Capa do livro: IFMG EXTRAMUROS:<br> Educação, Tecnologias e Gestão <br><br>Coleção IFMG Extramuros - Volume 1

IFMG EXTRAMUROS:
Educação, Tecnologias e Gestão

Coleção IFMG Extramuros - Volume 1

Autores: David Silva Franco - Gláucia do Carmo Xavier - Michele Amaral Brandão - Stela Maris Mendes Siqueira Araújo (Orgs.)

A coletânea IFMG EXTRAMUROS: Educação, Tecnologias e Gestão é uma prova factual inequívoca da atuação dos Institutos Federais na perspectiva do ensino integrado e da educação politécnica. Tal coletânea é composta por três partes nas quais o leitor perceberá a integração entre ensino, pesquisa e extensão.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0118-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-0119-4
DOI: 10.24824/978652510118.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 324
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

IFMG EXTRAMUROS:<br> Educação, Tecnologias e Gestão <br><br>Coleção IFMG Extramuros - Volume 1
ANA PAULA DA SILVA RODRIGUES
Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ribeirão das Neves. Doutora e Mestre em Educação pela FaE/UFMG, tendo pesquisado sobre Letramentos Acadêmicos, Educação do Campo e Livros Didáticos do PNLD. Especialista em Revisão de Textos pela PUC-Minas. Graduada em Letras pela FALE/UFMG. Atualmente, seus principais interesses de pesquisa se relacionam a Letramentos Acadêmicos, Educação Inclusiva e Produção de Livros Didáticos para a Diversidade.

SAULO FURLETTI
Formado em Matemática (Licenciatura), especialização em Informática Educativa, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorado em Educação. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) atuando na área de Matemática e suas tecnologias nos diversos níveis educacionais. Realiza pesquisas sobre Blended Learning, Teoria das Situações Didáticas, Metodologia BLeSD. Interessa-se por tecnologias aplicadas no processo ensino-aprendizagem.

JOSÉ WILSON DA COSTA
Formado em Engenharia Elétrica, mestrado em Engenharia Elétrica e Doutorado em Ciência da Informação pela UFMG. Professor da PUC – Minas e do Cefetmg desde 1989, atuando nas áreas de Computação e de Tecnologias Digitais na Educação. Iniciou pesquisas na área de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação em 1984 no projeto EDUCOM na UFMG e desde então vem desenvolvendo trabalhos científicos, publicando livros e artigos, orientando teses e dissertações na área.

GLÁUCIA DO CARMO XAVIER
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (PUC-MG), mestre em Educação (PUC-MG) e licenciada em Letras (UNI-BH). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Sintaxe Gerativa (UFF). É professora do Programa de Pós-graduação Strictu-Sensu em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), além de lecionar Língua Portuguesa e disciplinas afins para o Ensino Médio Técnico Integrado e cursos superiores do IFMG. Atualmente, coordena dois projetos de pesquisa sobre estudos gramaticais e um projeto de ensino sobre escrita da redação do Enem.

LUDMILA ALESSANDRA CARVALHO GOMES
Mestre em Educação. MBA em Administração Estratégica. Especialista em Língua Inglesa. Graduada em Letras Português/Inglês. Foi docente da Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação. Atuou como Leitora de Língua Portuguesa em Kiev, Ucrânia, na Universidade Nacional Taras Shevchenko. Atualmente, desenvolve projetos na área de Marketing e Gestão de Negócios.

KELLY CESÁRIO DE OLIVEIRA
Graduada em Letras – Licenciatura Português/Inglês (2019) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN/UFMG), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), estudante no grupo de pesquisa eLinC – Estudos em Linguagem e Cognição e membro do Laboratório de Psicolinguística da Faculdade de Letras da UFMG.

TATIANE DA SILVA DUARTE
Estudante do Ensino Médio Técnico em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ribeirão das Neves. Atualmente, é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC JR).

