Capa do livro: POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL: <br>desafios nacionais e fronteiriços

POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL:
desafios nacionais e fronteiriços

Autores: Andreia Vicência Vitor Alves - Ana Claudia Dantas Cavalcanti - Kellcia Rezende Souza (Orgs.)

Política e gestão educacional: desafios nacionais e fronteiriços é uma obra que reúne pesquisas atuais sobre a política e a gestão educacional. Neste espaço, são discutidos e analisados temas contemporâneos na área da educação. Na primeira parte estão dispostos artigos em que são investigados problemas que incluem as configurações da política no Brasil, os planos de educação, processo de privatização, desvalorização do magistério, feminização da profissão docente, educação a distância, processos de alfabetização, gestão da avaliação e gestão da qualidade. Na segunda parte, os trabalhos focam os desafios da educação em área fronteiriça, cujas investigações permeiam aspectos como a gestão democrática na educação, a formação continuada de professores e políticas de revalidação de diplomas. Essas questões se encontram na realidade das regiões de fronteira, por esta perspectiva o envolvimento de países nesta região traduz um sentimento que ultrapassa a realidade nacional, necessitando de uma reflexão conjunta. Os trabalhos transitam em diferentes perspectivas teóricas, o que expressa pluralidade de ideias. O ambiente de diálogo coletivo, plural e democrático, que envolva a educação contemporânea, é de fundamental importância na busca de processos que ultrapassem os limites atuais e busquem reflexões societárias que envolvam ações coletivas que gerem um processo de transformação social. Por esses aspectos, destacamos que a educação com qualidade social tem um papel preponderante para a construção de uma sociedade justa que seja capaz de oportunizar qualidade de vida para seus membros.  

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0761-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-0760-8
DOI: 10.24824/978652510761.5
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL: <br>desafios nacionais e fronteiriços
ANA CLAUDIA DANTAS CAVALCANTI
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2015). Phd em Educação na Universidade de Lisboa – Instituto de Educação (ULisboa/2017). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – (UFPB/2011). Mestrado em Serviço Social cursado Universidade Federal de Pernambuco – (UFPE/1999). Licenciada e Bacharel em História na UFPE – 1985. Segunda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Integrado Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, 2020. Professora Visitante da Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD – Faculdade de Educação/FAED. Membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos em Infraestrutura Produtiva e Logística para o Desenvolvimento Local Sustentável e o Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina – GEHSCAL. Atuou como Professora da Universidade de Pernambuco – UPE (2004-2020) disponibilizada pelo estado, tendo exercido atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Área de atuação: Educação com ênfase em Políticas Educacionais.

ANA CLÁUDIA DOS SANTOS ROCHA
Possui graduação em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (2002), pós-graduação lato sensu; – especialização em Direito e Gestão Empresarial pela Associação de Ensino e Cultura do Mato Grosso do Sul (2004), MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades pela Universidade Anhanguera-UNIDERP(2013), pós-graduação stricto sensu; mestrado em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (2008) e pós-graduação, stricto sensu; – doutorado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourado (UFGD). Atualmente é Professora Adjunta do Grupo do Magistério Superior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas, no curso de Bacharelado em Direito, em regime de dedicação exclusiva. É líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Direitos Fundamentais (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7058758231547004) e é membro da Rede Latino-Americana e Caribenha de Educação em Direitos Humanos.

ANA LÚCIA MARRAN
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2002), mestrado e doutorado em educação pela Universidade de Grande Dourados (2012) e (2008). Atualmente é professora titular do Curso de Enfermagem e professora colaboradora do Mestrado em Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Enfermagem e Educação, com ênfase em Políticas de Educação Superior, formação do enfermeiro atuando principalmente nos seguintes temas: estágio, enfermagem, educação superior, revalidação de diplomas, análise de políticas educacionais e metodologias ativas.

ANDREIA VICÊNCIA VITOR ALVES
Possui graduação em Pedagogia (2007), especialização em educação (2008) e mestrado em educação (2010), ambos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutorado em educação (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFGD (2017-2019). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFGD no curso de graduação e na pós-graduação, atuando como professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação e como vice-coordenadora e professora do curso de Pedagogia; como também como coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação à Distância da UFGD. É membro do Grupo “Estado, Política e Gestão da Educação” (GEPGE); do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN); e da Rede de Estudos e pesquisas sobre Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG). Atua principalmente nos seguintes temas: política educacional, qualidade do ensino, Gestão educacional e Planejamento para a educação básica, com ênfase na educação infantil e infância.

