Capa do livro: ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: <br>relatos, experiências e desafios na Educação Superior

ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS:
relatos, experiências e desafios na Educação Superior

Autores: Raimundo Sousa - Leonardo Zenha - Priscilla Bellard Mendes de Souza (Orgs.)

livro impresso
de R$ 53,90 por
livro digital
de R$ 53,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A pandemia do novo coronavírus forçou a humanidade a realizar adaptações em todos os segmentos da sociedade, a fim de dar continuidade às demandas do dia a dia. Dessa forma, na educação superior pública não foi diferente. As Universidades retomaram suas atividades educacionais, fazendo o uso de mecanismos e ferramentas naturalizadas para outros fins. Professores e estudantes passaram a compartilhar ambientes virtuais para ensino e aprendizagem no modo síncrono e assíncrono, adequando a prática pedagógica com diferentes recursos e ferramentas com o objetivo de acompanhar rápidas mudanças em tão pouco tempo. Assim, a presente obra apresenta as diversas formas de educar na pandemia durante o ensino remoto, em diferentes regiões do Brasil, que, apesar de equidistantes, estiveram tão próximas no compartilhamento destas vivências, experiências e desafios no ensino remoto emergencial. Portanto, nesta obra, autores e autoras, sob diferentes ângulos e perspectivas múltiplas de referenciais teórico-metodológicos, analisam criticamente a prática educativa na Educação Superior no contexto da pandemia do coronavírus.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0861-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-0862-9
DOI: 10.24824/978652510861.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: <br>relatos, experiências e desafios na Educação Superior

Autores

ALANNY CELERINO CORRÊA MESSIAS
Psicóloga, Pós-graduanda em Neuropsicologia – IPOG, Especialista em Psicologia do trânsito – ESBAM, em Psicologia Jurídica – UCAM e Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade social – UFPA.

ÁUREA PENICHE MARTINS
Pedagoga. Doutora em Educação. Mestre em Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Educação. Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA.

CREDINÉ DA SILVA DE MENEZES
Professor Titular da Faculdade de Educação e Professor-Pesquisador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DANIEL DE QUEIROZ LOPES
Professor Adjunto da Faculdade de Educação e Professor-Pesquisador Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DANIELLE SANTIAGO CAMARA DANTAS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e mestrado em Vocational education and personnel capacity Building pela Technische Universität Dresden (2016). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de adultos, educação superior, evasão, ensino de engenharias, capacitação didático- pedagógica de docentes.

DIOGO LOULA XIMENES
Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Especialista em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG). Atualmente, é Psicólogo da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem experiência na área jurídica, clínica e de avaliação psicológica. Foi Psicólogo da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA); foi Psicólogo da Secretaria de Saúde de Petrolina/PE, atuando em uma unidade de acolhimento infantojuvenil.

FRANCILENE DE AGUIAR PARENTE
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira/Faculdade de Etnodiversidade; Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA); Programa de pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI/UEPA-UFPA-UNIFESSPA-UFOPA) e Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (GEABI).

GILSON VIEIRA MONTEIRO
Professor titular da Universidade Federal do Sul das Bahia (UFSB), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecossistemas Comunicacionais e as Tecnologias da Inteligência (ECOEM) e coordenador do Curso de Bacharelado em Mídias Digitais da UFSB, Campus Paulo Freire (CPF).

GILSON VIEIRA MONTEIRO
Professor titular da Universidade Federal do Sul das Bahia (UFSB), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecossistemas Comunicacionais e as Tecnologias da Inteligência (ECOEM) e coordenador do Curso de Bacharelado em Mídias Digitais da UFSB, Campus Paulo Freire (CPF).

IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILÉO
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira/Faculdade de Etnodiversidade e Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Currículo e Cultura (GEPECC).

JONATA SOUZA DE LIMA
Mestre em Linguagens e Saberes da Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Professor da Universidade Federal do Pará.

JUDITH ANTELES MOREIRA
Graduanda do 5º período do curso de licenciatura em pedagogia pela Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Altamira. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), COTAS, 2018, orientada pela Prof.ª. Dra. Maria de Fatima Matos de Souza, vinculada ao plano de trabalho “Educação no Campo” pela Universidade Federal do Pará- campus Altamira Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2020, orientada pelo Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro, vinculada ao plano de trabalho “Imersão no contexto da pesquisa sobre tecnologias da informação e comunicação: cibercultura e educação” pela Universidade Federal do Pará-Campus Altamira.

JULIANE CORRÊA
Professora Associada da FAE/UFMG e Coordenadora do GRAOS – experiências educativas mediadas pelas TIC. Foi responsável pela coordenação a Cátedra da UNESCO de formação docente na modalidade a distância e pela criação e coordenação do GIZ – rede de desenvolvimento de práticas de ensino superior/PROGRAD/UFMG. Realizou seu doutorado na UNICAMP e seu pós-doutorado na Universidade de Barcelona e em Auroville/Tamil Nadu/Índia.

LÉIA GONÇALVES DE FREITAS
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira/Faculdade de Educação e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias Amazônicas e Formação Docente (GEPIAFD) e dos Estágios Supervisionados da Faculdade de Educação/UFPA/.

LEONARDO ZENHA
Professor Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB)- da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC)da Universidade Federal do Pará Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Especialização em Educação a Distância (2006) Senac -MG. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Doutor (2016) em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Pesquisador na área de Educação, cultura digital e tecnologias no contexto da Cibercultura.

