Capa do livro: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL:<br> desafios e perspectivas

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL:
desafios e perspectivas

Autores: Liliana Soares Ferreira - Sílvia de Siqueira - Vicente Cabrera Calheiros - Mariglei Severo Maraschin - Marcos José Andrighetto (Orgs.)

livro impresso
de R$ 57,50 por
livro digital
de R$ 57,50 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A obra apresenta um conjunto de textos produzidos pelos grupos de pesquisa que integram a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica, delineando as temáticas e os aspectos metodológicos das investigações sobre EPT no Rio Grande do Sul.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0591-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-0587-1
DOI: 10.24824/978652510591.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL:<br> desafios e perspectivas

Autores

ADÃO CARON CAMBRAIA
Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFFar – Câmpus Jaguari). Líder do GIEPE – Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação (IFFar).

ADRIANA DUARTE LEON
Doutora em Educação (UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia (IFSul). Líder do GPHEDo – Grupo de Pesquisa: História Educação e Docência (IFSul).

ADRIANA TOSO KEMP
Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUI). Professora do Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Santo Ângelo. Vice-líder do GIEPE – Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação (IFFar).

ALANA MINUZZI PIAZER
Graduanda do curso de Licenciatura em Educação do Campo (IFFar – Câmpus Jaguari).

ALINE GRUNEWALD NICHELE
Doutora em Educação (UNISINOS). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico-EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Porto Alegre. Docente Permanente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS).

ANA PAULA CERVINSKI
Graduanda em Engenharia Mecânica. Bolsista de pesquisa (IFRS – Câmpus Erechim. Membro do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS).

ANA SARA CASTAMAN
Doutora em Educação (UNISINOS). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – área Psicologia (IFRS – Câmpus Sertão) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFRS). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica (IFRS).

ANDRÉ LUÍS CASTRO DE FREITAS
Doutor em Educação (UFPEL). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental – PPGEA e professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde – PPGEC, ambos na FURG. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação – EM_Edu (IFSul – Câmpus Pelotas).

ANDRÉIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO
Doutora em Educação (PUCRS). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Porto Alegre. Docente Permanente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS). Líder do Grupo Estudos e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica e membro do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências da Natureza (IFRS).

ANGELITA CARVALHO DE OLIVEIRA DE FREITAS
Doutoranda em Educação e Tecnologia (IFSul). Membro do GP Discurso Pedagógico (IFSul).

BIANCA BUENO AMBROSINI
Mestre em Educação (UFRGS). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Farroupilha – Câmpus São Borja. Membro do grupo de pesquisa Emancipação Sem Fronteira: Formação Inicial e Continuada de Professores (IFFar).

CAMILA ASSO DE CARVALHO GRUPPELLI
Graduada em Direito (UCPEL). Técnica administrativa em Educação (IFSul).

CÁTIA KESKE
Doutoranda em Educação nas Ciências (UNIJUI). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Câmpus Panambi. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal Farroupilha (GIEPE-IF Farroupilha) e do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências – Gipec (UNIJUÍ).

CÉSAR AUGUSTO ROBAINA
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Mestrado (CTISM/UFSM). Membro do TransformAção – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional (UFSM) e do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (UFSM).

CIBELE SCHWANKE (IN MEMORIAN)
Doutora em Ciências (UFRGS). Foi professora do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS).

CLARICE MONTEIRO ESCOTT
Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico-EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Docente Permanente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica (IFRS).

CRISTHIANNY BENTO BARREIRO
Doutora em Educação (PUC-RS), com estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa/Portugal. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Líder do Grupo de Estudos Narrativos em Educação – GENE (IFSul).

DAIANE DA SILVA GOMES
Doutoranda em Educação (UFPEL). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul – Câmpus Pelotas). Membro do Grupo de Estudos Narrativos em Educação – GENE (IFSul).

DANIELA CAROLINA ERNST
Mestre em Ensino de Ciências (UFFS – Câmpus Cerro Largo). Membro do Grupo de Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação (GIEPE-IFFarroupilha), e dos grupos: GRACIAS – Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (USP); Alterciência e Intercomunicação DIVERSITAS FFLCH/USP (USP).

