Capa do livro: VOZES QUE ECOAM NOS CURRÍCULOS:<br> projeções de identidades em diferentes processos de escolarização

VOZES QUE ECOAM NOS CURRÍCULOS:
projeções de identidades em diferentes processos de escolarização

Autores: Denise da Silva Braga - Sandro Vinícius Sales dos Santos (Orgs.)

O que guia as discussões deste livro é a afirmação da diferença e a sua potência para instituir processos educativos mais criativos e plurais. Os ensaios que compõem a obra amplificam as vozes das identidades “outras” que contestam a exclusividade dos marcadores socioculturais que, tradicionalmente, ratificam as normas de reconhecimento social.

Impresso
de R$ 64,68 por
R$ 56,28
Digital
de R$ 64,68 por
R$ 45,28

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0887-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-0888-9
DOI: 10.24824/978652510887.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

VOZES QUE ECOAM NOS CURRÍCULOS:<br> projeções de identidades em diferentes processos de escolarização
ORGANIZADORES
DENISE DA SILVA BRAGA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Docente dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Programa de Mestrado em Educação – PPGEd/UFVJM. Pesquisadora do campo do currículo com ênfase nas questões da diferença, das sexualidades e gêneros, sobretudo das identidades LGBT.

SANDRO VINÍCIUS SALES DOS SANTOS
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Educação pelo Laseb-FaE-UFMG. Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGED-UFVJM). Integrante do Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI-FaE-UFMG).

AUTORES
ANA FLÁVIA MAGALHÃES
Mestra em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Bacharel em Humanidades e Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Atuou como Docente substituta do Curso de Pedagogia da UFVJM e, atualmente, é professora da Rede Municipal de Ensino de Diamantina, Minas Gerais.

CLAUDIA MARA NIQUINI
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestrado, pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); graduada em Educação Física pela Unimontes; professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFVJM.

GERUZA DE FÁTIMA TOMÉ SABINO
Doutora em sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (Unesp), Mestra em Ciências Sociais pela mesma Universidade. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Marília (FEESR). Professora Associada do Departamento de Computação – curso de Sistemas de Informação, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd da UFVJM.

IZABEL CRISTINA DE LIMA
Mestra em educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina. É servidora pública ocupando o cargo de assistente em administração na biblioteca do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Muriaé.

JOSINEI VILARINO FIGUEIREDO
Mestre em educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade do Noroeste de Minas (Finom). Graduação em Geografia pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi). Atualmente é Secretário Municipal de Saúde de Carmésia-Minas Gerais.

KYRLEYS PEREIRA VASCONCELOS
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Graduada em Pedagogia pela UFMG e licenciada em Matemática pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale); professora do curso de Pedagogia e Diretoria de Educação à Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (DEAD-UFVJM; professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFVJM. Atualmente cursa o Doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF).

LUCILENE GONÇALVES DE OLIVEIRA LOURENÇO
Mestra em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; especialista em Ensino Religioso pela Universidade Estácio de Sá; especialista em Contação de Histórias e Musicalização na Educação Infantil pelo Instituto Brasileiro de Formação (UniBF); graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (Fafidia). Atualmente é Gerente de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Diamantina e Tutora à distância da DEAD/UFVJM.   

LUDMILA LINS BEZERRA
Mestra em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e Graduada em Pedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira. Foi professora Substituta do Curso de Pedagogia da UFVJM. Atualmente cursa o Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro-Portugal.

MAKSILANE EUDILANE BENTO
Mestra em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Atua como educadora física especializada em crianças em Diamantina-Minas Gerais.

MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO DE LIMA COSTA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerai; gradua em Pedagogia pela Faculdade de Educação de João Monlevade (FEJM); professora adjunta do Departamento de Ciências Biológicas da UFVJM; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Mestrado em Ensino em Ciências e Matemática e suas Tecnologias (PPGECMaT) da UFVJM.

MARISA NARCIZO SAMPAIO
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, tendo realizado estágio doutoral e pós-doutorado na Universidade da Coruña-Espanha. Mestra em Educação e Pedagoga pela UFRJ. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculada ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo na área de Organização do Trabalho Pedagógico.

NÁDIA MARIA JORGE MEDEIROS SILVA
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); graduada em Pedagogia e em Ciências pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Atualmente é professora adjunta do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Ensino em Ciências e Matemática e suas Tecnologias (PPGECMaT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

NATALINO NEVES DA SILVA
Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas (UFMG); graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Administração Escolar (DAE). Atua em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

REGINA CÉLIA DO COUTO
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Com estágio de doutoramento na Universidade da Coruña-Espanha. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia; especialista em História do Brasil pela PUC/MG. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – curso de Pedagogia e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

RODRIGO SABALLA DE CARVALHO
Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Especialista em Gestão da Educação e Licenciado em Pedagogia pela UFRGS. Professor do Curso de Pedagogia da Faced/UFRGS e do PPGEdu/UFRGS. Líder do CLIQUE – Grupo de pesquisas em linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas (UFRGS).

VÂNDINER RIBEIRO
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Especialista em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); graduada em Pedagogia pela UFMG; professora adjunta no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Departamento de Práticas Educacionais e Currículo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.