LUCIANA ZENHA
@zenhaead
Luciana Zenha é professora no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais. Faculdade de Educação CBH. Mestre e Doutora em Educação pela UFMG e atua com projetos relacionados às redes sociais, robótica e tecnologias da informação e comunicação.

LUIZ MIGUEL GALVÃO QUEIROZ
Pedagogo, Mestre em Educação, Doutor em educação. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Currículo – NEPEC; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação – GEPPED; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política, Planejamento e Gestão da Educação – GEPGED; Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Professor Substituto da Universidade do Estado do Pará – UEPA.

MÁRCIA ANDRÉA DE SOUZA SILVA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2001). Atualmente é psicóloga da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, atuando principalmente nos seguintes temas: universitários, educação superior, inclusão, evasão, assistência estudantil. Mestranda do Mestrado Acadêmico em Psicologia da Univasf.

MARIANGELA KRAEMER LENS
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora-Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação de Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MARILENE DOS SANTOS MARQUES
Pedagoga, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional. Especialista em Gestão Educacional. Doutoranda em Ciências da Educação. Professora Titular/Assistente da Universidade do Estado do Pará-UEPA.

MARY JOSE ALMEIDA PEREIRA
Doutoranda em Educação (2018) na linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educativas pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Mestre em políticas públicas educacionais pelo PPGED/UFPA (2015), e Pós-graduação em Metodologia da Pesquisa Científica pela Universidade do Estado do Pará (2007). Possui graduação em Pedagogia pela UFP (2004).

NATÁLIA SERAFIM DA SILVA
Psicóloga na Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFPA). Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – FIOCRUZ/RJ (2017). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Possui experiência profissional nas áreas de avaliação psicológica, psicoterapia, psicologia escolar e educacional, docência, assistência social e saúde. Atuou na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) de janeiro a dezembro de 2020.

PRISCILLA BELLARD MENDES DE SOUZA
Psicóloga. Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento- Área de concentração em Ecoetologia do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento-PPGTPC, do Núcleo em Teoria e Pesquisa do Comportamento-NTPC/Universidade Federal do Pará. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFPA/ Campus de Altamira-PA.

RAIMUNDO SOUSA
Doutor e Mestre em Educação – Políticas Públicas Educacionais – pela Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED). Professor Adjunto na Faculdade de Educação da UFPA – Campus Altamira. É filiado à Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (ADUFPA) e à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da Educação, planejamento educacional, gestão da educação, prática de ensino de história, tecnologias aplicadas à educação e políticas públicas educacionais. Coordena a pesquisa “Escolas públicas municipais de Altamira-PA e a democratização da gestão”(2020-2022). É criador e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Planejamento e Gestão da Educação (GEPGED/UFPA-Altamira).

RENATO PINHEIRO DA COSTA
Pedagogo. Doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/SECÇÃO ALTAMIRA-PA. Professor da Faculdade de Educação – Campus UFPA de Altamira/PA, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História-PROFHISTORIA/UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB/UFPA.

ROSANE ARAGÓN
Professora Titular da Faculdade de Educação e Professora-Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ROSEANE RABELO SOUZA FARIAS
Doutora em Educação, com ênfase em Educação Especial, pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Professora da Universidade Federal do Pará. Coordenadora da Divisão de Acessibilidade do campus de Altamira.

ROSELENE FEITEIRO DE MELO
Possui Licenciatura plena em Letras Graduação em Letras – Português UFPA (2011). Concursada da prefeitura Municipal de Altamira desde o ano de 2009. Especialista em Língua Portuguesa (2011) e em Educação no campo ofertado pela IFPA (2009). Atualmente trabalha na FACX (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do Xingu e Amazônia) e na EMEIF Maria Luiza da Silva Holanda atuando na Educação Infantil. Finalizando um Mestrado em Educação na UFOPA em Santarém/PA. No período de 2019 a 2020, com o tema da dissertação: “A trajetória da educação escolar ofertada para os reassentados do RUC Jatobá no contexto da construção da (UHE) Belo Monte em Altamira no Pará”.

SONIA ANDREA PIMENTEL RODRIGUES FERREIRA
Mestre em políticas públicas educacionais pelo PPGED/UFPA (2016). Professora de Graduação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenadora pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

TEREZINHA SIRLEY RIBEIRO DE SOUSA
Pedagoga. Mestre em Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea – GOGITANS/UEPA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão – GEPIDI/UNAMA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação – GEPPED/UEPA. Docente da Universidade do Estado do Pará – UEPA.

LUCILA PESCE (PREFÁCIO)
Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras – Português e Inglês (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Consultora ad hoc do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de 2007 a 2017. Assessora científica da FAPESP e do CNPq (PIBIC/AF/PIBITI). Tem investigado nas seguintes áreas: Linguagens Hipermídia e Processos Formativos; Linguagens Hipermídia e Educação Básica; Linguagens Hipermídia e Formação Inicial de Professores; Linguagens Hipermídia e Formação Continuada de Professores.

AUXILIADOR JAIRO DE SOUSA (POSFÁCIO)
Professor de Língua Portuguesa nas redes municipais de ensino de Altamira e Vitória do Xingu – PA. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/PUCRS). Mestrado Profissional em Letras – Profletras – UFOPA. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Uninter). Membro do Grupo de Pesquisa GELTDE (Grupo de Estudos Linguísticos, Texto, Discurso e Ensino – UFOPA. Membro da Academia Altamirense de Letras.