Capa do livro: HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR:<BR> fontes, professores, práticas e instituições – volume 2

HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR:
fontes, professores, práticas e instituições – volume 2

Autores: Maria Adailza Martins de Albuquerque - Angélica Mara de Lima Dias - Luiz Eugênio Pereira Carvalho (Orgs.)

livro impresso
de R$ 68,00 por
livro digital
de R$ 68,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O resultado do esforço de tantos pesquisadores, espalhados pelo país com textos presentes nesta coletânea, brinda-nos com uma diversidade temática e metodológica sobre o percurso da Geografia escolar e pretende abrir diálogos e contribuir para o conhecimento sobre a História da Geografia escolar.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0809-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-0808-7
DOI: 10.24824/978652510809.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR:<BR> fontes, professores, práticas e instituições – volume 2

Autores

ORGANIZADORES
ANGÉLICA MARA DE LIMA DIAS
Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), mestre em Geografia pela Universidade Federal da Pa-raíba (2013) e doutora em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Atualmente é professora do Departamento de Geogra-fia da Universidade Estadual da Paraíba/Campus III. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História da Geografia escolar e Educação Geográfica. Integrante do Grupo de Pesquisa Ciência, Edu-cação e Sociedade (GPCES/UFPB). Líder do Laboratório de Estudos sobre Geografia Escolar (LABORGEO/UEPB).

LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO
Professor da Unidade Acadêmica de Geografia da Universidade Fede-ral de Campina Grande (UAG/UFCG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (PPGG/UFPB), na linha de Pesquisa “Educação Geográfica”, e do Programa de Mestrado Profissional em Rede (PROFGEO). Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGeo/UFPE). Licenciado em Geografia pela UFPE. Integrante do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade (GPCES/UFPB) e líder do Grupo de Pesquisa sobre ensino, meio ambiente e cidade (GEMAC/UFCG).

MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Pós-Doutora em Geografia, Bolsista Sênior Capes, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – IGOT – Universidade de Lisboa – UL – Portugal (2014-2015); Doutora em Educação, pela USP (2004); Mestre em Geografia pela USP (1998) e Bacharel em Geogra-fia pela UECE (1985). Professora Associada IV do Centro de Educa-ção – CE da UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPQ, “Ciência, Educação e Sociedade” – UFPB. Experiência na área de Educação, com destaque para História da Disciplina Escolar Geogra-fia, com pesquisas sobre livros didáticos e formação de professor, as-sim como também sobre metodologia do ensino de Geografia com des-taque para estudo do meio, práticas escolares e interdisciplinaridade.

AUTORES
ALDO GONÇALVES DE OLIVEIRA
Professor Adjunto III da Unidade Acadêmica de Geografia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande em Cajazeiras – PB. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Mestre pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. É líder do Grupo de Pesquisa Artesanias Geográficas e Educacionais – AGE/UFCG, onde desenvolve pesquisas sobre a dimensão visual-visível dos saberes geográficos nos livros di-dáticos de Geografias; as políticas públicas de formação inicial e con-tinuada de professores de Geografia; e a política curricular que atra-vessa os saberes geográficos escolares.

ALTEMAR DE FIGUEIRÊDO BUSTORFF QUINTÃO
Graduado em licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba e bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre e doutorando em Geografia pela Universidade Fede-ral da Paraíba. Professor de Geografia da Educação Básica dos muni-cípios de Mamanguape-PB e Cuité de Mamanguape-PB. Integrante do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade – GPCES (Centro de Educação – UFPB).

ANA ANGELITA COSTA NEVES DA ROCHA
Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestrado e doutorado em Educação pela Universida-de Federal do Rio de Janeiro (2008, 2013), com pós-doutorado em Geografia (2015, UFF), sob a supervisão do Prof. Rogério Haesbaert. Atualmente é professora (Adjunto IV) do Departamento de Didática da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o Núcleo de Estudos do Currículo, na mesma instituição, e o Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização, na Universi-dade Federal Fluminense. Coordena o Grupo de Estudos Espaço, Cur-rículo e Avaliação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, avaliação, formação docente, ensino de geografia e políticas educacio-nais. Coordenou a Ênfase Geografia do Curso de Especialização Sa-beres e Práticas da Educação Básica (CESPEB/CFCH/UFRJ). Entre 2017-2018, assumiu a Vice-Coordenação dos Cursos de Licenciaturas (Faculdade de Educação/UFRJ). Desde 2018, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Fede-ral do Rio de Janeiro.