CRISTINA PIRES DIAS LINS
Mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) 2018. Especialização em Metodologias do Ensino Superior (1994) e Graduação em Pedagogia (1993). Foi Formadora Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (2014-2018). Faz parte do quadro efetivo da Escola Municipal Neil Fioravanti onde exerce a função de Professora da Educação Básica desde 1996. Atuou como educadora em 1991 e 1992 no pré-escolar da Escola Municipal Etalívio Penzo. De 1993 a 1995, coordenou o CEIM Etalívio Penzo e o CEIM Pequeno Príncipe. Em 1996, assumiu o concurso de educadora do 1º Ano do Ensino Fundamental I e também atuou como educadora do Projeto de Acompanhamento e Atendimento Complementar-PAAC. Em 2003, recebeu do MEC o Prêmio de Qualidade na Educação Infantil pelo Projeto: Ziraldo- Vida e Principais Obras Infantis. Em 2005 recebeu, também do MEC, o Prêmio Professores do Brasil pelo Projeto: Intercâmbio Cultural-Indígenas e Não Indígenas, Respeitando as Diferenças, Repudiando as Injustiças e Discriminações. Em 2009, foi premiada novamente pelo MEC, pelo Prêmio Professores do Brasil através do projeto Unidos no Combate da Prática do Bullying – Jornal, Literatura, Comunidade e Cidadania, Uma Grande Parceria. Em 2013 recebeu mais um Prêmio Professores do Brasil com o Projeto: Estereótipo de Gênero – Leitura, Ludicidade, Tecnologia, Artes e Trânsito, Como Caminhos de Intervenção e Prevenção. Em 2014, o mesmo projeto foi premiado a nível nacional pelo Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero promovido pelo CNPq entre outros parceiros. Recebeu também o Prêmio Construindo a Nação. Em 2020 recebeu o Selo Professor Transformador. Tem experiência na área de Educação no que tange à docência e formação de professores. Estuda, ensina, pesquisa e publica nos seguintes temas: gestão do processo alfabetizador, políticas públicas de educação, alfabetização no contexto das políticas públicas de educação, cidadania e inclusão. Desenvolve o seu trabalho por meio de projetos de ensino.

ELIANE DE FÁTIMA TRICHES
Possui graduação em Letras – Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1995) e graduação em Administração de empresas – Faculdades Integradas de Dourados (1993). Especialização em Língua Portuguesa “Tendência Contemporânea do Estudo da Língua” Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestrado na linha de Políticas e Gestão da Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) 2018. Ingressou no serviço público como estatutária no ano de 2.000 na função de professora de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Atuou como professora coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na EM Bernardina Correa de Almeida período de 2010-2017 e como diretora no período de 2017-2020. Tem experiência na área de Educação pesquisando principalmente os seguintes temas: educação, estudos da língua, gestão educacional, políticas públicas, políticas curriculares, currículo, Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

ELIS REGINA DOS SANTOS VIEGAS
Doutora em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Mestre em Educação (2014); Especialista em Docência na Educação Infantil (2016); graduada em Pedagogia (2010), ambos pela FAED/UFGD; técnica em multimeios didáticos e, em serviços públicos; graduanda do curso de Direito da UNIGRAN. Foi Professora Substituta na FAED/UFGD e, atualmente, é Professora Substituta no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade Dourados-MS, Professora convidada na Especialização em Coordenação Pedagógica da mesma instituição. Ainda, Técnica Formadora no Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) Dourados-MS. É membro do Grupo Estado, Políticas e Gestão da Educação (GEPGE) da FAED/UFGD, Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF) da UEMS e membro titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Tem interesse em pesquisas referentes as políticas educacionais, gestão da educação, formação de professores e coordenação pedagógica.

