Capa do livro: DIALOGANDO COM AS LUTAS, ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE <br><br>Coleção Reflexões Sobre Educação Física e Esporte <br>Volume 1

DIALOGANDO COM AS LUTAS, ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE

Coleção Reflexões Sobre Educação Física e Esporte
Volume 1

Autores: Marcelo Moreira Antunes - Diego Luz Moura (Orgs.)

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O campo de estudos sobre as lutas, artes marciais e esportes de combate vem se desenvolvendo fortemente desde a década de 2000. Diversos pesquisadores vêm desenvolvendo pesquisas para melhor compreensão desse importante fenômeno social dos nossos tempos. Este é o primeiro volume da coleção “Reflexões sobre Educação Física e Esporte”, que se propõe a tratar de diferentes aspectos das lutas, artes marciais e esportes de combate, corroborando com o crescente movimento de estudos na dimensão da educação física e do esporte. Esta obra é resultado da experiência de diversos pesquisadores e professores que se debruçam sobre o tema na perspectiva do ensino e da pesquisa, aprofundando conhecimentos teóricos e práticos que norteiam o campo. A obra fornece ao leitor a possibilidade do diálogo aprofundado sobre temas como o ensino e a prática pedagógica, a formação profissional, as tradições das artes marciais, questões de gênero, iniciação esportiva, lutas na BNCC, além das modalidades brasileiras de combate a partir da manifestação da luta marajoara. Esperamos que esse livro seja uma rica leitura e que possibilite a ampliação de horizontes sobre o tema.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1065-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-1066-0
DOI: 10.24824/978652511065.3
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DIALOGANDO COM AS LUTAS, ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE <br><br>Coleção Reflexões Sobre Educação Física e Esporte <br>Volume 1

Autores

MARCELO MOREIRA ANTUNES
Possui Pós-Doutorado na área de educação física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Doutor em educação física pela UNICAMP e Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). É Pós-graduado em docência superior pela UGF e Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Exercício e do Esporte da Universidade do estado do Rio de Janeiro (PPGCEE-UERJ). Também foi docente dos cursos de educação física da UGF, do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e do Centro Universitário da Cidade. Além de professor de educação física na Educação Básica da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Niterói e do Colégio de aplicação da UERJ (CAp-UERJ). É líder do Centro de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate da UFF (CEPLAMEC-UFF/CNPq). Também é membro Núcleo de Estudos e Pesquisas em Lutas e Esportes de Combate da Universidade Federal do Pará (NEPLEC-UFPA/CNPq). Desenvolve pesquisas na área da Pedagogia das Lutas, Formação de Professores, Educação Física Escolar e Atividade Motora Adaptada.

DIEGO LUZ MOURA
Diego Luz Moura é Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atua no curso de Licenciatura em Educação Física e nos cursos de Mestrado em Educação Física e Ciências da Saúde e Biológicas. É líder do LECPEF (Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física). Possui experiência no ensino da educação física na educação básica tendo atuado na Secretaria Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro, ministrando aulas para o ensino infantil, fundamental, médio e EJA. Coordena o projeto de extensão Dialogando sobre o Ensino da Educação Física que desde 2016 promove espaços de formação permanente para professores de educação física da Educação Básica. É revisor dos principais periódicos do campo da educação e da educação física. Atuou como coordenador do curso de licenciatura em Educação Física da Univasf no período de 2015-2019. É coordenador dos estágios de licenciatura da Univasf. Compõe o comitê científico do GTT escola do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde o ao de 2015. Seu interesse e trajetória de investigação se baseiam nos estudos sobre os aspectos pedagógicos do ensino da educação física e os aspectos socioculturais da atividade física e do esporte. Participa de 4 projetos de pesquisa como coordenador. Orientou 18 dissertações de mestrado, 8 trabalhos de Iniciação Científica e 56 trabalhos de conclusão de curso. Publicou 70 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, 10 livros e 9 capítulos de livro. Dentre estas obras destacam-se o livro: "Cultura e educação Física escolar: da teoria à prática" publicado pela editora Phorte no ano de 2012 e a coletânea de livros "Dialogando sobre o ensino da educação física" publicado pela editora CRV. Esta coletânea compõe um conjunto de 8 livros construídos para auxiliar diretamente os professores de educação física que atuam nas escolas nos temas: atletismo, lutas, ginásticas, danças, esportes coletivos, atividades de aventura, jogos populares e esportes de rebatidas.

