Capa do livro: ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR<br> VOLUME 2 <br>Coleção Ciência Aberta - Volume 20

ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
VOLUME 2
Coleção Ciência Aberta - Volume 20

Autores: Sérgio Nunes de Jesus (Coord.) - Angela Maria Santos de Souza - Elza Moreira Alves - Jorge Luís de Freitas Lima - Nara Dantas de Azevêdo (Orgs.)

Coerente com a edição inicial, o segundo volume do Almanaque de Formação Continuada do Professor reafirma a sua proposta multidisciplinar de organização, bem como o propósito de contribuir, pela veiculação do trabalho de pesquisadores(as) vinculados(as) a diferentes instituições do país e das mais diversas áreas do conhecimento, para a formação continuada de professores(as) dos mais diferentes campos de atuação docente.
Neste volume, destaca-se a ampliação dos campos de discussão ao trazer textos que abordam temáticas oriundas de questionamentos e inquietações dos autores e autoras sobre povos, culturas e diversidade, além das áreas consolidadas no primeiro volume. Esse é o diferencial da obra: a oportunidade de vislumbrar produções acadêmicas diversas que oportunizam aos leitores e leitoras vivenciarem possibilidades de “religamento de saberes”, o que se apresenta como uma prática necessária para se compreender o mundo diverso e complexo em que vivemos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1008-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-1009-7
DOI: 10.24824/978652511008.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 358
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR<br> VOLUME 2 <br>Coleção Ciência Aberta - Volume 20
ANA CRISTINA HONORATO DE CASTRO (UFABC)
Possui graduação em Química, Bacharelado (com atribuições tecnológicas) e Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestrado e Doutorado em Bioquímica e Genética pela UFU. É autora do livro literário e científico Mapas Conceituais de Bioquímica, além de publicar artigos científicos e realizar o pedido de patente de 8 produtos de inovação tecnológica. Possui experiência multidisciplinar, englobando as áreas da química de materiais, eletroquímica, nanotecnologia, bioquímica e biologia molecular. Atualmente é pesquisadora pós-doutoranda no Centro de Ciências Naturais e Humanas na Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – SP.

ANGELA MARIA SANTOS DE SOUZA (SEMED, CACOAL-RO)
Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNESC). Especialista no Ensino de Ciências e Matemática (IFRO). Licenciada em Matemática (UNIR). Professora de Matemática.

ANTONIO FERREIRA NETO (IFRO, CACOAL-RO)
Doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Educação Matemática, pela Faculdade da Amazônia – FAMA. Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal. Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do IFRO. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em História Oral e Espacialidades Amazônicas (GPHOEAE).

CELSO FERRAREZI JUNIOR (UNIFAL-MG)
Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês (1989), Mestrado em Linguística – Semântica (1997), Doutorado em Linguística – Semântica (1998) e pós-doutorados em (2005), pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em (2016), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também em Semântica. É autor de vários livros literários e científicos, estes na área de linguagem e ensino de línguas, dentre os quais “Semântica para a Educação Básica” (2008), “Introdução à Semântica de Contextos e Cenários: de la langue à la vie” (2010), Pedagogia do Silenciamento (2014); A Pesquisa em Semântica de Contextos e Cenários (2018) e “Gramática – Compreender e Comunicar (2020)”. Também escreveu mais de 400 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL, MG, tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição linguística e teorias semânticas da linguagem.

CHICOEPAB SURUÍ DIAS (UFRJ/IFCS)
Cursa Doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/IFCS. Membro do grupo de pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia.

CLAUDINEIA APARECIDA BERTOCHI (SEDUC-MT)
Graduada em Letras (UNESC). Especialista em Linguística e História. Docente nas instituições: E.M. Joana Alves de Oliveira; E.M. Cora Coralina; E.E. Olavo Bilac.

DIONÉIA MOTTA MONTE-SERRAT
Pesquisadora Pós-Doutorada na FFCLRP-USP (2020-), Pesquisadora colaboradora do IEL-UNICAMP (2014-2016). Doutorado em Psicologia, FFCLRP-USP, 2013. Programa de doutorado parcialmente concluído na Université Paris III, Sorbonne Nouvelle (2010, CAPES-BEX). Estágio na Écoledes Hautes Étudesen Sciences Sociales, Paris (2012, FAPESP). Membro do corpo docente da Universidade de Ribeirão Preto. Licenciatura em Línguas e Direito. Membro da Sociedade Britânica Wittgenstein. Pesquisador Associado, Rede Nacional de Ciências da Educação (Brasil). O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do uso de antimicrobianos no tratamento de doenças infecciosas e não transmissíveis (DSTs), com ênfase no uso de medicamentos e na prevenção de doenças. Membro da Universidade Online do Comitê de Trabalho para Educação Global. Editor de Revisão de Fronteiras em Física Matemática. Editor do International Journal of Research & Methodology in Social Science, IJRMSS, EUA, Malásia; para o International Journal of Perceptions in Health Public, IJPPH, India e Arid Zone Journal of Engineering, Technology and Environment, Nigéria.

