Capa do livro: HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR:<br> fontes, professores, práticas e instituições – volume 1

HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR:
fontes, professores, práticas e instituições – volume 1

Autores: Maria Adailza Martins de Albuquerque - Angélica Mara de Lima Dias - Luiz Eugênio Pereira Carvalho (Orgs.)

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Sinopse

Esta coletânea constitui-se como registro da produção recente sobre a História da Geografia Escolar. O leitor encontrará artigos que partem de perspectivas distintas e apresentam a riqueza do debate, dos embates, das contradições, dos enfrentamentos que compõem um campo de pesquisa em construção.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0811-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-0810-0
DOI: 10.24824/978652510811.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 362
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR:<br> fontes, professores, práticas e instituições – volume 1

Autores

ORGANIZADORES
ANGÉLICA MARA DE LIMA DIAS
Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), mestre em Geografia pela Universidade Federal da Pa-raíba (2013) e doutora em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Atualmente é professora do Departamento de Geogra-fia da Universidade Estadual da Paraíba/Campus III. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História da Geografia escolar e Educação Geográfica. Integrante do Grupo de Pesquisa Ciência, Edu-cação e Sociedade (GPCES/UFPB). Líder do Laboratório de Estudos sobre Geografia Escolar (LABORGEO/UEPB).

LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO
Professor da Unidade Acadêmica de Geografia da Universidade Fede-ral de Campina Grande (UAG/UFCG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (PPGG/UFPB), na linha de Pesquisa “Educação Geográfica”, e do Programa de Mestrado Profissional em Rede (PROFGEO). Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGeo/UFPE). Licenciado em Geografia pela UFPE. Integrante do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade (GPCES/UFPB) e líder do Grupo de Pesquisa sobre ensino, meio ambiente e cidade (GEMAC/UFCG).

MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Pós-Doutora em Geografia, Bolsista Sênior Capes, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – IGOT – Universidade de Lisboa – UL – Portugal (2014-2015); Doutora em Educação, pela USP (2004); Mestre em Geografia pela USP (1998) e Bacharel em Geogra-fia pela UECE (1985). Professora Associada IV do Centro de Educa-ção – CE da UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPQ, “Ciência, Educação e Sociedade” – UFPB. Experiência na área de Educação, com destaque para História da Disciplina Escolar Geogra-fia, com pesquisas sobre livros didáticos e formação de professor, as-sim como também sobre metodologia do ensino de Geografia com des-taque para estudo do meio, práticas escolares e interdisciplinaridade.

AUTORES
ANIZABEL COSTA DUARTE DO REGO
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). E especialista em Ensino de Geografia pela Universi-dade Estadual da Paraíba (2018). Professora efetiva de Ensino Fun-damental e Médio na Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capiba-ribe (PE) e no Estado da Paraíba.

DANIEL MENDES GOMES
É geógrafo, formado pela Universidade de São Paulo. Tem mestrado em educação pelo PEPGE História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em História da Edu-cação pela mesma instituição. Dedica-se aos estudos sobre história da disciplina de geografia e leciona no ensino público da educação básica e no ensino superior particular.

DIEGO CARLOS PEREIRA
Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Campus Rio Claro/SP). Graduado em Licen-ciatura em Geografia (2014) e Mestre em Educação (2016) pela Uni-versidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM – Uberaba/MG). Pro-fessor Adjunto na área de Ensino de Geografia do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, em caráter efetivo. É membro colaborador dos seguintes grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Artesanias Geográficas e Educacionais (AGE/UFF) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educa-ção e Cultura (GEPEDUC/UFTM). Atua em atividades de ensino, pes-quisa e extensão no âmbito da Geografia Escolar, História da Geogra-fia Escolar, Formação de Professores e Currículo.

DIOGO MARÇAL CIRQUEIRA
Graduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atual-mente é professor no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IE-AR-UFF). Integra como coordenador em escolas quilombolas o pro-grama de formação de professores e reorientação curricular “Escolas do Território” (SME Paraty-RJ). Vem realizando pesquisas sobre ou-tras histórias do pensamento geográfico, Geografias Negras e o ensino de Geografia em educação escolar quilombola.

