Capa do livro: EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA:<br> interfaces entre o popular e o científico

EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA:
interfaces entre o popular e o científico

Autores: Leandro Carlos Ody - Matheus Fernando Mohr (Orgs.)

A obra tem a pretensão de debater as conexões entre Educação e Agroecologia nos mais diferentes ambientes formativos, a partir de diversas experiências teóricas e práticas, quando são apresentados elementos visando subsidiar reflexões em torno de outra visão de mundo, com interações mais sustentáveis.


Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1067-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-1068-4
DOI: 10.24824/978652511067.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA:<br> interfaces entre o popular e o científico
CARLOS ALBERTO MARQUES
Licenciado, Bacharel (1988) e Mestre em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFFSC) (1991). Doutor em Ciências Químicas (Universitá degli Studi di Venezia, Itália – 1995). Pós-doutorado em Ensino da Química Verde (Itália, 2010) e pela Univ. do Porto (Portugal, 2018). Professor Titular do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN/CED/UFSC).

CHERLEI MARCIA COAN
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI – Campus de Erechim), Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Doutora em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora efetiva da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Erechim, RS), atuando no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza-Licenciatura. Membro do Núcleo de Estudos em Ensino de Genética, Biologia e Ciências (NUEG-UFSC).

DENILSON DA SILVA
Licenciado em Física, mestre e doutor em Educação. Docente do Curso Interdisciplinar de Educação do Campo: Ciências da Natureza, no campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul. Pesquisa práticas curriculares democráticas em Escolas do Campo na interface entre a teoria crítica e a análise sociopolítica de orientação neomarxista.

CRISTINE MISZEWSKI
Licenciada em Educação do Campo – Ciências da Natureza – UFFS (2018), Mestre em Educação – PPGPE, UFFS Campus Erechim, RS.

DENISE CARGNELUTTI
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Mestre e Doutora em Bioquímica Toxicológica (UFSM). Atualmente é Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim. Tem experiência na área de Bioquímica e Fisiologia Vegetal, com ênfase em Toxicologia atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica, Enzimologia, Toxicologia, Estresse Oxidativo, Antioxidantes, Metais Pesados, Fitorremediação, Comportamento de plantas sob estresse, Agroecologia, Homeopatia vegetal e Bioinsumos.

DIONEI RUÃ DOS SANTOS
Licenciado em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências e Doutor em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Professor efetivo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Erechim, RS), atuando no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza-Licenciatura.

ÉMERSON NEVES DA SILVA
Doutor em História da América Latina pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS/UFFS). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFFS) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Educação (PPGPE/UFFS.).

FÁBIO KESSLER DAL SOGLIO
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e Doutor em Fitopatologia pela University of Illinois at Urbana-Champaign (1995). É Professor Titular aposentando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando como Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS).

FLÁVIA COMIRAN
Agricultora agroecológica no Sítio-Escola Mukondo, graduada em Agronomia (2006) com Mestrado em Fitotecnia (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

GABRIELA DE MELO SANTIAGO
Estudante de Agronomia com ênfase em Agroecologia na Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim. Tem experiência em pesquisa em laboratório, a campo e casa de vegetação na área de bioquímica, entomologia e fisiologia vegetal. Trabalhou como voluntária na Universidade Federal da Fronteira Sul (2018-2019); foi membro da Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil (2018-2019); foi bolsista de iniciação científica com feijão, déficit hídrico e microrganismos eficientes (2019-2020). Atualmente é monitora na Universidade Federal da Fronteira Sul.

JEAN CHRISTIAN BOUKOUNGA
Congolês, agricultor agroecológico no Sítio-Escola Mukondo, graduado em Engenharia em Mecanização Agropecuária (1997) pela Universidad Agraria de la Habana, com Mestrado em Física do Solo (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LEANDRO CARLOS ODY
Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2001). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2005) Doutor em Educação pela UPF (2015). Docente do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo Ciências da Natureza e do Mestrado Profissional em Educação, da UFFS, Campus Erechim.

LIDIANE LIMANA PUIATI PAGLIARIN
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação e Doutora em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora efetiva da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Erechim/RS), atuando no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza-Licenciatura desde 2015. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF).

LUANA APARECIDA CAETANO
Estudante de Agronomia com ênfase em Agroecologia na Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim. Tem experiência em pesquisa a campo e laboratório na área de agroecologia e tratamentos homeopáticos. Trabalhou como voluntária na Universidade Federal da Fronteira Sul (2017-2018); foi bolsista na monitora de Iniciação à Docência em Agronomia (2018-2019); bolsista do subprojeto Ciências da Natureza e a horta agroecológica: a pesquisa científica a partir do contexto das escolas do campo (2019-2020); atualmente está na execução do Trabalho de Conclusão de Curso com preparados homeopáticos, participou do curso de Homeopatia no campo (2020-2021).

MATHEUS FERNANDO MOHR
Licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC (2001). Mestre em Agroecossistemas (2014) e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2019). Docente do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo Ciências da Natureza.

NAIRA ESTELA ROESLER MOHR
Graduada em Licenciatura em Educação Física (1988) e Mestrado em Educação (2008) na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Com Doutorado (2018) em Educação na UPF – Universidade de Passo Fundo. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura em Pedagogia.

PAMELA MARMENTINI CORRÊA
Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia na UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. Bolsista Voluntária do Projeto de Pesquisa Educação do Campo, Agroecologia e ensino de ciências: Agroecologia e ensino de ciências: interfaces entre o popular e o científico – Edital Interno UFFS Projeto Guarda Chuva – UFFS Erechim.

RAQUEL FERRON LASSIG
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR (2017). Graduação em andamento em Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências do Natureza e mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Erechim – RS (2020).

RENATA PORTUGAL OLIVEIRA
Licenciada em Ciências Biológicas (2013) e mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2015) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutoranda em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Erechim. Integra o Grupo de Investigações em Ciência, Educação e Tecnologia (GICET).

RHUANE CRISTINE SALLES
Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia na UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. Bolsista do Projeto de Pesquisa O conhecimento feminino e a alimentação alternativa: uso das plantas alimentícias não convencionais por mulheres na região da UFFS Erechim. Edital FAPERGS 03/2020 – PROBIC/PROBITI – UFFS Erechim.

ROSELI SALETE CALDART
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Do Setor de Educação do MST e do Fórum Nacional de Educação do Campo.

SILAS CLEITON SOLIGO
Bacharel em Agronomia pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai – IDEAU (2013). Licenciado em Educação do Campo - Ciências da Natureza pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2018). Mestre em Educação pela UFFS Campus Erechim (2020).

SINARA MÜNCHEN
Licenciada em Química (2010), Mestre (2012) e Doutora em Educação em Ciências (2016) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim e atua no PPGEC-Mestrado em Ensino de Ciências no Campus Cerro Largo. É líder do Grupo de Investigações em Ciência, Educação e Tecnologia (GICET).

SIOMARA APARECIDA MARQUES
Graduada em Ciências Sociais com Mestrado (1996) e Doutorado (2004) em Sociologia Política na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, na graduação e no Mestrado Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável.

TARITA CIRA DEBONI
Formada em Agronomia e Mestre em Produção Vegetal pelo Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Doutora em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, atuando nas áreas de Agroecologia, Entomologia e Homeopatia.

ULISSES PEREIRA DE MELLO
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (1996), Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2000) e Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2020). É professor do Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Erechim.

VIVIANE DE ALMEIDA LIMA
Licenciada em Química pela Unicruz (2003) e Mestre em Educação (2005) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutoranda em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. Integra o Grupo de Investigações em Ciência, Educação e Tecnologia (GICET).