Capa do livro: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ERA DO ULTRA (NEO) LIBERALISMO:<br> múltiplos olhares

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ERA DO ULTRA (NEO) LIBERALISMO:
múltiplos olhares

Autores: Elione Maria Nogueira Diógenes - Maria Betânia Nunes Pereira - Inalda Maria dos Santos (Orgs.)

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Sinopse

A presente obra inscreve-se como uma busca no sentido de instaurar um debate “sincero” com base na ciência sobre as políticas educacionais. O “mote” foi lançado, o convite foi realizado e os/as autores/as nos apresentaram suas produções científicas, que, aqui, têm uma ampla territorialidade. Os textos materializados neste livro foram escritos por profissionais comprometidos com o rigor metodológico e a ética profissional da área da educação. Com textos densos e uma ampla “carta temática” estruturamos o livro em duas partes centrais: uma dá conta do cenário atual da pandemia COVID-19, e outra, trata de temas gerais. Certo é que, as políticas educacionais em tempos de recolhimento do Estado, as implicações dessa situação e a realidade escolar estão retratadas nesta Coletânea a partir de múltiplos olhares. Com isto, o/a leitor/a estará frente a frente com um rico material produzido com zelo, com informações atualizadas e com ética. Isto é, material rico e vivo em tempos sombrios! Terríveis tempos!

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0409-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-0404-1
DOI: 10.24824/978652510409.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 240
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ERA DO ULTRA (NEO) LIBERALISMO:<br> múltiplos olhares

Autores

ALEX VIEIRA DA SILVA
Doutorando em Educação (PPGE/UFAL); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/UFPE). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

ALLYNE JACIARA ALVES RIOS OLIVEIRA
Mestranda em Educação 2019.1 (PPGE/UFAL). Possui especialização em Alfabetização e Letramento - 2017 (Instituto Pró - Saber); especialização em Gestão e Tutoria em Educação à Distância - 2016 (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Licenciada em Letras/Literatura - 2015 (Programa de Licenciatura Intercultural Indígena - Prolind - Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL); licenciada em Pedagogia - 2012 (Faculdade de Tecnologia e Ciências).

ANA CAROLINA DE OLIVEIRA NUNES PEREIRA
Bacharel em Direito pela FDA/UFAL. Especialista em Direito Processual Civil e Direito Educacional. Mestra em Educação pelo PPGE/UFAL. Membro do grupo de pesquisa Grupo Gestão e Avaliação Educacional - GAE.

BELMIRO GIL CABRITO
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

BRUNO RODRIGO TAVARES ARAUJO
Doutorando em Educação pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em História pala Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Programação do Ensino de História e a Especialização em Gestão e Coordenação em Educação pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Pernambuco (UPE).

CECILIO ARGOLO JUNIOR
Pesquisador e Professor de Graduação e Pós-Graduação de Magistério Superior. Membro do Comitê de Comunicação da World Society of Victimology (Sociedade Mundial de Vitimologia). Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis, INEP/MEC, Brasília), atualmente, com duplo perfil para atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação - presenciais e a distância (Psicologia, História, Direito e outras áreas jurídicas).

CLAUDIANE OLIVEIRA PIMENTEL FABRICIO
Mestra em História e Políticas Educacionais pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus A. C. Simões (2019), e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2000), com Especialização em Coordenação Pedagógica - UFAL (2004).

DALVA DE OLIVEIRA COSTA
Mestra em Educação  pelo Programa de Pós-Graduação em Educação  Brasileira  da Universidade Federal de  Alagoas (UFAL), Licenciatura Plena em Estudos Sociais pela Faculdade de Formação de Professore(a)s de  Arapiraca ( FFPA), Especialização  em Formação  Docente  para  o  1º  Segmento  do  Ensino  Fundamental  de  Jovens  e Adultos (UFAL), Especialização  em Educação e Direitos Humanos e Diversidade (EDHDI) pela Universidade Federal de  Alagoas (UFAL).  Atualmente é pesquisadora e técnica e pedagógica  do Núcleo de Estudos da Diversidade  Sexual da Secretaria  Municipal de Maceió (SEMED).

