Capa do livro: PEDAGOGIA SOCIAL:<br> educação sem fronteiras <br>Volume V <br>Coleção: Pedagogia Social para o século XXI

PEDAGOGIA SOCIAL:
educação sem fronteiras
Volume V
Coleção: Pedagogia Social para o século XXI

Autores: Margareth Martins de Araújo (Org.)

Eis um livro que versa sobre Pedagogia Social: educação sem fronteiras. Contém reflexões teórico-práticas, a respeito da Pedagogia Social realizada pelo Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão em Pedagogia Social para o Século XXI (PIPAS-UFF), no período de emergência sanitária, novos aprendizados colaborativos e instituintes, perpassados pela opção do servir ao próximo mais próximo, a partir do movimento de realizar o que podemos de onde estamos e com o que temos. Um movimento que estabelece o cuidado como categoria fundante e a formação de educadores sociais em, no e para contexto de emergências. Trata-se de uma pesquisa oriunda da senda cardíaca, que traz em seu DNA a opção pelos excluídos da nação. É a cartografia de uma pesquisa forjada no cadinho da “sofrência” humana a produzir alternativas de superação com ciência, convivência, conivência, sapiência e paciência. É com a chancela Freireana que escrevo este artigo, ancorada na compreensão que se impõe cotidianamente, da produção de uma ciência forjada pela coragem do binômio lutar-amar.

Impresso
de R$ 80,40 por
R$ 69,60
Digital
de R$ 80,40 por
R$ 56,28

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0717-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-0716-5
DOI: 10.24824/978652510717.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 314
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PEDAGOGIA SOCIAL:<br> educação sem fronteiras <br>Volume V <br>Coleção: Pedagogia Social para o século XXI
MARGARETH MARTINS DE ARAÚJO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Pós-Doutorado em Ensino de Artes e Ciências, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Integra o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação: PPG-UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação infantil, letramento, formação de professores, educação, pedagogia social e formação inicial e permanente de professores de Crianças e Jovens em situação de Vulnerabilidades. Pedagogia Social e teorias interseccionais para infância e adolescência. Pedagogia Social e teorias interseccionais para infância e adolescência. Ações socioeducativas, Garantias de Direito e Justiça Restaurativa. Coordenadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Pedagogia Social: Projeto PIPAS-UFF. Coordenadora do Curso de Extensão em Pedagogia Social. Coordenadora do Curso de Especialização em Pedagogia Social. Editora Executiva da Revista de Pedagogia Social da Universidade Federal Fluminense: RPS-UFF. Organizadora da Coleção Pedagogia Social Para o Século XXI....

JANE CARVALHO FERNANDES DE ARAUJO
Assistente Social, especializanda em Pedagogia Social para o Século XXI – UFF/Niterói. Atua na rede acolhedora de crianças e adolescentes no Município do Rio de Janeiro – CRCA Taiguara.

JACY MARQUES PASSOS
Mestrando do PPGEDU – Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdade Social – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Professor Pesquisador do Grupo PIPAS UFF – Pedagogo / Educador Social – Especializado em Docência e Gestão do Ensino Superior (UNESA) – Coordenador Técnico Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) São Gonçalo, RJ.

NATALIA DA SILVA FIGUEIREDO LIZCANO
Assistente Social (ESS/UFF). Mestre em Serviço Social (PPGSS/UERJ). Doutoranda em Serviço Social (PPGSS/UERJ). Bolsista CAPES. Conselheira do Conselho Regional de Serviço Social do estado do Rio de Janeiro (CRESS/RJ). Gestão “Não Temos Tempo de Temer” (2017-2020) e “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023).

SANDRA NERI BRITO DE FREITAS
Pedagoga. Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Duque de Caxias, RJ. Mestre em Educação pela UFF - Universidade Federal Fluminense, Doutoranda em Educação pela UFF - Universidade Federal Fluminense. Integra o grupo de Pesquisa em Pedagogia Social para o Século XXI.