RAFAEL VENÂNCIO DA SILVA
Aluno do curso de licenciatura em pedagogia pela Universidade Federal De Ouro Preto / UFOP MG. Participei do programa de Bolsa De Iniciação à Docência (PIBID) 2018-2019. Participo do Programa Residência Pedagógica da / UFOP – MG 2020-2022. Minha de linha da pesquisa é na área do Ensino de Geografia nos anos iniciais da Educação Básica.

STELA MARIS MENDES SIQUEIRA ARAÚJO
Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela UNEC. Licenciada Geografia pela FAFIC. Especialista em Geografia Física pela FAFIC. Professora no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ribeirão das Neves e coordenadora do curso Técnico em Administração.

MARIA ANTÔNIA TAVARES DE OLIVEIRA ENDO
Mestre em Pedagogia Profissional pela UFOP, Especialista em Geografia Humana pela PUC/MG. Especialista em Tutoria em EAD pela UFOP e em Geografia Física pela FCLTM. Bacharel e licenciada em Geografia pela USP. Professora do departamento de Educação e Tecnologias na UFOP. Participa do grupo de pesquisas sobre Tecnologias em Educação na UFOP.

MARTA BERTIN
Doutora em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Análise e Gestão Ambiental (UFPR), Especialista em Educação Ambiental e Licenciada em Geografia (UFSM). Professora do Departamento de Educação e Tecnologias/DEETE do Centro de Educação Aberta e a Distância/CEAD da Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP e Coordenadora do Curso de Geografia.

JACKS RICHARD DE PAULO
Doutor em Educação pela UNIMEP. Mestre em Evolução Crustal e Conservação de Recursos Naturais pela UFOP. Bacharel, Licenciado e Especialista em Geografia pela PUCMINAS. Professor no Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto.

KARINE RODRIGUES ALVAREZ
Bacharela em Administração Pública pela UFOP (2020), Especialização – MBA Executivo em Gestão Pública pela Faculdade Única de Ipatinga (2018) e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT no IFNMG – Polo Montes Claros. Atua profissionalmente como Tecnóloga em Recursos Humanos no IFMG campus Ribeirão das Neves. Interesse de pesquisa nas áreas de Educação, Políticas Públicas e Gestão de Pessoas.

MARCO AURÉLIO NICOLATO PEIXOTO
Dr. em Ensino de Ciências e Matemática, Mestre em Tecnologia, Especialista em Biologia Geral, Graduado em Ciências Biológicas e Pedagogia. Docente há quase 30 anos, tendo atuado no “chão da escola”, na Rede Pública e privada nos segmentos de: Educação Fundamental, Ensino Médio, Graduações, Especializações, Strictu sensu. Desenvolve também pesquisas e projetos em diversas áreas da Biologia e da Educação.

ROBERTA PEREIRA MATOS
Dra. em Ciências com área de concentração em Química Analítica pela UFMG (2017). Mestre em Química Analítica (2011) e Graduada em Licenciatura em Química (2009) pela UESB, Campus Jequié – BA. Trabalhou como técnica de laboratório no IFMG campus Salinas no período de 2009 a 2011. Docente EBTT do IFNMG – Campus Almenara, desde 2011. Atua como docente permanente do ProfEPT no IFNMG – Polo Montes Claros.

RAFAELLE STEFANE ELIAS ALVES
Bacharela em Gestão Pública pela UFMG (2016), Especialista em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (2019) e Especialista em Educação e Docência (2020), ambos no IFMG. Atua profissionalmente como Técnica Administrativa do IFMG, em exercício no setor de Registro e Controle Acadêmico no campus de Ribeirão das Neves. Principais áreas de pesquisa: Educação, Participação Popular e Políticas Públicas.

MICHELE AMARAL BRANDÃO
Professora do Instituto Federal de Minas Gerais. Foi bolsista de Pós-Doutorado Júnior (CNPq) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela UFMG. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Coordena e participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Integra os grupos de pesquisa: (1) Computação Aplicada e Interdisciplinar em Redes Sociais e Urbanas; e (2) Gestão e Formação Profissional-GEFORP.

ADRIANA CRISTINA DE OLIVEIRA SOUZA SOARES
Estudante concluinte do curso Técnico Integrado em Informática no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Atualmente, é bolsista PIBIC-Jr para coleta de dados em mídias sociais para análise de padrão psicológico de seus usuários por conta da pandemia de Covid-19. Seus principais interesses de pesquisa estão nas áreas de antropologia, recuperação de informação, sistemas para monitoramento ambiental e climático e redes sociais.

ARTHUR DOS SANTOS OLIVEIRA
Estudante concluinte do curso Técnico Integrado em Informática no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ribeirão das Neves. Atualmente, é bolsista PIBIC-Jr para a coleta de dados em mídias sociais para análise de padrão psicológico de seus usuários por conta da pandemia da covid-19. Os principais interesses se encontram na área de desenvolvimento de páginas web e de aplicações para dispositivos móveis que funcionem em prol da comunidade, bem como coleta e análise de dados.

JULIANA VENTURA DE SOUZA FERNANDES
Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Coordenadora o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMG – Ribeirão das Neves. Doutoranda e Mestre em História (UFMG), Especialista em Psicologia Hospitalar (USP) e Licenciada em História (UFOP) e Psicóloga (UFSCAr). Seus interesses de pesquisa estão relacionados às temáticas raciais, direitos humanos, violência estatal e saúde mental.

MOISÉS HENRIQUE RAMOS PEREIRA
Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Atualmente é coordenador do curso Técnico Integrado em Informática. Doutor e Mestre em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET-MG) e Bacharel em Ciência da Computação (UniBH). Seus principais interesses de pesquisa estão nas áreas de recuperação de informação, análise de sentimentos, mineração de dados, processamento digital de imagens, recuperação de vídeos baseado em conteúdo, compiladores e análise de redes sociais.

DAVID SILVA FRANCO
Professor do Instituto Federal de Minas Gerais. Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuante no ensino e pesquisa em cursos dos níveis de pós-graduação, graduação e ensino médio técnico. Autor e revisor de artigos em periódicos nacionais. Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos – Trabalho e Marxologia). Tem interesse nas áreas de Ensino e Crítica em Administração, Sociologia do Trabalho, Psicologia do Trabalho e Economia Política.

JÚLIA PERPÉTUA DE PAULA
Consultora de Recursos Humanos. Especialista em Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas e Administradora de Empresas pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Tem interesse nas áreas de Administração Estratégica, Responsabilidade Social Corporativa, Estudos Organizacionais, Relações de Trabalho e Cultura Organizacional.

MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA
Graduada em Letras e Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Ciências Sociais-PUC e doutora em Ciência da Informação- UFMG. De 1987 a 2014 foi professora adjunta – Centro Universitário Newton Paiva, onde também exerceu coordenação de curso de Graduação e pós-graduação. Desde 2014 professora do IFMG/Ribeirão das Neves. Coordena o grupo de pesquisa Gestão e Formação Profissional – GEFORP. A partir de 2019 diretora geral eleita no campus do IFMG de Ribeirão das Neves.

LÍGIA MARIA MOREIRA DUMONT
Graduação em Biblioteconomia e Letras pela UFMG. Mestrado em Biblioteconomia-UFMG e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Foi vice-diretora e diretora da Escola de Ciência da Informação da UFMG e diretora de Cooperação Institucional da Reitoria da UFMG. Prêmio CAPES de Orientação de Tese 2018. Atualmente é professora titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

GUILHERME DA SILVA LIMA
Possui graduação (2011) em engenharia elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), mestrado (2015) e doutorado (2020) em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2016 é professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). As pesquisas de interesse estão relacionadas à modelagem de linhas de transmissão, ensaios laboratoriais de alta tensão, fenômenos associados a descargas atmosféricas e aterramentos elétricos.

