Capa do livro: GEOGRAFIAS QUE FAZEMOS:<br> educação geográfica em diferentes contextos  <br> Coleção Percursos de Educação Geográfica - Volume 02

GEOGRAFIAS QUE FAZEMOS:
educação geográfica em diferentes contextos
Coleção Percursos de Educação Geográfica - Volume 02

Autores: Robson Olivino Paim - Ana Maria de Oliveira Pereira - Carina Copatti - Claudionei Lucimar Gengnagel (Orgs.)

livro impresso
de R$ 69,90 por
livro digital
de R$ 69,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro “Geografias que fazemos: educação geográfica em diferentes contextos”, reúne artigos escritos por professores-pesquisadores de distintas regiões do país e também do exterior, apresentando uma grande diversidade de temáticas, as quais contemplam a pluralidade de lugares, de sujeitos e de olhares sobre a educação, sobre a ciência geográfica e seu ensino.
Os 23 artigos tornam possível que se conheça mais sobre as pesquisas que são realizadas em diferentes instituições de ensino superior e em contextos escolares, as quais, ao serem partilhadas com os leitores, contribuem para o fortalecimento e o avanço das pesquisas relacionadas ao Ensino de Geografia.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-355-1
ISBN DIGITAL:978-65-5868-370-4
DOI: 10.24824/978655868355.1
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 340
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

GEOGRAFIAS QUE FAZEMOS:<br> educação geográfica em diferentes contextos  <br> Coleção Percursos de Educação Geográfica - Volume 02

Autores

ADILSON TADEU BASQUEROTE SILVA
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Estágio de Doutoramento Sanduíche no Instituto de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional e em Estudos Sociais-Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente é professor na Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Compõe o corpo editorial, científico e de pareceristas de revistas científicas na área de Ensino e de Educação Geográfica. Possui experiência na Educação Geográfica, dedicando-se em especial ao uso das TIC no Ensino e na aprendizagem, Ensino e Aprendizagem, Recursos didáticos. Paralelamente, pesquisa os seguintes temas: Agroecologia, Agricultura Familiar, Gênero em contextos rurais, Associações agrícolas familiares e Segurança alimentar.

ADRIANA MARIA ANDREIS
Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia, PPGE/Mestrado em Educação e colaboradora no PPGH/Mestrado em História. Líder do Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação (GPETE) e do Grupo de Estudos LUGAR. Mestre e doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid – UAM, Espanha. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Atuou durante mais de vinte anos como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio).

ALANA RIGO DEON
Doutoranda em Educação nas Ciências. Professora de Geografia. Integrante do grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais na Unijuí.

ALCINÉIA DE SOUZA SILVA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Geografia pela UnB. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein e em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Orientação Educacional e em Geografia Física e das Populações. É docente na Rede Municipal de Ensino em Formosa-Goiás, com lotação atual na Secretaria Municipal de Educação. Possui experiência na docência do Ensino Básico e do Ensino Superior. Desenvolve pesquisas no campo da Geografia Escolar e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF/UnB).

ALEXANDRA CARNIEL
Possui graduação em Geografia-Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus/ Erechim (2018). Pós-graduação lato sensu no curso de especialização em Educação com ênfase na História e na Geografia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2019). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus/ Francisco Beltrão na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia. Atua como professora de Geografia na rede Municipal de ensino de Chapecó, SC.

ANA CARLA LENZ
Mestra e doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, RS. Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, RS. (2017). Integrou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID Geografia), como bolsista de Iniciação à docência no período de 2014/2016. Integrante do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA/UFSM), no período de 2016/2017. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM).

ANA MARIA DE OLIVEIRA PEREIRA
Possui graduação em Geografia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1995), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2010) e doutorado em DIVERSIDADE E INCLUSÃO pela Universidade Feevale (2017). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia; Formação de Professores; Informática na Educação; Metodologias de Ensino de Geografia; Geografia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Território Ambiente e Paisagem – Território Ambiente e Paisagem – NETAP

CAMILO DARSIE
Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Coordenador do Internato de Saúde Coletiva e Professor no curso de Medicina. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos (PPIPS) e Editor-gerente da Revista Reflexão e Ação, do PPGEdu, na mesma instituição. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Minnesota (EUA), concluiu Pós-Doutorado em Saúde Coletiva na niversidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestre em Educação e Licenciado em Geografia, pela Universidade Luterana do Brasil. E-mail: camilodarsie@unisc.br.