MAURICIO BENEVIDES SALKINI

Administrador, Empresário e Pedagogo Social. Instituição: Universidade Federal Fluminense. Professor colaborador do curso de pós-graduação em Pedagogia Social para o século XXI. Pesquisador do Grupo PIPAS UFF. Conselheiro biênio 2021/22 do Conselho Municipal de Educação do município de Niterói.

CONCEIÇÃO MARIA GUIMARÃES E SILVA
Professora – Pesquisadora Extensionista na área de Educação Social – Moção de Congratulação oferecida pela Câmara Municipal de Niterói, pelo trabalho desenvolvido no Morro do Céu, Caramujo, através do “Projeto Criança no Lixo Nunca Mais”. Em parceria com o UNICEF, a Secretaria de Integração e Cidadania em novembro de 2000 – Debatedora da Mesa Redonda “Lixo e Cidadania – Diagnóstico e Articulações do da Foram Estadual Lixo e Cidadania” – VI Semana de Extensão da UFF em 26 de outubro de 2001 – Conferencista na “XI Jornada de Pedagogia Social – PIPAS em 25 de agosto de 2018 – Participante da Banca de Avaliação de Portfólios do Curso de Extensão em Pedagogia Social para o Século XXI, na Universidade Federal Fluminense em 29 de novembro de 2018 – Teóloga – Graduada pela Faculdade Teológica Sul Americana – FTSA.

ROSANE BARBOSA MARENDINO
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutorado em Educação pela UFF. Graduação em Psicologia e Licenciatura em Pedagogia. Pesquisadora nos grupos LAP (Laboratório de Acesso e Permanência) e CIMNE (Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação) na UFF.

THAINÁ QUITETE
Pedagoga, Mestre em educação pela Universidade de São Paulo - USP. Membra do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social – PIPAS/UFF.

IOLANDA DA COSTA DA SILVA
Professora dos anos iniciais na Secretaria de Educação de Itaboraí. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - (2013). Especialização em Administração Escolar e Orientação Escolar – FAVENI- (2020).

ROSANA LUIZ DE AZEVEDO NOGUEIRA
Diretora geral na Escola Municipal São Bento da Lagoa, Prefeitura de Maricá. Graduada pela UFF- Pedagogia- (2008); Pós em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial (2018) Faculdade de Educação São Luís.

ADRIANA FERNANDES DE SOUZA
Professora dos anos iniciais na Secretaria de Maricá e Niterói - Licenciatura em Pedagogia - UNINTER – 2012; Pós-Graduação: Metodologia do Ensino de Artes -UNINTER – 2016.

MÁRCIA ELY BAZHUNI POMBO LEMOS
Bacharel em Direito e Psicóloga,.Mestra em Educação pela Universidad del Salvador. Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Psicologia Clínica pela PUC -RJ, Especialista em Psicologia do Desenvolvimento pela USP - SP, Especialista em Orientação, Gestão e Supervisão  pela Universidade Barão de Mauá - SP. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Niterói e São Gonçalo. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social - UFF.

NATÁLIA MOREIRA ALTOÉ
Professora de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis- COLUNI UFF, Graduada em Serviço Social e Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, Pós-Graduada em Pedagogia Social para o Século XXI, Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense e integra o Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social para o Século XXI - Universidade Federal Fluminense.

ANDRÉIA XAVIER DOS SANTOS
Especialista em Leitura e Produção Textual com ênfase em Revisão e Preparação de Textos; licenciada em Letras; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social – PIPAS/UFF.

FÁTIMA ALZIRA BRANDÃO DE OLIVEIRA
Pedagoga; Psicopedagoga; Educadora Social; Professora das Matérias Pedagógicas do Curso Normal; Orientadora Educacional; Graduanda de Letras/Literaturas; Professora convidada da UFF na Pós-graduação em pedagogia social-PPG-UFF. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social – PIPAS/UFF.

EDVALDO ROBERTO DE OLIVEIRA
Mestre em Serviço Social – PUC/Rio, especialista em Direitos da Criança e do Adolescente pelo ISMP/RJ e Coordenador do Laboratório de Estudos em Política de Proteção da Assistência Social com foco na Convivência da Associação Mãe África/AMA – Inovações em Tecnologia Social.