ELIZÂNGELA ATAÍDE DE SOUZA MORAIS (SEDUC, PVH-RO)
Professora do Governo do Estado de Rondônia (Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra – IEECD). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNESC). Especialista em Mídias na Educação (UNIR). Licenciada em Letras (UNIR). Graduanda em Jornalismo (Estácio). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO. Organizadora do “Almanaque de formação continuada do professor – Coleção ciência aberta, v. 18; v. 20” (2020-2021). “Pilares da Teoria Dialógica do Discurso: Volochinov da década de 1920 aos dias atuais” (no prelo 2021). “Figuras e tropos em contextos sociais” (no prelo 2022).  

ELZA MOREIRA ALVES (IFRO, VILHENA-RO)
Professora com graduação em Letras pela Universidade do estado de Mato Grosso-UNEMAT. Pós-graduada em Linguística pela Faculdade Rolim de Moura no estado de Rondônia – FAROL. Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade do estado de Mato Grosso – UNEMAT. Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Rondônia, campus Vilhena.

ERINEU FOERSTE (UFES-ES)
Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFES. Fundador e líder do Grupo de pesquisa (CNPq) “Culturas, Parcerias e Educação do Campo”. Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Fundador e líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Culturas, Parcerias e Educação do Campo”. Registram-se agradecimentos a todos os colaboradores de pesquisa: Jorge Küster Jacob, Ricardo Sá, Olindina Serafim, Ismael Tressmann, Rosali Rauta Siller, Jacyara Paiva, Hilda Braun, Anivaldo Kuhn, Arlindo Lagass, Vera Meyer Seibel, Sigmund Berger, Marineuza Plaster Waiandt, Selene Hammer Tesch, Gisila Flegler, Martin Boldt, Jacyara Paiva, João Clemente de Souza Neto, Patrícia Gomes Rufino Andrade, Janinha Gerke, Maria Aparecida Trarbach, Leticia Queiroz de Carvalho, Edenize Ponzo Peres, Ozirlei Marcilino, Rogério Caliari, Júlio de Souza Santos, Charles Moreto, Carmo Thum, José Wálter Nunes, Sérgio Nunes de Jesus, João Klug, Claudete Beise Ulrich, Carlos Rodrigues Brandão, Bernd Fichtner, Alberto Merler, Edmund Wild, Elke Wild, Liane Klein, Joachim Born, Cleo Altenhoffen, Mônica Savedra, Konstanze Jungbluth, Peter Rosenberg, Mathias Vollmer, Harald Thun, Joachim Steffen, Göz Kauffmann entre outros. Em especial agradeço à Gerda Martgit Schütz-Foerste.

HERINQUE OLIVEIRA ARAÚJO (IN MEMORIAM)
Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade – DCH IV – Jacobina. Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Desenvolveu projeto de pesquisa em comunicação, educação e formação das juventudes junto à Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o grupo de pesquisa HUM 818 – Medios de comunicación y educación (Educomunicación) da Universidade de Cadiz (Espanha). Coordenou a equipe de comunicação popular do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), onde também desenvolveu trabalho de monitoria pedagógica em educação contextualizada, comunicação colaborativa e educomunicação.

IANIS GONÇALVES PINTO (SEDUC, CACOAL-RO)
Especialista em Docência no Ensino Superior (UNESC). Especialista em Língua Portuguesa: Redação e Oratória (FESL). Especialista em Gramática Normativa da Língua Portuguesa (UNESC). Licenciada em Letras (UNESC). Professora do Governo do Estado de Rondônia na Escola Indígena Sete de Setembro Tancredo Neves, Cacoal Zona Rural – Linha 11 – Laptanha. Especialista em Gramática Normativa pela UNESC, campus Cacoal.

JAIANE DA SILVA ALBUQUERQUE NUNES (PESQUISADORA)
Graduada em História e Especialista em História do Brasil: Cultura e Memória, ambas pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.

JANDIRA MARQUARDT DETTMANN (UFES-ES)
Doutoranda na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

JAQUELINE CORREA ROCHA (UFMT-MT)
Psicóloga, Graduada em Psicologia pela Faculdade de Pimenta Bueno FAP-RO. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

JOCELI MOTA CORREA DA ROCHA (FAP/ESTÁCIO DE SÁ)
Graduada em Pedagogia, Psicopedagoga, Especialista em Docência e Metodologia do Ensino Superior, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo PPG UNISC/UNITAU Santa Cruz/ RGS. Professora no ensino superior da Faculdade Estácio/FAP de Pimenta Bueno/RO.

JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA (INC-UFAM)
Docente do Instituto de Natureza e Cultura – INC da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Doutor  e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM). Licenciado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas literaturas (UNIR). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia (PDA, IF-RO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – UFAM.

JOSÉ ROBERTO LINHARES DE MATTOS (UFF-RJ)
Pós-doutor em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutor em Ciências e Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) da Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal do Pará e Universidade do Estado do Amazonas. Vice-coordenador do GT05 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e vice-diretor da regional SBEM-AP. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultural (GEPEC) e do grupo internacional de pesquisa Educação em Fronteiras (EmF).

