Capa do livro: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS: <br>Trabalho, cultura e experiência

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS:
Trabalho, cultura e experiência

Autores: Adriana de Almeida (Org.)

livro impresso
de R$ 66,00 por
livro digital
de R$ 66,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)
 
Consultar frete e prazo de entrega

Sinopse

A Educação de Jovens e Adultos no Brasil, ainda é pouco conhecida e está a mercê das políticas educacionais da Educação Básica, as quais ignoram a especificidade das pessoas pertencentes à classe trabalhadora que estão sujeitas à opressão cotidiana e desigual da sociedade capitalista.
Este livro é formado a partir da experiência coletiva de professores, pesquisadores, educadores sociais, estudantes das licenciaturas, profissionais da educação e da saúde que pensam essa modalidade na sua diversidade, seus movimentos históricos, culturais, políticos, econômicos, dentre outros. Os artigos nos fazem compreendê-la em sua pluralidade e singularidades formativas, ampliando a discussão sobre as macro e micropolíticas, bem como o poder local e global no território brasileiro. E, nesse contexto, ao apreender a totalidade, as contradições e as mediações que permeiam a Educação de Jovens e Adultos, criamos outras formas de resistir, pensar e ser/fazer a formação. O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão "Políticas e Contextos da EJA", da Universidade do Estado do Rio de Janeiro que propõe a leitura e o viver desta obra, anseia para que ela reverbere em todos os espaços sociais, na luta pelo direito à educação, à vida, à cidade e as garantias fundamentais à existência humana.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0955-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-0951-0
DOI: 10.24824/978652510955.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS: <br>Trabalho, cultura e experiência

Autores

ADRIANA DE ALMEIDA
Professora adjunta da UERJ. Doutora em Educação pela UFF. Coordenadora do Grupo de estudos, pesquisa e extensão Políticas e contextos da EJA/GRUPECEJA. Coordenadora de Sociologia da Educação/CEDERJ. Integrante do diretório de pesquisa e programa de extensão Vozes da educação: memória, história e formação de professores e do Grupo Diálogos Escolas-Universidades currículos e cotidianos escolares.

ANDRÉIA CRISTINI MARCOS MIRANDA OVERNÉ
Graduada e Licenciada em Pedagogia/UERJ, Graduada e Licenciada em Filosofia/ UERJ, Pós-graduanda em Educação Básica-EBA/UERJ- FFP, Mestranda em Filosofia – UFRJ. Integrante do Grupo de estudos, pesquisa e extensão Políticas e Contextos da Educação de Jovens e Adultos e do do diretório de pesquisa e programa de extensão Vozes da educação: memória, história e formação de professores.

ARTHUR VIANNA FERREIRA
Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais – PPGEDU – FFP/UERJ. Professor adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/ FFP. Pesquisador Associado da Fundação Carlos Chagas – FCC-SP. Coordenador-Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula (UERJ/FFP).

BÁRBARA DE SOUZA GUARACIABA
Graduanda em Pedagogia - FFP-UERJ. Bolsista voluntária do Grupo de estudos, pesquisa e extensão de Políticas e contextos da EJA/GRUPECEJA. Membro Vozes da educação: memória, história e formatação de professores. Bolsa de monitoria da disciplina de EJA.

CAMILE BARBOSA DE ABREU
Graduanda de Pedagogia na FFP-UERJ, Bolsista Voluntária de Extensão do COLEI. Motivada por temáticas como diversidade, inclusão, educação e literatura infantil, pedagogia da hospitalidade e educação social.

CARLOS CÉSAR DE OLIVEIRA
Doutorando em Educação pelo PPGE/PUC-Rio. Mestre em Educação pelo PPGedu/FFP/UERJ. Revisor de Textos. Educador Popular, com atuação em pré-vestibular social. Assessor Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP). Participa Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos – UFU.

CINTIA LARANGEIRA
Professora da rede municipal de Maricá, RJ. Graduada em Pedagogia e mestranda em Educação junto ao programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais, na FFP/UERJ. Integrante do Grupo de Pesquisa SERAPHICUS e do Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil, ambos na FFP/UERJ.

