Capa do livro: CARTOGRAFIAS EM (DES)ENCANTOS:<BR> (re)petições, (re)existências, afe(c)tos por ensinos-pesquisas-extensões

CARTOGRAFIAS EM (DES)ENCANTOS:
(re)petições, (re)existências, afe(c)tos por ensinos-pesquisas-extensões

Autores: Andrea Versuti - Elenise Andrade - Fernanda Omelczuk - Giovana Scareli (Orgs.)

Cartografias em (des)encantos: (re)petições, (re)existências, afe(c)tos por ensinos-pesquisas-extensões reúne artefatos que dialogam com os temas, afectos e escolhas metodológicas mobilizados pelo Grupo de Pesquisa Educação, Filosofia e Imagem (GEFI) ao longo dos seus primeiros dez anos de (re)existência.


PARA BAIXAR O LIVRO, ACESSE O LINK ABAIXO:
PDF DO LIVRO

Impresso
de R$ 154,80 por
R$ 134,28
Digital
de R$ 154,80 por
R$ 108,36

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0342-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-0338-9
DOI: 10.24824/978652510342.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CARTOGRAFIAS EM (DES)ENCANTOS:<BR> (re)petições, (re)existências, afe(c)tos por ensinos-pesquisas-extensões
ALDA REGINA TOGNINI ROMAGUERA
Pedagoga, mestre e doutora em Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP pela Linha Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Pesquisadora colaboradora do Grupo OLHO (FE – Unicamp). Possui pós-doutorado em Educação, pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC na Linha de Educação e Comunicação; é professora pesquisadora do Programa de pós-graduação em Educação da UNISO e coordena o Grupo Ritmos: Estética e Cotidiano Escolar (GREeCE) na Linha de Pesquisa Cotidiano Escolar.

ALICE RIBEIRO
Graduada em Literatura em Língua Portuguesa, com a habilitação em formação de escritor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

ALIK WUNDER
Atua como professora e pesquisadora na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. É pesquisadora da Linha de Pesquisa Arte e Linguagem em Educação e do Grupo de Estudos Audiovisuais – OLHO da Faculdade de Educação, Unicamp e é colaboradora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Unicamp (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Educação na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pela mesma Universidade. Possui Pós-doutorado em Educação realizado com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ – Bolsa Pós-Doutorado Júnior) pela Unicamp (2010).

ALINE MILENA MATOS
Estudante do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Extensionista do Projeto Geringonça, do Projeto de Extensão Entre: Artesanias da Diferença e bolsista de iniciação científica do Projeto de Pesquisa Entre Artesanias da Diferença (Encontro com os modos de existir, narrar e aprender com a deficiência e com a loucura), coordenado pela doutora Daniele Noal Gai. Atualmente atua com a educação infantil na rede privada de Porto Alegre/RS.

AMANDA M. DA SILVA
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e extensionista no Projeto de Extensão “Filosofia na Escola Pública: Experiências do Pensamento Filosófico”.

ANA KARLA TZORTZATO ALMEIDA
Graduada em Teatro e Mestre em Artes pela Universidade Federal de São João del-Rei. Pós-Graduada em Ensino de Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Filosofia e Imagem (GEFI). Membro do Travessia Grupo de Pesquisa. Professora de Arte do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Juiz de Fora.

ANA PAULA ALAB DE OLIVEIRA
36 anos, nascida em Rio Branco- Acre, mas vivi durante 20 anos em Belém do Pará, atualmente vivendo entre o Acre e Minas Gerais, devido ao mestrado em Artes Cênicas. Sou arte- educadora, atuando nas escolas do públicas do estado do Acre como professora de Artes, e desenvolvo trabalho artístico como performer no ColetivA Mesa e também como cenografa.

ANA PAULA VALLE PEREIRA
Licenciada em Ciências Biológicas e Mestranda em Educação ambas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ama cinema desde pequeninha e tenta-estar-atenta aos mundos ao seu redor.

ANDREA VERSUTI
Doutora em Educação, Ciência e Tecnologia (UNICAMP). Professora da área de Educação, Comunicação e Tecnologias (ETEC) do Departamento de Métodos e Técnicas – Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília (UnB). Orienta pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, na linha de Pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC). Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Filosofia e Imagem (GEFI).

ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE AMORIM
Graduado em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Livre Docência nesta mesma universidade. Fez seu pós-Doutorado no Goldsmiths College da Universidade de Londres. Trabalha como Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas, pesquisando no Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho) e no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). Nas pesquisas, busca articulações principalmente entre os seguintes temas: educação, arte e cultura visual; currículo, imagens e pós-estruturalismo; divulgação científica e cultural. É pesquisador 1B do CNPq.

BEATRIS RAFAEL DOS SANTOS
Estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Bolsista do projeto de criação artística “Corpo lúdico” (PROEX-UFSJ).

BEATRIZ GOMES DE OLIVEIRA GONTIJO
Tem 11 anos e cursa o 6º ano. Gosta muito de ler, escrever e fazer arte/edição digital. Mãe do gato Miah.

CÁSSIA DE SOUSA REZENDE REIS
Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (PPEDU/UFSJ).

COLETIVO DO PROJETO UNIVERSIDADE E ESCOLA SEM MUROS
Intitulado: “Estudo dos impactos das articulações interdisciplinares nas interfaces: universidade, escola e formação de professores”, aprovado no Edital n. 4 da FAP-DF, o projeto integra pesquisa e extensão da Universidade de Brasília, a equipe é formada por docentes e discentes FE/UnB. As ações do projeto buscam compreender as reverberações de oficinas narrativas com docentes e discentes e o potencial dessas na formação científica, tecnológica e multiletrada dos discentes da educação básica, mediante a ação por meio dos ciclos de pesquisa-ação baseados nos problemas enfrentados pela escola e pela comunidade local.

CRISTIANE GUIMARÃES
Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Nasceu em Nova Esperança, interior do Paraná. Vive e trabalha como professora de língua portuguesa no Sul da Ilha de Santa Catarina. Mãe do João, da Melissa e da Flora. Pesquisa com o grupo Tecendo – Educação Cultura e Arte – as relações entre cotidiano, memória e poesia nos processos de leitura e escrita.

CRISTIANE FÁTIMA SILVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ – 2017), especialista em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI – 2020) e mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ – 2020). Diretora do documentário “Uma escola da Serra”. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI/UFSJ).

DANIELE DE ARAÚJO BRITO
Professora da educação básica, graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Graduanda em Pedagogia pela mesma instituição e voluntária no programa de extensão Educação, Cinema, Outros Territórios; Integrante dos grupos de pesquisa, GEFI – Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem; e GEPEeducomufsj – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educomunicação.

DANIELE NOAL GAI
Educadora Especial (UFSM), Mestre em Educação (UFSM e UFRGS) e Doutora em Educação (UFRGS). Atuou na Universidade Federal de Santa Maria, na Universidade Federal do Pará e na Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane – Manaus/AM. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do Projeto de Extensão Entre: Artesanias da Diferença e, do Projeto de Pesquisa Entre Artesanias da Diferença (Encontro com os modos de existir, narrar e aprender com a deficiência e com a loucura).

DENIS PORTO RENÓ
Jornalista, fotógrafo e documentarista, livre-docente em Ecologia dos Meios e Narrativas Imagéticas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor associado do curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (mestrado e doutorado), assim como professor permanente e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Mídia e Tecnologia da mesma instituição. Diretor Científico da Cátedra Latino-americana de Narrativa Transmídia (sede em Rosario, Argentina) e pesquisador líder do GENEM – Grupo de Estudos sobre a Nova Ecologia dos Meios.

DIOGO JOSÉ BEZERRA DOS SANTOS
Graduado em História e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei. Graduando em Pedagogia e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI). Membro do Travessia Grupo de Pesquisa. Membro da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual (REDE KINO).