JUMARA CARLA AZEVEDO RAMOS CARVALHO
Possui graduação em História (UNEB) e em Educação Física (UNOPAR). É especialista em: Filosofia Contemporânea (UESC). Gestão do Trabalho Pedagógico (FACINTER). Ciências Humanas e suas Tecnologias (FACINTER) e em Práticas Docentes Interdisciplinares (UNEB). Possui mestrado em História Social (UNIMONTES). Foi bolsista do PIBID (professora da Educação Básica) e da Residência Pedagógica (preceptora). É professora da Rede Estadual e da Rede municipal de Educação em Caetité – Bahia.

LUCAS FERRAREZI (UNICOL)
Mestre em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Alfenas. Atualmente é professor do Colégio Universitário de Machado (UNICOL) para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

LUCINEIDE MAGRI SCOLARO (PM-RO)
Graduada em Letras (UNESC-RO).

LUÍS EDUARDO SARTO (IFSULDEMINAS)
Professor e pesquisador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), campus Machado – Machado-MG.

LUPICINO COSTA TEIXEIRA (SEDUC, CAETITÉ-BA)
Mestre em Matemática pela UESB. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física. Formação de Orientadores Acadêmicos em Educação a Distância. Gestão de Processos e Qualidade (Uninter). Graduado em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é Coordenador de Gestão da Qualidade na Indústrias Nucleares do Brasil em Caetité na Bahia. Também atua como Professor Regente da Secretaria de Educação do Estado da Bahia no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – CETEP, além de ser colaborador no Centro de Estudos Dimensão atuando como mediador de Cursos EAD de Engenharias do Centro Universitário Uninter.

MAIARA BARROS DE ASSIS (SEMED/AM)
Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pelo da Instituto de Natureza e Cultura-INC Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

MARCOS SERAFIM DOS SANTOS (IFAM-AM)
Mestre em Saúde e Educação pela Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP. Coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especifica do IFAM – NAPNE. Professor de Língua Brasileira de Sinais no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas, AM. Especialista em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais Atuação em Linguística aplicada a Libras, Ensino de Língua Portuguesa como Língua Materna e Segunda Língua para Surdos.

NÁDIA BARROS ARAÚJO
Professora da rede pública do estado da Bahia. Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tem especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto de Pós-graduação e Extensão – IBPEX. Bem como, em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Mestra em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Atualmente cursa Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP-PE. Tem experiência na área de Educação com ênfase em contextos de diversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada de professores da Educação Básica, Educação na perspectiva intercultural, Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

NARA DANTAS DE AZEVÊDO (SEDUC, CAETITÉ)
Especialista em Língua, Linguística e Literaturas (FACIBA). Especialista em Coordenação Pedagógica (UFBA). Professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação da Bahia (NTE – 13). Docente no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo em Caetité – BA.

NAUAMA DIAS SURUÍ (PESQUISADORA)
Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR/Campus Rolim de Moura. Especialista no Ensino de Ciências e Matemática. Membro do grupo de pesquisa Etnoecologia da Amazônia.

SÉRGIO NUNES DE JESUS (IFRO, CACOAL-RO)
Pós-Doutor em Educação – UFLO. Doutor em Ciências da Educação – UTIC. Mestre em Linguística – UNIR. Licenciado em Letras Português-Inglês – UNEB. Cursa Doutorado em Ciências da Linguagem sob a orientação da Profa. Dra. Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo (vinculados na linha de pesquisa: Discurso, Sujeito e Sociedade), da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, PE) e Coorientado pelo prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior (Universidade Federal de Alfenas-MG). Foi professor visitante na York University, Toronto-Canadá, 2019). Assessor Científico (SBPC). Da Associação Brasileira de Editores Científicos-ABEC. Membro Consultivo/Editorial na Editora CRV. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO. Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem; Educação; Povos e Comunidades Tradicionais. Pesquisador Associado do Projeto PAINTER – FAPEAM – UFAM (ICN, Benjamin Constant-AM). Jornalista/Articulista (DRT 0001619-RO). Pesquisador, escritor, músico e poeta. Autor das seguintes obras: Português instrumental (2013); Ler e gostar de ler: isso é coisa que se aprende (2016); Afinidades epistêmicas franco-brasileiras, V. 1 e 2 (2016-2018); Coleção ciência aberta, Vol. 1-20 (2011-2021); Povos e comunidades tradicionais, V. 1 e 2 (2017-2019); Gramática: compreender & comunicar (2020); Pilares da Teoria Dialógica do Discurso: Volochinov da década de 1920 aos dias atuais (no prelo 2021). Figuras e tropos em contextos sociais (no prelo 2022).

SOLANO DA SILVA GUERREIRO (INC/UFAM)
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado (RS). Mestre em Letras (Teoria e Análise Linguística) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus (AM). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF), Fortaleza (CE). Licenciado em Letras: Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus (AM). Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, no Instituto de Natureza e Cultura (INC), Benjamin Constant (AM).