Capa do livro: DIREITO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE:<br>desafios à humanização

DIREITO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE:
desafios à humanização

Autores: José Antonio de Souza - Milka Helena Carrilho Slavez - Lucélia Tavares Guimarães (Orgs)

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Sinopse

“Como se sabe, o homem não nasce humano, mas se torna, interagindo, relacionando-se com outros seres humanos, sendo o papel do outro fundamental nesse processo e sendo a linguagem, constitutiva, mediadora e produto das relações interlocutivas [...] Tematizar os "desafios do processo de humanização" dentro da questão dos direitos, da educação e da sociedade em geral, como se pode perceber, é, assim, um ato corajoso. Corajoso porque coloca em pauta a responsabilidade da academia frente à degradação de nossa condição humana, suas incoerências e limitações [...] As emoções, o senso de beleza, o cultivo do humor têm sido alimentados tanto quanto o corpo? A capacidade de penetrar nos problemas da vida e a percepção da complexidade do mundo e dos seres faz parte das relações escolares e educativas ou elas não passam de incursão de conteúdos estanques e obsoletos? [,,,] Este livro, portanto, é indicado àqueles que atuam na Educação e nas Ciências Humanas e Sociais, mas também a todos aqueles que, de alguma forma, trabalham com seres humanos [...] “

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-517-8
DOI: 10.24824/978858042517.8
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

DIREITO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE:<br>desafios à humanização

Autores

Ailton de Souza

É Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília – UNB, e Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS/Paranaíba. E-mail: ailtonsouza@uems.br

 

Alexandre de Castro

Bacharel em Ciências Sociais pela UNESP. Bacharel e Mestre em Direito pelo UNIVEM. Professor efetivo do curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba.

 

Carlos Augusto de Oliveira Diniz

Docente da UEMS/Paranaíba. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba-SP. Lattes http://lattes.cnpq.br/3127802813505867

 

Carlos Eduardo França

É Mestre e Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Marília, e professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Paranaíba.

 

Carlos Eduardo Pereira Furlani

Graduado em Direito pela UFMS. Mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP. Atualmente é Professor contratado da UNIESP e da UEMS/Paranaíba. 

 

Carina Maciel de Oliveira Silva

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora colaboradora junto ao curso de Direito e à Pós-Graduação Lato Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS/Paranaíba.

 

Célio Paião

Graduado em Direito pela UEMS. Graduação em História pela UEG. Atualmente é Professor da UEMS/Paranaíba. 

 

Dabel Cristina Maria Salviano

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Bacharel em Direito; Docente efetiva dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

 

Daniela Bridon dos Santos Reis Brandão

Doutoranda em Psicologia pela USP. Professora titular do curso de Psicologia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

Doracina Aparecida de Castro Araujo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de Pós-Graduação em Educação e de Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE), coordenadora da linha de pesquisa Educação Escolar Inclusiva.

 

Edinéia da Silva Freitas

Pedagoga pela UEMS. Especialista em Educação pelas Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR). Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS. Docente da Escola Caminho e do Centro de Educação Infantil Lourdes de Morais Paiva. Pesquisadora do GEPPE e da Linha de Pesquisa Educação Escolar Inclusiva.

 

Estefânia Naiara da Silva Lino

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo (Araçatuba-SP). Docente do curso de Direito e da Pós-Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Advogada

 

Gabriela Massuia Motta

Pedagoga pela UNESP/Araraquara, Mestre em Fundamentos Educacionais pela UFSCar, docente no curso de Pedagogia e Ciências Sociais da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade de Paranaíba, membro da linha de pesquisa “Teorias e Práticas Educacionais”, do GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional).

 

Geraldino Carneiro de Araújo

Graduado em Administração (2002), mestrado em Agronegócios (2006) e é doutorando em Administração pela UNINOVE - Universidade Nove de Julho. Professor assistente nos cursos de Administração e Psicologia na UFMS/CPAR - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Paranaíba-MS.

 

Giseli Marques Bianchini

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo (Araçatuba-SP). Docente do curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Advogada.

 

Isael José Santana

Doutorando em Direito Pela PUC-SP. Mestre em Direito pela Fundação Eurípedes de Marília/SP. Docente dos cursos de Especialização em Direitos Humanos e Educação e Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

 

José Antonio de Souza (Org.)

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e aos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais/UEMS/Paranaíba; e ao Programa de Pós-Graduação em Letras/UEMS/Campo Grande.

 

Leonardo Brandão

Doutor em História Social pela PUC-SP. Professor titular do curso de História na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

 

Ligia Cristina Carvalho

Graduada e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Assis. Professora dos cursos de Direito, Pedagogia e Ciências Sociais na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS/Unidade de Paranaíba.

 

Lisandra Moreira Martins

Mestre em Direito pela UNITOLEDO-Araçatuba (SP). Docente dos Cursos de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e das Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR).

 

Lucélia Tavares Guimarães

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba/MS.

 

Marco Antônio Costa da Silva

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Professor do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

Maria Silvia Rosa Santana

Pedagoga, mestre e doutoranda em Educação pela UNESP / Marília, docente nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba, líder da linha de pesquisa “Teorias e Práticas Educacionais”, do GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional).

 

Mário Lúcio Garcez Calil

Doutorando em Direito pela ITE-Bauru (SP). Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo – Araçatuba/SP. Docente do curso de Especialização em Direitos Humanos e da Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

 

Milka Helena Carrilho Slavez (Org.)

Doutora em Educação pelo programa de Estudos Pós-Graduados Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP). Professora adjunta dos cursos de Especialização em Educação e Pedagogia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Unidade de Paranaíba.

 

Raquel Marques Ribeiro dos Santos

Pedagoga pela UEMS. Especialista em Educação pelas FIPAR. Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS. Docente do Centro de Educação Infantil Lourdes de Morais Paiva. Pesquisadora do GEPPE e da Linha de Pesquisa Educação Escolar Inclusiva.

 

Rodrigo Cogo

Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia (FADIR/UFU); Bacharel em Direito; Docente efetivo dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Pesquisador Líder do Grupo de Estudos sobre Violência, Criminalidade e Direitos Humanos, (UEMS).

 

Silvia Regina Vieira da Silva

Doutora em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro. Docente do Departamento de Matemática/UNESP/Ilha Solteira.

 

Silvane Aparecida de Freitas

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com estágio de pós-doutoramento em Linguística Aplicada (IEL/UNICAMP). Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação/UEMS/Paranaíba e ao Programa de Pós-Graduação em Letras/UEMS/Campo Grande.

 

Sinomar Ferreira do Rio

Mestre em Filosofia pela UNESP. Professor efetivo do curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba.

 

Telma R. Duarte Vaz

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialização (lato senso) em educação, interdisciplinaridade e curriculo nas séries iniciais pela UFMS, mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora das Faculdades Integradas de Cassilândia e UFMS, Câmpus de Paranaíba.