ELIANE BASTOS SALOMÃO
Graduada em Língua Portuguesa - UNESA. Pós-Graduada em gestão escolar-UNICID. Pós-Graduada em ensino de língua portuguesa – FAVENI. Pós-Graduanda em Língua portuguesa- FFP/UERJ. Graduanda em Pedagogia FFP-UERJ. Bolsista de iniciação científica do grupo de estudos, pesquisa e extensão Política e contextos da EJA / GRUPECEJA. Membro do vozes da educação: memória, história e formação de professores.

FABIANA DE OLIVEIRA MACHADO
Graduada em Pedagogia pela FFP/Uerj. Pós-Graduada em Educação Básica - Gestão Escolar pela FFP/Uerj. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Orígenes Lessa (FACOL). Especialista em Docência do Ensino Superior Pela Faculdade de Educação São Luís. Professora e Coordenadora Educacional na AMS – Empresa de Consultoria Pedagógica.

FERNANDA DE ALMEIDA CARVALHO
Professora de Língua Inglesa da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Graduanda em Pedagogia-FFP-UERJ. Bolsista voluntária do Grupo de estudos, pesquisa e extensão políticas e contextos da EJA/GRUPECEJA. Discente bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)-UERJ núcleo alfabetização na EJA e letramento racial.

GABRIEL ROMAGNOSE FORTUNATO DE FREITAS MONTEIRO
Professor de Geografia Humana da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Unidade Carangola. Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (POSGEO/UFF). Mestre em Geografia (2017). Graduado no curso de Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FFP (2014). Coordenador do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB) da UEMG-Carangola. Membro pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Território, Ações Coletivas e Justiça - NETAJ da UFF. Presidente da Comissão de Heteroidentificação local da UEMG-Carangola. Associado à Associação de Geógrafos/as Brasileiros (AGB) - Seção Local Niterói; no qual é membro do GT de Relações raciais e Interseccionalidades e da Associação Brasileira de Pesquisadores/as negros/as (ABPN).

GILBERLAN CRUZ SOUZA
Pedagogo, especialista em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social pela UFF e especialista em Educação Básica na modalidade Gestão Escolar pela FFP/UERJ. Atua como professor de ensino fundamental na rede pública nos municípios de Rio das Ostras e Macaé.

HELOISA JOSIELE SANTOS CARREIRO
Graduada em Pedagogia e doutora em Educação. Professora da FFP/UERJ. Coordenadora do COLEI (Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil), no qual desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão. Amante da literatura e de textos poéticos. Busca diálogos com Coletivos que possuem militância na cultura e nas artes de modo geral. Nas horas vagas ensaia rabiscos de textos poéticos e literários. Está aprendendo a desenhar por hobby.

INGRITY LEANDRO DA SILVA
Graduanda de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- FFP). Bolsista de Iniciação à Docência do Projeto Oficinas de Desenhos no Ensino Fundamental I: Caminhos Teóricos e Práticos para a reflexão sobre o Desenvolvimento da Linguagem Gráfica Infantil e Bolsista Voluntária de Iniciação Científica. Movida por temáticas como Educação Inclusiva, Educação Infantil, Literatura, Desenvolvimento do Desenho e Desenho Infantil.

JÚLIA ABREU
Professora da rede municipal de Maricá, RJ. Possui graduação em Pedagogia pela FFP/UERJ e especialização em Educação Infantil: Abordagem Reggio Emilia pela Faculdade Unina. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Infância e Formação (GLIFo) na FFP/UERJ.

JÚLIO CÉSAR DE ALMEIDA VIDAL
Professor e sociólogo. Coordenador de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, entre 2015 e 2020. Integrou a equipe de implementação dos novos parâmetros curriculares do Estado de São Paulo no componente História. Integrou a equipe de implementação do CEFAM - Centro de Especialização e Formação do Magistério de São Paulo. Guaratinguetá, SP, integra o Coletivo Investigador – Grupo de Estudos que discute as relações Universidade e Escolas.

LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS
Graduação em Matemática (UNIGRANRIO). Especialização em Ensino de Matemática (UFRJ). Mestrado em Educação Matemática (UFJF). Professora/ Tutora EaD da UNIGRANRIO e Professora de Matemática na SEEDUC/RJ. Temas de pesquisa: Matemática, Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Educação de Jovens e Adultos.

