Capa do livro: CURRÍCULOS EM REDES, COMPOSIÇÕES TEMÁTICAS E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA COM OS COTIDIANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS <br><br>Coleção Currículo e cotidiano e política e diferença e... <br>Volume 3 – Tomo II

CURRÍCULOS EM REDES, COMPOSIÇÕES TEMÁTICAS E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA COM OS COTIDIANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Coleção Currículo e cotidiano e política e diferença e...
Volume 3 – Tomo II

Autores: Carlos Eduardo Ferraço - Letícia Regina Souza - Tamili Mardegan da Silva (Orgs.)

Vivemos um período da história que tem se caracterizado por muitas mudanças no mundo em favor de movimentos ultraconservadores e retrógrados. Tempos sombrios também marcados por uma pandemia que, a cada dia, tem matado mais e mais pessoas, além de colocar nós, educadores, em uma situação vulnerável, não só fisicamente, mas também uma vulnerabilidade que nos inquieta, nos aprisiona e apequena nossas almas, nossos afetos, nossas alegrias e nossos ideais. Na educação, a lógica obscurantista dos tempos atuais se faz ver através de programas que defendem princípios antidemocráticos, privatistas, mercadológicos, individualistas, competitivos, meritocráticos, excludentes e autoritários. Incentivam-se os discursos de perseguição, desqualificação, violência e ódio contra educadores e estudantes que, de modo heroico, continuam resistindo re-existindo, fazendo da escola pública um espaço-tempo de luta e alteridade. Como pesquisadores e pesquisadoras da Educação, uma das maneiras que temos encontrado para fortalecer os movimentos e as lutas dos praticantes das escolas públicas é pela afirmação de sua dimensão democrática e, ao mesmo tempo, por nos opormos ao estado de degradação do humano, às tentativas de anulação da diferença e ao extermínio dos diferentes que temos vivido. Assumimos, com Espinosa, a ideia de que o conhecimento é o mais potente dos afetos e, assim, potencializar escritos que apostem na força dos corpos coletivos dos cotidianos das escolas como possíveis de criação de uma vida bonita, como defende Foucault. Assim, os capítulos deste livro afirmam possibilidades de se produzir um conhecimento ético, estético e político com e para as escolas públicas e seus praticantes, isto é, um conhecimento assumido como forma de luta e de afirmação da escola pública.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0963-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-0962-6
DOI: 10.24824/978652510963.3
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 324
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CURRÍCULOS EM REDES, COMPOSIÇÕES TEMÁTICAS E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA COM OS COTIDIANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS <br><br>Coleção Currículo e cotidiano e política e diferença e... <br>Volume 3 – Tomo II
CARLOS EDUARDO FERRAÇO
Professor titular, atuando na Linha de Pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-Ufes). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (1D). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos. Vice-líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Currículo, Narrativas Audiovisuais e Diferença.

LETÍCIA REGINA SOUZA
Diretora de Ensino da Escola Técnica de Saúde do Espírito Santo – ETESES.  Professora no Curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Sá – FESVV. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa/CNPq Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-Ufes).

TAMILI MARDEGAN DA SILVA
Professora estatutária da Rede Municipal de Ensino de Guarapari/ES na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/Ufes) na Linha de Docência, Currículo e Processos Culturais. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos.