Capa do livro: NENHUM(A) A MENOS NA ESCOLA:<br> práticas educativas no cotidiano escolar – antes, durante e pós-pandemia<br> Coleção Nenhum(a) a menos na Escola - Volume 2

NENHUM(A) A MENOS NA ESCOLA:
práticas educativas no cotidiano escolar – antes, durante e pós-pandemia
Coleção Nenhum(a) a menos na Escola - Volume 2

Autores: Roberlayne de Oliveira Borges Roballo (Org.)

A proposta do Livro Nenhum(a) a menos na Escola: práticas educativas no cotidiano escolar – antes, durante e pós-pandemia, segundo volume da Coleção “Nenhum(a) a menos na Escola”, faz parte das ações realizadas pelo Projeto de Extensão Nenhum(a) a menos na Escola, da Universidade Federal do Paraná – Setor de Educação. A obra nasce do nosso compromisso social e das reflexões realizadas frente aos desafios que a pandemia impôs para as escolas de educação básica. Compartilhamos produções que mostram práticas educativas para garantir o direito à educação, e, intrínseco a este, o direito de aprender de todos e todas. O livro foi organizado em duas partes, sendo que na primeira os textos abordam temas do cotidiano escolar: planejamento, caderno e diário pedagógico e ações democráticas com as crianças. A segunda parte discute as práticas educativas em tempos de isolamento social: o currículo, a docência, a relação da escola com as famílias, ação colaborativa entre ensino regular e educação especial, tecnologia e gestão. Nossa intenção é que os leitores e leitoras compreendam que, mesmo em tempos difíceis, devemos dialogar e propor ações que garantam trajetórias mais equânimes para as escolas.

Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0841-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-0840-7
DOI: 10.24824/978652510841.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

NENHUM(A) A MENOS NA ESCOLA:<br> práticas educativas no cotidiano escolar – antes, durante e pós-pandemia<br> Coleção Nenhum(a) a menos na Escola - Volume 2
ADRIANA DENISE BENTO
Pedagoga (UNIBRASIL), Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico (UNINTER), Especialista em Ensino em Tempo Integral (SÃO BRAZ) e Especialista em Educação Especial (FATEC). Professora e Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Pinhais-PR. Atualmente Gerente do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Pinhais (GEENF/SEMED). Integrante do Grupo de Estudos de Currículo (GDEC).

AGNES TARCÍLIA ELIAS
Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participa do Projeto de Extensão Nenhum(a) Menos na Escola e de Iniciação Científica na Linha de História e Historiografia da Educação.

ALEXANDRA PADILHA BUENO
Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Pedagogia pela mesma universidade, é professora da Educação Básica no Município de Araucária e tutora EaD pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Tem experiência nas áreas de Ensino e Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história intelectual, educação feminina, pedagogia feminista, feminismo do século XX.

ANDREA BEZERRA CORDEIRO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná na linha de História e Historiografia da Educação (2015). Professora Adjunta no Departamento de Planejamento e Administração Escolar do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Ministra as disciplinas de “Educação, Tecnologia e Cultura das Mídias”; “Trabalho Pedagógico em Espaços não escolares” e “Organização do Trabalho Pedagógico” na graduação em Pedagogia da UFPR.

ANDREA FRANCESCHINI
Bacharel e Licenciada em Matemática pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Especialista em Gestão Escolar (CIPPEX). Especialista em EAD e tecnologia (UNICID). Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do PR (SEED/PR) – Atualmente Secretária Municipal de Educação de Pinhais. Integrante do Grupo de Estudos de Currículo (GDEC).

BRUNO TEILOR
Matemático. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – Universidade Federal do Paraná – Integrante do Grupo de Estudos de Currículo.

CASSANDRA FONTOURA FIORE PERON
Psicóloga da Rede Municipal de Ensino de Pinhais. Mestranda em Educação pela UFPR. Chefe da Seção de Apoio à Inclusão Educacional da Gerência de Educação Especial e Inclusão Educacional.