CARINA COPATTI
Licenciada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019). Atualmente é Pós-doutoranda, bolsista PNPD Capes na área de Políticas educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Chapecó.

CAROLINA ARAÚJO MICHIELIN
Graduada em Geografia Licenciatura FAED/UDESC; Mestranda em Educação PPGE/FAED/UDESC.

CAROLINA MACHADO ROCHA BUSCH PEREIRA
Professora Adjunta do curso de Geografia (licenciatura/bacharelado) da Universidade Federal do Tocantins campus de Porto Nacional desde 2005. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Geografia pela UNESP Presidente Prudente (2004), e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Práticas e Metodologias de Ensino de Geografia (LEGEO) na Universidade Federal do Tocantins. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) da Universidade Federal de Goiás, e, da Rede Latino-americana de Investigação em Didática da Geografia (REDLADGEO). É editora da Revista Brasileira de Educação em Geografia e membro do conselho consultivo e revisora de outros periódicos da área. Possui pesquisas nas áreas de Formação de Professores, Educação Geográfica, e, Estudos Culturais. É membro da Comissão Técnica do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2019 – da área de Geografia e Interdisciplinar (Geografia, História e Ciências), além de ser autora de vários artigos publicados em periódicos da área de Geografia.

CLAUDIONEI LUCIMAR GENGNAGEL
Possui graduação em Geografia – Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (2007), graduação em Geografia – Bacharelado pela Universidade de Passo Fundo (2007), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2013) e cursa doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (desde 2017). Atualmente é professor no curso de Geografia (Licenciatura) da Universidade de Passo Fundo, professor de geografia no Ensino Médio Integrado da Universidade de Passo Fundo, professor de geografia no Ensino Médio do Colégio Marista Conceição e do curso pré-vestibular e ENEM Medischool.

DANIEL MALLMANN VALLERIUS
Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás com estágio doutoral na Universidad de Sevilla (Espanha). Foi professor da rede pública municipal de ensino de Porto Alegre e da Universidade Federal do Pará – Campus Altamira. Atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins. É Membro do LEGEO (UFT) e do NEPEG (UFG).

DENISE WILDNER THEVES
Graduada em Estudos Sociais – Licenciatura Curta (1988) e Geografia Licenciatura Plena (1990) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), na Linha de Pesquisa: Ambiente, Ensino e Território, em 2009. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS, Linha de Pesquisa: Ensino, na área de Concentração: Geografia – ambiente, ensino e território, em 2018. Foi professora de Geografia na Educação Básica na rede pública e privada no município de Lajeado. Atuou como docente no curso de Pedagogia do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) – Laureate International Universities. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na docência dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental e na formação de professores.

DOUGLAS LUÍS WEBER
Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor do Colégio Marista São Luís de Santa Cruz do Sul. Possui graduação em Geografia – Licenciatura pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Tem experiência na área de Educação e Geografia com ênfase em Educação, Geografia Humana e da Saúde, Ensino de Geografia, Geopolítica e Processos Migratórios.

EDILEUZA DIAS DE QUEIROZ
Doutora em Geografia (UFF); Mestre em Educação (UFRRJ); Bacharel e Licenciada em Geografia (UFRJ). Pesquisa em assuntos relacionados a Educação Ambiental, Formação de Educadores, Ensino de Geografia, Unidades de Conservação, Uso Público, Baixada Fluminense. Colaboradora do Projeto de Extensão “A Educação Ambiental na formação de Educadores da Baixada Fluminense/RJ”, apoiado e financiado pela FAPERJ. Colaboradora no Projeto “Subsídios para capacitação de professores de Geografia na Educação Básica: articulando teoria e prática para a construção de uma atividade docente crítica e reflexiva”, apoiado pela FAPERJ. Colaboradora da Coordenação de Área do PIBID Geografia-IM/UFRRJ. Coordenadora da disciplina Educação Ambiental, curso de Licenciatura em Turismo-EAD-CEDERJ. Participa de dos grupos de Pesquisa: GEPEADS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade e Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG). Vice-líder do grupo de pesquisa GEIA: Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia e Ensino. Professora e Coordenadora Curso de Geografia do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ.

FLAVIA BETONI
Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS- Campus Erechim (2016). Segunda Licenciatura em Pedagogia, FAEL (2017). Atualmente é discente no Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na linha de pesquisa Ensino de Geografia. Possui experiência docente como bolsista Capes PIBID no período de (2013- 2016). Professora de Geografia na rede estadual do Rio Grande do Sul.

FLÁVIA SPINELLI BRAGA
Professora Adjunta da Faculdade de Educação-UERN, graduada, mestre e doutora em Geografia.

FLAVIANA GASPAROTTI NUNES
Licenciada, mestre e doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP/Campus de Presidente Prudente. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidad de Buenos Aires. Professora Associada (nível 4) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Realiza pesquisas e possui publicações sobre ensino de Geografia, linguagens e formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa (Geo)grafias, linguagens e percursos educativos. Pesquisadora da Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação.

HELENA COPETTI CALLAI
Licenciada e Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (FAFI-UNIJUI). Mestra e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Pós-Doutora pela Universidade Autônoma de Madrid – Espanha (UAM) com bolsa da CAPES. Professora Titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) junto ao Departamento de Humanidades e Educação (DHE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC-UNIJUÍ). Orienta mestrado doutorado, supervisiona pós-doutorado e orienta PIBIC/CNPq. Pesquisadora bolsista de produtividade em pesquisa PQ/CNPq Nível 1D; Pesquisador Gaúcho FAPERGS.

HUGO DE CARVALHO SOBRINHO
Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração em Gestão Ambiental e Territorial. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia e História. Professor da Carreira do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), atuando com temáticas transversais de ensino e linguagens na Gerência de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte-Educação da Subsecretaria de Educação Básica. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF/UnB) e compõe a rede Iberoamericana de professores investigadores do Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica. Desenvolve pesquisas voltadas à Geografia Escolar.

IVAN DOS REIS CARDOSO
Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha – BA na área de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Geografia, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado; Professor do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Recôncavo II em Cruz das Almas – BA na área de Pesquisa e Iniciação Científica; Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre de Ciências Agrárias pela UFBA e Licenciado em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Membro do Grupo de Pesquisa do Centro de Referência, Desenvolvimento e Humanidades (CRDH) e membro do Grupo de Pesquisa GEO(BIO)GRAFAR – Geografia, Diversas Linguagens e Narrativas de Professores.

IVANIO FOLMER
Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de geografia Licenciatura no ano de 2014. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia-PPGGEO/UFSM no ano de 2018. Doutorando em Geografia-PPGGEO/UFSM com previsão de término em 2022. Participante de diversos projetos de pesquisa e extensão, com as temáticas de Educação no campo; Educação Ambiental; Gênero e sexualidade; Mortalidade Infantil; Catadores e Memória e Patrimônio Cultural. É professor da Rede Estadual do RS na Área das Humanas – Componente Curricular: Geografia

JUNIMAR JOSÉ AMÉRICO DE OLIVEIRA
Doutorando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especializando em Teorias e Práticas da Geografia Escolar pelo Colégio Pedro II. Especializando em Docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Avançado Arcos. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes no período de março de 2014 a fevereiro de 2015 e do Programa do Programa Institucional de Bolsas de Cultura e Arte Universitária – PROCULTURA. Atualmente é professor de geografia da Prefeitura Municipal de Nilópolis. Atuou como professor de geografia na rede privada de Minas Gerais nos segmentos: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-Coluni, Pré-Pism, Pré-Vestibular e Enem e Preparatórios para Concursos. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, metodologias de ensino de geografia, educação ambiental, geografia dos riscos, formação de professores, geodiversidade e geoconservação. Membro Associado no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

JUSSARA FRAGA PORTUGAL
Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI – Serrinha, na Área de Prática de Ensino de Geografia. Licenciada em Geografia e membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (Proet) da UNEB. Especialista em Supervisão Escolar e em Avaliação. Mestre e doutora em Educação e Contemporaneidade. Realizou estágio doutoral – doutorado sanduíche – no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – (FEUSP). Pós-doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (Ppgeo) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Líder do grupo de pesquisa Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores (GEO(BIO)GRAFAR). Pesquisadora do grupo de pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (Grafho) do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB. Sócia efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (Biograph). Professora no Núcleo de Pós-Graduação Gastão Guimarães, em Feira de Santana.

LENIR DOS SANTOS MORAES
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especialista em Supervisão Educacional pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora universitária na rede particular de ensino. Assessora a escolas e secretarias de educação na Formação de Professores na área da alfabetização, conhecimento matemático e práticas pedagógicas. Tem experiência como docente e coordenadora pedagógica em escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior. Foi coordenadora dos cursos de História, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia do Centro Universitário UniRitter – Laureate International Universities. Foi coordenadora de área da Pedagogia do Pibid UniRitter – 2013 a 2018. Foi Orientadora de Estudos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na área da Matemática em 2014 e Formadora na edição de 2016. Atualmente é Analista Pedagógica da Rede Imaculado Coração de Maria.

LEONARDO PINTO DOS SANTOS
Atualmente é Professor da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará – Campus Altamira, onde coordena o Laboratório de Práticas de Ensino de Geografia (LabPrat). É Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico e Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Especialista em Mídias na Educação e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi avaliador no PNLD 2017 Geografia Anos Finais, no PNLD 2018 Geografia Ensino Médio, no PNLD 2019 Projetos Integradores e no PNLD 2020 Projetos Integradores. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Livro Didático, Epistemologia Genética, Espaço Mentalmente Projetado, Autonarrativas e Formação Docente.

LUCAS DA SILVA QUINTANILHA
Mestre em Geografia pelo programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (2019). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Instituto Multidisciplinar (2017). Membro do Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia e Ensino (GEIA). Foi Bolsista do Programa Interno de Bolsa de Iniciação Científica (08/2016 – 07/2017). Atuou como Colaborador e Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) Geografia – UFRRJ/IM (04/2014 – 08/2016). Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Unidades de Conservação, Uso Público, Ensino de Geografia Física, Recursos Naturais e Meio Ambiente.

MIRIELI DA SILVA FONTOURA
Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria e Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria. Também possui Graduação em Letras – Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria e especialização em Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Franciscano/Santa Maria. Desde 2010 dedica-se à linha de pesquisa em Educação do Campo nas áreas de Reforma agrária e atuou como professora da Rede Estadual de Educação do RS no Instituto Estadual de Educação Menna Barreto. Atualmente, sou Professora Tutora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UAB/UFSM.

ODAIR RIBEIRO DE CARVALHO FILHO
Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2010), graduação em Geografia pela Universidade Metropolitana de Santos (2014) e mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP – USP (2020). Atualmente é membro do grupo ELO (estudos da localidade) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, professor de Geografia – ETEC Ângelo Cavalheiro, professor de Geografia e Ética – ETEC José Martimiano da Silva e professor de Geografia PEB III da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

PATRÍCIA CHRISTAN
Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG. Mestre, licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do Departamento de Geografia da Universidade de Mato Grosso IGHD/UFMT, atuando na área de ensino de Geografia.

PAULA CRISTIANE STRINA JULIASZ
Professora Doutora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), mestra e graduada (bacharel e licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Rio Claro). Membro do Grupo REDLADGEO (Rede Latino americana de Didática da Geografia) e membro do grupo de pesquisa GEPED (Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia e Práticas Interdisciplinares). Tem publicações e pesquisas nas áreas de Cartografia Escolar e ensino de Geografia. Dentre os livros, é co-autora do livro Espaço e Tempo na Educação Infantil.

PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-GO). Especialista na mesma área pela Uni-Anhanguera. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nas áreas de Didática e Prática Docente em Geografia e Estágio Supervisionado de Geografia. É também professora no Programa de Pós Graduação em Geografia PPGEO-UFPE. É membro permanente do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG); e do Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia e Construção de Conceitos Geográficos.

ROBSON OLIVINO PAIM
Possui graduação em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de Xanxerê (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim, e pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa em Formação docente, ensino de Geografia e diferentes linguagens, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência em docência e gestão da Educação Básica pública e interesses de pesquisa voltados às políticas educacionais de currículo e formação de professores e aos processos pedagógico-curriculares relativos ao ensino de Geografia.

ROSA ELISABETE MILITZ WYPYCZYNSKI MARTINS
Doutora em Geografia; Mestre em Educação; Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC; professora do PPGE FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO; Coordenadora do grupo de pesquisa CNPQ – Ensino de Geografia e Diferentes Linguagens.

ROSANE GONÇALVES COSTA OZÓRIO
Licenciada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora da Rede Municipal de Ensino de Dourados (MS).

ROSELANE ZORDAN COSTELLA
Possui Licenciatura em Geografia, Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa em ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRGS) estendido na Universidad de Valencia (Espanha). Tem vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior como professora e assessora de ensino. É Professora da Faculdade de Educação FACED/UFRGS no Departamento de Ensino e Currículo, no Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGEO). Professora no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA/UFRGS). Coordenou a Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS/COORLICEN (2015-2017). Coordenou Institucionalmente o Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UFRGS (2013-2017). Pesquisa as seguintes temáticas: avaliações externas, BNCC, alfabetização/letramento cartográfico, autonarrativas e formação docente.

SIMONE SANTOS DE OLIVEIRA
Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XI, Serrinha e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (Proet) da UNEB. Licenciada em Geografia. Especialista em metodologia do ensino de Geografia, especialista em ensino e especialista em projetos educacionais. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade. Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB. Atua nos seguintes temas: Prática de ensino de Geografia, estágio supervisionado, diversas linguagens e ensino de Geografia, histórias de vida e narrativas autobiográficas de professores e metodologia da pesquisa científica. Membro do Grupo de Pesquisa Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores (GEO(BIO)GRAFAR). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto) biografia, Formação e História Oral (Grafho) do PPGEduC da UNEB.

SILVANA PIRES DE MATOS
Possui graduação em Geografia-Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus/ Erechim (2016). Pós-graduada lato senso em Gestão Escolar (2017) pela mesma Universidade. Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Francisco Beltrão, na linha de pesquisa Desenvolvimento Econômico e Dinâmicas Territoriais. Atua como professora de Geografia na rede Municipal de ensino de Concórdia, SC.

TARCÍSIO DORN DE OLIVEIRA
Pós Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Meridional. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng/UNIJUÍ). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNIJUÍ). Líder do Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias – Gtec da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

TOMÁS RAÚL GÓMEZ HERNÁNDEZ
Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas. Cuba. Licenciado em Educação, Especialidade Geografia. Professor Titular de graduação e pós graduação em Ciências Pedagógicas. Atualmente ocupa o cargo de diretor do Centro Universitário Municipal (CUM) de Sal Juan de los Remedios, Villa Clara, Cuba. É membro e coordenador de grupos de pesquisa e organizou eventos científicos de cunho pedagógico. Compõe o corpo editorial de revistas em Cuba e publicou em periódicos em países da América Latina. Dedica-se à estudos sobre Ensino e Aprendizagem, em especial voltados à Educação Patrimonial.

VALDETAREZ DE JESUS FERREIRA
Licenciado em Geografia Pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Ensino de Geografia pela Faculdade Futura. Atuou como extensionista em projetos de Xadrez enquanto ferramenta pedagógica para o Ensino de Geografia e junto a projetos sociais vinculados a este esporte.

VANILTON CAMILO DE SOUZA
Doutor em Geografia pela UFG e Pós-Doutorado na USP, mestre em Educação pela UFMG, especialista em Geografia Humana pela PUC/MG e Graduado em Geografia pela PUC Goiás. Professor Associado do IESA/UFG na área de Ensino de Geografia e integra a Pós-Graduação na mesma área. Desenvolve pesquisas sobre: os processos mediadores no ensino de Geografia; a produção de material didático para a Geografia Escolar; a formação inicial e continuada de docentes em Geografia, metodologias de ensino de Geografia; pesquisa colaborativa. Possui publicações na área.