COLABORADORES
ALBA IARA CAE RODRIGUES
Educadora Física (UFSCar e UniFAJ), Mestrado em Educação Física (UNICAMP), Doutoranda na Escola de Educação, George Mason University. Responsável técnica, professora de Pilates, de iniciação esportiva no Judô infantil e de Jiu-Jitsu para mulheres na Alliance Jaguariúna / VidAtiva Movimento e Bem-estar. Formadora de treinadores em projetos sociais e academias e de professores de educação física. Pesquisa em pedagogia e psicologia do Esporte, vivências lúdicas, pedagogia do jogo, lutas/artes marciais/esportes de combate.

DAVID KIRK
Professor de Educação na University of Strathclyde e Professor Honorário de Estudos do Movimento Humano na University of Queensland. Editor da Revista Routledge Physical Education and Sport Pedagogy. Seu livro mais recente é Casey, A. & Kirk, D. (2021) Models-based Practice in Physical Education. London: Routledge.

DENIS FOSTER GONDIM
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física (ESEF-UPE). Especialização em Exercício Físico aplicado a Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho (UGF). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE). Docente do curso de educação física do ESEF-UPE e Centro Universitário UniFBV. Vice coordenador do Núcleo de Ensino, pesquisa e extensão em Lutas, artes marciais, Modalidades esportivas de combate e Capoeira (NEPEX-UFPE/CNPq). Faixa Preta de Judô com experiência no ensino de base.

EDSON FERNANDO DA SILVA JÚNIOR
Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Treinamento desportivo (UFRJ). Atualmente é docente da rede Estadual Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

FABIANA ALVES DE LUCENA
Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri; Especialista em Educação Física Escolar (FIP); especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais (FLS). Atualmente é professora da rede Municipal de Milagres – CE.

FABIANO PRIES DEVIDE
Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; mestre e doutor em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Atua com a temática de Estudos de Gênero na Educação Física e Esportes, Fundamentos Pedagógicos da Educação Física escolar, História do Esporte. Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais, é professor Associado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero na Educação Física (GREGEF). Autor dos livros "Gênero e Mulheres no Esporte: História das Mulheres nos Jogos Olímpicos Modernos", "História das Mulheres na Natação Feminina no século XX: das adequações às resistências sociais" e "Estudos de Gênero na Educação Física e no Esporte". Publicações: livro (3), capítulos de livro (29), artigos em periódicos (51), trabalhos publicados em anais de eventos (63), trabalhos apresentados em eventos (86), textos em jornais/revistas (9).

FILIPE RODRIGUES DE MOURA
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro Grupo de Pesquisa Relações de Gênero na Educação Física (GREGEF-UFF/CNPq) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Esporte de Combate da UFF (CEPLAMEC-UFF/CNPq). Pesquisa sobre as mulheres no esporte, artes marciais e lutas na perspectiva dos Estudos de Gênero.

GEORGE ALMEIDA LIMA
Possui graduação em Educação física (Licenciatura) pela Faculdade de Educação Física de Barra Bonita e graduação em Educação Física (Bacharelado) pelo Claretiano Centro Universitário. Possui Especialização Metodologia do Ensino de Educação Física pela faculdade do Vale Elvira Dayrell e especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura. Foi monitor de esportes do projeto "Mais Educação" no estado do Ceará. Foi secretário Municipal de Esporte do Município de Campos Sales-CE. Atualmente é professor de Educação Física do Ensino Infantil, Fundamental I e II do Colégio Adnilson Batista dos Santos em Campos Sales-CE. É professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. É Diretor esportivo da Secretaria Municipal de Desporto de Campos Sales-CE. Realiza pesquisas sobre a Linguagem Corporal, Esportes de Combate na escola, Esportes de Invasão na escola, aspectos sócio-históricos da educação física e do esporte, Formação de Professores e Avaliação na Educação Física.