ELENILDA ALVES BRANDÃO
É doutoranda em Família na sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador, UCSal. Projeto de pesquisa – Entre a família e a escola: Os adolescentes (des)conectados em teias de relações. Orientadora Profa. Dra. Gilca Carrera. É Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS. Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Especialista em Didática e Prática de Ensino, UESA. Especialista em Antropologia Cultura Afrobrasileira e Indígena, UESB. É especialista em Filosofia Contemporânea, UESB, graduanda em Matemática, UESB. É professora de Filosofia da rede pública de Ensino da Bahia.

ELENISE ANDRADE
Professora Plena do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia. Realizou Pós-Doutorado em Sociologia na Universidade do Porto, Portugal – Brasil. Pesquisadora do TRACE/DEDU-Uefs.

ESTER MARIA DREHER HEUSER
Professora Associada do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Toledo, Filosofia – Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Graduada em Filosofia e Mestre em Educação nas ciências – Área Filosofia (UNIJUÍ); Doutora em Educação (UFRGS).

FÁBIO BARACUHY MEDEIROS
Advogado (UFSC), Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a tese “Infância e Presença na Experiência do Artista” (2016). Pesquisador do NICA (UFSC) – Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte. Como área de interesse busca examinar teoricamente e dar relevo a importância da constituição de um espaço imaginário nas Ciências Humanas, com ênfase nas Teorias da Modernidade por meio de Michel Leiris, Gilles Deleuze, Marcel Proust, Hans Ulrich Gumbrecht etc.

FELIPE CÁCERES
Ator, palhaço, poeta. Apaixonado pela arte e entusiasta da educação como libertação.

FERNANDA OMELCZUK
Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação – DECED da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ. Coordenadora do Programa de Extensão Educação, Cinema e outros territórios. cocoordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem – GEFI/UFSJ, certificado pelo CNPq.

GÉSSICA CARNEIRO DA ROSA
É graduada em Psicologia pela UNISINOS (2017), mestra em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (2019), tem experiência como psicóloga nos campos da Assistência Social, Clínica e Saúde Mental. Teve passagem pelo curso Técnico em Música da ESEP/Faculdades EST (2014/15), atuou como musicista integrante de bandas e convidada em recitais de formatura. Atualmente, atua como psicoterapeuta, psicóloga no CAPS II Casa Azul em Viamão/RS e baixista da banda Grantezuma.

GIOVANA SCARELI
Doutora em Educação na Área de Concentração: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2009). Mestre em Educação (Unicamp -2003) e Graduada em Pedagogia (Unicamp – 1999). Realizou pós-doutorado na área de Educação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com missões de estudo no Instituto de Geografia da Universidade de Buenos Aires e no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa. É Professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei – DECED/UFSJ, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da UFSJ e Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem – GEFI/UFSJ, certificado pelo CNPq.

GUSTAVO ROSÁRIO
Gustavo Rosário tem 25 anos e é natural de Lagoa Dourada. Formado em Teatro pelo Curso de Preparação para Atores e Atrizes do Teatro da Pedra e Bacharel em Teatro pela Universidade Federal de São João Del Rei, integra o Teatro da Pedra desde 2017 atuando como Ator do grupo e Educador no Projeto Arte por Toda Parte. Possui formação contínua em Ballet Clássico e Jazz.

ISABELA COURA
Isabela Coura, graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Bolsista no programa de extensão Educação, Cinema, Outros Territórios e integrante dos grupos de pesquisa, GEFI – Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem e CRIA – Centro de Respeito as Infâncias e Suas Aprendizagens.

JACQUELINE DE CASTRO SILVEIRA FERREIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ. Atualmente, está cursando o Programa de Pós-graduação em Educação – Processos Sócio Educativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI). Realizou duas iniciações científicas que abarcam a temática de cinema, educação e envelhecimento. É voluntária do projeto de extensão Educação, Cinema e outros territórios (ECOS) que consiste na realização de experiências de introdução ao cinema como arte junto a professores, alunos, crianças, adultos em diferentes territórios. Também é voluntária do projeto de extensão Cursinho Popular Edson Luis, atuando como representante dos núcleos de Acompanhamento dos educandos e Acompanhamento dos professores.

