psicologia organizacional do trabalho. Atualmente é Psicóloga clínica na cidade de Jataí-Go, onde trabalha com ênfase na perspectiva sistêmica (terapia familiar) desde sua formação. Tem experiência em pesquisas cientificas pela Universidade Federal do Piauí, onde foi aluna ICV e participou de grupos de estudo, pesquisas e extensão em psicologia, com trabalhos publicados em revistas cientificas, anais, e eventos científicos; foi também monitora de disciplinas do curso de psicologia.

JOSENILTON BALBINO DE MELO
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela UFMT. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFMT. Área de Concentração: Ambiente e Desenvolvimento Regional / Linha de Pesquisa: Produção do Espaço Regional. Professor substituto no curso de licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

JOZILAINE BORGES MENDONÇA
Especialista em saúde mental com ênfase a Dependência Química, possui graduação em Psicologia pela Universidade de Rio Verde (2007) com formação complementar em Psicologia Cognitiva. Tem experiência em Psicologia Escolar com ênfase no Ensino Especial; Docente da UEG em Santa Helena-GO. Psicóloga Clínica, psicóloga na comunidade terapêutica Nova Esperança e psicóloga do CAPS I em Santa Helena de Goiás.

LAYLA KAROLINE ALVES TEIXEIRA FLORES
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí (UFG/ REJ). Pós-Graduada do curso de Direito Civil e Processo Civil; ‘lato sensu’; – Faculdade Casa Branca (FACAB-2019). Possui graduação em Direito – Faculdades Alves Faria (UNIALFA-2015). Advogada atuante em Direito Civil e Trabalhista. Possui experiência em docência universitária nas disciplinas de Direito Civil, Processo Civil, Constitucional e Direitos Humano. Participa do Grupo de Pesquisa – Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE).

LUCAS LEAL LIMA DE SOUZA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Palmas. Pedagogo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB). Pós-Graduando em Gestão, Supervisão, Orientação e Inspeção (FAVENI). Pós-Graduando em Neuropsicopedagogia (FAVENI). Pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa Formação de Professores: Fundamentos e Metodologias de Ensino, liderado pela Professora Doutora Carmem Lucia Artioli Rolim. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), contribuiu com a implantação e coordenou, entre os anos de 2017 a 2020, o Centro de Educação Inclusiva (CEI), composto por uma equipe multiprofissional, instalado na Escola Municipal Francisca Brandão Ramalho, na cidade de Palmas-TO. Possui experiência no Atendimento Especializado direcionado para estudantes com deficiência. Tem interesse por pesquisas na área da Educação Inclusiva.

MARIA CONCEIÇÃO DA SILVA CUNHA
Licenciatura Plena em Pedagogia – Universidade de Rio Verde (GO) (2003) e aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (GO) (2018). Servidora pública Estadual e Municipal professora de AEE, professora e coordenadora do Curso de Formação Continuada “Educar para a Diversidade” da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Helena de Goiás-GO (2018-atual).

PAULIANE RODRIGUES RESENDE
Mestre Educação UFG – Regional Jataí, 2019. Pós-Graduação em Processo Civil pela LFG e Especialista em Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior (2016). Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (2013). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa – Formação de Professores e Práticas Educativas (NUFOPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Direito.

VANDERLEI BALBINO DA COSTA
Pós-doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2020). Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (2012). Mestrado em Educação pela UFSCAR (2009). Especialista em Administração Escolar pela Universidade Federal do Mato Groso – UFMT (1996). Licenciado em História pela UFMT (1992). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Atua nos temas: formação de professores, educação especial e inclusiva, deficiência visual, educação indígena, diversidade e diferenças. Professor associado à faculdade de educação UFJ

XHIRLEI JÚLIO AMARAL COSTA
Especialista em: Educação Inclusiva pelo Instituto Coimbra de Brasília no Distrito Federal; Especialista em Planejamento Educacional Universidade Salgado de Oliveira Rio de Janeiro-RJ; Especialista em Educação Ambiental Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Coimbra, Brasília DF; Licenciada em Geografia UFMT; Possui experiência no processo de alfabetização de crianças no início da idade escolar; Atualmente é professora alfabetizadora no Centro municipal de Educação Infantil no município de Pará de Minas-MG.