HERMANO D’LEOM MAIA DE OLIVEIRA
Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Juazeiro do Norte, Pós-graduado em Educação Física Escolar pelas Faculdades Integradas de Patos – FIP. Já atuou como Professor Substituto do IFCE campus Cedro, além de coordenar os projetos de extensão: Musculação e Ginástica de Academia na mesma instituição. Atualmente atua como docente das disciplinas de Esportes de Aventura e Recreação e Lazer nos cursos de Bacharelado em Educação Física das Faculdades São Francisco da Paraíba – FASP e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC, ambas em Cajazeiras – PB e Equoterapeuta no Centro de Equoterapia JC Vieira em Juazeiro do Norte – CE.

ÍTALO SÉRGIO LOPES CAMPOS
Graduação em Educação Física, com mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho e doutorado em Neurociência e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Pará onde coordena o Laboratório de Aptidão Física (LAFIS) e o Projeto Artes Marciais na UFPA. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Lutas e Esportes de Combate – (NEPLEC-UFPA/CNPq). Faixa preta de Jiu Jitsu.

JULIANA DA SILVA DOMINGUES
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Exercício e do Esporte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Atua como integrante do grupo de pesquisa, Centro de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate- CEPLAMEC- UFF desde 2020. Possui graduação em Fisioterapia (2009 – Universidade Veiga de Almeida). Especialização em UTI Geral – COFFITO (2011 – Interfisio – RJ). Especialização em Programa de Saúde de Família (2017 – UESA), atuou no projeto Social de Muaythai Golden Heroes – IAPC – Irajá como professora e Fisioterapeuta 2017-2019. Em 2019 e 2020 teve a oportunidade de viajar para Tailândia como Fisioterapeuta para acompanhar atletas na pré e pós competição e atuar em sua linha de pesquisa psicossociocultural, observando e descrevendo o cotidiano dos atletas. Atua nas áreas de Reabilitação em atletas de alto rendimento e pesquisa em lutas e esporte de combate com Abordagens Psicossocioculturais do Esporte.

LUAN GONÇALVES JUCÁ
Possui graduação de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri – Campus Iguatu – CE. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior com Metodologias Ativas pelo Centro Universitário UniAmérica. Foi membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte e Desempenho (GEPED-URCA), coordenado pelo professor Douglas Alves da Silva. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA-UNIVASF), coordenado pelo professor Leonardo Gasques Trevisan Costa. Tem interesse e pesquisa nos campos da Educação Física Adaptada, Educação Física Escolar e Metodologias Ativas na Educação.

LUIZ FELIPE MACHADO PINTO
Graduado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre em Ciências da Atividade física pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Pós-graduado em Treinamentos Desportivo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em artes marciais chinesas com mais de 20 anos de prática e docência nas modalidades Kung-fu e Tai Chi Chuan. Técnico de Boxe, Muay Thai e faixa roxa de Jiu Jitsu brasileiro. Membro do Centro de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate da Universidade Federal Fluminense (CEPLAMEC-UFF/CNPq). Desenvolve pesquisa sobre artes marciais e esportes de combate na perspectiva sociocultural e pedagógica, além de estudos sobre artes marciais e mídia.

