Capa do livro: O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DO ADOLESCENTE NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL <br>temas atuais

O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DO ADOLESCENTE NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
temas atuais

Autores: Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal - Marilda Gonçalves Dias Facci - Ricardo Eleutério dos Anjos (Orgs.)

De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural entende-se que é no período da adolescência que os indivíduos podem ter um desenvolvimento pleno das funções psicológicas superiores e podem formar os verdadeiros conceitos, imprescindíveis para conhecer a realidade para além da aparência. Levando em conta esse pressuposto apresentam-se algumas interrogações: Por que os adolescentes são considerados negativamente na sociedade que os taxam de “aborrecentes”? Por que entram em conflito com a lei? Por que desvalorizam a escola? Por que são excluídos da escola? São sobre esses temas e outros pertinentes a essa fase que este livro se debruça. O objetivo dessa obra é apresentar estudos que focam a adolescência e juventude tomando como referência a Psicologia Histórico-Cultural. Compõem o livro estudiosos de várias instituições de ensino superior do país, brindando o leitor com reflexões teóricas e práticas desenvolvidas que trazem como protagonistas indivíduos reais, nos quais afeto e cognição caminham juntos. Entender o comportamento dos adolescentes e jovens implica em analisar a forma como a sociedade está constituída, a totalidade das relações de classe, as contradições que permeiam a interação entre os homens na transformação da natureza, assim como a capacidade de superação, tanto do entendimento sobre esse rico período da vida, como da própria realidade vivenciada pelos homens.

Impresso
de R$ 76,20 por
R$ 65,40
Digital
de R$ 76,20 por
R$ 53,34

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0895-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-0892-6
DOI: 10.24824/978652510895.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DO ADOLESCENTE NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL <br>temas atuais
ANA BEATRIZ MANGANARO
Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) através do Programa Universidade para Todos (PROUNI) em 2019. Durante a graduação realizou workshops de orientação profissional e desenvolveu uma iniciação cientifica sobre a importância da imaginação no processo de escolha profissional em uma escola no interior de São Paulo. Atualmente realiza atendimentos de psicoterapia na modalidade online.

CAMILA TURATI PESSOA
Graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui doutorado em Psicologia na linha de Desenvolvimento Humano e Processos Educativos pela Universidade Estadual de Maringá com período Sanduíche na Universidade Pablo de Olavide em Sevilla, Espanha. Atualmente é docente adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

CARLA SALATI ALMEIDA GHIRELLO-PIRES
Fonoaudióloga. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários -DELL. Membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Línguistica – PPGLin. Atua no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Neurolinguistica. Lapen. Possui artigos e capítulos de livro publicados na área de Deficiência Intelectual e Linguagem na perspectiva da Teoria Histórico Cultural e da Neurolinguistica Discursiva. Coordena o Grupo de Pesquisas “Fala-Down”.

CINTHIA DE SOUSA NOGUCHI
Psicóloga e Mestre em Educação (Financiamento da CAPES) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE/Campus Presidente Prudente). Pós-Graduanda em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial (Anhanguera EAD) e em Psicosexologia Clínica (IBRA Educacional EAD). Atua como Psicóloga Clínica na Prefeitura Municipal de Anhumas na Equipe Multidisciplinar de Atenção Básica.

DANIEL CALDEIRA DE MELO
Graduado em Psicologia pela UFU. Especialista em “Gestão de Pessoas e Projetos Sociais” pela UNIFEI. Atualmente é perito no Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Sua experiência profissional e acadêmica envolve áreas como segurança pública, gestão cultural e estratégias de comunicação e participação social.

ELIANE APARECIDA MICHELON
Psicóloga, pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, mestranda em psicologia escolar e processos educacionais pelo programa de pós-graduação em psicologia – PPGPSI/Universidade Federal de Rondônia.

FLÁVIO AUGUSTO FERREIRA DE OLIVEIRA
Doutor em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá/PR e docente do Centro Universitário Ingá – Uningá/PR.

GILSON GOMES COELHO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Doutorando em Psicologia (ênfase Psicologia e Sociedade) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Professor da Faculdade Católica Dom Orione. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Estudos de Gênero e Sexualidade, Clínica Histórico-Cultural, Pobreza e Psicologia das Instituições.

IRACEMA NENO CECILIO TADA
Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora-associada do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo de Pesquisa “Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa”.

JEAN SOUSA RODRIGUES
Graduado em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (2019), Especialista em MBA Gestão de Pessoas pela Universidade Do Oeste Paulista (2021). Atualmente, atua como Analista de Recursos Humanos. Realizou pesquisa sobre Orientação. Durante a graduação realizou iniciação científica com o tema imaginação e escolha profissional.

JULIANA ZANON FERREIRA
Psicóloga Escolar da rede de Educação da Prefeitura Municipal de Marialva – PR, Mestre em Psicologia, pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2015), Especialista em Gestão Pública, UEM (2016), graduação em Psicologia pela UEM (2007). Professora dos cursos técnicos de Recursos Humanos e Administração pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Psicóloga clínica de crianças e adolescentes e palestrante de temas voltados à educação.

LETÍCIA CAVALIERI BEISER DE MELO
Graduada (2003) e mestre (2017) em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2007) pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, da linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Educativos e atua como docente no curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

LÍLIAN CAROLINE URNAU
Graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina; doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; pós-doutora em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora adjunta IV do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, atuando na graduação e pós-graduação.

MARCOS VINICIUS FRANCISCO
Doutor em Educação (financiamento da FAPESP) pela UNESP, Campus de Presidente Prudente. Realizou Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) junto à Universidad Carlos III de Madrid, Espanha; Pós-Doutorado (financiamento da CAPES) junto à UNOESTE. É docente da UEM, Campus Regional do Vale do Ivaí e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED) e Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES).

MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); doutorado em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP (2003); Pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. É professora voluntaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá – UEM e professora visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

NEWTON DUARTE
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos em 1985. Mestre em Educação pela mesma universidade em 1987. Doutor pela Faculdade de Educação da UNICAMP em 1992. Professor titular da UNESP, campus de Araraquara. É pesquisador associado ao Institute for the Humanities, University of Simon Fraser, Vancouver, Canadá.

NILZA SANCHES TESSARO LEONARDO
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988). Mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001/2004); e estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia- MG (2019). Atualmente é professora do departamento de Psicologia da UEM e do Programa de pós-graduação em Psicologia da UEM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – Mestrado Profissional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área de Psicologia e Educação.

PRISCILA DE SOUZA CHISTÉ LEITE
Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É graduada em Educação Artística pela Ufes e em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). É professora do Ifes, atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e no Mestrado Profissional em Letras (Profletras). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech).

RAFAELA FRANÇA DA SILVA DELLA SANTA
Psicóloga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente assessora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul.

REGINA FERREIRA DE SOUZA
Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Possui vinculação ao Laboratório de Genética Humana da Universidade Federal de Rondônia. Foi representante discente no período de 2019/2020.

RICARDO ELEUTÉRIO DOS ANJOS
Psicólogo, Mestre em Educação Escolar (Financiamento da CAPES) e Doutor em Educação Escolar (Financiamento da CAPES) pela UNESP, Campus de Araraquara. É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – Mestrado e Doutorado) e no curso de Psicologia da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente.

SANDRA SOARES DELLA FONTE
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e graduação em Educação Física pela mesma universidade. Fez mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutoramento na School of Education da University of Nottingham e doutorado em Filosofia (UFMG). É professora da Ufes e atua nos mestrados em Educação (Ufes) e em Ensino de Humanidades (Ifes). É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech).

SILVIA MARIA CINTRA DA SILVA
Psicóloga (PUC Campinas), mestre e doutora em Educação (Unicamp). Realizou pós-doutorado na USP, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Primeira Secretária da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) – gestão 2020-2022.

SONIA MARI SHIMA BARROCO
Psicóloga, com pós-doutorado pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara) e mestrado em Educação (UEM). Professora Voluntária do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI/UEM-PR) e Professora Visitante Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI/UNIR-RO – CAPES).

VINICIUS DOS SANTOS OLIVEIRA
Psicólogo formado pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE (2014). Doutorando em Psicologia pela UEM (início em 2019). Mestre em Esucação pela Unesp (2017). Atualmente trabalha como professor e supervisor na Unoeste e como orientador profissional clínico e escolar.

ZÁIRA FÁTIMA DE REZENDE GONZALEZ LEAL
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Marília), Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do departamento de Psicologia e do Prgrama de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).