DEYVID FERREIRA BRAGA
É Doutorando em Linguística, Linha de Pesquisas Discurso: Sujeito, História e Ideologia (UFAL/PPGLL/FALE - 2020.01). Mestre em Educação (UFAL/ PPGE/CEDU - 2012), integrando o grupo de pesquisas sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (UFAL/GEPE - CEDU), na linha de pesquisa História e Política da Educação na UFAL. Especialista em Mídias na Educação (UFAL/ CIED/ CEDU - 2016). Especialista em Direito Processual (ESMAL/ AL - 2006). Formado em Direito/ Ciências Jurídicas e Sociais (FADIMA/ CESMAC-AL – 2005).

DINA MARIA VITAL ÁVILA
Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP (Universidade Federal de Alagoas -UFAL); Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Maceió - CESMAC; Graduada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul; Especialista em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Universidade Federal do Ceará ? UFC; Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas -IBESA.

DONIZETE MEDEIROS DE MELO
Atualmente cursa Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É Mestre em Educação Brasileira (2018-2020) e tem graduação em Pedagogia (2013-2018) pela mesma instituição.

EDNA CRISTINA DO PRADO
Pós-Doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; (IE/UL); doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestrado em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ambos na área de políticas públicas para a EJA; especialização em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); especialização em Tutoria em EaD pelo Senac de Curitiba; especialização em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA); licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (UNIABC); licenciatura em Letras e bacharelado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP); bacharelado em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau (FMN); bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA).

ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
Dra. em Políticas Públicas (UFMA). É Professora Associada II, da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É professora-colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará.
Erica Mali Rosas Silva
Especialização em Docência do Ensino Superior (1999) e em Ensino de História (2020) pela Universidade Federal de Alagoas. Graduação em História/UFAL (1996). Formadora de História da Secretaria Municipal de Educação de Maceió.

EVA PAULIANA DA SILVA GOMES
Doutoranda em Educação (PPGE/UFAL); Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário Cesmac; graduada em Pedagogia (UFAL). Atuou como Professora Substituta na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus do Sertão - Delmiro Gouveia (2016-2018).

GEISA CARLA GONÇALVES FERREIRA
Doutoranda em Educação na Linha História e Política do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL-2014). Master Business Administration em Gestão de Pessoas e Negócios pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG). Especialização em Gestão Escolar (IPEMIG). Especialização em Docência do Ensino Superior e Tutoria da Educação a Distância (IPEMIG). Especialização em Psicopedagogia Institucional (IPEMIG). Graduanda em Bacharelado em Serviço Social (FSSO/UFAL). Licenciada em Pedagogia (CEDU/UFAL-2014).

GEORGIA SOBREIRA DOS SANTOS CÊA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990); mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1996); doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); pós-doutorado em Educação pela University of Bristol - Graduation School of Education (2016).

GIVANILDO DA SILVA
Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Realiza estudos na área de gestão escolar e educacional; políticas educacionais; avaliação da educação com foco nas avaliações em larga escala. É integrante do grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE). Contato: givanildo.silva@cedu.ufal.br/ givanildopedufal@gmail.com.

INALDA MARIA DOS SANTOS
Dra. em Educação (UFPE). É professora associada do Centro de Educação no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

JACYELLE KARINNE BENTO
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - PPGE/UFAL, fazendo parte do grupo de pesquisa - Políticas públicas: história e discurso. Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Atua como professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Maceió.

JAILTON DE SOUZA LIRA
Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Graduado em História e Pedagogia, Especialista em Educação em Direitos Humanos, Mestre e Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisa as temáticas de História da Educação em Alagoas, Financiamento da Educação, Planos de Cargos e Carreiras Educacionais, Políticas Educacionais, Gestão Democrática da Educação, Direitos Humanos e Movimento Sindical.

JOSE IGNACIO CRUZ OROZCO
Licenciado y doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación. Profesor Titular del Departamento de Educación Comparada e Historia de la Educación de la Universitat de València. Ha trabajado fundamentalmente cuestiones relacionados con las políticas de la educación y de juventud en la España contemporánea.

