Capa do livro: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO:<br> fabricações, saberes, esquemas e/ou prescrições?

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO:
fabricações, saberes, esquemas e/ou prescrições?

Autores: Andrea Tereza Brito Ferreira - Eliana Borges Correia de Albuquerque (Orgs.)

livro impresso
de R$ 56,00 por
livro digital
de R$ 56,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Falar sobre práticas de ensino na alfabetização, do ponto de vista teórico e prático, em tempos complicados e difíceis como esses em que vivemos, exige de nós um esforço que vai além da recuperação histórica e da seleção das diferentes perspectivas que nortearam as pesquisas sobre a temática. É, sobretudo, entrar em um movimento de constante mudanças com o sentido de entender e identificar os aportes teóricos, estudos e perspectivas em que algumas pesquisas mais recentes se apoiaram, na intenção de tentar explicar e evidenciar como práticas atuais vêm sendo desenvolvidas e de que maneira os recursos e artefatos são escolhidos e/ou utilizados para alcançar o objetivo de ensinar a ler e escrever aqueles que, em muitas situações, não são considerados de prováveis sucesso escolar. Nesse sentido, buscamos reunir, nessa coletânea, algumas pesquisas que foram desenvolvidas, nos últimos cinco anos, por professoras e alunas de mestrado e doutorado do Núcleo de Educação e Linguagem do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco e que integram o “Grupo de Estudo em Alfabetização, Prática Docente e Formação de Professor” (GEALPRAFOR).

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0917-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-0918-3
DOI: 10.24824/978652510917.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO:<br> fabricações, saberes, esquemas e/ou prescrições?

Autores

ÁGUIDA NAYARA DA SILVA
Professora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, possui Mestrado em Educação pela UFPE. Desenvolve pesquisa em Práticas de ensino da leitura e da escrita e heterogeneidade em salas de aula do campo e trabalhos de graduação em práticas de ensino de Física e de Química.

ANDREA TEREZA BRITO FERREIRA
Professora da Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Educação e Doutorado em Sociologia pela UFPE. Realizou Pós-doutorado em Educação na Université Paris 8 e em História da Educação na UFMG. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos de graduação, mestrado e doutorado sobre: Práticas de ensino de Alfabetização, Formação docente e Histórias de vida de professores alfabetizadores.

ÂNGELA MARIA ALEXANDRE RAMALHO
Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Águas Belas-PE e professora substituta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Desenvolve pesquisas sobre alfabetização, com ênfase nos processos formativos de professores alfabetizadores.

ELIANA BORGES CORREIA DE ALBUQUERQUE
Professora da Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Psicologia Cognitiva pela UFPE e Doutorado em Educação pela UFMG. Realizou Pós-doutorado em Educação na Université Lumière Lyon 2 e na Université Paris 8. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos de graduação, mestrado e doutorado sobre: Práticas de Alfabetização na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na EJA, Formação docente e Materiais didáticos de alfabetização.

MAIARA CAVALCANTI BARBOSA DO NASCIMENTO
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), com formação inicial no curso de magistério e graduação em pedagogia pela UFPE. É professora da Rede Municipal de Ensino do Recife, lecionando em uma turma de educação infantil e no contra turno exerce a função técnica pedagógica.

NAYANNE NAYARA TORRES DA SILVA
Professora da Universidade Estadual de Pernambuco, Campus Petrolina, possui Mestrado em Educação Contemporânea pela UFPE-CAA e Doutorado em Educação pela UFPE-CE em cotutela com a Université Lumière Lyon 2. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos de graduação sobre: Alfabetização e ensino de língua portuguesa, com ênfase em aspectos como conhecimentos dos aprendizes e saberes e práticas dos professores.

PRISCILA ANGELINA SILVA DA COSTA SANTOS
Professora da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e da Rede de Ensino do Recife na Classe Hospitalar Semear. É Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da UNICAP. Desenvolve pesquisa e orienta trabalhos de graduação sobre: Alfabetização e letramento, Educação de Jovens e Adultos, Classe Hospitalar.

ROLAND GOIGOUX
Professor universitário especializado no ensino da leitura. Professor aposentado da Clermont-Auvergne University (ESPE) em Clermont-Ferrand, é membro do laboratório Act-é3. Publicou em conjunto com Sylvie Cèbe várias obras de referência, nomeadamente Aprender a ler na escola, também é coautor de Lire au CP, um documento que acompanhou os programas escolares de 2002.

SIRLENE BARBOSA DE SOUZA
Professora da Universidade de Pernambuco (UPE), possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve e orienta pesquisas com os seguintes temas: Formação e trajetórias profissionais de professores dos Anos Iniciais, práticas pedagógicas, ensino e usos da língua escrita em espaços escolares.

VALÉRIA SUELY SIMÕES BARZA
Professora da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Possui Mestrado e Doutorado pela UFPE. É membro do CEEL/UFPE- Centro de Estudos em Educação e Linguagem. Atua na formação de professores, desenvolve pesquisa e orienta trabalhos na área de Educação Infantil e Linguagem.