DANIELA GOMES DE MATTOS PEDROSO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Possui graduação em Educação Artística – Licenciatura em Artes Plásticas – pela Universidade Federal do Paraná e especialização em Psicomotricidade pela Fundação da Universidade Federal do Paraná. Professora de Ensino Superior/Curso de Pedagogia, Faculdade Fidelis. Atua principalmente nos seguintes temas: arte, artes visuais, educação e ensino de arte.

EDIMARA ALVES FAGUNDES
Mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Educação Artística pela Faculdade Artes do Paraná e especialização em Educação Fundamentada na Arte pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora da Educação Básica na rede pública do Estado do Paraná, professora de Arte na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Pesquisa principalmente sobre o ensino e aprendizagem das artes visuais, Arte na Educação Básica no ensino regular e na EJA.

JÉSSICA VILLANOVA DO NASCIMENTO
Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Pinhais. Neuropsicopedagoga e pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva. Pedagoga da Educação Especial na Seção de Apoio à Inclusão Educacional/Gerência de Educação Especial e Inclusão Educacional.

JUCIELE GEMIN LOEPER
Pedagoga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – Universidade Federal do Paraná – Integrante do Grupo de Estudos de Currículo.

JULIA RIBAS MARINHO
Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participa do Projeto de Extensão Nenhum(a) Menos na Escola.

LÉIA DE CASSIA FERNANDES HEGETO
Doutora em Educação realizado no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui mestrado em Educação (UEM) e graduação em Pedagogia (UEM). Professora Adjunta A do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua no curso de Pedagogia da UFPR.  

LETICIA MARA DE MEIRA
Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação, atua como pedagoga na Prefeitura Municipal de Curitiba e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é doutoranda da Linha de História e Historiografia da Educação do PPGE/UFPR. Integrante do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) e do Grupo de Estudos de Currículo (GDEC), associado ao Projeto de Extensão Nenhum(a) a menos na Escola.

LEZIANY SILVEIRA DANIEL
Professora Assistente 2, lotada no Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalha com as disciplinas de estágio na educação infantil e ensino fundamental, bem como Alfabetização no Curso de Pedagogia presencial e à distância.

LOUIZE MARI DA ROCHA
Professora e pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Pinhais. Mestre em Educação. Gestora da Educação Especial do município.

RAQUEL DE ABREU FOCHESATO
Química e Pedagoga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – Universidade Federal do Paraná – Integrante do Grupo de Estudos de Currículo.

ROBERLAYNE DE OLIVEIRA BORGES ROBALLO
É Professora Associada do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar - DEPLAE/SETOR DE EDUCAÇÃO/UFPR. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi Secretária de Educação do Município de Curitiba (Gestão 2013-2016) e Coordenadora do Fórum Municipal de Educação (gestão 2013-2016). Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (2012). Integrante dos seguintes grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) e Núcleo de Estudos e Pesquisa História, Educação e Modernidade (NEPHEM). Coordenadora do Projeto de Extensão Nenhum(a) a menos na Escola. Coordenadora do Projeto de Pesquisa História dos livros, dos livros escolares e manuais escolares produzidos para subsidiar os processos de formação de professores no Estado do Paraná: 1900-1980.

SÉRGIO ROBERTO CHAVES JUNIOR
Licenciado em Educação Física (UFPR), Mestre em Educação (UFPR) e Doutor em Educação (UFMG). Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) da UFPR; do Núcleo de Estudos sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (NUPES) e do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF), ambos da UFMG.

TATIANA F. M. GAYA
Pedagoga e Mestre em Educação na Linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora e pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Pinhais-PR. Professora de Ensino Superior no curso de Pedagogia (IEL/FIEP). Atualmente integra a Gerência do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Pinhais (GEENF/SEMED). Integrante e coordenadora do Grupo de Estudos de Currículo (GDEC).

WILLIAN VALVERDE
Matemático. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – Universidade Federal do Paraná – Integrante do Grupo de Estudos de Currículo.