Capa do livro: EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores: José Bittencourt da Silva (Org.)

Os textos componentes desta obra, escrita por sujeitos educacionais da/na Amazônia brasileira, conectam-se a oito grandes temas gerais interligados pela chamada “questão ambiental” em sua relação com processos educativos, a saber: educação ambiental e populações ribeirinhas; educação ambiental e agroecologia; educação ambiental e educação integral; educação ambiental e unidades de conservação; educação ambiental e justiça ambiental; educação ambiental e processos educomunicacionais; a relação sociedade – natureza e educação ambiental; e, finalmente, decolonialismo – educação e meio ambiente. A pluralidade de temas denota a diversidade de questões que perpassam a realidade socioambiental amazônica. Também revela as múltiplas possiblidades de percepção teórico-conceitual acerca da sua rica sociobiodiversidade. Por isso, acredita-se que este livro abre caminhos e constrói algumas pontes e travessias analíticas importantes para todos e todas que moram, vivem e constroem suas existências neste território historicamente edificado como Amazônia.

Impresso
de R$ 70,80 por
R$ 61,20
Digital
de R$ 70,80 por
R$ 49,56

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0708-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-0706-6
DOI: 10.24824/978652510708.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 252
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
ADANA TEIXEIRA GONZAGA
Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Especialização em Perícia Auditoria e Gestão Ambiental, Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia – GEPEC.

ADRIANA RAMOS DOS SANTOS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do curso de Pedagogia, cursos de Licenciatura e da Pós-graduação – Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática e na Pós-Graduação “Stricto Sensu”, PPGE – Mestrado em Educação na Universidade Federal do Acre. Desenvolve estudos e pesquisas nas seguintes linhas: Educação Ambiental, Ensino de Ciências, formação e prática docente.

ALBANICE DE SOUZA RAMOS
Possui graduação em Pedagogia Intercultural Indígena pela Universidade do Estado do Amazonas (2014). Especialização em Educação com Ênfase nos Ensinos Fundamental II e Médio (Lato Sensu-2017) pela Universidade Pitágoras Unopar. Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Atualmente exerce a função de professora – Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na área de Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase em Interculturalidade.

ANDREIA BARROS ALFAIA
Graduação em Bacharelado em Secretariado Executivo. Atua como Assistente Administrativo em empresa de importação.

AQUILA MESCOUTO MIRANDA
Mestranda, Especialista em Neuropsicopedagogia e Graduada em Pedagogia. Atua como Professora no Ensino Fundamental do Município de Santa Bárbara do Pará.

BEATRIZ CARDOSO LEITE
Graduação em Bacharelado em Secretariado Executivo, Técnico em Administração formada pela EEPGAC. Atua na área de Segurança Pública como Policial Militar.

BIANCA MORAIS MENDES
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), especialista em Gênero e Diversidade Escolar (IESB), graduada em Ciências Biológicas (UNEC) e Pedagogia com habilitação em Gestão, Orientação e Supervisão (FEM). Participo como membro do Grupo de Pesquisa Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade (CIEPES) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Ambiental no Contexto Amazônico, ambos vinculados a Universidade Federal de Rondônia.

CLARIDES HENRICH DE BARBA
Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia. Professor Associado IV da Universidade Federal de Rondônia, no Curso de Graduação e Mestrado em Filosofia, Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e no Mestrado Acadêmico em Educação.

ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXÃO
Doutorado em Educação, Mestrado em Desenvolvimento Regional, MBA em Gestão Empresarial, Graduação em Ciências Contábeis. Atua como Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá.

EULINA MARIA LEITE NOGUEIRA
Possui graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1987), graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (2003), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2007) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, possui experiência na Educação.

GABRIEL ANTÔNIO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Doutorando em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Mestrado em Administração, Especialização em Administração Estratégica, Licenciatura e Bacharelado em História. Atua como Assistente em Administração no Núcleo de Meio Ambiente, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

GLEIVA GIUVANNUCCI
Mestre em Gestão de Políticas Públicas; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás – UFG; Pós-graduada em Psicopedagogia; Gestão Pública; Gestão, Supervisão e Orientação Escolar; Educação Especial e Inclusiva. Atua como Docente na Rede Municipal de Ensino de Palmas e na Rede Estadual de Ensino do estado do Tocantins.

JANICE SHIRLEY SOUZA LIMA
Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura, Mestrado em Educação Políticas Públicas, Especialização em Inter-Relações Arte Escola, Licenciatura em Física. Atualmente é professora aposentada. Atuou por 21 anos no curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem, da Universidade da Amazônia – UNAMA, coordenando-o no período de 2012 a 2016. Dirigiu o Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso de 2010 a 2017. É Técnico em Assuntos Culturais na Fundação Cultural do Município de Belém – FUMBEL/PMB, lotada no Museu de Arte de Belém – MABE. Dirigiu esse museu de 2017 a 2021.

JOSÉ BITTENCOURT DA SILVA
Pós-Doutorado em Educação, Doutorado em Ciências Ambientais, Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, Especialização em Ciência Política, Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais. Atua como Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica-NEB na Universidade Federal do Pará-UFPA.

KEILE APARECIDA BERALDO
Doutora em Desenvolvimento Rural. Mestre em Ciências do Ambiente. Graduada em Economia. Atua como Docente Adjunta da Fundação Universidade Federal do Tocantins Campus de Palmas dos Cursos de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL). Coordenadora do NEADS/UFT Brasil.

LEILA ADRIANA BAPTAGLIN
Pós-Doutora em Filosofía y Ciencias Humanas en Nuestra América pela Universid Nacional Experimental Simón Rodríguez. Pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFRR), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDA/proposta interinstitucional).

LUCIANE ROCHA PAES
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2010-2013) e mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES pela Universidade Federal do Amazonas (2017-2018). Atualmente cursa Doutorado em Educação na Universidade Federal do Amazonas.

LUCINETE GADELHA DA COSTA
Doutorado em Educação, Mestrado em Educação, Especialização em Educação Popular, Licenciatura em Pedagogia. Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia – GEPEC.

MARCELO CONCEIÇÃO DA ROCHA CAMPOS
Mestrado em Educação, Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico, Graduação em Licenciatura Plena em Letras. Graduação em Direito. Atua como advogado e professor da rede estadual de ensino; Amapá-Brasil.

RENATO ABREU LIMA
Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas; Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) atuando nas áreas de Ciências, Ensino de Botânica e Ciências Ambientais.

RITA FLORAMAR FERNANDES DOS SANTOS
Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, graduação em Graduação em Pedagogia – Complementação de Habilitação pela Universidade Federal do Amazonas e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. É professora assistente da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação escolar indígena, currículo, formação de professores indígenas, política afirmativa, interculturalidade, diálogo intercientífico, pedagogia decolonial e ensino superior.

VALERIA CERQUEIRA DE MEDEIROS WEIGEL
Graduação em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação indígena, educação amazônica, educação e cultura, educação e meio ambiente e identidade étnica.

VILSO JUNIOR CHIERENTIN SANTI
Pós-Doutor em Filosofía y Ciencias Humanas en Nuestra América pela Universid Nacional Experimental Simón Rodríguez. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFRR).