Capa do livro: O SENTIDO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

O SENTIDO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores: Clésio A. Antônio - Mafalda Nesi Francischett - André Pereira Pedroso - Geliane Toffolo - Alcimar Paulo Freisleben - Vanice Schossler Sbardelotto (Orgs.)

livro impresso
de R$ 46,00 por
livro digital
de R$ 46,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A partir das práticas integradoras de pesquisa no Grupo de Pesquisa RETLEE e seus referenciais comuns de estudos, são definidos dois âmbitos específicos de análises: formação de professores e experiência educativa. Âmbitos que concentram, de modo temático e de interesse investigativo, a finalidade de constituir um movimento articulador entre as pesquisas individuais com as do coletivo, e estruturam as duas partes dos capítulos deste livro. Na primeira, a formação de professores se constitui como uma dimensão de reflexão que possibilita amplas e complexas discussões acerca da interferência da política curricular BNCC para o trabalho docente, dos contextos concretos de formação continuada em Matemática, das produções de pesquisa em educação ambiental na Pós-Graduação em Geografia e da formação inicial de professores em Geografia na relação com o ensinar. Na segunda, acerca da experiência educativa, há abordagens diferentes para analisar e compreender problemáticas das práticas educativas em diversas particularidades das quais se tornam concretas no campo da Educação, como nas escolas itinerantes, nas escolas de tempo integral, no ensino de geografia e linguagens geográficas nos materiais didáticos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0668-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-0662-5
DOI: 10.24824/978652510668.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

O SENTIDO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

ALCIMAR PAULO FREISLEBEN (ORG.)
Doutor em Geografia (Linha Ensino de Geografia) pela UFRGS (2018). Atualmente é Professor Visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), no Curso de Geografia – Licenciatura. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias de ensino baseadas em Linguagens Visuais, Ensino Híbrido, Uso das TDIC’s (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) no Ensino de Geografia, Educação Ambiental. É pesquisador no grupo RETLEE - Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas da UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão.

ANA CAROLINE TAZINASSO
Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão. Mestranda em Geografia na  UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão, com Área de Concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente, Linha III: Educação e Ensino de Geografia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa RETLEE. Pesquisadora e coordenadora do Projeto Nós Propomos! Verê, vinculado ao Projeto Nós Propomos! UNIOESTE.

ANA CLAUDIA BIZ
Graduada em Geografia (Licenciatura), mestre e doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa RETLEE na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, Cartografia Escolar, Ensino Superior e Pesquisa.

ANDRÉ PEREIRA PEDROSO (ORG.)
Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UNICAMP. Professor Adjunto da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão/PR. Docente no Curso de Pedagogia e membro do Grupo de Pesquisa RETLEE. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão nas áreas de Educação Matemática, Educação Científica e Tecnológica e Educação Especial.

ANDREIA ZUCHELLI CUCCHI
Doutoranda em Geografia, linha de pesquisa, Educação e Ensino de Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão. Mestre em Educação pela UNIOESTE. Possui graduação em Administração (2007) e Pedagogia (2004) pela UNIOESTE. É agente universitária da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, atuando como Coordenadora de Apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado e Doutorado (Secretaria). Possui experiência na docência da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

ANGELA MARIA BEDIN
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Francisco Beltrão. Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Pato Branco. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na área de literatura contemporânea e atua como docente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na rede de ensino estadual do Paraná.

BRUNA KISATHOWSKI FISS  
Formada em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) e pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal. Mestra em Educação pela UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão. Professora de Biologia do Estado do Paraná e Educadora social do município de Francisco Beltrão/PR.

CLÉSIO A. ANTÔNIO (ORG.)
Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Francisco Beltrão/PR. Atua na docência na área de Currículo Escolar no Curso de Graduação em Pedagogia e na Pós-graduação Stricto Sensu  (PPGEFB). Pesquisador na Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação junto ao PPGEFB. Membro do Grupo de Pesquisa “Representações, tempos, espaços e linguagens em experiências educativas” – RETLEE.