ELISÂNGELA ALVES DA SILVA SCAFF
Professora associada do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná (DEPLAE/UFPR). Possui Doutorado em Educação (2007) e Pós-Doutorado (2013) pela Universidade de São Paulo – USP. Cursou Pedagogia (1994) e Mestrado em Educação (1999) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi pró-reitora de ensino na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS (2008-2010), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (2011-2013), coordenadora do GT 5 da ANPED Centro-Oeste (2014-2016) e coordenadora da Seção MS da ANPAE (2013-2016). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR – 2020-2022) e do Doutorado Interinstitucional (DINTER UFAC/UFPR 2018-2021). É editora chefe do Jornal de Políticas Educacionais (1019-2020) e integrante do Comitê Editorial das Revistas Educação e Fronteiras on-line, Laplage em Revista e Interfaces da Educação. Membro de Comitê Avaliador de PIBIC da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2017-2020) e PIBIC-Master da PUC_PR (2020), membro do Banco de Avaliadores (BASIS/INEP-2018-2020) e da comissão de avaliação de recursos de APCN (CAPES-2019). É integrante da Rede de Estudos e Pesquisas e Planejamento e Gestão Educacional – REPLAG e do Núcleo de Políticas Educacionais – NUPE/UFPR.

EVALLY SOLAINE DE SOUZA RODRIGUES
Doutoranda em Educação (2018-2021) pela Universidade Federal da Grande Dourados, Mestre em Educação (2018) pela Universidade Federal da Grande Dourados e Graduada em Pedagogia (2016) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É membro do GEPGE – Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação/PPGEDU/FAED/UFGD, na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação. Tem experiência na área de Educação no que tange à gestão/administração da educação profissional, docência na Educação Básica e no Ensino Superior. Estuda, pesquisa e publica nos seguintes temas: formação continuada de diretores escolares da Educação Básica, no âmbito das políticas públicas; gestão escolar, gestão democrática da educação, projeto político pedagógico, gestão dos sistemas de ensino, políticas públicas em educação; democracia, participação e cidadania; planejamento educacional; e, monitoramento e avaliação de planos decenais de educação.

FABIANY DOS SANTOS BARCELOS
Doutoranda em Educação (UFGD). Supervisora do PIBID (Escola Municipal Sócrates Câmara). Professora efetiva da rede municipal de Dourados-MS. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela UFGD (2013). Graduada em Pedagogia pela UFGD (2011).

FRANCIELE RIBEIRO LIMA
Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduada em Pedagogia pela UFGD. Membro do grupo de pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) da linha Políticas Públicas e Gestão da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: Plano de Ações Articuladas. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

GISELLE CRISTINA MARTINS REAL
Possui formação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (1988), Direito pelo Centro Universitário de Grande Dourados (1989), Mestrado em Educação pela UFMS (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2007). Desenvolveu pesquisa pós-doutoral junto à USP (2011) e à UFMS (2017/2018), ambas com bolsa CAPES. É professora associada III da Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD, atuando na pós-graduação, orientando mestrado e doutorado. Foi pró-reitora de Ensino na UFGD, no período de 2011 a 2015 e Pró-Reitora de Pesquisa no Centro Universitário da Grande Dourados no período 2002 a 2005. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD desde 2009. É líder do Grupo de Pesquisa PAES (Política da Educação Superior) cadastrada no Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas de avaliação da educação superior, tendo coordenado pesquisa sobre a temática financiada pelo CNPq, e participado de outras 5 pesquisas sobre a temática, com financiamento externo. Participou de 2(duas) pesquisas com redes internacionais, sendo uma coordenada pela Universidad Nacional de Educación Enrique Guzman e outra vinculada a Rede Latinoamericana de Investigación em Evaluación (RELIEVA). Coordenou o programa PROCAD/CAPES (UFGD/USP.

KELLCIA REZENDE SOUZA
Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2012). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Araraquara (2017). Foi servidora pública Técnico-administrativa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) de 2010 a 2016. Foi membro titular entre 2013 a 2016 do Fórum Nacional de Educação do Ministério da Educação (MEC) do Brasil. É, desde 2017, docente adjunta da Faculdade de Educação da UFGD. Coordenadora do curso de Pedagogia (2019-2020). Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para as áreas de Políticas públicas educacionais e gestão escolar. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: Políticas Educacionais; Estudos comparados sobre o direito à educação na América Latina e países lusófonos; Internacionalização e integração da educação no Mercosul.

MARA LUCINÉIA MARQUES CORREA BUENO
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, especialista em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelas Faculdades Integradas de Amambai/MS, possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Magsul de Ponta Porã/MS e apostilamento no curso de Pedagogia – Faculdades Integradas de Amambai/MS. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Ponta Porã/MS. Tem experiência na área educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, ensino fundamental, política educacional, educação em faixa de fronteira, ensino e aprendizagem.

MARIA ALICE DE MIRANDA ARANDA
Doutora em Educação (2009), Mestre em Educação (2004), Pedagoga (1991) e Especialista em Gestão/Administração Educacional (2001), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora Associada da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atua na Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Realizou Estágio Pós-Doutoral via PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/FAED/UFGD (2015-2017). É Líder do GEPGE – Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação/PPGEDU/FAED/UFGD, na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipais de Educação no Brasil (GEPCMEBr). Coordenou o Curso de Licenciatura em Pedagogia (gestão 2011-2012) e o Subprojeto da Área da Pedagogia no PIBID/CAPES/UFGD de 2009 a 2013 e de 2015 a 2016. Foi Gestora de Processos Educacionais no PIBID/CAPES/UFGD (2016-2018). Atuou na docência e na gestão em escolas públicas de educação básica e em órgãos do sistema municipal de ensino: Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS (SEMED) e Conselho Municipal de Educação (COMED). Tem experiência na área de Educação no que tange à gestão/administração educacional e formação de professores/gestores. Estuda, ensina, pesquisa e publica nos seguintes temas: gestão escolar, gestão democrática da educação, projeto político pedagógico, gestão dos sistemas de ensino, constituinte escolar, políticas públicas de educação, planos decenais de educação, alfabetização no contexto das políticas públicas de educação, democracia, participação e cidadania.

MARIANNE PEREIRA DE SOUZA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui mestrado em Educação pela UFGD, graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Dourados/MS e especialização em Educação Especial. Integrante do “Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Avaliação da Educação Superior” (PAES). Atua no Núcleo de Acompanhamento e Avaliação da Graduação/Pró-Reitoria de Ensino, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

NILSON FRANCISCO DA SILVA
Mestre em Educação – Políticas e Gestão da Educação – PPGEdu / UFGD (Turma 2017). Possui Especialização em Educação e Gestão Escolar: Administração e Coordenação Pedagógica, Especialização Mídias na Educação – 2011/2012, oferecido pela Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados UNIGRAN (2006). A nível médio cursou o Magistério de 1998/2001. Participa do Grupo Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE). Atualmente é professor concursado na Prefeitura Municipal de Dourados lotado na Escola Municipal Sócrates Câmara, onde exerce a função de diretor deste maio de 2012. Membro do Fórum Municipal de Educação de Dourados, como representante dos Diretores das Escolas Públicas Municipais.

OLGA CRISTINA DA SILVA TEIXEIRA
Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas de Fátima do Sul-FIFASUL (2001), com Aperfeiçoamento em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD (2010) e Especialização em Formação de Profissionais em Educação, da Faculdade de Educação – FAED – UFGD (2013). É Orientadora de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – UFMS/MEC desde 2013. É Mestre pela Universidade Federal da Grande Dourados – PPGEDU/UFGD. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Gestão – GEPEG – UFGD, integrante do Projeto de pesquisa em andamento “A gestão escolar do processo alfabetizador com enfoque na política educacional: do nacional ao local” (2015) e “Política, gestão e avaliação da educação básica: o processo alfabetizador da criança em foco” (2016), sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Maria Alice de Miranda Aranda. Atua como Coordenadora Pedagógica efetiva do quadro de profissionais da Prefeitura Municipal de Dourados, lotada na Escola Municipal Sócrates Câmara desde 2008. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência e Gestão dos anos Iniciais, Coordenação Pedagógica e Alfabetização, atuando principalmente no tema: Políticas Públicas de Alfabetização.

ROSINÉIA PIVA MANCIN
Mestra em Educação na linha de Políticas e Gestão da Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD/MS Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFGD (2004) Pós-graduada em: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO/UFMS (2012) Pós-Graduada em EDUCAÇÃO INFANTIL pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS (2012). Possuo curso Técnico profissional em SECRETARIA ESCOLAR pelo PRÓ- FUNCIONÁRIO/SED/MS. Fui concursada pela SED/MS de 2000 a 2008, no cargo de Agente Administrativo. Autora de capítulos de livros. Professora Tutora da EAD/UFGD de agosto de 2013 a agosto de 2018. Professora Tutora do curso de Pedagogia Bilíngue – INES – Polo UFGD – (2020) Presidente de mesa receptora pela Justiça Eleitoral desde 2010. Atualmente sou concursada pela Prefeitura Municipal de DOURADOS/MS no cargo de Especialista em Educação na função de Coordenadora Pedagógica da ESCOLA MUNICIPAL ARTHUR CAMPOS MELLO.