JOÃO PAULO BARRETO DIAS
Educador em cinema e historiador, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) nos cursos de licenciatura e bacharelado em História e licenciatura em Cinema e Audiovisual. Tem especialização em Ensino Contemporâneo de Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, atualmente, está cursando o Programa de Pós-graduação em Educação – Processos Sócio Educativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

JOSÉ MENNA OLIVEIRA
Médico psiquiatra formado pela UFPel, doutor em Neurociências pela UFRGS, professor do curso de Psicologia da IENH, membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI /UFSJ). Compositor e instrumentista, conta entre suas principais obras o RECITAL 1993, projeto conceitual com 40 peças musicais associadas a 40 imagens estáticas, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iHQrYq-hekE , os coletivos O Zé e Tatu https://www.youtube.com/channel/UCERFl2pKe7pVtssxT-kCblw e ZZ Filmes https://www.youtube.com/channel/UCdIpMYxplt8xzEEe5eYR-sQ, este com Zana Rosa (Rosana Fernandes), onde se busca uma aproximação entre música, cinema e filosofia. O canal www.youtube.com/josemenna provê acesso a estes e a outros conteúdos.

JULIANO FELISATTI GONÇALVES PEREIRA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (2017). Graduado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1993). Desenvolve trabalhos como ator e diretor de teatro, além de arte educador. Integra o Teatro da Pedra, grupo teatral de São João del-Rei, Minas Gerais. É membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia em Imagem (GEFI), ligado a UFSJ e certificado pelo CNPq.

KARINA ROUSSENG DAL PONT
Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora do Coletivo Tecendo: cultura arte educação (UFSC) e do Coletivo Ciranda Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas (UDESC). Áreas de interesse, escrita e pesquisa estão nas experiências educativas em espaços formais e não formais; no encontro e derivações entre arte contemporânea e educação; na educação geográfica e suas imagens; e nos processos de subjetivação docente.

LAÍS DE PAULA PEREIRA
Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFF. Educadora há 10 anos, faz seu caminho de atuação e pesquisa por desvios in-ventados no campo da educação, cultura e meio ambiente.

LEANDRO BELINASO GUIMARÃES
Morei por um tempo na casa da biologia, mas peguei gosto pelo nomadismo que a educação me permite experimentar. Multiplicidades e dissensos me atravessam o tempo todo. Quando algo se foca insistentemente à minha frente, acredito ser a hora de provocar um desvio. Vivo inundado da literatura que me arrebata, dos filmes que me afetam, das fotografias que me tocam, dos ensaios que me atordoam, das outras existências vivas que me movimentam e das banalidades cotidianas que me comovem. Aprecio o silêncio que um corpo narra. Sou capaz de passar o dia inteiro dentro de um museu de arte contemporânea ou de uma biblioteca centenária. Os rios menores me capturam mais que os mares oceânicos. Adoro a independência e a sabedoria dos felinos. Escrever é minha arte. Ler é minha obsessão. Atuo na formação docente junto às narrativas escritas e imagéticas embebidas de ficção. Oriento pesquisas que articulam a educação, a arte e a cultura, a partir de perspectivas que flertam com os estudos culturais, sou professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

LUANA RODRIGUES DE SOUZA
É licenciada em Teatro pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), atriz, pesquisadora e professora de Artes na Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos- SP. Bolsista do projeto de criação artística “Corpo lúdico” (PROEX-UFSJ.

LUCIANA FERREIRA BARCELLOS
Psicóloga formada pela UERJ. Professora de psicologia social e educacional. Pós-Doutora pelo PNPD-CAPES e professora-colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPEDU-UFSJ-MG (2015-2020). Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Rio. Especialista em Psicologia Jurídica pela UERJ. Pesquisadora-colaboradora do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem – GEFI-PPEDU-UFSJ. Pesquisadora-colaboradora do Grupo de Pesquisa Martín-Baró: Psicologia Social, Política e Direitos Humanos-PPGPSI-UFJF-MG. Membro da ANPEPP – GT – Tecnologias, Subjetividades, Políticas e Escritas de pesquisa.