LUÍSA CERDEIRA
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2217-7822/luisa.cerdeira@ie.ulisboa.pt

MANOEL SANTOS DA SILVA
Possui Graduação em Letras pela Fundação Universidade Estadual de Alagoas (2005), Especialização em Produção de Suínos pela Universidade Federal de Lavras - MG, Pós-Graduado no Curso Lato Sensu da Integração Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Alagoas, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima.

MARCIO YABE
Doutorando em Educação pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL); especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU); bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Alagoas (FAL/Estácio de Sá). É professor titular (EBTT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), desde novembro de 2015, e exerce a função de chefe do Departamento de Graduação (DEGRAD).

MARIA BETÂNIA NUNES PEREIRA
É advogada do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência no Estado de Alagoas e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Alagoas.

MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1969), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Atualmente é professora associada 2 da Universidade Federal de Alagoas. Atua como docente, no Programa de Mestrado e doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e no Programa de Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da UFAL.

MARÍLIA TAYA A. MOURA
Advogada inscrita na OAB/AL, especialização em Direito Processual pelo Centro Universitário Tiradentes e em Direito Constitucional pela Instituição de ensino Damásio Educacional, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco na linha de pesquisa de Políticas educacionais, faz parte do grupo de pesquisa Qualificação Profissional e Relações entre Trabalho e Educação da UFPE.

MARINAIDE FREITAS
Possui Pós-doutorado em Educação - área de Formação docente, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal. Tem doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2002).Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (1970).

NARA MARTINS-OLIVEIRA
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas em 2009. Mestre em Educação-PPGE (CEDU-UFAL).

PAULO MARINHO
Professor Conteudista - UNCISAL - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

PEDRO RIBEIRO MUCHARREIRA
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0059-0576/prmucharreira@ie.ulisboa.pt

RENATA SOUZA DE LIMA
Mestranda em Educação, Universidade Federal de Alagoas.

RICARDO DA SILVA
Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Educação PPGE/CEDU/UFAL, lotado no Campus Arapiraca.

ROBERTO SANTOS JÚNIOR
Mestrando em Educação - Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Oficial Superior da Polícia Militar de Alagoas, no Posto de Tenente-Coronel. Lotado na Diretoria de Ensino, na função de Subdiretor. Curso Superior de Polícia. Pós-graduação em Fisiologia do Esforço e Exercício, pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, Pós- Graduado em Direitos Humanos. Graduado em Segurança Pública e Licenciatura em Educação Física.

SANDRA REGINA PAZ
Graduação em Pedagogia, doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa Gestão, Planejamento e Política Educacional. Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na área de Formação de Professores, Política e Organização da Educação e do Programa de Pós-Graduação - PPGE com a disciplina Trabalho, Estado e Educação. É integrante do Grupo de Pesquisa Sociologia do Trabalho, Currículo e Formação Humana - GEPSTUFAL (UFAL/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (UFAL/CNPq).

SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE), Especialista em Gestão Escolar pela UNIASSELVI/SC e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

SIMONE DA COSTA SILVA
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra pelo mesmo programa, tendo desenvolvido pesquisas sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil (IDEB) e seus impactos na gestão pedagógica.

TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), integrante do Grupo de Pesquisa: Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL), faz parte do Grupo de Pesquisa: Educação, História e Interculturalidade (GPEHI/UFS). É mestra em Educação na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui graduação em História pelo Centro Universitário - CESMAC e em Pedagogia (Segunda Licenciatura/ Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015) pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola e Estratégias Didáticas em Educação Básica com o uso das TIC ambos na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e especialista em Ensino de História: Novas Abordagens pela Faculdade São Luís de França.

VANESSA MARIA COSTA BEZERRA SILVA
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE- CEDU- UFAL. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE- CEDU- UFAL. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca.

VANESSA SÁTIRO DOS SANTOS
Professora da rede Municipal de Educação de Rio Largo/AL. Atualmente exerce a função de Técnica na Secretaria Municipal de Rio Largo no setor de Gestão Educacional. Doutoranda em Educação Brasileira no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Possui Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia (Universidade Federal de Alagoas -UFAL).