KARLA CHRISTINA PORTO ANGELITO DE OLIVEIRA FERREIRA
Graduada em Psicologia com especialização em Psicopedagogia e Gestão Educacional. Professora da Rede Pública Municipal de São Gonçalo, atuando na Educação de Jovens e Adultos e na Gestão. Atualmente na rede privada atuando como Orientadora Pedagógica. Psicóloga Clínica e Educacional.

MARIA CLLARA BARBIERI FARINHA MARRAFA
Graduanda em história pela Universidade do Estado do Rio De Janeiro. Bolsista do Projeto Ideias Políticas e História do Tempo Presente da América Latina entre 1998 e 2020: uma comparação entre Bolívia, Equador e Venezuela. Membro do Laboratório de Estudos de Imigração (LABIMI) da UERJ. Participante do grupo de pesquisa Educação de Jovens e Adultos, saberes, sujeitos, práticas (EJA-CONSUPRA), vinculado ao Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

MARIANA DA SILVA MACHADO NASCIMENTO
Graduanda em Pedagogia na FFP-UERJ. Bolsista de Iniciação científica do Projeto “Rodas de Contação e Leitura de Histórias na Praça: Pretextos para Encontros entre a Comunidade Acadêmica e a Comunidade do Paraíso São Gonçalo-RJ” e bolsista voluntária de Extensão do projeto, “Cartas entre Educadoras(es) das Infâncias: Compartilhando Desafios da Prática” e bolsista voluntária de Iniciação Científica. Suas paixões acadêmicas e profissionais giram em torno da Educação Infantil, Literatura e Formação docente.

MARCOS VINICIUS REIS FERNANDES
Graduado em Pedagogia (ISERJ). Especialista em Educação de Jovens e Adultos (IFRJ), tal como em Ciências Sociais e Educação Básica (Colégio Pedro II). Mestre em Educação – processos formativos e desigualdades sociais (UERJ) na linha de Políticas, Direitos e Desigualdades com pesquisa realizada no campo da EJA.

NÁDIA SOUZA DE ARAÚJO
Bacharel em Serviço Social – UFRJ. Graduanda em Letras Português- Inglês – FFP-UERJ. Bolsista voluntário GRUPECEJA. Integrante do Vozes da educação: memória, história e formatação de professores.

PAULO FELIPE CONCEIÇÃO PASSOS
Graduando em história pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do grupo de estudos, pesquisa e extensão Políticas e contextos da EJA/GRUPECEJA. Bolsista FAPERJ no grupo diálogos Escolas-Universidades currículos e cotidianos escolares. Membro Vozes da educação: memória, história e formatação de professores e professor/coordenador do pré-vestibular social do coletivo ponte cultural SG-RJ.

PEDRO MOREIRA FIUZA
Graduado em Pedagogia pela UERJ-FFP. Pós-Graduação em Educação Básica - modalidade Gestão Escolar - Especialização - UERJ- FFP. Pesquisador GRUPECEJA. Integrante do Vozes da Educação: memória, história e formação de professores.

REGINA COELI DE CARVALHO MACHADO
Fonoaudióloga, formada em 1979 pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, Docente da Escola superior de Ensino Helena Antipoff e do departamento de pós-graduação da Faculdade Afonso Claudio, núcleo Rio de Janeiro. Atua na clínica fonoaudiológica em consultório atendendo patologias da área de linguagem, aprendizagem, autismo e psicomotricidade. É responsável pelo curso de pós-graduação em linguagem da ESEHA desde 2004, assim como do curso de capacitação para professores e mediadores à educação inclusiva.

RONALD COUTINHO SANTOS
Possui graduação em Geografia pela FFP-UERJ e mestrado em Geografia pelo PPGG FFP-UERJ. Atua na educação básica em escolas da rede privada do Município de São Gonçalo/RJ. É componente do GT de Relações Raciais e Interseccionalidades e do GT Ensino, ambos da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) Seção Local Niterói.

RONY PEREIRA LEAL
Graduação em Português-Literaturas (UFRJ). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Doutor em Educação (UFRJ). Professor EBTT do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Professor C 1 da Prefeitura Municipal de Macaé.

YNGRID LOPES DE MEDEIROS
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquiso sobre Alfabetização e literatura. Pretendo fazer mestrado em educação, focando na alfabetização e busco fazer Doutorado na mesma linha de pesquisa.