Capa do livro: INFÂNCIAS REAIS:<br> educação, direitos e família

INFÂNCIAS REAIS:
educação, direitos e família

Autores: Ana Katia Alves dos Santos (Org.)

Esta obra destaca estudos e reflexões sobre infâncias consideradas a partir de modos distintos de percepção da realidade, seja considerando o campo da educação ou a partir da experiência nas práticas sociais e políticas oriundas da visão dos autores em suas pesquisas e atuação docente. É uma temática que pressupõe a valorização das infâncias reais, ou seja, aquelas que estão para além dos livros e discursos pedagógicos, sendo apresentadas a partir dos contextos concretos da vida. Além disso, a concepção que ampara a defesa de fundo da obra é a de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos plenos e que devem ser tomadas a partir de uma análise crítica da realidade. São seis textos com temas diversos, a saber: o cuidado e os direitos das crianças em risco no contexto da pandemia; fala e escrita da criança afrodescendente baiana; inovações pedagógicas na educação de crianças; a família como instância promotora de proteção social da criança; marcos legais da primeira infância; linguagens ecológicas, tecnológicas e afetivas no processo de alfabetização de crianças.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1226-8
DOI: 10.24824/978652511226.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INFÂNCIAS REAIS:<br> educação, direitos e família
ORGANIZADORA
ANA KATIA ALVES DOS SANTOS
Doutora e Mestre em Educação pela linha Filosofia, Linguagem e Práxis Pedagógica pela UFBA. Pós-doutorado/Professora Visitante Sênior no Exterior CAPES/PRINT UFBA (2020). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela UNEB; Pedagoga pela UCSAL. Professora Associada II da Faculdade de Educação da UFBA. É membro associada da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Associação) e da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). É Docente e pesquisadora do Mestrado Profissional em Educação da FACED/UFBA. É membro do grupo Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica e coordenadora de uma das suas linhas CRIETHUS – Centro de Investigação, Defesa e Educação da Infância. Coordenou o PIBID Pedagogia (2010-2012). Atuou como supervisora do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio até 2015. Autora, coautora e organizadora dos seguintes livros: Olhares sobre a Docência, Ética e Educação; Práticas de Pesquisa Qualitativa na formação docente do MPED; Infância Afrodescendente: Epistemologia Crítica no Ensino Fundamental; Alfabetização para a infância (volumes I e II); A música na Educação Básica; dentre outros.

COAUTORES
CÉSAR COSTA VITORINO
Doutor em Letras, Professor Permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES)/UNEB. Professor lotado no Colegiado de Letras Vernáculas, Departamento de Ciências Humanas – DCH I, campus I, Salvador – Bahia. Pesquisador das áreas de Sociolinguística e Psicolinguística com ênfase em pesquisas relacionadas ao contexto escolar público. Membro dos Grupos de Pesquisas: EPODS – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social/UNEB e  GCONPORT – Fala e contexto no português brasileiro/UNEB.

CONSTÂNCIA MARIA BORGES DE SOUZA
Doutora em Letras, Professora lotada no Colegiado de Letras Vernáculas, Departamento de Ciências Humanas – DCH I, campus I, Salvador – Bahia. Pesquisadora da área de Sociolinguística. Membro do Grupo de Pesquisa GCONPORT – Fala e contexto no português brasileiro/UNEB.

GILCA OLIVEIRA CARRERA
Professora do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador, concentrando os seus estudos no Sistema de Proteção Social, Direito da Criança e do Adolescente, nas relações familiares, política social e Estado. Doutora (2014) e Mestre (2005) em Educação pela UFBA. Graduada em Serviço Social pela UCSAL (2001) tendo, ao longo da sua trajetória, atuado nas áreas de Família do Adolescente em situação de risco social e em conflito com a lei. É Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), onde mantém Grupo de Pesquisa em Educação, Serviço Social e Direito da Criança e do Adolescente. É Assistente Social estatutária da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Na sua trajetória interdisciplinar, tem experiência de gestão, implementação e consultoria de políticas sociais em órgãos do âmbito federal, estadual e municipal, com ênfase em Família na área de Serviço Social, além de políticas de infância e juventude nas áreas de proteção e medidas socioeducativas.

IVANA CRISTINA SANTANA
Graduanda em Pedagogia EAD da FACED/UFBA. Bolsista PIBIC/UFBA (2020-2021), atuando no CRIETHUS – Centro de Investigação, Defesa e Educação da Infância. Foi bolsista do PIBID Pedagogia da UFBA (2018-2020.1). É Educadora social fundadora do projeto “A brincadeira continua”. Estuda processos de alfabetização e letramento de crianças em vulnerabilidade social.

MÁRCIO COSTA VITORINO
Militante da luta pelos direitos da população negra e periférica, antimanicomialista, Pedagogo, Educador Social, coordenador de Esporte e Lazer da Federação das Associações de Bairros de Salvador – FABS, Conselheiro Distrital de Saúde do Distrito Sanitário Cabula/Beirú – Salvador – Bahia.