Capa do livro: ESCOLA PÚBLICA:<br> saberes e conhecimentos no âmbito do grupo de pesquisa

ESCOLA PÚBLICA:
saberes e conhecimentos no âmbito do grupo de pesquisa

Autores: Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis - Jefferson Martins Costa - João Ferreira Filho - Marta Campos de Quadros - Yoshie Ussami Ferrari Leite (Orgs.)

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Sinopse

Os estudos e pesquisas aqui apresentados consubstanciam o compromisso dos autores, no âmbito do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar” (GPFOPE), em contribuir para o debate sobre a formação dos profissionais da educação e sobre a escola pública com toda a complexidade que a envolve. Dessa forma, a coletânea está organizada em torno de quatro eixos: Formação Inicial de Professores, Formação Continuada e Profissionalização Docente, Escola e Comunidade e Outros Debates em Educação. Tais eixos se articulam na busca de maior conhecimento e compreensão dos problemas e desafios que perpassam a realidade da escola pública e dos profissionais da educação, em seus diferentes aspectos e espaços.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0827-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-0826-1
DOI: 10.24824/978652510827.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ESCOLA PÚBLICA:<br> saberes e conhecimentos no âmbito do grupo de pesquisa

Autores

AUGUSTA BOA SORTE OLIVEIRA KLÉBIS
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Marília (2010); cursou Mestrado na mesma Universidade – UNESP/Marília (2003). Atuou na docência, coordenação pedagógica e direção em escola de Educação Básica da Rede Estadual de São Paulo e na rede municipal de Presidente Prudente/SP. Também atuou como docente no ensino superior, na Faculdade de Ciências, Letras e Educação-Faclepp/Unoeste-Presidente Prudente e como ordenadora do Curso de Pedagogia entre 2007-2018. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas. Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-P. Prudente.

JEFFERSON MARTINS COSTA
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista FCT/Unesp, Presidente Prudente – SP. Graduado em Licenciatura em Pedagogia com Habilitação em Gestão Escolar pela mesma instituição e Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal Minas Gerais. Participa dos grupos de pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPEFOPE), e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública e Profissionais da Educação (GEPEPPE) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP – Presidente Prudente – SP.

JOÃO FERREIRA FILHO
Licenciado em Filosofia pela USP e em Pedagogia pela Faculdade N. Sra. do Patrocínio de Itu-SP. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Presidente Prudente e doutorando em Educação pela mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar-GPFOPE desde 2014 e vice-líder do grupo de 2019 até abril de 2021. Diretor de escola pública efetivo desde junho de 1998 até apresente data. Atuou no Fórum de Educação de Presidente Prudente como representante do Sindicato dos Diretores Estaduais-Udemo de Pres. Prudente.

MARTA CAMPOS DE QUADROS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágios de pós-doutorado junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFRGS (Bolsista CAPES/REUNI) e FCT-UNESP (Bolsista CAPES/PNPD). É professora universitária desde 1985, com experiência nas áreas de Comunicação Social e Educação. Atualmente é professora substituta junto ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Presidente Epitácio (IFSP-PEP). Membro do Grupo de Pesquisas Formação de Professores Políticas Públicas e Espaço Escola (GPFOPE/FCT-UNESP) e do Núcleo de Estudos Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS).

YOSHIE USSAMI FERRARI LEITE
Livre-docente pela Unesp/FCT/Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/FCT/Campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais e escola pública. Líder do Grupo de Pesquisa “Formação de professores, políticas públicas e espaço escolar-GPEFOPE” e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, no período de 2004 a 2007.

ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
Professor aposentado UNESP; Colaborador no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP – Campus de Presidente Prudente. Graduado em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1983), mestrado em Educação (1993) e doutorado em Educação (1998) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Estágio de pós-doutoramento em Sociologia da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa, Portugal (2003/2004).