DAIANE CRISTINA DA ROCHA  
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão (2021). Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Paranaense – UNIPAR, campus de Francisco Beltrão (2017). Licenciada em Pedagogia, pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu – VIZIVALI, campus de Dois Vizinhos/PR (2013). Atualmente é professora no ensino fundamental, anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Francisco Beltrão.

DAIANE PELUSO  
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia. Graduação em Geografia pela UNIOESTE (2017). Possui curso Técnico em Eletromecânica pelo SENAI (2014). Possui experiência na área de Ensino e Geografia como professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Paraná.

FABIANO RICARDO DE OLIVEIRA MARROCOS  
Possui graduação em Geografia pela UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão (2019) e Especialização em Educação e Sociedade pela Universidade Candido Mendes (2020). Mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação, da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão.

GELIANE TOFFOLO (ORG.)
Doutora em Ciências (Doutorado Interdisciplinar), pela UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa RETLEE da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, pelo qual atua em projetos de Formação de Professores. Possui conhecimento e já atuou como professora e pesquisadora em: Didática, Estágio Supervisionado, Fundamentos da Educação, Política Educacional, Teoria e Métodos, Educação Ambiental e Elaboração de mapas táteis.

MAFALDA NESI FRANCISCHETT (ORG.)
Doutora em Geografia, Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Francisco Beltrão/PR, com pesquisas em Educação e Ensino de Geografia, Formação de professores, Educação Ambiental, Cartografia Escolar, Livro Didático, Educação Tecnológica. Professora pesquisadora na linha Educação e Ensino de Geografia no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, e de Geografia, Doutorado em Geografia, da UNIOESTE. Líder do Grupo de Pesquisa RETLEE.

MAIARA TIBOLA  
Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão. Mestre em Geografia, linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia pela UNIOESTE (2016). Licenciada em Geografia pela UNIOESTE (2012). Possui Especialização (Lato Sensu) em Educação Especial pela Faculdade de Ampére – FAMPER, Ampére (2013) e em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual pela Faculdade Eficaz de Maringá (2017). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Paraná no município de Francisco Beltrão/PR desde 2015.

RÔMULO AFONSO SANTOS RIBEIRO
Graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Internacional em Curitiba-PR (2018). Graduação em História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Internacional em Curitiba-PR (2020). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão.

ROSE RIEPE DE SOUZA  
Mestre em Educação pela UNIOESTE, campus Francisco Beltrão (2020). Graduada em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Laranjeiras do Sul (2017). Possui o curso de educação profissional técnica de nível médio em Meio Ambiente com ênfase em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (2013) e Magistério em Ensino Médio – Formação de Docentes pelo Colégio Estadual Cristóvão Colombo (2013), Jardim Alegre/PR. Atua principalmente nos seguintes temas: Escola do campo, Escola Itinerante e movimento social camponês.

TAUÃN MEDINO GOMES DA SILVA E SÁ
Graduado em Geografia pela UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão (2018). Atualmente é aluno do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia – Mestrado, na área de Concentração Produção do Espaço e do Meio Ambiente, linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia pela UNIOESTE.

VALDENICE MARIA DA SILVA SETTI  
Mestra em Educação pela UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão (2019). Possui graduação em Geografia – Bacharel e Licenciatura pela UNIOESTE (2000) e em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2020). Atualmente é professora na Rede Municipal de Educação de Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização.

VANICE SCHOSSLER SBARDELOTTO (ORG.)
Doutora em Geografia (Linha de Educação e Ensino de Geografia) UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão (2020), Mestre em Educação (2009) e Pedagoga (2000) UNIOESTE, campus de Cascavel. Atuou como professora educação básica, anos iniciais; pedagoga da UTFPR; Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da UNIOESTE e do Campus de Francisco Beltrão. Atualmente é professora adjunta do curso de Pedagogia da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão. Membro dos Grupos GESFORT e RETLEE – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão.