Capa do livro: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA COLONIAL:<br> instituições e práticas educativas

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA COLONIAL:
instituições e práticas educativas

Autores: Maria Betânia B. Albuquerque - Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França - Jane Elisa Otomar Buecke (Orgs.)

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Sinopse

Este livro reúne resultados de pesquisas oriundas de diferentes instituições de ensino apresentadas no X Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA/ CNPQ), da Universidade do Estado do Pará, ocorrido nos dias 4 e 5 de junho de 2019.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0449-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-0446-1
DOI: 10.24824/978652510449.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA COLONIAL:<br> instituições e práticas educativas

Autores

MARIA BETÂNIA BARBOSA ALBUQUERQUE
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Pós-Doutoramento pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA).

CARLOS HENRIQUE ALVES CRUZ
Doutor (2018) e mestre em História (2013) pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (2010). Professor no Instituto Federal de Minas Gerais campus Conselheiro Lafaiete. Desenvolve pesquisas relacionadas à História Moderna, História do Brasil Colônia, História Indígena e Inquisição na América Portuguesa.

THAIS CYBELLE ARAUJO DA SILVA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Licenciada em Pedagogia (UEPA), Bacharel em Direito (UFPA), Bacharel em Música (UEPA), Especialista em Musicologia (RABASF), e membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação na Amazônia (UEPA) e do Grupo de Pesquisa em Música Sacra e Religiosa na Amazônia (EMUFPA).

MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO GOMES DE SOUZA AVELINO DE FRANÇA
Doutora em História, Filosofia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia.

MÁRIO ALLAN DA SILVA LOPES
Doutorando em Educação (PPGED – UEPA); Mestre em Educação, na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia (PPGED – UEPA); Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA) da UEPA vinculado à linha de pesquisa: História das Instituições Educativas, Intelectuais e Impressos. Atualmente, pesquisa no campo da história da educação na Amazônia Colonial.

KARL HEINZ ARENZ
Doutor em História Moderna e Contemporânea pela Universidade Paris 4-Sorbonne, França, convalidado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo. É professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, atuando na graduação no curso de História e no Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia. O foco de suas pesquisas é a Amazônia Colonial (século XVII).

JANE ELISA OTOMAR BUECKE
Doutoranda em Educação (PPGED – UFPA); Mestra em Educação, na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia (PPGED – UEPA); Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA) da UEPA vinculada à linha de pesquisa: História dos processos e práticas educativas em espaços não-escolares da Amazônia. Pesquisa no campo da história da educação na Amazônia Colonial em diálogo com o campo da História Cultural.