EDUARDO DONIZETI GIROTTO
Professor do Departamento de Geografia da USP, Coordenador do Laboratório de Ensino e Material Didático e membro da Rede Escola Pública Universidade (REPU).

ENIO SERRA
Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de Didática e Prática de Ensino de Geografia na Fa-culdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Laboratório de Investigação, Ensino e Ex-tensão em Educação de Jovens e Adultos – LIEJA e do Coletivo de Estudo e Pesquisa em Geografia e Educação de Jovens e Adultos – GeoEJA. Desenvolve pesquisas em Educação Geográfica e EJA, com ênfase em políticas públicas, currículo e prática docente, e em Geogra-fia da Educação com ênfase em geografia das políticas públicas de EJA.

LEÔNIDAS SIQUEIRA DUARTE
Professor da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, licenciado em Geo-grafia pela UEPB, especialista em Fundamentos da Educação pela UEPB, mestre em Geografia pela UFPB, doutorando em Geografia pelo PPGG/UFPB e membro do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade – GPCES da UFPB.

MARCOS ANTÔNIO CAMPOS COUTO
Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo, Brasil (2005). Professor Associado DGeo-FFP-UERJ. GT Ensino AGB-Niterói.

MARIA BEATRIZ FIGUEIREDO DE LIMA
Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do CNPq na modalidade IC, no projeto “A implementação da Escola Cidadã de Ensino Médio na Pa-raíba: a relação entre professores e alunos e a interface com a disci-plina escolar” vigente no período de 2020/2021. Colaboradora no pro-jeto de iniciação científica sobre “A Implementação da escola cidadã na Paraíba e o papel do professor de Geografia: compreender a escola real para forma professores” vigente no período de 2019/2020.

MARIA CAROLINA GOMES MONTEIRO
Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Colaboradora do Projeto de pesquisa “A implementação da Escola Cidadã – Ensino Médio – na Paraíba e o pa-pel do professor de Geografia: compreender a escola real para formar professores”(2019/2020). Atualmente, voluntária no Projeto de Pes-quisa “A implementação da Escola Cidadã de Ensino Médio na Paraí-ba, a relação entre professores e alunos e a interface com a disciplina escolar Geografia.”(2021).

PRISCILLA ABRANTES DA SILVA
Mestre em geografia (UFRRJ) e integrante do Grupo de Estudos Es-paço, Currículo e Avaliação (GEECA-UFRJ).

ROBERTO MARQUES
Doutor (2013) e Mestre (2007) em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), com Licenciatura em Geografia (1993) pela Universidade Fe-deral do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ. Coordenador do Subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de inici-ação à Docência (PIBID), da UFRJ, e também coordenador da ênfase de Geografia, do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Edu-cação Básica (CESPEB/UFRJ), que atua com professores das redes de educação básica do estado do Rio de Janeiro. Trabalho com Didáticas de Geografia e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, no curso de Licenciatura em Geografia, na mesma Universidade, onde integro o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia e Educação (LAGE) e coordeno o Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Cotidiano e Educação (ECED). Desenvolvo pesquisas nos campos do cotidiano do trabalho docente e da geografia escolar.

RODRIGO BEZERRA PESSOA
Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal da Paraíba (PPGG/UFPB). Mestre em Geo-grafia (PPGG/UFPB). Licenciado e Bacharel em Geografia (UFPB). É professor efetivo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência na área de Geografia, atuando principal-mente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Práticas pedagógicas e Formação de professores, com ênfase nas relações entre a formação acadêmica e o início da atividade profissional docente. É integrante do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade – GPCES (Centro de Educação – UFPB).

VALÉRIA BARBOSA DOS SANTOS
Graduanda no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade da Paraíba. Atualmente, participa do projeto de pesquisa “A Escola Cidadã na Paraíba: Conhecer e analisar a implementação de um pro-jeto em duas Escolas” como bolsista do PIVIC.