LUCIANO DE BARROS CARNEIRO
Mestre em Educação (UFSJ), especialista em Educação Musical (UCAM) e Licenciado em Música – habilitação em piano (UFSJ). Atua como professor de piano e canto no Bacharelado e Licenciatura em Música (EAD), no Grupo Unis – Centro Universitário do Sul de Minas, e também no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier, São João del-Rei – MG. Além da docência, dedica-se ainda à performance musical solo e em grupo.

LUIZA DANTAS BENTTENMÜLLER AMORIM
Licenciada e Bacharelanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Busca aprender cada vez mais com humanos, não humanos e meio-humanos.

MARCUS VINÍCIUS MOREIRA
Educador formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em licenciatura em geografia, tendo atuado em projetos e pesquisas nos seguintes temas: ensino de geografia, audiovisual e linguagem.

MARIA DO CÉU DIEL
Nasceu em 1962 em Porto Alegre, mas logo voou para SP. Fez muitas coisas antes de decidir pelas artes plásticas. Fez graduação na UNICAMP, onde escreveu seu mestrado e doutorado em educação, além de um pós-doutorado lá e na Itália. Foi professora da EBA-UFMG onde lecionou por 18 anos, aposentando-se como Professora Associada. Orientou mestrados e doutorados e atualmente segue com seu trabalho como artista, na gravura em metal. Também continua sua pesquisa sobre os aspectos políticos e plásticos da educação visual, dos emblemas e da força das imagens. Site da artista: https://mariadiel.art

MARLI WUNDER
Artista visual, pintora, escultora, bordadeira, arte-educadora, tecelã e fotógrafa. Uma multiartista nascida em Porto Alegre (Rio Grande do Sul/Brasil) que reside há 50 anos na cidade de Campinas/SP. Sua produção visual já integrou diversas exposições coletivas e individuais em todo Brasil, no entanto tem como prioridade partilhar sua arte no encontro com as pessoas por meio de cursos e oficinas de experimentações com fotografia, e diversas artes em fios (bordado, crochê e tear...). Tem publicações na área da educação, participa de diferentes projetos de pesquisa e também atua na produção fotográfica de espetáculos artísticos e encarte de CDs. Desde 2009 coordena o grupo Entrefios e Memórias no Centro Cultural Casarão (Campinas). Site da artista: www.marliwunder.com.br

MAURO TANAKA RIYIS
É artista sonoro, músico e luthier de instrumentos de cordas e de instrumentos alternativos. Estudioso e fabricante do instrumento africano Asalato; fundador e coordenador do grupo musical Escalafobéticos que faz música a partir de objetos do cotidiano ressignificados, membro da Orquestra do Corpo – grupo musical que faz música com o próprio corpo, organizada por Fernando Barba (Barbatuques), graduado em Educação Física e Música, mestrando do programa de pós-graduação em educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO e integrante do Grupo Ritmos Estética e Cotidiano Escolar – GREeCE.

MÔNICA DE ÁVILA TODARO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Docente do mestrado em Educação da UFSJ. Líder do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos: corpo, cultura, expressão e linguagens (NECCEL)”.

PABLO QUAGLIA
Formado em Educação Artística pela UEMG e mestre em Educação pela UFSJ – MG, atua como arte educador há mais de 10 anos, lecionando a disciplina Artes no segmento da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Integra a equipe do FELIT desde 2015. Atua também como artista, editor e produtor gráfico.

PAULA GOMES DE OLIVEIRA
Profa. Adjunta da Universidade de Brasília. Mestre e doutora em Educação. Área de Língua Materna e Literatura. Membro do grupo de pesquisa Educação, Filosofia e Imagem (GEFI). Membro do Griupo de Pesquisa Apredizagem, Escolarização e Desenvolvimento Humano. Coordenadora do projeto de extensão Universidade e escola sem muros (@projetouesm). Mãe de Beatriz Gomes de Oliveira Gontijo.

