Capa do livro: Práticas de ensino de línguas e suas literaturas na Amazônia:<br> homenagem à Lílian Latties

Práticas de ensino de línguas e suas literaturas na Amazônia:
homenagem à Lílian Latties

Autores: Michelle Araujo de Oliveira - Romário Duarte Sanches (Orgs.)

Pensar em ensino na Região Norte do Brasil requer considerar as diversidades territoriais, culturais, sociais e linguísticas que refletem e refratam a constituição dos sujeitos sócio-históricos imersos nesse contexto. É nesse sentido que esta obra contribui, de forma significativa, para a produção de conhecimento por meio da divulgação de pesquisas que envolvem práticas de ensino de línguas e suas literaturas na região Amazônica. O livro traz discussões fundamentais sobre temáticas que se inter-relacionam no processo de ensino e vitalizam a relação sujeito-linguagem-sociedade, a saber: literatura, práticas de leitura, escrita e oralidade, gêneros discursivos/textuais, produção de materiais didáticos, letramento acadêmico, educação indígena e políticas linguísticas.

Márcia Ohuschi

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0462-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-0458-4
DOI: 10.24824/978652510462.1
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Práticas de ensino de línguas e suas literaturas na Amazônia:<br> homenagem à Lílian Latties
BRUNA FERNANDA SOARES DE LIMA-PADOVANI
Possui doutorado e mestrado em Letras com ênfase em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduação em Letras (Língua Portuguesa) pela mesma universidade. Atualmente é Professora no curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

HELEN COSTA COELHO
Possui mestrado em Desenvolvimento Regional (Sociedade, Cultura e Políticas Públicas) pela Universidade do Federal do Amapá (UNIFAP). Desenvolve pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Dialetologia. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Língua e Sociedade (LINLIS). Atualmente é Professora Substituta na Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e doutoranda em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

KELLY CRISTINA NASCIMENTO DAY
Possui doutorado em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em Estudos Aplicados da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); atua como Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Tem experiência na área da Linguística Aplicada, com foco em Sociolinguística, Políticas Linguísticas, Línguas em contato e Ensino de Línguas. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Língua e Sociedade (LINLIS).

LÍLIAN LATTIES
Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), graduação em Letras – Português/Espanhol pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Atualmente é Professora na UEAP e cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (Letras/Linguística) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

MARINA CÉLIA MENDONÇA
Possui pós-doutorado, doutorado e mestrado em Linguística pela Universidade de Campinas (UNICAMP) na área de Análise do Discurso. Atualmente é docente e pesquisadora do Departamento de Linguística da UNESP (FCL/Araraquara-SP), onde atua na graduação e pós-graduação na área da Análise do Discurso, com ênfase nos estudos bakhtinianos do discurso.

MICHELL GADELHA MOUTINHO
Possui mestrado em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Alemão pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Universidade de Kassel (Alemanha). Graduação em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Alemã pela Universidade Federal do Pará – UFPA (Belém/PA). Atualmente é Professor da Escola de Aplicação da UFPA e cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguística) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

MICHELLE ARAUJO DE OLIVEIRA
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará – UFPA (Belém/PA). Atualmente é Professora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Araraquara/SP).

MILENY TÁVORA DE MENDONÇA
Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Didática das Línguas pela Universidade das Antilhas/Guiana (UAG), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), graduação em Letras-Português pela Universidade Federal do Pará e graduação em Letras-Francês pela UNIFAP. Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e docente da pós-graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino de Línguas e Literaturas Estrangeiras (EMELLE/UEAP).

PATURINA ASSURINÍ
É pesquisadora indígena, egressa do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará e professora da Escola Warara’wa Assuriní, na aldeia Trocará no município de Tucuruí – PA.

ROMÁRIO DUARTE SANCHES
Possui doutorado e mestrado em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialização em Estudos Linguísticos e Análise Literária pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduação em Letras – Inglês pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atualmente é Professor na Universidade do Estado do Amapá.

ROSIVALDO GOMES
Possui doutorado em Linguística Aplicada (IEL/UNICAMP). Atualmente, é professor Adjunto II do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). E docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLET/UNIFAP). Líder do Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Linguística Aplicada (NEPLA/UNIFAP/CNPq).

THIAGO AZEVEDO SÁ DE OLIVEIRA
Possui doutorado e mestrado em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado em Letras com habilitação em língua portuguesa, língua inglesa e suas literaturas pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é Professor de Língua Portuguesa e Redação no Colégio Moderno-AP e Professor do Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP.

THIAGO GONÇALVES SOUZA
Possui doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduação em Letras (dupla habilitação: Português/Alemão) também pela UFPA. Atualmente, é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA) – campus Bragança.

WAREMOA ASSURINÍ
É pesquisador indígena, egresso do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará e professor da Escola Warara’awa Assuriní, na aldeia Trocará no município de Tucuruí – PA.