MARIA LÚCIA MARTINS PINTO LARA
Pedagoga, especializada em educação infantil e da equipe de assessoria pedagógica da Escola Dinâmica de Ensino Moderno/EDEM.

YASMIN FRANÇOIS
Assistente Social pela Universidade Estácio de Sá e Educadora Social da experiência piloto Ação Parceira Educação e Proteção Social – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV com crianças de 4 a 6 anos e 11 meses – Rocinha /Rio de Janeiro.

LUANA ALMEIDA DE CARVALHO FERNANDES
Psicóloga, especialista em Responsabilidade Social e Gestão de Projetos Sociais, mestra em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ADRIANA FROSSARD BORGES
Pedagoga, Psicopedagoga, especialista em Administração e Planejamento da Educação, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos pelo NEPP/DH – UFRJ Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Pedagogia Social para o século. XXI – FEUFF (UFF).

DIEGO DA SILVA SANTOS
Psicólogo, especialista em Gênero e Sexualidade; Pós Graduado em Teoria Psicanalítica; Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pelo NEPP/DH-UFRJ.

IAN JOSÉ MARINHO DIAS
Assistente Social, especialista em Roda de Terapia Comunitária.

CELSO DE SOUZA CUNHA
Neuropsicopedagogo, Psicanalista, Hipnoterapeuta, Arteterapeuta. Mestre em Educação e Doutorando em Psicologia (UCES).

ANA CARLA DA COSTA ALCÂNTARA
Assistente Social, Especialista em Gestão, com MBA em Gestão Empreendedora pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Gestora Operacional do Sesi e Senai Firjan.

RENATA CODEÇO DIAS
Psicóloga. Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Puc-RJ. Especialista em Psicologia do Desenvolvimento e Psicopedagogia. Professora Adjunta UFF. Colaboradora curso Pedagogia Social para o século XXI (PIPAS-uff).

ARTHUR VIANNA FERREIRA
Doutor em Psicologia da Educação pela PUCSP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais – PPGedu – Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor Adjunto do Departamento de Educação - FFP/UERJ. Pesquisador Associado da CIERS-ed - Fundação Carlos Chagas-SP. Coordenador do Grupo de Extensão, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula – FFP/UERJ.

LEONARDO ALONSO
Professor da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Brasil, no curso de Especialização em Pedagogia Social para o Século XXI, na área de Metodologia da Pesquisa em Pedagogia Social, Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso I a III, e Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

FRANCISCO DA SILVA ALVES
Professor. Possui curso Normal, em nível médio, ofertado pela rede estadual de ensino do estado do Ceará. Licenciado em Letras pela (UNESA). Especialista em Alfabetização das Crianças das Classes Populares (UFF). Pesquisador em Pedagogia Social e orientador de portfólio do curso de extensão em Pedagogia Social – PIPAS/UFF.

ANA PAULA SANTOS LIMA LANTER LOBO
Pedagogia (UFF). Especialização em Educação Infantil (PUC/RJ). Mestrado (UERJ). Doutorado (UFF). Técnica em Assuntos Educacionais (PROAES/UFF). Professora do Curso de Pedagogia (Universidade Estácio de Sá). Professora colaborada do Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Social para o Século XXI. Pesquisadora (Cnpq) - Campo: Infância; Educação Infantil; Políticas Públicas. GEPROFI/UFF.

RONALD DOS SANTOS QUINTANILHA
Pedagogo, especialista em Psicopedagogia e Terapia de Família. Mestre em Política Social pela UFF.Professor da Rede Municipal de Educação de Niterói. Professor da FAMA e da Unilasalle-RJ. Assessor Técnico (Pedagogo) da Secretaria Municipal de Educação de Niterói e docente colaborador do Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Social Para o Século XXI. Instituição FAMA/UNILASALLE.

MÔNICA COELHO
Professora de Educação Física do município e do estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação – UFF e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social – PIPAS – UFF. 2 Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Formação Inicial e Permanente de Educadores de Crianças e Jovens em situação de Vulnerabilidades.