PRISCILA CORREIA FERNANDES
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2005). De 2006 a 2018 foi docente na UFSJ, atuou na licenciatura em ciências biológicas e como pesquisadora junto ao programa de pós-graduação em Educação. Desde 2018 é professora associada do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, pesquisadora do Laboratório de Bioengenharia e leciona no Programa de Formação Complementar em Bioengenharia do ITA. Tem experiência nas interfaces de diversas disciplinas com a Biologia, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: bioengenharia, formação de professores e ensino de biologia.

ROSANA APARECIDA FERNANDES
Professora Adjunto A de Filosofia da Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Departamento de Estudos Básicos (DEBAS). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2001), Especialização em Ensino de Filosofia pela Universidade de Brasília (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2010. É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Pensamento e Filosofia. Forças políticas do ensinar e do aprender (UERJ) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI /UFSJ). Rosana Aparecida Fernandes é líder do Grupo Cabeça de Criança: Arte, Educação, Filosofia e Infâncias (AEFI/UFRGS).

SHAULA MAÍRA VICENTINI DE SAMPAIO
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do Departamento de Biologia Geral e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Sempre gostou de deslocamentos: de cidades a áreas do conhecimento; apesar dos desafios que isso envolve. Desenvolve pesquisas nos encontros entre educação, ambiente, cultura, ciência...

SHEILA HEMPKEMEYER
Graduada em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Pesquisadora pelo Coletivo TECENDO: cultura arte educação. Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e que conta com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Brasil.

SILVIA OLIVEIRA
Graduanda do curso de Música da Universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisadora do TRACE/DEDU-Uefs.

SOLANGE JOBIM E SOUSA
Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Professora Visitante da UFSJ, com apoio do CNPq.

TAINAH DE CASTRO ABREU
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ – 2017), mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ – 2019). Diretora do documentário “Uma escola da Serra”. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI/UFSJ).

TAÍS CRISTINA GOMES SOARES
Graduanda em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Bolsista no programa de extensão Educação, Cinema, Outros Territórios e integrante dos grupos de pesquisa, GEFI – Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem e CRIA – Centro de Respeito as Infâncias e Suas Aprendizagens.

TATIANE ALVES RIBEIRO
Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade – UEFS (2015 / 2017). Especialista em Marketing Estratégico – FTC (2011 / 2012) Bacharel em Desenho Industrial – UNEB (2004 / 2008). Participa do grupo de pesquisa com imagens TRACE (Departamento de Educação) na UEFS (2015/2020). Professora nos cursos de Publicidade e Propaganda da UNIFACS-FSA e nos cursos de Artes Visuais (fotografia, audiovisual e desenho) no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) e no Centro Cultural Maestro Miro em Feira de Santana. Fotógrafa integrante do Clube de Fotografia de Feira de Santana.

TEATRO DA PEDRA
O Teatro da Pedra é um grupo que treina, cria, estuda e constrói um teatro feito coletivamente sendo referência nos estudos de corpo e movimento propostos por Rudolf Laban. Além disso, seus atores e atrizes são pesquisadores da cena, da voz, do canto e interessados no encontro com as pessoas e com o mundo perto e longe de nós. Há mais de 15 anos o grupo realiza o projeto Arte por Toda Parte acreditando que este encontro nos alimenta enquanto educadores e também enquanto artistas.
Site: https://www.teatrodapedra.org

VALÉRIA C. S. PAIVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), mestranda em educação pela mesma universidade, no campo de pesquisa de Cinema e Educação. Atualmente, trabalha como professora regente na Educação Infantil II, com crianças de 4 a 5 anos.

VITÓRIA MOURA ALVES
Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Foi aluna de iniciação científica de 2017 a 2018 pela UnB/FUB, de 2018 a 2019 pela FAP-DF e em 2019 pelo CNPq. Membra do projeto de pesquisa e extensão Universidade e Escola Sem Muros. Estudante do grupo de pesquisa GEFI – Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem, da Universidade Federal de São João Del-Rei. Membra associada da ANFOPE.