Capa do livro: EDUCAÇÃO E VIDA UNIVERSITÁRIA SOB A PANDEMIA DE COVID-19

EDUCAÇÃO E VIDA UNIVERSITÁRIA SOB A PANDEMIA DE COVID-19

Autores: Federico José Alvez Cavanna - João Guilherme de Souza Corrêa (Orgs.)

Este livro busca contemplar simultaneamente duas condições diversas, mas que se complementam. Primeiro, como não poderia deixar de ser, os textos que compõem esse livro buscam atender as urgências do momento, refletindo sobre a pandemia de covid-19 que tem assolado o mundo, e especialmente o Brasil, e os seus impactos na educação e na vida de estudantes. E de outro modo, este livro procura deixar registrado, como fonte histórica, análise sobre os relatos das vidas dos estudantes nos primeiros momentos da pandemia, quando muitas coisas ainda eram novidades em relação à doença, ao distanciamento social, às atividades escolares remotas e ainda aos efeitos sociais, psicológicos e econômicos provocados pela pandemia e pelas formas como se fez (ou não se fez) seu enfrentamento.

Em melhores palavras, como disse o professor Leonardo Barbosa e Silva no prefácio desta obra, sobre a dupla importância deste livro: “Por um lado, se imbui da missão ingrata e tão necessária de pensar o presente ainda quente, jogar sobre ele o olhar e extrair lições. Por outro, empreende um esforço rigoroso, embasado, sofisticado e generoso de pensar a educação superior em meio à pandemia a partir de um Memorial de Cartas de Estudantes. É ciência atravessada de humanismo, é antidoto para a distopia.”

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1075-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-1076-9
DOI: 10.24824/978652511075.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E VIDA UNIVERSITÁRIA SOB A PANDEMIA DE COVID-19
ANA LORENA BRUEL
Possui graduação em Pedagogia (1995) e mestrado em Educação (2003) pela Universidade Federal do Paraná, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e pós-doutorado na Université de Bordeaux (France). É professora do magistério superior na Universidade Federal do Paraná desde 2012, vinculada ao Departamento de Planejamento e Administração Escolar e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Atuou como professora e pedagoga na Educação Básica de 1992 a 2011. Desenvolve pesquisas na área de Políticas Educacionais, com temas como: políticas públicas para a educação, educação e desigualdades, distribuição de oportunidades educacionais.

BRUNO ANTONIO PICOLI
É doutor em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul e autor de Contraeducação Histórica: a Diagonal do Agora e a Utopia Negativa (EdiPUCRS, 2021).

CAROLINE RAMOS LOPES
É graduada em Pedagogia (2019) pela Universidade Estadual do Paraná. Atuou como atendente infantil na rede particular de ensino (2013-2016) e na rede pública (2016-2021). Atualmente é educadora infantil na secretária de educação e cultura do município de Matinhos. Também é discente do curso de especialização em questão social pela perspectiva interdisciplinar na Universidade Federal do Paraná. Concluiu o curso preparatório para mestrado “projeto Curso Pré-Pós” da Universidade Federal do Paraná (2020). É uma incentivadora da educação e cultura local por meio do esporte com o projeto “Diário de Board” no YouTube (2016-atualmente).

CRISTINA CARDOSO
Graduada em Pedagogia (1991). Mestrado (2007) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, na área de concentração Educação. Entre 2013/2014 esteve em estágio de doutorado sanduiche na Université de Limoges- França. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual Paraná-UNESPAR onde atua no Grupo de pesquisa Margem e no Grupo de Pesquisa Universidade Escola na Universidade Federal do Paraná-Litoral. Atua no Grupo de pesquisa de Financiamento e Trabalho docente na Universidade Federal do Paraná vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE), onde também já atuou como professora. É professora do curso de Pedagogia na UNESPAR. Foi professora das séries iniciais em escolas públicas e particulares (1986-1993). Foi Pedagoga na rede estadual do Paraná nas séries finais do ensino fundamental e do Ensino Médio (1994-2018) e pedagoga também na rede municipal do município de Araucária nas séries iniciais (1996-2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico.

FEDERICO JOSÉ ALVEZ CAVANNA
Professor de História pelo Instituto de Professores Artigas (Montevideo, 2001), mestre em educação pela UEPG (2009) e doutor em História pela UFPR (2013). Professor na UNESPAR-campus de Paranaguá e nos Programas de Pós-Graduação de ProfHistória e História Pública da Unespar. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa Margem.

GREICIANE FARIAS DA SILVA
Greiciane Farias da Silva é Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Paraná (2019) e Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade São Luís (2021). Atualmente é aluna do Curso de Mestrado em História Pública, também da Universidade Estadual do Paraná, e Professora de Educação Infantil na Prefeitura de Campo Mourão – PR desde 2016.

HENRIQUE KLENK
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Catolica do Paraná (2009) com estágio em Mobilité à l’université de Fribourg – Université de Fribourg – Suisse (2008), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Catolica do Paraná (2012) e Doutorado sanduíche em Educação pela mesma instituição com estágio de pesquisa no Institut Catholique de Paris – France (2014-2015). É professor do colegiado de Pedagogia da Unespar-Paranaguá. É membro do Grupo Margem e coordenador do projeto de extensão “Memórias da pandemia: O Covid-19 na vida de estudantes e professores do litoral paranaense”.

JOÃO GUILHERME DE SOUZA CORRÊA

Professor de Sociologia da Educação no Colegiado de Pedagogia da UNESPAR – Paranaguá, Graduado em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Marília). É um dos líderes do Grupo Margem.

JULIANO PEROZA
É graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (2001). Mestre (2009) e Doutor em Educação (2014) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professor de Filosofia e Ética no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Campus Irati. Suas pesquisas giram em torno dos temas da Educação, Paulo Freire, Pensamento Utópico e Ideologia Neoliberal.

LUANA CARLA BERNARDO
Graduada em Logística pela Faculdade de Tecnologia FAESA (2014) em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (2021) e pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (2020).

MÁRCIA BAIERSDORF
É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestre (2007) e doutora (2017) pela mesma universidade. Membro do grupo de pesquisa Observatório de Culturas e Processos Político-pedagógicos (OCUPP). Professora do Magistério Superior vinculada ao Setor de Educação da UFPR. Professora e pedagoga na rede pública de educação básica, entre 2000 e 2012. Desenvolve pesquisa em escola segundo abordagem participante no/do cotidiano. Na extensão desenvolve pesquisa-ação com a escola e com crianças, sob a influência dos pressupostos da educação popular. Entre as temáticas de estudo: experiência educativa, tempos, espaços e sujeitos; infâncias no ensino fundamental; produção didática; mediação pedagógica; política cultural das escolas.

PATRÍCIA VIEIRA TRÓPIA
É graduada em Pedagogia, Mestre em Ciência Política e Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Tem pós-doutorado pela Université Lumière Lyon II. É docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Preside a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (2020-2021). É autora do livro Força Sindical: política e ideologia no sindicalismo Brasileiro, publicado em 2009 pela editora Expressão Popular. É co-autora do livro As bases sociais das novas centrais sindicais brasileiras, publicado em 2015.