ALESSANDRA FONSECA FARIAS
Licenciada em Pedagogia (2012), Especialista em Gestão Educacional (2015) e Mestra em Educação (2016) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – Campus de Presidente Prudente/SP, Graduanda em Letras pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Professora do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente/SP e Revisora de textos na empresa Agência Textus.

CRISTIANO AMARAL GARBOGGINI DI GIORGI
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992). Foi professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, história da educação, reformas educacionais, formação de professores e educação de adultos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste.

MARCELINA FERREIRA VICENTE
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP). Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL). Atuou como Coordenadora e Docente do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas AEMS de 2017 a 2020. Atualmente é Diretora Adjunta do Centro de Educação Infantil Diógenes de Lima – Três Lagoas/MS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (GEPIEI/UFMS). Membro da linha de pesquisa “Formação de Professore/as: Profissionalidade e Identidade Docente”. Membro do Fórum Regional de Educação Infantil da Costa Leste.

MARIA ÂNGELA OLIVEIRA DE SÁ RUBINI
Professora de Educação Básica – Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (1986). Tem experiência na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE – (2002). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2013). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP) – Campus de Presidente Prudente (2017). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar – GPFOPE e Grupo de Pesquisa Profissão Docente: Formação, Identidade e Representações Sociais – GPDFIRS. Atuou na gestão escolar na rede municipal de Presidente Prudente.

PAMELA TAMIRES BELÃO FERNANDES
Graduada em 2013 no curso de Pedagogia pela FCT – UNESP com bolsa do Núcleo de Ensino/PROGRAD (agosto de 2011 a fevereiro de 2014) e Mestre em Educação no PPGE da mesma instituição com bolsa da CAPES (março de 2015 a agosto de 2016). Membro do Grupo de Pesquisas Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar – GPFOPE de 2012 a 2017. Docente nos cursos de Pedagogia e Educação Física na UNIFADRA (de janeiro de 2018 a dezembro de 2019). Coordenadora Pedagógica do Colégio Adventista. Atua principalmente com escola pública, participação dos pais e gestão escolar.

SIMONE CONCEIÇÃO PEREIRA DEÁK
Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT / UNESP – Campus de Presidente Prudente (1990, 1991), Pedagoga pela UNOESTE e especialista em Planejamento e Gestão Municipal pela FCT / UNESP, Mestre e Doutora em Educação (Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores) pela FCT / UNESP. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente e professora do curso de Pedagogia na FAPEPE de Presidente Prudente.

TAMARA DE LIMA
Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) na linha de pesquisa Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública. Cursou mestrado na mesma instituição na linha de pesquisa História e Cultura Social, área de História da América, onde também se Graduou em História. Também possui graduação em Pedagogia. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Presidente Epitácio. Tem interesse nos seguintes temas: formação e trabalho docente; histórias de vida (narrativas) de professores e professoras; permanência.

VALDECI LUIZ FONTOURA DOS SANTOS
Mestre em Educação pela FCT – UNESP. Docente, pesquisador e extensionista da área da Didática junto ao Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Membro associado da ANDIPE – Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino. Membro do GForP – Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores, coordenando a linha de pesquisa Didática, Formação de Professores e Educação Sexual.

VANDA MOREIRA MACHADO LIMA
Doutora Educação USP/São Paulo (2007); Mestre Educação UNESP/ Marília-SP (2003) e graduada em Pedagogia UNESP/ Presidente Prudente-SP (1998). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública e Profissionais da Educação (GEPEPPE) da FCT/UNESP. Atualmente é Professora Assistente Doutor na FCT/UNESP, lecionando nos cursos de graduação em licenciatura (desde 2009) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP (desde 2016). Professora orientadora no Programa Residência Pedagógica-Pedagogia da FCT/UNESP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Educadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (GEPEFE/FEUSP), desde 2004 e membro do Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (CETAS) da FCT/UNESP desde 2018. Coordenadora do curso de Pedagogia da FCT/UNESP de 2014 até agosto/2018). Vice-coordenadora do curso de Pedagogia (Gestão 2020-2022).