DANIELA FÁTIMA MARIANI MORES
Mestre em Educação (UFFS). Pedagoga (IFRS – Câmpus Erechim). Membro do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS).

FABIANA CELENTE MONTIEL
Doutora em Educação Física (UFPel). Membro do GPEFE – Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (UFPel) e do Grupo de Pesquisa: Estudos Marxistas em Educação – EM_Edu (IFSul). Professora (IFSul – Câmpus Pelotas).

FÁBIO ROBERTO KRZYSCZAK
Doutor em História (UPF). Técnico Administrativo (IFRS – Câmpus Sertão). Membro do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS).

FERNANDA ZATTI
Doutoranda em Psicologia (UFSC). Psicóloga (IFRS – Câmpus Erechim). Membro do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS).

FRANCINE COUTO DE OLIVEIRA WEYMAR
Doutoranda em Educação (UFPEL). Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Pelotas. Membro do Grupo de Pesquisa: Estudos Marxistas em Educação – EM_Edu (IFSul – Câmpus Pelotas).

GUILHERME RIBEIRO ROSTAS
Doutor em Política Social (UFPEL). Professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Vice-líder do GP Discurso Pedagógico (IFSul).

ISABEL ROSA GRITTI
Doutora em História do Brasil (PUC – RS). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

JOSETE BITENCOURT CARDOSO
Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (UNICRUZ). Professora do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia Farroupilha – Câmpus Jaguari.

JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Doutor em Educação (PUCRS). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – área Pedagogia (IFRS – Câmpus Sertão) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFRS). Membro dos Grupos de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional e Grupo de Estudos (IFRS) e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica (IFRS).

JULIANA CARLA GIROTTO
Mestre em Educação (UPF). Técnica em Assuntos Educacionais (IFRS – Câmpus Erechim). Vice-líder do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS).

LARISSA CRUZ MOURA
Licencianda em Física e Bolsista FAPERGS (IFFar). Membro do grupo de pesquisa Emancipação Sem Fronteira: Formação Inicial e Continuada de Professores (IFFAR).

LEANDRO LAMPE
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (CTISM/UFSM). Membro do TransformAção – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional (UFSM) e do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (UFSM).

LENIR BASSO ZANON
Doutora em Educação (UNIMEP), com Estágio de Investigação na Universidade de Aveiro (Portugal). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Membro do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências – Gipec (UNIJUÍ) e membro do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal Farroupilha – GIEPE (IFFar).

LILIANA SOARES FERREIRA
Doutora em Educação (UFRGS), com estágio Pós-doutoral na UFPEL, área de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM). Lider do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (UFSM). Bolsista Produtividade CNPq, área de Educação.

LUAN ROSSETTO
Graduando em Engenharia Mecânica (IFRS – Câmpus Erechim). Membro do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS).

LUCIANE ALBERNAZ DE ARAUJO FREITAS
Doutora em Educação Ambiental (FURG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia (IFSul). É líder do Grupo de Pesquisa: Estudos Marxistas em Educação – EM_Edu (IFSul).

MÁRCIA AMARAL CÔRREA UGHINI VILLARROEL
Doutora em Psicologia e Educação (USP). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – área Pedagogia (IFRS – Câmpus Sertão). Professora do Mestrado Profissional em Informática na Educação (IFRS – Câmpus Porto Alegre). É líder do grupo de pesquisa Educação, lnovação e Trabalho (IFRS) e membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional (IFRS).

MÁRCIA HELENA SAUÁIA GUIMARÃES ROSTAS
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP-Araraquara). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Tecnologia (IFSul). Líder do GP Discurso Pedagógico (IFSul).

MÁRCIA MARIA RACOSKI
Mestre em Educação (UFFS). Técnica em Assuntos Educacionais (IFRS/Câmpus Erechim). Membro do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS).

MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO
Doutorando no Pro­grama de Pós-Graduação em Educação (UFSM). Técnico Administrativo em Educação (IFFar – Câmpus Santo Augusto). Membro dos Grupos de Pesquisa Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (UFSM) e TransformAção – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional (UFSM).

MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA
Doutora em Educação (UFPEL) com estágio pós-doutoral em Educação (UNISINOS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS) e pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFF).

MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANÇA
Doutora em Antropologia Social (UFRGS), com estágio pós-doutoral no BIEV (Banco de Imagem e Efeitos Visuais/UFRGS). Professora e Pesquisadora do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Porto Alegre, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: química para a vida e saúde (PPGQVS/UFRGS).

MARIA CRISTINA PANSERA-DE-ARAÚJO
Doutora em Genética e Biologia Molecular (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Líder do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências – Gipec (UNIJUÍ) e do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal Farroupilha – GIEPE (IFFar).

MARIA HELENA PADILHA BANDEIRA MORAES HERNANDES
Mestre Profissional em Educação e Tecnologia (IFSul – Câmpus Pelotas). Professora Substituta no Instituto Federal de Educação e Tecnologia – Câmpus Visconde da Graça. Membro do Grupo de Estudos Narrativos em Educação – GENE (IFSul).

MARIA INÊS VARELA PAIM
Mestre em Letras (UPF). Bibliotecária-documentalista (IFRS – Câmpus Erechim). Membro do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS).

MARIA TERESINHA VERLE KAEFER
Mestre em Educação (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Membro do grupo de pesquisa Emancipação Sem Fronteira: Formação Inicial e Continuada de Professores (IFRS).

MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
Doutora em Educação (UFSM). Professora Mestrado Acadêmico em Educação Profissional (CTISM/UFSM) e do Programa de Pós-graduação em Educação (UFSM). Líder do TransformAção – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional (UFSM) e membro do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (UFSM).

MARLOVA ELIZABETE BALKE
Doutora em Engenharia de Alimentos (URI – Erechim). Mestre em Educação (UPF – Passo Fundo). Técnica em Assuntos Educacionais (IFRS – Câmpus Erechim). Líder do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS).

MICHELLE CAMARA PIZZATO
Doutora em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Porto Alegre. Docente Permanente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS).

NARA CRISTINA FERNANDES ALMEIDA
Mestre em Educação e Tecnologia (IFSul). Assistente de alunos do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Câmpus Pelotas. Integrante do GPHEDo – Grupo de Pesquisa: História Educação e Docência (IFSul).

SANDRA ELISABET BAZANA NONENMACHER
Doutora em Educação em Ciências (UFRGS). Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFFar). Membro do Gipec (UNIJUI).

SHIRLEY BERNARDES WINTER
Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM). Membro do Transformação – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional (UFSM) e do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (UFSM).

SILVIA DE SIQUEIRA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Membro do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (UFSM).

TAISSON PEDROZO COGO
Graduanda em Educação do Campo (IFFar). Auxiliar de serviços gerais da Prefeitura Municipal São Francisco de Assis/RS.

TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
Doutora em Educação (UFSM). Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT (IFFar). Líder do Grupo de Pesquisa Emancipação sem Fronteiras: formação inicial e continuada de professores (IFFar).

VANESSA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI
Doutora em Educação em Ciências (UFSM). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Membro do grupo de pesquisa Emancipação Sem Fronteira: Formação Inicial e Continuada de Professores (IFFar).

VANTOIR ROBERTO BRANCHER
Doutor em Educação (UFSM). Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFFar). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores – MAGMA (IFFar).

VICENTE CABRERA CALHEIROS
Doutor em Educação (UFSM). Membro do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (UFSM).

VIRGÍNIA SOARES DE CAMPOS
Mestre em Educação (IFSul). Membro do Grupo de Estudos Narrativos em Educação (GENE/IFSul).

VIVIANE AQUINO ZITZKE
Doutoranda em Educação (IFSul), Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Câmpus Pelotas – Visconde da Graça. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação – EM_Edu (IFSul) e do Grupo GENE (IFSul).