ALBERTO RESENDE DE CONTI
Possui graduação (1999), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2009 é professor em regime de dedicação exclusiva vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: transitórios eletromagnéticos em sistemas elétricos, modelos de componentes de sistemas elétricos para estudos em altas frequências, descargas atmosféricas, compatibilidade eletromagnética e qualidade da energia.

LUIZ CARLOS GARCIA
Advogado. Professor de Direito na Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC/Itabirito. Professor substituto no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG. Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto. Coordenador de Extensão da UNIPAC/Itabirito.

NAYARA MARIA DE LIMA
Administradora. Servidora Pública na Prefeitura Municipal de Itabirito/MG. Graduada em Administração pela Universidade Norte do Paraná. Graduanda em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC/Itabirito. Pós-graduanda em Direito Ambiental e Direito Administrativo e Econômico.

PAULO A. TOMAZ
Bacharel em Administração de Empresas; Licenciado em Matemática; Mestre em Gestão Educacional. É Doutorando em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – campus Ribeirão das Neves, onde leciona desde 2014. Tem interesse em pesquisas relacionadas à Sistemas e Ecossistemas de Inovação, Empreendedorismo, Transferência de Tecnologia e Interação Universidade-Empresa.

THIAGO SILVA
Professor do Instituto Federal de Minas Gerais. Doutorando em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Avaliador MEC para cursos de graduação integrante da BASis INEP e coordenador do grupo de pesquisa Psicologia Organizacional Relação Pessoal e Trabalho – PORPT.

MARIANA BITENCOURT DO CARMO
Graduada em Administração pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Atuando na área administrativa desde 2013 como Técnica em Administração formada pelo Colégio Pio XII Coopped. No presente momento em sua área de interesse profissional, Análise de Gestão de Desempenho em uma grande empresa nacional.

CRISTIANE ALVES ANACLETO
Formada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa. Possui mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui especialização em Engenharia de redes e tecnologia da Informação pelo INATEL. Possui experiência no setor varejista e atacadista nacional e internacional bem como governança de TI de grandes empresas. Atua em pesquisas sobre gestão de serviços, gestão da qualidade, gestão de resíduos sólidos, empreendedorismo feminino, digitalização e gestão da produção.

PEDRO MARINHO SIZENANDO SILVA
Bacharel (2007), Mestre (2010) e Doutor (2015) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ribeirão das Neves, na área de Produção e Logística. Coordenador dos Cursos Superiores e da Pós-Graduação em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional do campus.

BRUNO HESTEREQUE SILVA
Estudante concluinte do curso Técnico Integrado em Administração no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ribeirão das Neves. Atualmente, é bolsista PIBIC-Jr no projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Ferramenta Computacional para Controle de Estoque em Micro e Pequenas Empresas do Município de Ribeirão das Neves”. Seus principais interesses se encontram nas áreas de Administração de Empresas, Planejamento Estratégico, Logística e Empreendedorismo.

LIDIA NATALY SANTOS SOUSA
Estudante concluinte do Técnico Integrado em Administração no Instituto Federal de Minas Gerais. Em 2019 foi bolsista no projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento de Ferramenta Computacional para Controle de Estoque em Micro e Pequenas Empresas do Município de Ribeirão das Neves”. Atualmente, é bolsista PIBIC-Jr no projeto de formação continuada docente em Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER). Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados às temáticas raciais e relações internacionais.

HESTEFANI ROMÃO DURÃES
Estudante concluinte do curso Técnico Integrado em Informática no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ribeirão das Neves. Em 2019 foi bolsista do projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento de Ferramenta Computacional para Controle de Estoque em Micro e Pequenas Empresas do Município de Ribeirão das Neves”. Seus principais interesses se encontram na área de desenvolvimento de software, programação e a temáticas raciais.