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ENSINO E PRÁTICAS EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS

Autores: Janielle da Silva Melo - Maria Adriana Leite (Orgs.)

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Sinopse

O caráter dinâmico da produção científica, se intensificou nos últimos séculos e produziu mudanças nas concepções humanas sobre a Terra, o Universo e a Vida, no entanto, as Ciências permanecem como um empreendimento em aberto. A interculturalidade considerando a diversidade cultural no processo de ensino e aprendizagem, leva a escola a trabalhar com os valores, saberes tradicionais e práticas de cada comunidade, garantindo o acesso à conhecimentos e tecnologias da sociedade, relevantes para o processo de interação e participação, criando atividades curriculares significativas e contextualizadas às experiências dos educandos e de suas comunidades. Neste contexto trazemos aos leitores a temática “o Ensino e Prática em Contextos Interculturais”, abordando vários relatos de autores que no processo de Ensino se deparam com contextos interculturais e (re) significam suas Práticas e visões sobre as Ciências e a legislações vigentes.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0451-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-0450-8
DOI: 10.24824/978652510451.5
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 82
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINO E PRÁTICAS EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS

Autores

DIVINO BRUNO DA CUNHA
Obteve a Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Pará em 2007, e em 2010 concluiu o mestrado em Genética e Biologia Molecular pela mesma instituição. No ano de 2016 obteve o grau de Doutor em Biologia Ambiental: Doutorado em Recursos Biológicos da Zona Costeira Amazônica também pela Universidade Federal do Pará, com doutorado Sanduíche no Exterior, pela Universidade do Porto, com ênfase em genética de anfíbios. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filogenia de Primatas, Genética de Populações, Identificação de espécies de peixes através marcadores genéticos, e mais recentemente Estudos de Zonas Híbridas entre anfíbios do gênero Rhinella. Atualmente é docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

EDCARLOS VASCONCELOS DA SILVA
Professor Assistente da Universidade Federal do Amapá. Curso de Matemática. Mestre em Ensino Profissional de Matemática e Física – UFN/SM. Doutorando em Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz/RJ. Áreas de atuação: Educação Matemática. Matemática Aplicada à Saúde.

EDITH CIBELLE DE OLIVEIRA MOREIRA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2006), Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutorado em genética e Biologia Molecular com enfase em Bioinformática (Programa de genética e Biologia Molecular- UFPA) (2012). Atualmente é professora Adjunta C1 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atua no Programa de Mestrado Profissional em Ciências Forenses.Tem experiência na área de Biologia Geral, Educação, Genética, Biologia Molecular, Biologia Celular, Bioquímica, Biotecnologia e Bioinformática.

EMERSON MONTEIRO DOS SANTOS
Possui graduação em Ciências Biológicas, curso de Biologia pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Pará em convênio com o Museu Paraense Emílio Goeldi. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em simulídeos vetores de Oncorcecose, Mansonelose e Síndrome Hemorrágica de Altamira. Atua principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, comportamento, ecologia e entomofauna aquática associada aos simulídeos nos ecossistemas aquáticos e entomologia médica da Amazônia Oriental.

HEVERTON PEREIRA RABELO
Possui graduação em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2013).  Especialista em Direito e Planejamento Tributário. Atualmente é Advogado e sócio do Rabelo Consultoria Jurídica e Advocacia.

JANIELLE DA SILVA MELO
Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade pela UFGD, com tese na área de Bioprospecção de Recursos Naturais Aplicados ao Metabolismo, Diabetes e Síndrome Metabólica. Mestre em Ensino de Ciências pela UFMS. Graduada em Ciências Biológicas pela UFMS. Atualmente é Professora Adjunta do Magistério Superior da Universidade Federal do Amapá. Desenvolve projetos voltados a bioprospecção de recursos naturais aplicados ao metabolismo, diabetes e síndrome metabólica, e, formação de professores em contextos interculturais.

JOANA D’ARC DE VASCONCELOS NEVES
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes da Amazônia e professora Adjunta da Universidade Federal do Pará Campus de Bragança-Pa. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia. É Pesquisadora da Rede Inclusiva da região Amazônica; do Observatório Superior da Educação do campo; da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, Grupo de Pesquisa sobre a Juventude e Representações sociais da Educação -GEPEJURSE. Atua na área de Educação; Formação de Professores; Educação Inclusiva e Psicologia da Educação.

JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS JUNIOR
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2006), Mestrado (2011) e Doutorado em Zoologia pelo programa Universidade Federal do Pará/ Museu Paraense Emilio Goeldi (2018). Foi professor substituto da Universidade do Estado do Pará 2011-2014 atuando nos cursos de Ciências Naturais e Pedagogia, onde realizou atividades relacionadas a Biodiversidade, Evolução, Ensino de ciências, Saúde e Estágio supervisionado. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no Instituto de Estudos do Xingu (IEX). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em taxonomia de grupos recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Entomologia, Inventários, Morfologia, Vespidae, Polistinae, Sistemática e Filogenia.

MARIA ADRIANA LEITE
Docente do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM). Mestre em Linguagens e saberes da Amazônia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará.  Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática.

MARCOS BARBOSA DA SILVA
Graduado em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá campus Binacional de Oiapoque, desenvolveu trabalho na área da educação como aluno PIBIC - CNPq com atuação na área (Diptera: Psychodidade) e Entomofauna aquática com ênfase em estudo de simulídeos (Diptera: Nematocera). E o TCC na área “Uso de coleções entomológicas como recurso didático na aprendizagem dos alunos do oitavo ano da escola estadual Joaquim Nabuco, Oiapoque, AP.