LUIZ GUSTAVO BONATTO RUFINO
Bacharel (2010) e Licenciado (2013) em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Rio Claro e em Pedagogia (2020). Especialista em Docência do Ensino Superior (2013). Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Doutor (2018) em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro, com estágio de pesquisa na Université de Montréal – UdeM – Canadá. Possui experiência profissional na docência em todos os níveis de ensino, em processos de formação inicial e continuados, produção de livros e outros materiais didáticos, consultorias e assessorias pedagógicas/educativas, em cursos e capacitações, na gestão físico-esportiva, em projetos sociais e políticas públicas e na área de lutas e artes marciais. Atualmente é professor de Educação Física das redes públicas municipais de Paulínia (SP) e Campinas (SP) e no Centro Universitário de Jaguariúna (UNIEDUK) e faz parte do quadro de docente permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, prática pedagógica, Epistemologia, Educação Física e suas interfaces com as ciências sociais e humanas, formação profissional e campo de trabalho, profissionalização do ensino, profissionalidade na Educação Física, sociologia das profissões, saberes docentes, pedagogia do esporte, esporte educacional, cultura corporal de movimento e suas múltiplas manifestações e ensino de lutas e artes marciais.

NAIZA FERNANDES FRAGA
Sou graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2009/01) e especialista em Educação nos Anos Iniciais (2016) pela Fasem. Ingressei na Educação Física Escolar na rede particular, trabalhando com crianças e adolescentes além de organização de eventos. Hoje sou servidora efetiva da Rede Municipal de Goiânia desde o ano de 2018, onde trabalho com Educação Física no Ciclo das Infâncias e na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA). No momento presente, tenho pesquisado sobre Educação de Jovens e Adultos, com ênfase na formação de professores atuantes na modalidade.

SAMUEL DE SOUZA NETO
Samuel de Souza Neto, professor Livre Docente – UNESP/Rio Claro. Possui formação em Educação Física e Pedagogia – PIME; Letras – UNESP; ME – Educação – UFSCar; DO – Educação – USP; Pós-Doc – CRIFPE (Université de Montreal/Canadá). Atua como professor no curso de Licenciatura em Educação Física e nos Programas de Pós- Graduação em Educação (Formação de Professores e Trabalho Docente) e Ciências do Movimento (Prática Profissional). É Pesquisador Associado Internacional do CRIFPE; Pesquisador CNPq, NEPEF: FPCT, DOFPPEN e CRIFPE-Brasil; bem como Diretor do Centro de Pesquisa Internacional sobre Formação e Profissional Docente (CRIFPE-Brasil). Estuda a problemática dos saberes docentes, da formação profissional, do estágio supervisionado, da epistemologia da prática profissional e do campo profissional. Desse quadro emergem quatro eixos de pesquisa: formação de professores e trabalho docente, inserção e intervenção profissional, profissões do ensino em meio escolar e políticas públicas docentes.

SANDRO RANIEL DA SILVA ROCHA
Licenciado em Educação Física na Universidade Estadual do Piauí (UESPI/2010). Especialista em Educação Física e Saúde (UESPI/2013), Desporto Escolar e desempenho humano (IFPI/2018). Professor atuante na educação básica do 6° ao 9° ano, no município de Jerumenha-PI. Docente (substituto) no curso de graduação em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí e Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente aluno do curso de Mestrado no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física – UPE/UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia da Atividade Física – GEPEAF/UFPB. Interesse nas pesquisas com o objetivo de analisar a relação entre níveis de prática, duração e intensidades de atividade física com indicadores de saúde em adolescentes.

THIAGO VIEIRA DE SOUZA
Possui graduação em Educação Física (licenciatura plena) pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – UniFMU; Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – UNIFESP – EPM; Mestrado em Pedagogia da Motricidade, linha de pesquisa: Formação Profissional e Campo de Trabalho, na Universidade Estadual Paulista – UNESP – campus Rio Claro. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no campo da Educação Física – NEPEF – UNESP/RC. É professor de Educação Física no ensino fundamental I na Escola Miguilim. É coordenador da Equipe Gingando sem fronteiras, responsável pelo ensino da Capoeira como atividade extra/curricular na Rede Costa Aguiar, GIS – International School of São Paulo, Saint Francis College, Chapel School, Escola Miguilim e Colégio Nova Era.