EDUARDO JOSÉ PEREIRA MAIA
Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado em Educação e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiên-cia na área de Geografia e Educação, com ênfase em Geografia, atu-ando principalmente nos seguintes temas: geografia, ensino, aprendi-zagem, história da geografia e livro didático. Atualmente tem dedicado especial atenção na pesquisa em Geografia nos manuais escolares, Geografia escolar e história da Geografia.

ELUZIANE GONZAGA MENDES
Autora de capítulos e artigos sobre a História da Geografia Escolar Cearense. É Bacharel e Licenciada em Geografia (UECE/2003), Mes-tra em Geografia (UECE/2006) e Doutora em Educação Brasileira (UFC/2012). Possui experiência na pesquisa e ensino de Geografia, com atuação em várias instituições de ensino superior, com ênfase na for-mação de professores. Trabalhou na Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), na Educação Básica, trabalhou na Secretaria de Educação de Fortaleza (SME), onde atuou como professora, coorde-nadora e técnica formadora de coordenadores. Atualmente, é profes-sora efetiva do Colégio Militar de Fortaleza (CMF).

JOÃO LUIZ CUANI JUNIOR
Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, cursando bacharelado em Geografia pela mesma universidade. É membro do no grupo de pesquisa Núcleo de pesquisa em ensino de Geografia: articulação entre a universidade e a escola de Educação Básica, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, currículo de Geografia e Didática da Geografia. Atual-mente é bolsista do “Projeto de Extensão universitária da UNESP – EDUCA-GEO (2020)”.

JOÃO PEDRO PEZZATO
Professor Associado no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – tem Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo – USP – (2001/1991). Fez graduação no curso de Geografia, Licenciatura e Bacharelado, na UNESP (1987). Entre 2010 e 2011 realizou Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela – USC – Espanha. É livre-docente pela UNESP na disciplina Fundamentos de Prática de Ensino, na área do Ensino de Geografia. Atua nos Progra-mas de Pós-Graduação em Educação (IB/Depto de Educação) e de Pós – Graduação em Geografia (IGCE/Depto de Geografia). É editor chefe e membro do corpo editorial da Revista Educação: Teoria e Prática do mesmo Departamento de Educação. Coordena o Grupo de estudos Linguagem, Experiencia, Memória e Formação credenciado ao CNPq e participa do Grupo de estudos e pesquisa denominado Representa-ções, Aprendizagem, Leitura e Escrita (GEPRALE). Entre os princi-pais temas de pesquisa, destacam-se: Ensino de Geografia, Memória e didática da Geografia, História das disciplinas escolares e Currículo.

JOSEANE ABÍLIO DE SOUSA FERREIRA
Doutora em Educação (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Educação (UFPB/2012). Pedagoga (UFPB/2009). É professora efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN – Campus Avançado de Patu). Tem experiência no campo da História da Educa-ção, Livros escolares e didático, Cultura escolar, Disciplina escolar, História da Disciplina Escolar Geografia, Educação do Campo, Edu-cação Popular e Formação de Professores. É integrante do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade – GPCES (Centro de Educa-ção – UFPB) e pesquisadora do Grupo “Formação, Currículo e Ensi-no” – FORMACE (Departamento de Educação do Campus Avançado de Patu/RN).

JULIANA SILVA DOS SANTOS
Graduada em Geografia (2018) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência no campo da História da Geografia Escolar.

LORENA FRANCISCO DE SOUZA
Pós doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Mestra e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG), membra da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero Lati-no-Americana (REGGSILA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG/UFG). Atua como pesquisadora cola-boradora do Laboratório de Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Espaci-alidades (LaGENTE/UFG) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem efetivado ensino e pesquisa em Geografia Hu-mana, com ênfase em ensino de Geografia, Estágio e Didática no cam-po da formação de professores/as de Geografia, gênero e relações raciais.

MANOEL FERNANDES DE SOUSA NETO
Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1992, 1993), realizou mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1997, 2004) e pós-doutorado em História da Cartografia pela Universidade do Porto (2012-2013). Docente da Universidade Federal da Paraíba (1993-1998), Universi-dade Federal do Ceará (1998-2007) e da Universidade de São Paulo desde 2007, onde realizou Livre Docência em 2019 e é Professor Asso-ciado. Atuou como Professor Visitante na Université Cergy-Pontoise (2019) e presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – ANPEGE (2018-2019). Poeta-docente publicou livros, artigos e ensaios voltados à compreensão da história da geografia no Brasil, à geografia histórica do capitalismo, à história da cartografia e ao ensino de geografia.

MÁRCIA CRISTINA DE OLIVEIRA MELLO
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), douto-rado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mes-quita Filho (2007) e doutorado em Sanduiche pela Universidade de Lisboa (2006). Professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Ourinhos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e ensi-no-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professores e Didática da Geografia. Líder dos grupos de pesquisa “Núcleo de pesquisa em ensino de Geografia: articulação entre a universidade e a escola de Educação Básica”. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação e do Ensino de Língua e Literatura no Brasil. A partir de 2016 contemplada com bol-sa pesquisa convênio CAPES/UNESP.

MARIA DEUSIA LIMA ANGELO
Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geo-grafia – PPGG-UFPB. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGG-UFPB. Bacharelado e licencia-tura em Geografia pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas refe-rentes à disciplina história da disciplina escolar Geografia e Livros Didáticos de Geografia. Membra do Grupo de Pesquisa Ciência, Edu-cação e Sociedade – GPCES, no Centro de Educação/UFPB.

RAFAEL STRAFORINI
Doutor em Geografia pela Univeersidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em Educação Aplicada às Geociências pela Universi-dade Estadual de Campinas (Unicamp); bacharel e licenciado em Geo-grafia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Atu-almente é Professor Doutor (MS III-2) do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia. Foi professor da Faculdade de Educação e Instituto de Ge-ociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janei-ro (UFRJ) no período de 2004 e 2012. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação em Geografia e Geografia Histórica; atuando principal-mente nos seguintes temas: Currículo e Ensino de Geografia, Políticas Educacionais, Formação de Professores e História da Geografia Esco-lar Brasileira. Foi coordenador de área do Pibid Geografia da Uni-camp de 2012 a 2018. Atualmente é coordenador voluntário do Resi-dência Pedagógica. Editor-chefe da Revista Brasileira de Educação em Geografia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geo-grafia da Unicamp no período de 2017 a 2021.

RAIMUNDO ELMO DE PAULA VASCONCELOS JÚNIOR
Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universi-dade Estadual do Ceará (1992), Especialização em Espaço Urbano pela Universidade Estadual do Ceará (1994), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Pós-doutorado em Edu-cação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Professor Associ-ado do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (1994-2017), Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Ceará. Ministra as discipli-nas de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, Metodologia do Tra-balho Científico, Educação, Memória, Sociedade e Patrimônio, Teoria e Método em Geografia, Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Ensino Superior, Educação, Memória, Sociedade e Patrimônio, Políti-cas Públicas, Patrimônio e Resiliência e Pesquisa em Cidade e Educa-ção. Orienta projetos de pesquisa na área de Geografia Histórica Bra-sileira, Geohistória, Políticas Educacionais na dinâmica socioespacial, Educação Confessional, Cidade Educadora e Políticas de Resiliência. É líder do Grupo de Pesquisa em Espaço, Cultura e Educação – GPE-CED/UECE e vice-líder do Núcleo de História e Memória da Educação – NHIME/UFC.

THIAGO MANHÃES CABRAL
Doutorando em Geografia na Unicamp, com estágio doutoral na CY Cergy Paris Université (França). É licenciado em Geografia pela Uni-versidade Federal Fluminense (Niterói-RJ), com estágio sanduíche na Universidade do Porto (Portugal). Atua nas áreas de História da Geo-grafia Escolar, Ensino de Geografia e Políticas curriculares em Geo-grafia. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É membro do grupo de pesquisa APEGEO (Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia), registrado no CNPq.